0
BIODIVERSIDADE
&
IMPACTOS DO TURISMO NA MESMA

   Ibiza
SUMÁRIO
I.           Ibiza
II.          A biodiversidade em Ibiza
        1.         Fauna
              a)      Fauna mar...
IBIZA




                             País: Espanha
              Localização: Mar Mediterrâneo
                 Arquipél...
A BIODIVERSIDADE EM IBIZA
 Devido à biodiversidade e à cultura existentes em
 Ibiza, esta ilha foi declarada Património da...
FAUNA


        A fauna de Ibiza pode ser
         agrupada em quatro tipos
                principais:
FAUNA MARINHA
 A fauna marinha é muito diversificada mas não tem
 muitas espécies características do local, visto que a
 m...
FAUNA DAS ÁGUAS CONTINENTAIS

A fauna das águas continentais
é formada por várias dezenas de
espécies                     ...
FAUNA TERRESTRE
A fauna terrestre nas ilhas Pitiusas (entre as quais Ibiza
se encontra) é condicionada pelo facto de ser u...
FAUNA SUBTERRÂNEA

A fauna subterrânea consiste no conjunto de
espécies que habitam grutas no subsolo; inclui
espécies tan...
FLORA




Na ilha de Ibiza existem cerca de 1000 espécies. A maioria das
espécies da flora são características do Mediterr...
FLORA
 O lado Norte de Ibiza, oferecendo paz e
 tranquilidade, tem abundância de vegetação.
 A vegetação no Sul, nas áreas...
FLORA
Devido à Lei progressiva de Ibiza em Espaços
Naturais, 40% da ilha é considerada área
protegida por causa da sua flo...
Posidonia oceanica




Gymnesica thapsia




                    Silene cambessedesi
ACTIVIDADES TURÍSTICAS EM IBIZA

O lado norte de Ibiza, nas praias com águas
calmas e cristalinas que proporcionam paz e
t...
Voltando ao projecto Green Ibiza Tours, este oferece
excursões, actividades e trabalhos de oficina de
modo a que os turist...
   Discussões e demonstrações de maneiras de viver mais
    responsavelmente, sensibilização ambiental e ecologia.
   Pa...
IMPACTOS DO TURISMO NA BIODIVERSIDADE


              O turismo tem grandes efeitos no
              desenvolvimento econó...
Vantagens do           Desvantagens do Turismo
Turismo
Importante fonte de    Poluição – grandes quantidades de fumo são l...
O TURISMO EM IBIZA E OS SEUS IMPACTOS NESTA ILHA

  O turismo constitui a fonte principal de rendimento de Ibiza, é
  cons...
IMPACTOS DIRECTOS NA BIODIVERSIDADE DE IBIZA


As pessoas que, graças ao turismo, entram em
contacto com uma região nova, ...
Estes impactos são comuns em qualquer zona
turística e podem ser evitados através da
sensibilização das populações; muitas...
Ibiza, sendo uma ilha, tem uma linha de costa extensa na qual
as pessoas apreciam a vista para o mar e onde, por
isso, con...
BIBLIOGRAFIA


   http://www.greenibizatours.com/
   http://www.ecociencia.com/en/proyecto-2.html
   http://www.slidesh...
IMAGENS
   http://www.sakura-hostel.co.jp/blog/images/ibiza-3.jpg
   http://www.ibiza.travel/img/img/articulos/art_00284...
The end
ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ GOMES FERREIRA
    Trabalho realizado por:

      João Costa, nº11
      João Funina, nº13
     ...
Ibiza
Ibiza
Ibiza
Ibiza
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Ibiza

2,712

Published on

Published in: Travel, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,712
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Ibiza"

