Oficina de formação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Oficina de formação

on

  • 303 views

Descrição dos objectivos e conteúdos da ação

Descrição dos objectivos e conteúdos da ação

Statistics

Views

Total Views
303
Views on SlideShare
303
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
4
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Oficina de formação Document Transcript

  • 1. Projeto TEPA@CubaAção/Oficina de formação«O Trabalho de Projeto e a Integração das TIC nasPráticas Letivas» FORMADORAS: - Bárbara da Conceição Rala Esparteiro - Florinda da Glória Azevedo Fialho Almeida
  • 2. DIVULGAÇÃOO Projecto TEP@Cuba foi aprovado no âmbito da iniciativa “Aprender e Inovarcom TIC” tem como finalidade a promoção da utilização educativa das TIC, comvista à melhoria das aprendizagens dos alunos, através da rentabilização dosequipamentos disponíveis nas escolas. A iniciativa apoiará projetos inovadoresque promovam a utilização educativa das TIC e privilegiem o seu uso no 1.º Ciclodo Ensino Básico, a utilização de plataformas de gestão da aprendizagem pelacomunidade educativa e a produção e partilha de recursos educativos digitais.
  • 3. OBJECTIVOS:Assume-se que no decorrer da Ação os docentes adquirirão competências noâmbito das TIC, que lhes permitirão desenvolver os currículos nas diferentesáreas do saber, de forma motivadora e atual.Através de uma abordagem pedagógica facilitadora da integração datecnologia, em ambiente educativo, pretende-se valorizar aprendizagenstransversais no âmbito da língua materna, língua estrangeira, matemática,ciências naturais e físico-químicas, história, expressões plástica e motora, queconfigurem a articulação efetiva, intra e entre ciclos, prevista no currículo doensino básico e nos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolasde Cuba. - utilizar a plataforma de aprendizagem em rede – Moodle – chat, fórum, blogue, glossário, portfólio digital,…; - articular intra-ciclos, através de trabalho colaborativo físico e na plataforma; - produzir materiais digitais acessíveis a diferentes públicos, inclusive a necessidades educativas especiais: e -books temáticos, jogos digitais; … - implementar o currículo através de aprendizagens significativas com integração das TIC; - disseminar os produtos resultantes das aprendizagens realizadas com recurso às TIC (Facebook, Blogues, Moodle; Twitter. Wikis, webpage da Câmara Municipal de Cuba, portal da Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba,…); - formar em TIC diferentes públicos (alunos, pais e encarregados de educação, docentes e assistentes operacionais).
  • 4. CONTEÚDOS (Total de horas presenciais – 25 h):1. As TIC e o currículo (5h) • As TIC no currículo do ensino básico e nas orientações curriculares do pré-escolar; • A utilização das TIC no Ensino Pré-Escolar e nos três ciclos do Ensino Básico, nas diferentes áreas curriculares; • Diferenciação pedagógica – organização e gestão do trabalho em sala de aula / diferentes cenários de utilização das TIC; • Aspetos éticos e de segurança relacionados com a utilização das TIC e da Internet.2. Descoberta de ferramentas e recursos digitais (12h 30min) • Apresentação e exploração de algumas ferramentas e recursos digitais suscetíveis de serem usados com os alunos (software específico, jogos educativos, sites infantis, sites sobre temáticas interessantes para os alunos…); • Cenários de utilização dessas ferramentas na sala de aula ou noutros espaços da escola.3. Preparação de projetos colaborativos (7h 30min) • Utilização de espaços de comunicação e de colaboração online (blogues, plataformas, redes sociais…) com vista à promoção e desenvolvimento de atividades colaborativas do projeto; • A avaliação das aprendizagens na lógica do trabalho de projeto em TIC.AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS:A avaliação do trabalho desenvolvido pelos Formandos na Oficina deverá ser aconceção de um projeto de ação que: - integre as estratégias desenvolvidas,de acordo com os diferentes cenários, explicite relações entre objetivos ecompetências a desenvolver; - refira a abordagem pedagógica a assumir; -contemple exemplos de atividades a realizar, recursos a utilizar, materiais deapoio a desenvolver, estratégias de trabalho; - mobilize mecanismos deregulação do sucesso das ações desenvolvidas.Nota: Apropriação dos textos das formadoras da ação para introduzir no meu blog.