Your SlideShare is downloading. ×
0
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Comportamento organizacional

1,292

Published on

Published in: Design
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,292
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
37
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1.  O que é??Refere-se ao clima interno existente entre membros da organização e está intimamente relacionada com o grau de motivação de seus participantes.
  • 2.  Mas... O que Realmente é MOTIVAÇÃO???Segundo nosso amigo Aurélio: é o ato ou efeito de motivar. Exposição de motivos ou causas. Conjunto de fatores que determinam a atividade e a conduta individuais.
  • 3.  Atkinson desenvolveu um modelo para estudar o comportamento que leva em conta os determinantes ambientais da motivação. Que...São as seguintes premissas:
  • 4.  1°: Todos os indivíduos têm motivos ou necessidades básicas que representam comportamentos potenciais e somente influenciam o comportamento quando provocados. 2°: A provocação ou não desses motivos depende da situação ou do ambiente percebido pelo indivíduo.
  • 5.  3°: As propriedades particulares do ambiente servem para estimular ou provocar certos motivos. Ou seja um motivo especifico não influência o comportamento até que seja provocada por uma influência ambiental apropriada.
  • 6.  4°: Mudanças no ambiente percebido resultarão em mudanças no padrão da motivação provocada. 5°: Cada espécie de motivação é dirigida para a satisfação de uma espécie de necessidade.
  • 7.  As pessoas não vivem isoladas, e nem são tão auto-suficientes como costumam se por.É o processo de passar informações e compreensão de uma pessoa ou outra, é o ponto que liga as pessoas para que compartilhem sentimentos e conhecimentos. A comunicação envolve a troca de informações entre as pessoas.
  • 8.  Existem três conceitos que são importantes para a perfeita compreensão de comunicação: Dado:registro de um determinado evento ou ocorrência.Ex: uma banco de dados, é um meio de acumular e armazenar conjunto de dados para serem depois combinados e processados. Informações: é um conjunto de dados com determinado significado , que reduz a incerteza respeito de algo. Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
  • 9. Importância da comunicação na GestãoOs gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. O "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registro espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.
  • 10. A comunicação é composta por:Comunicador – Dentro do contexto organizacional, o comunicador é um elemento com idéias, intenções, informações e propósitos de comunicação.
  • 11. Codificação – A codificação é o processo que possibilita ao comunicador traduzir suas idéias em um conjunto sistemático de símbolos, ou seja, uma forma que expressa o propósito do comunicador.Mensagem – A mensagem é o resultado do processo de codificação e o propósito do comunicador é expresso por meio dela – seja ela verbal ou não.
  • 12. Meio – É quem transporta a mensagem. As organizações transmitem as mensagens para seus membros das mais diferentes formas, incluindo face-a-face, telefone, murais, jornais internos, reuniões, políticas, sistemas de recompensas, previsões de vendas, intranet, portais, etc.
  • 13. Decodificador / Receptor – No sentido de se completar o processo de comunicação, a mensagem deve ser decodificada pelo receptor. A decodificação é o termo técnico para designar como o receptor pensa.Ruído – Na estrutura da comunicação humana, o ruído pode ser interpretado como o fator que causa distorção na mensagem. Ele pode ocorrer em qualquer elemento do processo de comunicação.
  • 14.  O Processo de comunicação humana está sujeito a chuvas e tempestades. É que existem barreiras que servem como obstaculos ou resistencias á comunicação entre as pessoas.
  • 15.  Existem tres tipos de barreiras á comunicação humana:Barreiras Pessoais: que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.Barreiras Fisicas: que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação.Barreiras Semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes dos simbolos atraves dos quais a comunicação é feita.
  • 16.  Além da influencia das barreiras, a comunicação pode ainda sofrer de três males.Omissão: quando certos aspectos ou partes importantes da comunicação são omitidos, cancelados ou cortados por alguma razão.Distorção: quando a mensagem sofre alteração, deturbação, modificação, afet ando e modificando seu conteúdo e significado original.Sobrecarga: quando a quantidade de comunicação é muito grande e ultrapassa a capacidade pessoal do destinatário de processar as informações, perdendo parte delas ou distorcendo seu conteúdo.

×