Desigualde entre generos no desporto
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Desigualde entre generos no desporto

on

  • 2,320 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,320
Views on SlideShare
2,316
Embed Views
4

Actions

Likes
0
Downloads
34
Comments
0

1 Embed 4

http://igualdades9d.blogspot.com 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Desigualde entre generos no desporto Presentation Transcript

  • 1. Desigualdade EntreGénerosNoDesporto
  • 2. BASQUETEBOL
  • 3. Historia Do Basquetebol
    O Basquetebol é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense JamesNaismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipas de 5 jogadores, que têm por objectivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
  • 4. O basquetebol e sodesporto para homens?
    Normalmente, neste desporto há muita desigualdade entre géneros porque é raro encontrar uma mulher a jogar Basquetebol e a maioria dos jogadores desta modalidade são homens.
    Existem algumas mulheres a jogar profissionalmente Basquetebol, talvez não seja tão conhecidas e observadas pelo seu talento, e até pelo contrário, por vezes ignoradas.
    São muito poucas as mulheres que se conhecem pelo o talento de jogar um desporto que é, principalmente, praticado por homem, como é o caso de Ticha Penicheiro.
  • 5. Ticha Penicheiro
    Patrícia Nunes Penicheiro, conhecida por Ticha Penicheiro, nasceu a 18 de Setembro de 1974 na Figueira da Foz, é uma basquetebolista portuguesa que actualmente joga na WNBA pelos LosAngelesSparks.
    Em 1999, foi agraciada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de oficial da Ordem do Infante D. Henrique e em 13 de Outubro de 2005, pelo governo português com a Medalha de honra ao mérito desportivo.
  • 6. Futebol
  • 7. Historia Do Futebol
    A actividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a. C. Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kúh (cuju), e consistia em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede.  Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um carácter mais cerimonial, sendo o objectivo do jogo manter uma bola no ar passando-a entre os jogadores. O kemari até hoje é praticado no Japão, em eventos culturais.
    No Mediterrâneo destacaram-se duas formas de jogo: o harpastum, em Roma, e o epislcyros, na Grécia, sobre o qual se tem pouca informação. O primeiro era disputado por duas equipes em um terreno rectangular demarcado e dividido pela metade por uma linha. Os jogadores de cada equipe podiam passar uma pequena bola entre eles, e o objectivo do jogo era enviá-la ao campo contrário. Esta variante foi muito popular entre os anos 700 e 800, e, apesar de ter sido introduzida nas Ilhas Britânicas, sua ascensão até o futebol moderno é incerta.
  • 8. Nos finais da Idade Média e séculos posteriores desenvolveram-se nas Ilhas Britânicas e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de futebol. Estes códigos foram se unificando com o passar do tempo, mas foi na segunda metade do século XVII que ocorreram as primeiras grandes unificações do futebol, que deram origem ao rugby, ao futebol americano, ao futebol australiano etc. e ao desporto que hoje é conhecido em grande parte do mundo como futebol.
    Os primeiros códigos britânicos se caracterizavam por terem poucas regras e por sua extrema violência. Um dos mais populares foi o futebol escolar. Por esta razão o futebol escolar foi proibido na Inglaterra por um decreto do Rei Eduardo III, que alegou ser um desporto não -cristão, e a proibição perdurou por 500 anos.
    O futebol escolar não foi a única forma de jogo da época; de facto existiram outras formas mais organizadas, menos violentas e inclusive que se desenvolveram fora das Ilhas Britânicas. Um dos jogos mais conhecidos foi o calcio fiorentino, originário da cidade de Florênça, na Itália, no período da renascença, no século XVI. Este desporto influenciou em vários aspectos o futebol actual, não somente por suas regras, mas também pelo ambiente de festa em que se jogavam estas partidas. 
  • 9. Futebol Feminino
