Aula de Redação nº 16 e 17

2,733 views
2,431 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,733
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
212
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula de Redação nº 16 e 17

  1. 1. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com O ensino atualmente preocupa-se em medir a capacidade do aluno em sua forma de absorver cada conteúdo, fazendo com que o mesmo crie habilidades para uma melhor compreensão dos problemas sociais. ... fazendo com que este crie habilidades...
  2. 2. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com O ensino passa ser um conjunto entre o professor e o aluno. Exigindo uma série de fatores, entre elas destacão-se do educando não receber apenas o conhecimento, mas sim desperta em si próprio o costume de criticar o que está sendo passado. O ensino passa a ser uma relação entre o professor e o aluno, exigindo uma série de fatores. Entre eles destacam-se o fato de o educando não receber apenas o conhecimento, mas sim despertar em si o costume de criticar o que está sendo passado.
  3. 3. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Hoje em dia esbarramos numa dificuldade na forma de lecionar nas escolas, apenas conceituar não nos dá uma aprendizagem eficaz. Vivemos esbarrando numa dificuldade na forma de lecionar nas escolas; apenas conceituar não nos dá uma aprendizagem eficaz.
  4. 4. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Atualmente o aluno não vai para a escola somente para aprender, ele também vai para gerar conhecimento. Na perspectiva de educação contemporânea o aluno não vai para a escola somente para aprender. Ele também vai para gerar conhecimento.
  5. 5. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Na atualidade a maneira de ensinar está modernizada por conta da interatividade, influência da mídia e do fácil acesso as informações que os avanços tecnológicos nos proporcionam. A forma de ensinar está modernizada... fácil acesso às informações...
  6. 6. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Hoje em dia a educação brasileira, está cada vez mais comum... A educação brasileira está cada vez mais... Na atualidade o aluno tem várias maneiras... A educação contemporânea traz para o aluno várias maneiras de obter informação...
  7. 7. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comA sociedade está sempre em transformação e precisamos nos desenvolver nesta.A sociedade está sempre em transformação, e precisamos acompanhar este desenvolvimento.
  8. 8. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Na construção da redação, leia atentamente a proposta, caso seja necessário leia mais de uma vez; faça uma lista dos tópicos com os seus conhecimentos a respeito do assunto; separe os tópicos entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão; use os tópicos para escrever o texto; leia o texto e retire ou acrescente o que for necessário; observe novamente a proposta para ter certeza de que não está fugindo ao tema; reescreva e releia o texto, fazendo uma breve correção; depois de corrigir os erros enxergados por você, passe a redação a limpo e não modifique mais nada.
  9. 9. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com ENEM 2012 - REDAÇÃO - A temática proposta traz um viés social que deve ser associada à política, cultura, meio ambiente, comportamento... O candidato deve estar atento aos noticiários e aos principais assuntos correntes na mídia, porque são... cobrados dele um conhecimento e uma análise crítica acerca do assunto, como também a capacidade de o aluno propor soluções objetivas para a problemática discutida e que respeitem os valores humanos (competência V). Nesse ínterim, é necessário também que o aluno tenha habilidades para defender seu ponto de vista.Ver mais
  10. 10. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com  Pleonasmos viciosos Vereador municipal – vereador já é do município; Superávit positivo – superávit é sinônimo de positivo; Anexo junto – anexar significa “juntar”; Encarar de frente – encarar significa “olhar de frente”; Ganhar grátis – ganhar já é “de graça”; Ré para trás – ré é a marcha “para trás”; Entrar para dentro – o verbo “entrar” significa que é “para dentro”; Sair para fora – o verbo “sair” significa que é “para fora”;
  11. 11. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Abertura inaugural – abertura acontece sempre na primeira vez; Abusar demais – a palavra “abusar” já dá o tom de demasia; Acabamento final – quando acaba alguma coisa é porque já está no fim; Certeza absoluta – “certeza” e “absoluta” já são sinônimos; Conviver juntos – quem quiser conviver é junto mesmo, não separado; Elo de ligação – o sinônimo de “elo” é ligação;
  12. 12. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Em minha própria opinião pessoal – “própria” e “pessoal” são sinônimos; Planejamento para o futuro – existe alguém que planeja para o passado?; Repetir outra vez – “repetir” dá ideia de que irá “fazer de novo”; Retornar de novo – “retornar” dá ideia de que a pessoa “voltará novamente”; Surpresa inesperada – “surpresa” e “inesperada” são sinônimos.
  13. 13. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Ambiguidade  Exemplo: " (...) os corpos do casal X serão exumados pela segunda vez nesta semana." (Folha de S.Paulo) Obs. os corpos serão exumados pela segunda vez desde que foi iniciado o inquérito ou os corpos serão exumados duas vezes numa mesma semana, "nesta semana“?
