O projeto
 O projeto visa à captação da água da chuva nos
telhados da universidade, através de um SAAP
(Sistema de Armaze...
O que será economizado?
 Tendo em vista que a Universidade consome
aproximadamente 45.000 litros de água diariamente,
rep...
Dados
 Índice pluviométrico:
O índice anual de chuva de Caruaru é de 716,6 mm.
 Área de captação:
É a superfície do telh...
Dados
 Eficiência da filtragem:
Um filtro de boa qualidade e em bom estado de
conservação, normalmente, não deixa seguir ...
Características da Cisterna e do sistema de
Captação
Fonte: http://www.eletrosul.gov.br/casaeficiente/br/home/conteudo.php...
Qual a Importância desse sistema em
nosso centro universitário?
 Devido o centro universitário encontrar-se localizado na...
Para Quem se Destina este projeto
 Á água é um recurso natural limitado, é esta ficando
cada vez mais escasso, e o seu ge...
Fases de um SAAP (Sistema de
Aproveitamento de águas Pluviais)
 Captação (na cobertura dos blocos da universidade)
 Pré-...
Universidade Federal de Pernambuco –
UFPE – Centro Acadêmico do Agreste -
CAA
 Alunos: Jonas Chaves
Luiz Henrique Cavalca...
Sustentabilidade
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Sustentabilidade

495 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
495
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sustentabilidade

  1. 1. O projeto  O projeto visa à captação da água da chuva nos telhados da universidade, através de um SAAP (Sistema de Armazenamento de Água Pluvial) por calhas e coletores que conduzirá a água até uma cisterna que será armazenada e filtrada para fins não potáveis, e de lá bombeada para um reservatório, para ser distribuída por toda a universidade, para ser utilizado em descargas sanitárias, torneiras, e plantas.
  2. 2. O que será economizado?  Tendo em vista que a Universidade consome aproximadamente 45.000 litros de água diariamente, representando um consumo anual de 11.520.000 litros de água (45.000 dia x 5 dias na semana x 4 semanas no mês x 12 meses + 1 Carro pipa por fim de semana, que representa 48 no ano x 15.000 litros que é a unidade do carro pipa), e que através deste sistema será armazenado, 3.618.113,4 litros de água da chuva representando uma economia anual de aproximadamente de 43 % de água.
  3. 3. Dados  Índice pluviométrico: O índice anual de chuva de Caruaru é de 716,6 mm.  Área de captação: É a superfície do telhado ou qualquer outra superfície impermeável em que a água será captada para ser armazenada. Mede-se esta área em m², que é de 6.600 m².  Eficiência do telhado: O material de que é feito o telhado (ou outra superfície de captação), a porosidade, a inclinação, e mesmo o estado de conservação afetam a eficiência da drenagem do telhado. Vamos assumir que sejam perdidos 15% da água que caiu no telhado.
  4. 4. Dados  Eficiência da filtragem: Um filtro de boa qualidade e em bom estado de conservação, normalmente, não deixa seguir com a sujeira mais do que 10% da água, ou seja, cerca de 90% de água "limpa" segue para o reservatório.  De modo que: Índice pluviométrico x área do telhado x eficiência do telhado x eficiência do filtro. 7,16,6mm/m² x 6.600 m² x 0,85 x 0,90 = 3.618.113,4 litros de água da chuva por ano. Fonte: http://epc.lab.fisica.zip.net/ acesso em 24/10/2010
  5. 5. Características da Cisterna e do sistema de Captação Fonte: http://www.eletrosul.gov.br/casaeficiente/br/home/conteudo.php?cd=51 acesso em 24/10/2010.
  6. 6. Qual a Importância desse sistema em nosso centro universitário?  Devido o centro universitário encontrar-se localizado na cidade de Caruaru, no agreste Pernambucano, região semi- árida seca, com chuvas escassas e mal distribuídas, com índice pluviométrico anual de 716,6 (2009, IPA); E também pela falta ocasionada pela inexistência no campus, do sistema de abastecimento de água ligada a rede geral de distribuição (Compesa), utilizando para seus processos de manutenção água oriunda de carros pipa. Gerando por tanto, com o sistema armazenamento de água pluvial (SAAP) uma diminuição do consumo de água consumida pela universidade.
  7. 7. Para Quem se Destina este projeto  Á água é um recurso natural limitado, é esta ficando cada vez mais escasso, e o seu gerenciamento correto e o consumo sustentável se tornam essenciais para que se mantenha o acesso ás fontes de água (relatório da ONU,2009), como isso este projeto visa não apenas reduzir o índice de consumo médio anual de água e aproveitar todo o potencial Pluvial da cidade de Caruaru, mas também beneficiar a UFPE-CAA e conscientizar os alunos sobre a importância da sustentabilidade no mundo contemporâneo, gerando assim, cidadãos conscientes de seus atos e deveres.
  8. 8. Fases de um SAAP (Sistema de Aproveitamento de águas Pluviais)  Captação (na cobertura dos blocos da universidade)  Pré-tratamento (filtragem e eventualmente tratamento químico, com a utilização de cloro, para a desinfecção da água);  Armazenamento (em cisterna subterrânea, que manterá a temperatura da água mais baixa, e ocorrendo uma menor proliferação de microorganismos);  Utilização (bomba e distribuição para regar plantas, águas sanitárias e outros possíveis usos não potáveis).
  9. 9. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Centro Acadêmico do Agreste - CAA  Alunos: Jonas Chaves Luiz Henrique Cavalcanti Wallanberg Feitosa

×