Artigo - Inteligência Artificial e seu uso no Cotidiano
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Artigo - Inteligência Artificial e seu uso no Cotidiano

on

  • 449 views

O uso da inteligencia artificial em nosso dia-a-dia

O uso da inteligencia artificial em nosso dia-a-dia

Statistics

Views

Total Views
449
Views on SlideShare
449
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
11
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Artigo - Inteligência Artificial e seu uso no Cotidiano Artigo - Inteligência Artificial e seu uso no Cotidiano Document Transcript

    • Artigo Cientifico e Seminário de Introdução a Ciências da Computação USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COTIDIANO Gustavo Correia Gonzales, João Martins de Queiroz Filho, Luiz Felipe Fronchetti e Vinícius Ribeiro Morais Universidade Tecnológica Federal do Paraná / gustavo-c-g@hotmail.com Universidade Tecnológica Federal do Paraná / joao_martins1995@hotmail.com Universidade Tecnológica Federal do Paraná / fronchettiemail@gmail.com Universidade Tecnológica Federal do Paraná / vini_m_ribeiro@hotmail.com Abstract: The study of artificial intelligence originated more than two thousand years philosophers when trying to understand how the processes of vision, learning and reasoning with science several attempts were made to mechanize intelligence are performed. Thus has been developed with a single goal to make the computer can perform tasks that hitherto only the brain is capable of. With the advancement of technology and the use of devices increasing’s artificial intelligence, this paper will demonstrate through the use of equipment in our daily life that already has Artificial Intelligence and why is it important to our daily lives, we will demonstrate objectively and with the help examples so that there is greater understanding. Resumo: O estudo da inteligência artificial teve origem há mais de dois mil anos quando filósofos procurando entender como são realizados os processos de visão, aprendizagem e raciocínio, com a ciência várias tentativas de mecanizar a inteligência foram efetuadas. Assim vem se desenvolvendo com um único objetivo fazer com que o computador consiga efetuar funções que até então somente o cérebro é capaz de fazer. Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez mais de aparelhos que há inteligência artificial, demonstraremos através desse artigo o uso em nosso cotidiano de equipamentos que já tem Inteligência Artificial e qual sua importância para nosso dia a dia, demonstraremos de forma objetiva e com auxílio de exemplos para que haja uma maior compreensão de todos. Palavras-Chave: Inteligência Artificial, uso da inteligência artificial no cotidiano, introdução a ciência da computação. 1 INTRODUÇÃO O homem como o único com raciocínio, durante muitos anos procurou entender, compreender e manipular algo mais complexo que ele próprio, com isso criaram o campo da inteligência artificial. O I.A. (Inteligência Artificial) é uma das ciências mais recentes, criada entre a segunda guerra mundial. Nos dias de hoje abrange uma enorme variedade de subcampos como: robótica, processamento de linguagem natural, sistemas especialistas, conhecimentos de padrões, base de dados inteligentes e jogos. Atualmente o I.A. está longe das ideias dos filmes de ficção de robôs altamente inteligentes, mas sim como aparelhos simples que nos ajudam no nosso dia a dia e que as poucos vão melhorando nossa forma de viver.
    • Artigo Cientifico e Seminário de Introdução a Ciências da Computação 2 DESENVOLVIMENTO O que é I.A.? Quando se fala de I.A. é difícil defini-la, usaremos citações de grandes pesquisadores sobre I.A.. “I.A. é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem melhor.” (ELAINE RICH, 1988). “É o campo de estudo que tenta explicar e similar o comportamentos inteligente de computadores.” (SCHALKOFF, 1990). RUSSEL e NORVIG dividem as definições de I.A. em: sistemas que pensam como humanos, sistemas que agem como humanos e sistemas que pensam racionalmente. Linha do tempo do desenvolvimento da ciência I.A. 1818 – Mary Shelley publica o romance Frankstein. Origem - 1937 – Turing publica sobre “números computados” (Máquina de Turing). 1950 – Isaac Asimov cria a peça Eu Robô. Turing propõe um teste para avaliar a inteligência dos computadores. 1956 – CIA consolida o projeto GAT (Máquina de tradução). Ulan cria o MANIAC1, o programa capaz de ganhar dos humanos. Foi criado o termo inteligência artificial. 1957 – Criado o solucionador de problemas gerais (GPS). 1970 – Criado o Prolog por Colmerauer. 1974 – Primeiro robô controlado por computador. 1986 – Robô de Anderson vence partida de ping-pong contra humano. 2008 – Robô assistente de cirurgião é usado em hospital de SP. 2008 – Robô operário trabalha no Japão.