  14. 14. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Exemplo: "O presidente americano (...) produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, onde comeu um peru fantasiado de marine no mesmo bandejão em que era servido aos soldados americanos." Exemplo: "... onde comeu peru fantasiado de marine ..." "... no mesmo bandejão em que era servido ..."
  15. 15. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Obs. Pode-se entender que o peru estivesse fantasiado de marine (fuzileiro naval), e não o presidente. Por outro lado, é possível entender que o presidente estivesse sendo servido aos soldados no bandejão, e não o peru. Sugestão: O presidente americano, fantasiado de marine, produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, quando comeu peru no mesmo bandejão de que se serviam os soldados americanos.
  16. 16. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Exemplo: "Calheiros participou da reunião ministerial com FHC no Palácio do Planalto, na qual ele voltou a pedir unidade no governo. Comentário: A frase acima é ambígua porque não deixa claro quem voltou a pedir unidade no governo - Calheiros ou FHC? Sugestão: Calheiros participou da reunião ministerial com FHC no Palácio do planalto, e pediu unidade no governo.
  17. 17. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Exemplo: "A principal notícia foi o bate- boca entre os presidentes do Senado e da Câmara que chocou a todos." Obs: A ambiguidade na frase acima pode ser desfeita com a seguinte reescrita: a principal notícia, que chocou a todos, foi o bate-boca entre os presidentes do Senado e da Câmara.
  18. 18. Redação – Prof. João MendonçaBlog - http://profjcmendonca.blogspot.com Direito à educação e a realidade da exclusão
  19. 19. Redação – Prof. João MendonçaBlog - http://profjcmendonca.blogspot.com
  20. 20. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Fatores da educação no Brasil e nos países subdesenvolvidos __ Histórico da educação segregadora; __ Leis afirmando que o Estado deve ofertar educação de qualidade, que nem sempre são cumpridas; __ Educação ofertada, mas de baixa qualidade; __ A democratização da educação nos últimos anos no Brasil.
  21. 21. Redação – Prof. João MendonçaBlog - http://profjcmendonca.blogspot.com  Proposta de Redação
  22. 22. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Nos próximos anos, o Brasil será sede de três grandes eventos esportivos: a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Oportunidades e problemas podem decorrer dos inúmeros projetos que deverão ser desenvolvidos para receber milhares de turistas e delegações, expondo nosso país para o mundo todo nos veículos de comunicação. Segundo o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, «estima- se que a reforma ou construção de estádios, hotéis e aeroportos, a generalização da tecnologia 4G para as telecomunicações, as obras de mobilidade urbana que vão servir à população das cidades e a geração quase ilimitada de oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas acrescentarão cerca de R$ 180 bilhões ao PIB nacional até 2019.
  23. 23. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com [...] Não se pode esperar da Copa o poder miraculoso de remover instantaneamente antigas deformidades nacionais (ao contrário, é bem- vinda também por expôlas e forçar correções), mas convém repetir que o Estado e a nação brasileiros já superaram desafios de igual ou maior magnitude em condições mais adversas do que as de hoje, incluindo a vitoriosa organização da Copa de 1950.  Rebelo, A. e Fernandes, L. A oportunidade da Copa, A. Folha de S.Paulo” em 17.05.2012.
  24. 24. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com De acordo com o jornalista Fábio Juppa, «problemas nos preparativos para Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 levam a sociedade a se perguntar se o país vai melhorar a vida dos brasileiros. Se o Brasil é o país onde o futuro já chegou, como definiu Barack Obama, os preparativos para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 são sinais de um incômodo retrocesso.
  25. 25.  Quase quatro anos depois de ter assegurado o direito de organizar o Mundial e a alguns meses do segundo aniversário da vitória da candidatura olímpica, o Brasil do discurso e o da prática seguem desalinhados. Um fala em desenvolvimento e mudança. O outro desnuda o atraso, alerta para os custos elevados, a ineficácia dos órgãos públicos e uma participação da sociedade nas decisões à beira da inexistência, que a faz se perguntar se há chance de transformar a vida do brasileiro comum.
  26. 26. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com PROPOSTA Considerando as opiniões emitidas acima, construa um texto dissertativo- argumentativo, expondo de modo claro e coerente quais prioridades têm de ser enfrentadas para o sucesso desses eventos esportivos. Dê um título ao seu trabalho.
  27. 27. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comFatores que levam um país a sediar umacopa do mundo__ Segurança pública;__ Transporte público;__ Capacidade da rede hoteleira;__ Capacidade dos aeroportos;__ O legado que a realização da copa domundo no Brasil vai trazer para a populaçãoem seu cotidiano.__ A transparência dos recursos públicosinvestidos.
