Your SlideShare is downloading. ×
Desenvolvimento Sustentável
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Desenvolvimento Sustentável

450
views

Published on

Published in: News & Politics

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
450
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Conferências mundiais e ambiente Recuperação de áreas degradadas Ana Silva, nº1 Lúcia Pinto, nº11 Sara Costa, nº16
  • 2. Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Desenvolvimento económico
  • 3. Sustentabilidade  Capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis. A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana.
  • 4. Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Desenvolvimento económico
  • 5. Desenvolvimento económico  É o processo pelo qual o produto total de um país aumenta durante um longo período de tempo. Este é correto se visar uma distribuição igualitária e justa de seus frutos, se propiciar a redução da pobreza, o que irá elevar o poder de compra do trabalhador, melhores condições de trabalho e habitação, além da ampliação dos benefícios sociais.
  • 6. Desenvolvimento Sustentável Várias componentes do desenvolvimento sustentável. Assim sendo, um sistema sustentável deve apresentar: -Sustentabilidade social- centra-se no equilíbrio social; -Sustentabilidade económicaconjunto de medidas e políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais; -Sustentabilidade ambiental- visa a harmonia com a natureza.
  • 7. Qual a relação atual entre o desenvolvimento económico e a sustentabilidade do planeta?  Na relação entre o Homem e o ambiente, não existe apenas um limite mínimo para o bem-estar da sociedade, há também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais, de modo a que estes sejam preservados. Tendo em conta estes limites, o desenvolvimento económico deve procurar ter em conta as questões ambientais para que a sustentabilidade do planeta seja assegurada. Este deve ser equilibrado com a dimensão ecológica uma vez que as decisões não devem ser somente centradas no lucro.
  • 8.  O Homem tem vindo a inovar, mas a melhor inovação que poderia conseguir era unir o desenvolvimento económico com a sustentabilidade. Um planeta inovador precisa de ser guiado por uma visão futurista e ter planos traçados. Ele não tem em conta os riscos do uso excessivo dos recursos naturais pois não considera a capacidade de suporte dos ecossistemas. Hoje em dia existe uma incompatibilidade entre os dois fatores.  A tecnologia pode ser utilizada a favor da sustentabilidade do planeta.
  • 9. Relatório Brundtland “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”
  • 10. Fritjof Capra "(...) uma comunidade sustentável terá que ser planeada de maneira a que os seus estilos de vida, tecnologias e instituições sociais respeitem, apoiem e cooperem com a capacidade inerente da natureza de manter a vida."
  • 11.  Áreas degradadas: áreas sem vegetação, utilizadas como empréstimo, escavadas, mineradas, e erodidas. São geradas por intervenções significativas nos processos do meio físico.
  • 12. Recuperação de Áreas Degradadas  Designa-se por recuperação de áreas degradadas o conjunto de ações que visem tornar o espaço afetado compatível com a estabilidade física e o equilíbrio ecológico e em consonância com os valores paisagísticos do meio envolvente. Etapas da recuperação das áreas degradadas.
  • 13.  De entre vários tipos de intervenções que podem ser citados as escombreiras, o enchimento parcial das depressões originadas durante as escavações para a exploração do minério ou a criação de um sistema de drenagem das águas pluviais. Não é necessário um retorno completo da área degradada, podendo ser a recuperação feita de modo natural ou através da intervenção antrópica. A reabilitação destas áreas pode não ser feita tendo em consideração as atividades precedentes.