• Like
Oficina de formação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Oficina de formação

  • 107 views
Published

Descrição dos objectivos e conteúdos da ação

Descrição dos objectivos e conteúdos da ação

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
107
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
4
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Projeto TEPA@CubaAção/Oficina de formação«O Trabalho de Projeto e a Integração das TIC nasPráticas Letivas» FORMADORAS: - Bárbara da Conceição Rala Esparteiro - Florinda da Glória Azevedo Fialho Almeida
  • 2. DIVULGAÇÃOO Projecto TEP@Cuba foi aprovado no âmbito da iniciativa “Aprender e Inovarcom TIC” tem como finalidade a promoção da utilização educativa das TIC, comvista à melhoria das aprendizagens dos alunos, através da rentabilização dosequipamentos disponíveis nas escolas. A iniciativa apoiará projetos inovadoresque promovam a utilização educativa das TIC e privilegiem o seu uso no 1.º Ciclodo Ensino Básico, a utilização de plataformas de gestão da aprendizagem pelacomunidade educativa e a produção e partilha de recursos educativos digitais.
  • 3. OBJECTIVOS:Assume-se que no decorrer da Ação os docentes adquirirão competências noâmbito das TIC, que lhes permitirão desenvolver os currículos nas diferentesáreas do saber, de forma motivadora e atual.Através de uma abordagem pedagógica facilitadora da integração datecnologia, em ambiente educativo, pretende-se valorizar aprendizagenstransversais no âmbito da língua materna, língua estrangeira, matemática,ciências naturais e físico-químicas, história, expressões plástica e motora, queconfigurem a articulação efetiva, intra e entre ciclos, prevista no currículo doensino básico e nos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolasde Cuba. - utilizar a plataforma de aprendizagem em rede – Moodle – chat, fórum, blogue, glossário, portfólio digital,…; - articular intra-ciclos, através de trabalho colaborativo físico e na plataforma; - produzir materiais digitais acessíveis a diferentes públicos, inclusive a necessidades educativas especiais: e -books temáticos, jogos digitais; … - implementar o currículo através de aprendizagens significativas com integração das TIC; - disseminar os produtos resultantes das aprendizagens realizadas com recurso às TIC (Facebook, Blogues, Moodle; Twitter. Wikis, webpage da Câmara Municipal de Cuba, portal da Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba,…); - formar em TIC diferentes públicos (alunos, pais e encarregados de educação, docentes e assistentes operacionais).
  • 4. CONTEÚDOS (Total de horas presenciais – 25 h):1. As TIC e o currículo (5h) • As TIC no currículo do ensino básico e nas orientações curriculares do pré-escolar; • A utilização das TIC no Ensino Pré-Escolar e nos três ciclos do Ensino Básico, nas diferentes áreas curriculares; • Diferenciação pedagógica – organização e gestão do trabalho em sala de aula / diferentes cenários de utilização das TIC; • Aspetos éticos e de segurança relacionados com a utilização das TIC e da Internet.2. Descoberta de ferramentas e recursos digitais (12h 30min) • Apresentação e exploração de algumas ferramentas e recursos digitais suscetíveis de serem usados com os alunos (software específico, jogos educativos, sites infantis, sites sobre temáticas interessantes para os alunos…); • Cenários de utilização dessas ferramentas na sala de aula ou noutros espaços da escola.3. Preparação de projetos colaborativos (7h 30min) • Utilização de espaços de comunicação e de colaboração online (blogues, plataformas, redes sociais…) com vista à promoção e desenvolvimento de atividades colaborativas do projeto; • A avaliação das aprendizagens na lógica do trabalho de projeto em TIC.AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS:A avaliação do trabalho desenvolvido pelos Formandos na Oficina deverá ser aconceção de um projeto de ação que: - integre as estratégias desenvolvidas,de acordo com os diferentes cenários, explicite relações entre objetivos ecompetências a desenvolver; - refira a abordagem pedagógica a assumir; -contemple exemplos de atividades a realizar, recursos a utilizar, materiais deapoio a desenvolver, estratégias de trabalho; - mobilize mecanismos deregulação do sucesso das ações desenvolvidas.Nota: Apropriação dos textos das formadoras da ação para introduzir no meu blog.