Aula de Redação nº 18
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aula de Redação nº 18

on

  • 1,361 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,361
Views on SlideShare
1,172
Embed Views
189

Actions

Likes
1
Downloads
11
Comments
0

4 Embeds 189

http://profjcmendonca.blogspot.com.br 170
http://profjcmendonca.blogspot.com 10
http://www.profjcmendonca.blogspot.com.br 8
http://profjcmendonca.blogspot.pt 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aula de Redação nº 18 Aula de Redação nº 18 Presentation Transcript

  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com “Os pequenos atos que se executam são melhores que todos aqueles grandes que se planejam.” George C. Marshall Texto I  LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989 Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Parágrafo único. O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei. Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com (...) Parágrafo único. A entidade patronal correspondente ou os empregadores diretamente interessados serão notificados, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, da paralisação. (...) Art. 6º São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos: I - o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve; II - a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento. § 1º Em nenhuma hipótese, os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem. § 2º É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento. § 3º As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com(...)Art. 11. Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.Parágrafo único. São necessidades inadiáveis, da comunidade aquelas que,não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.  Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7783.htm
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Texto II  “Epidemia” de greves faz Dilma rediscutir direitos Em meio à greve dos PMs na Bahia e à possibilidade de paralisações de policiais virarem “epidemia pelo País”, atingindo pelo menos outros oito Estados, o governo Dilma Rousseff desengavetou projeto de lei que disciplina o direito de greve de servidores públicos e exige que o governo seja comunicado com antecedência mínima de 72 horas na paralisação de atividades inadiáveis de interesse público. O projeto de lei de restrição ao direito de greve foi preparado pela Advocacia- Geral da União em 2007, mas parou na Casa Civil, que, então comandada por Dilma Rousseff, não levou a proposta adiante.
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comPreparado em 2007, prevê que a deflagração de greves de servidores públicos seja aprovada por pelo menos dois terços da categoria. Hoje, na Bahia, a paralisação é liderada por uma associação que só representa 2 mil dos 32 mil PMs. E a assembleia da categoria só poderá ser convocada dez dias após o envio da pauta de reivindicações à autoridade competente.O texto inclui segurança pública entre os 19 serviços considerados inadiáveis de interesse público, em que o estado de greve deverá ser declarado com antecedência mínima maior, de 72 horas. E a proposta limita a paralisação a 40% dos servidores de um órgão.  Fonte: http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/epidemia-de-greves-faz
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comTexto III
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comTexto IV
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comComo o cidadão brasileiro trata o direito de greve?
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Histórico de greve no Brasil – Greve geral de 1917; Brasil – país com ideologia não Marxista, e sim burguesa; As greves ganharam mais popularidade a partir da criação do PT, no período da ditadura militar; Legalidade da greve a partir da Constituição de 1988; O quantitativo de greves ocorridas em 2012.
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com “Ohomem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” KantTexto I
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com  O Jovem e o gosto pelas manifestaçõesOs jovens brasileiros voltaram recentemente a se organizar e participar de manifestações populares distintas. Só neste ano, aconteceram o "churrasco de gente diferenciada", para discutir a construção do metrô no bairro nobre de Higienópolis em São Paulo, e as famosas marchas anticorrupção e a favor da legalização da maconha, só para citar alguns exemplos. Nesta semana, a mobilização dos estudantes da Universidade de São Paulo culminou na detenção de 72 alunos que invadiram a reitoria para protestar. Após a ocupação que gerou a ação da Polícia Militar e posteriormente uma greve de alunos com baixa adesão, a pergunta que fica no ar é: "Qual o melhor modo de o jovem se manifestar hoje?"
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Texto II  Movimento estudantil Nas décadas de 60 e 70, o movimento estudantil universitário brasileiro se transformou num importante foco de mobilização social. Sua força adveio da capacidade de mobilizar expressivos contingentes de estudantes para participarem ativamente da vida política do país. Dispondo de inúmeras organizações representativas de âmbito universitário (os DCEs: diretórios centrais estudantis), estadual (as UEEs: uniões estaduais dos estudantes) e nacional (representada pela UNE: União Nacional dos Estudantes), o movimento estudantil, com suas reivindicações, protestos e manifestações, influenciou significativamente os rumos da política nacional.(...)