    • Artigo Cientifico e Seminário de Introdução a Ciências da Computação Desmitificando I.A. A inteligência artificial até hoje, rende os melhores filmes de ficção cientifica. Exemplo disso é o livro "Eu robô". Nele, um mundo povoado por maquinas inteligentes e a sociedade presencia o surgimento do primeiro robô a demonstrar sentimentos. A realidade ainda está muito distante da ficção, apesar de grandes avanços ainda não é possível confundir uma pessoa com um robô. Atualmente temos aplicações em sistemas de buscas, na medicina com máquinas que a partir de um certo diagnostico consegue apontar se é melhor começar o tratamento ou realizar mais testes. Então o "grande mito" que somente robôs são IA, está errado e sim mais próximo do que imaginamos. Áreas de Aplicação Robótica: é um ramo tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados. Os dispositivos robóticos tem se tornado populares devido a facilidade dos mesmos realizar tarefas que exigem força e precisão . Processamento de linguagem natural: ramo da inteligência artificial onde se busca o entendimento das linguagens naturais pela máquina. Em outras palavras a capacidade da máquina em aprender línguas. Sistemas Especialistas: são sistemas que possuem uma ampla base de conhecimento e a partir dela são capazes de fornecer respostas sobre um determinado assunto Reconhecimento de Padrões: Envolve os sistemas capazes de reconhecer diversos modelos e ambientes como: faces, gestos, palavras. Bases de Dados inteligentes: Assim como os sistemas especialistas, as base de dados inteligentes possuem um complexo campo de conhecimento, contudo, estas são capazes de gerar novos resultados usando técnicas de mineração de dados. Jogos: Os modelos de IA utilizados em jogos são aqueles capazes de utilizar diferentes táticas e estratégias de acordo com os resultados obtidos durante uma partida. Atualmente, vários jogos agregam técnicas de IA a personagens não controlados pelo usuário. Uso no cotidiano Aeroporto: O estudo feito, em 2005, pelo Grupo de Análise de Comunicação (GAS) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, é um modelo computacional, baseado em I.A., que auxilia no planejamento do tráfego aéreo, diminuindo a carga de trabalho dos controladores de voo, e consequentemente o risco de erros. Aeroportos como o Viracopos comprou cerca de mil câmeras HD da empresa Axis Communications, empresa líder em vídeo monitoramento. Viracopos tem cerca de 9 milhões e tende a crescer para 22 milhões com a inauguração do novo terminal de passageiros. O objetivo é aumentar a segurança em todo o aeroporto, permitindo a identificação dos suspeitos antes de embarcarem. As imagens captadas serão comparadas com o banco de dados da Polícia Federal. O início do novo sistema será em maio de 2014.
    • Artigo Cientifico e Seminário de Introdução a Ciências da Computação Jogos: A inteligência artificial está sendo aplicada na rotina do jogo, melhorando o desempenho do jogo. O maior exemplo são os jogos de luta, que os próprio jogador contribui para o aperfeiçoamento da máquina nas lutas. Enquanto as primeiras partidas são fácies, a máquina utiliza processos para identificar padrões nos movimentos mais utilizados. Como consequência, nas próximas lutas, todos os movimentos usados até então serão inúteis, pois a máquina conseguirá defender e atacar de forma eficiente. Redes sociais: No facebook, existem processos que avaliam os padrões de pesquisas do usuário, assim melhorando o a amostragem de “feed” de notícias usando I.A., fazendo com que ele se torne mais interessante e relevante. 3 CONCLUSÃO O desenvolvimento tecnológico constante faz com que cada dia mais especialistas da área busquem novas habilidades em seus projetos, uma destas habilidades é a inteligência artificial. A “máquina inteligente” passou de ficção científica à realidade, tornando mais próximo a cada dia, o sonho de todo cientista. O cotidiano de inúmeras pessoas se vê hoje relacionado a máquinas que não só exercem um exercício, como já tomam decisões por si próprias, reconhecem diferenças e buscam novos resultados. É visível que o trabalho pra se alcançar uma inteligência similar a humana não está totalmente completo, mas é de passo a passo que chegaremos lá. . REFERÊNCIAS a) Livros, BEHROUZ FOROUZAN.; FIROUZ Computação, Cengage, 2011. MOSHARRAF. Fundamentos da Ciência da ALMIR OLIVETTE ARTERO. Inteligência Artificial Teórica e Prática, Livraria da Física, 2008 b) WWW (World Wide Web) e FTP (File Transfer Protocol), 1.AXIS COMMUNICATIONS. Aeroporto de Viracopos terá câmeras de alta definição com reconhecimento facial. Disponível em <http://www.tiespecialistas.com.br/review/aeroporto-de-viracopos-tera-cameras-de-altadefinicao-com-reconhecimento-facial/>. Acesso em 22 de fevereiro de 2014.
    • Artigo Cientifico e Seminário de Introdução a Ciências da Computação 2.FELIPE GUGELMIN. Inteligência Artificial Mitos e Verdades. Disponível em < http://www.tecmundo.com.br/futuro/7725-inteligencia-artificial-mitos-e-verdades.htm>. Acesso em 22 de fevereiro de 2014. 3.FRANCE PRESSE. Facebook usa inteligência artificial para melhorar seu 'feed' de notícias. Disponível em http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/facebook-usainteligencia-artificial-para-melhorar-seu-feed-de-noticias.html>. Acesso em 22 de fevereiro de 2014.