  28. 28. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Considerando a interrogativa “Os jovens de hoje são mais egocêntricos que os das gerações anteriores?” realizada a partir de afirmativa do texto 1, e com o apoio dos textos 2, 3 e 4, apresentados a seguir, redija um texto dissertativo-argumentativo em que você problematize como as atitudes dos jovens de hoje com relação à sociedade afetam a capacidade deles de serem solidários. Defenda suas reflexões.
  29. 29. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com  Texto 1  ANÁLISE DE 30 ANOS DO POP DOS EUA DIZ QUE JOVENS FICARAM MAIS EXIBIDOS NOVA YORK, EUA. Após uma análise de três décadas de músicas de sucesso, um grupo de psicólogos da Universidade do Kentucky relata que descobriu uma tendência estatisticamente significativa rumo ao narcisismo e à hostilidade na música popular norte- americana. As palavras “eu”, “me” e “mim” aparecem com mais frequência junto a palavras relacionadas à raiva. Ao mesmo tempo, notou-se uma queda no uso de “nós”, “nos” e expressões de emoções positivas. “Atualmente, os adolescentes e universitários mais jovens gostam mais de si próprios do que acontecia antigamente”, disse Nathan DeWall, que lidera o grupo de psicólogos. O estudo analisou letras de canções de 1980 a 2007 e controlou o gênero musical para evitar que os resultados fossem distorcidos, por exemplo, pelo crescimento da popularidade de ritmos como rap e hip hop a partir dos anos 1990.
  30. 30. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Definir a personalidade de uma geração com letras de músicas pode parecer um pouco exagerado, mas DeWall destaca uma pesquisa realizada por seus coautores que mostrou que pessoas da mesma idade obtiveram pontuações mais altas em medidas de narcisismo em alguns testes de perfil psicológico. A extensão e o significado dessa tendência foram amplamente debatidos por psicólogos, alguns dos quais questionam a utilidade dos testes e dizem que os jovens de hoje não são mais egocêntricos do que os das gerações anteriores.  (http://zdeneeck.blogspot.com/2011/05/letras-dos-sucessos-populares- revelam.html?m=1 – 24/10/2011)
  31. 31. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Texto 2  “Aprendi que um homem/ só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo,/ para ajudá-lo a levantar-se.”  A Marionete, de Johnny Welch. (tradução de José Feldman)  Texto 3 SOLIDARIEDADE Sou ligado pela herança do espírito e do sangue Ao mártir, ao assassino, ao anarquista, Sou ligado Aos casais na terra e no ar, Ao vendeiro da esquina, Ao padre, ao mendigo, à mulher da vida, Ao mecânico, ao poeta, ao soldado, Ao santo e ao demônio, Construídos à minha imagem e semelhança.  (MENDES, Murilo. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 2006.)
  32. 32. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com  Texto 4 CARPINTEIRO DO UNIVERSO Carpinteiro do universo inteiro eu sou. Carpinteiro do universo inteiro eu sou. Não sei por que nasci pra querer ajudar a querer consertar O que não pode ser... Não sei, pois nasci para isso, e aquilo, E o enguiço de tanto querer. Carpinteiro do universo inteiro eu sou. Carpinteiro do universo inteiro eu sou. Humm. Estou sempre pensando em aparar o cabelo de alguém. E sempre tentando mudar a direção do trem. À noite a luz do meu quarto eu não quero apagar, Pra que você não tropece na escada, quando chegar
  33. 33. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Carpinteiro do universo inteiro eu sou. Carpinteiro do universo inteiro eu sou. Carpinteiro do universo inteiro eu sou. Carpinteiro do universo inteiro eu sou. O meu egoísmo é tão egoísta, que o auge do meu egoísmo é querer ajudar. Mas não sei por que nasci pra querer ajudar a querer consertar O que não pode ser... Não sei, pois nasci para isso, e aquilo, E o enguiço de tanto querer Carpinteiro do universo inteiro eu sou. Carpinteiro do universo inteiro eu sou. Carpinteiro do universo inteiro eu sou (Ah eu sou assim!). No final, Carpinteiro de mim! (Música de Raul Seixas e Marcelo Nova)
  34. 34. Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Fatores observados __ A vida contemporânea muito corrida e extremamente competitiva; __ A violência existente no mundo contemporâneo em praticamente todas as sociedades; __ A consciência (ou falta dela) de coletividade na sociedade; __ Apesar da necessidade de afetividade, existe a desconfiança do ser humano no próprio ser humano, que leva a um individualismo.

×