    O futebol feminino tem apresentado um crescimento lento actualmente, principalmente devido a obstáculos sociais e culturais que não permitem o ingresso pleno da mulher ao desporto. O primeiro jogo feminino sob as regras de futebol do qual se tem registos ocorreu em 1892, na cidade escocesa de Glasgow.  No final de 1921 o futebol feminino foi proibido na Inglaterra, acção não seguida por outros países do mundo. Em 1969 o futebol feminino voltou a ser realizado na Inglaterra, motivo pelo qual começou a se expandir fora do seu território. A primeira partida internacional de selecções de futebol feminino ocorreu em 1972, casualmente 100 anos depois do primeiro encontro masculino, onde a Inglaterra venceu a Escócia por 3 a 2. Os primeiros torneios mundiais começaram a ser disputados nos anos 1990: a Copa do Mundo de Futebol Feminino a partir de 1991 e como desporto olímpico desde 1996. Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA, existem cerca de 26 milhões de jogadoras no mundo. Em média, para cada 10 futebolistas (de ambos sexos) existe uma jogadora no mundo.
  • 10. Jogos Olimpicos
  • 11. Historia/Definição Dos Jogos Olimpicos
    Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com desportos de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam em várias competições. Actualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se vão alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d. C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comité Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI tornou-se o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as acções são definidas pela Carta Olímpica. A evolução do Movimento Olímpico, durante o século XX obrigou o COI a adaptar os Jogos para o mundo da mudança das circunstâncias sociais. Alguns destes ajustes incluíram a criação dos Jogos de Inverno para desportos do gelo e da neve, os Jogos Para-olímpicos de atletas com deficiência física, e os Jogos Olímpicos da Juventude para atletas adolescentes.
  • 12. O COI também teve de acumular os Jogos para as diferentes variáveis económicas, políticas e realidades tecnológicas do século XX. Como resultado, os Jogos Olímpicos se afastaram do amadorismo puro, como imaginado por Coubertin, para permitir a participação de atletas profissionais. A crescente importância dos meios de comunicação gerou a questão do patrocínio corporativo e a comercialização dos Jogos.
    O Movimento Olímpico é actualmente composto por federações desportivas internacionais, comités olímpicos nacionais (CONs) e comissões organizadoras de cada especificidade dos Jogos Olímpicos. Como o órgão de decisão, o COI é responsável por escolher a cidade anfitriã para cada edição. A cidade anfitriã é responsável pela organização e financiamento à celebração dos Jogos coerentes com a Carta Olímpica. O programa olímpico, que consiste no desporto que será disputado em cada Jogos Olímpicos, também é determinado pelo COI.
    A celebração dos Jogos abrange muitos rituais e símbolos, como a tocha e a bandeira olímpica, bem como as cerimónias de abertura e encerramento. Existem mais de 13 000 atletas que competem nos Jogos Olímpicos de Inverno e em 33 diferentes modalidades desportivas com cerca de 400 eventos. Os finalistas do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada evento recebem medalhas olímpicas de ouro, prata ou bronze, respectivamente.
  • 13. Nadia Elena Comăneci
    Na parte dos Jogos Olímpicos também se destacaram-se a participação feminina, sendo que a atleta Nadia Elena Comăneci é uma ex-ginasta romena, que disputou a modalidade artística e é ainda hoje tida como um ídolo mundial esportivo. Uma das primeiras alunas do treinador Béla Károlyi, enquanto atleta, conquistou nove medalhas olímpicas, cinco delas de ouro, foi a primeira ginasta a receber uma nota dez num evento olímpico de ginástica artística, arquiva quatro medalhas mundiais e doze medalhas europeias. Ao lado da russa Svetlana Khorkina, Nadia é detentora do tricampeonato do individual geral continental, além de bicampeã olímpica na trave de equilíbrio. Em campeonatos nacionais, é ainda penta-campeã do concurso geral.
  • 14. Fim
    Trabalho Realizado Por:
    Daniel Marques nº2
    Gil Pedrosa nº5
    Rúben Cardoso nº16
    9ºD