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comIronicamente, no final da década de 70, apesar das principais organizações estarem em pleno funcionamento, o movimento estudantil universitário havia perdido sua força e prestígio político. Desde o final da ditadura militar, a importância do movimento estudantil tem declinado significativamente. Em 1992, o amplo movimento social de oposição ao presidente Fernando Collor de Mello fez ressurgir o movimento estudantil, mas apenas por um breve período.  Fonte:UOL Educação/História do Brasil
  • Redação – Prof. João MendonçaBlog - http://profjcmendonca.blogspot.com Os jovens e sua participação em manifestações políticas e sociais
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com As mais diversas manifestações contam sempre com a participação da juventude (liberação da maconha, ficha limpa, movimento gay, movimentos direcionados à conservação da natureza, as mais diversas greves, etc.); Geralmente, os jovens estão mais propensos às mudanças; A importância da conscientização em relação à força que a juventude, organizada, possui e seu poder de criação e transformação.
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com"A leitura engrandece a alma."  VoltaireTexto I O SER HUMANO E A PALAVRAA palavra (está) como portadora de um constante dinamismo, e o ser humano, como agente, isto é, ele não apenas é influenciado pelo meio, como também age ativamente sobre o mesmo, transformando-o (por meio da palavra).
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com[...] O ser humano seria considerado um intertexto, na medida que não existe isoladamente, já que a sua vida se tece, entrecruza-se e interpenetra-se com a experiência do outro. Os enunciados de um falante estão, sempre e inevitavelmente, atravessados pelas palavras do outro: o discurso elaborado pelo falante constitui e se constitui também do discurso do outro que o atravessa, condicionando o discurso do"eu". [...]Em Bakhtin, o"sujeito" emerge na relação com o outro. É um sujeito dialógico e seu conhecimento é fundamentado no discurso que ele produz.
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comO sujeito dialógico bakhtiniano é solidário das alteridades de seu discurso ao ser concebido em uma partição de vozes concorrentes, posto que a palavra do outro se transforma, dialogicamente, tendo um caráter criativo. Tal sujeito é incompleto, não está acabado, mas mantém uma busca eterna de completude que se apresenta como inconclusiva, de tal modo que se torna impossível uma formação individual sem alteridade, pois o outro delimita e constrói o espaço de atuação do sujeito no mundo. No entanto, o outro constitui o sujeito ideologicamente e proporciona-lhe o acabamento.  FONTE:http:// www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0104-12822010000300009&script=sci_arttext Acesso em 20 de dezembro de 2011.
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Texto II  A LEITURA E O BINÔMIO FAMÍLIA-ESCOLA Folheto destinado aos pais de estudantes em uma escola de Portugal: Senhor(a) Encarregado(a) de Educação, Vem aí o Natal! Na qualidade de professor(a) de Português venho ter consigo para, se mo permite, lhe dar uma sugestão e lhe fazer um apelo: Quer que o seu filho desenvolva a sua sensibilidade, o seu gosto pela palavra e pelas histórias? Que cresça por dentro com valores como a solidariedade, a justiça, o amor, a verdade? Que aumente o seu saber? Que não conheça a solidão? Se quer isto e muitas coisas mais, compre, neste Natal que se avizinha, um bom livro para o seu filho.
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.com Como diz Sophia de Mello Breyner, «o livro é uma festa!». Torne mais festivo o Natal do seu filho, oferecendo-lhe um bom livro que passará de mão em mão, de geração em geração, sempre mais valioso e mais amado. Se quiser antecipar a sua prenda, pode comprar uma obra de Matilde Rosa Araújo – uma das nossas maiores escritoras de literatura infantil e juvenil – que virá à nossa Escola, no dia 10 de Dezembro. Ela, que sente e compreende as crianças como ninguém, não deixará de autografar o livro do seu filho – e ele terá, por isso, muito mais valor. Se preferir surpreendê-lo mesmo na Festa de Natal, deixo-lhe uma lista de bons autores para o ajudar na sua escolha. Colabore com o (a) professor(a) de Português! Ajude-nos a incentivar, no seu filho, o gosto pelos livros e pela leitura. E ele será, um dia, um adulto mais sábio, mais responsável, mais solidário e, de certeza, mais feliz. Com os melhores cumprimentos,  O (a) professor(a) de Português  Disponível em: http://pagina-de-vida.blogspot.com/2007/05/leitura.html Acesso em 20 de dezembro de 2011.
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comTexto III
  • Redação – Prof. João MendonçaBlog - http://profjcmendonca.blogspot.com OAJUSTE SOCIALPROMOVIDO, NO INDIVÍDUO, PELO CICLO DA LEITURA E DA ESCRITA
  • Redação – Prof. João Mendonça Blog - http://profjcmendonca.blogspot.comA imensa carga informativa que a leitura traz para o leitor; A importância da família na formação do hábito da leitura; A viagem que a leitura proporciona; O histórico de pouco hábito de ler do brasileiro; No Brasil, apenas 26,7 % das escolas de educação infantil possuem biblioteca, 35,2 % das escolas de ensino fundamental e 72,4 % das escolas de ensino médio.