  1. 1. BIODIVERSIDADE & IMPACTOS DO TURISMO NA MESMA Ibiza
  2. 2. SUMÁRIO I. Ibiza II. A biodiversidade em Ibiza 1. Fauna a) Fauna marinha b) Fauna das águas continentais c) Fauna terrestre d) Fauna subterrânea 2. Flora III. Actividades Turísticas em Ibiza IV. Impactos do turismo na Biodiversidade V. O turismo em Ibiza e os seus impactos nesta ilha VI. Impactos directos na Biodiversidade de Ibiza VII. Bibliografia VIII. Imagens
  3. 3. IBIZA País: Espanha Localização: Mar Mediterrâneo Arquipélago: Ilhas Baleares Área: 575 km2 População: 106.220 habitantes (2005)
  4. 4. A BIODIVERSIDADE EM IBIZA Devido à biodiversidade e à cultura existentes em Ibiza, esta ilha foi declarada Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ibiza, nas suas praias e enseadas, abriga um notável número de espécies nativas do Mediterrâneo – um ecossistema rico em diversidade marinha.
  5. 5. FAUNA A fauna de Ibiza pode ser agrupada em quatro tipos principais:
  6. 6. FAUNA MARINHA A fauna marinha é muito diversificada mas não tem muitas espécies características do local, visto que a maioria das espécies existentes são espécies provenientes do oceano Atlântico. As zonas com maior variedade de espécies são nas pradarias de Posidónia – uma planta marinha. Algumas destas espécies têm uma íntima relação ecológica com o Oceano Atlântico, pois é lá que passam parte do seu ciclo de vida anual. Há espécies de cetáceos e tartarugas marinhas com populações muito numerosas.
  7. 7. FAUNA DAS ÁGUAS CONTINENTAIS A fauna das águas continentais é formada por várias dezenas de espécies de invertebrados, predominando os crustáceos. Junto à costa, existem muitos anfíbios e aves de zonas pantanosas. Este tipo de fauna ocorre principalmente nas zonas de Ses Salinas e Ses Feixes.
  8. 8. FAUNA TERRESTRE A fauna terrestre nas ilhas Pitiusas (entre as quais Ibiza se encontra) é condicionada pelo facto de ser uma natureza insular, com um clima árido e que sofre vários impactos ecológicos relacionados com a actividade humana. Destacam-se as espécies de lagartos e invertebrados, algumas muito antigas e outras relativamente recentes (que provêm de antepassados que foram trazidos pelo homem). Os habitats naturais mais interessantes encontram-se na costa (dunas e particularmente em ilhas pequenas), áreas húmidas e florestas. Quanto aos habitats onde a actividade humana predomina, os mais ricos em diversidade são as zonas onde há agricultura tradicional.
  9. 9. FAUNA SUBTERRÂNEA A fauna subterrânea consiste no conjunto de espécies que habitam grutas no subsolo; inclui espécies tanto marinhas como terrestres. Em Ibiza, os crustáceos que vivem nas grutas subaquáticas têm particular importância porque este grupo é particular das ilhas Baleares (arquipélago onde Ibiza se inclui), aqui, várias espécies endémicas raras foram descobertas. Nas ilhas Pituisas há dez grutas com 35 espécies, 6 das quais são nativas da ilhas Baleares.
  10. 10. FLORA Na ilha de Ibiza existem cerca de 1000 espécies. A maioria das espécies da flora são características do Mediterrâneo que, no entanto, tiveram diferentes origens estabelecendo diversas relações entre si, que fazem delas um interessante objecto de estudo.
  11. 11. FLORA O lado Norte de Ibiza, oferecendo paz e tranquilidade, tem abundância de vegetação. A vegetação no Sul, nas áreas com salinas é condicionada devido à salinidade do solo – são ecossistemas muito importantes onde estão incluídas 11 plantas endémicas, sendo 7 espécies raras e 8 consideradas vuneráveis. Em Ibiza, existe uma das maiores e mais antigas colónias da planta marinha Posidonia oceanica, que é endémica na região do Mediterrâneo.
  12. 12. FLORA Devido à Lei progressiva de Ibiza em Espaços Naturais, 40% da ilha é considerada área protegida por causa da sua flora única que inclui florestas de enormes pinheiros, plantações de amendoeira, alfarrobeiras, palmeira- laranja, plantas e arbustos (como espargos, tomilho, urze e rosmaninho) e 20 variedades únicas de orquídeas que pintam a paisagem. Há também variedades únicas de jacinto, como Scilla numica ou Silene cambessedesi, e uma importante planta medicinal, Gymnesica thapsia.
  13. 13. Posidonia oceanica Gymnesica thapsia Silene cambessedesi
  14. 14. ACTIVIDADES TURÍSTICAS EM IBIZA O lado norte de Ibiza, nas praias com águas calmas e cristalinas que proporcionam paz e tranquilidade, tende a ter maior altitude que o resto da ilha, oferecendo muitas áreas turísticas e trilhos através da vegetação mediterrânica única da ilha de Ibiza. O ecoturismo de Ibiza apresentou um projecto - Green Ibiza Tours - no qual sugere uma alternativa de desenvolvimento sustentável. Mas o que é o desenvolvimento sustentável? [ver glossário]
  15. 15. Voltando ao projecto Green Ibiza Tours, este oferece excursões, actividades e trabalhos de oficina de modo a que os turistas descubram a natureza inalterada de Ibiza, respeitando o ambiente e a cultura da ilha. Algumas actividades oferecidas por este projecto são:  Actividades holísticas – Yoga, Pilates, Yogalates, Tai- Chi, Chi Kung, Dança, Percussão, Massagens e Meditação.  Passeios e excursões na Natureza em parques naturais e lugares intocados, caiaque e saídas de mergulho.
  16. 16.  Discussões e demonstrações de maneiras de viver mais responsavelmente, sensibilização ambiental e ecologia.  Passeios e visitas a sítios especialmente seleccionados como eventos musicais, mercados e espectáculos culturais na oferta local.  Alimentação saudável com produtos locais e frescos e provas de bebidas, além de aconselhamento sobre como fazer compras com ética.  Aventuras na natureza: jogos de construção em equipa projectados em torno de uma variedade de temas ecológicos. Também no Tours: uma visita ao centro de educação ecológica, Casita Verde, pertencente ao Greenheart Ibiza, mostrando a vida ecológica em acção, além de acontecimentos especiais, com música e actuações de dança.
  17. 17. IMPACTOS DO TURISMO NA BIODIVERSIDADE O turismo tem grandes efeitos no desenvolvimento económico de um país. A riqueza que o país produz num ano depende de dois factores na indústria turística: um é o número de turistas que visitam o país por ano; outro é com quem o país tem parcerias e quanto lucro as diferentes empresas obtêm a partir da riqueza do país.
  18. 18. Vantagens do Desvantagens do Turismo Turismo Importante fonte de Poluição – grandes quantidades de fumo são lançadaspara a rendimento, atmosfera durante os voos; a poluição sonora é um problema principalmente com os turistas a passearem até tarde na rua e a acordarem as para países mais pessoas locais; o lixo nas ruas e praias pobres Dá a conhecer Cultura – os turistas de diferentes países podem mudar as diferentes culturas, cidades completamente. Por exemplo, Benidorm era uma vila línguas e/ou tradicional piscatória que agora foi transformada num local moedas muito atractivo para os turistas O turismo As paisagens atractivas são estragadas pelos turistas. Por sustentável pode exemplo, as praias ficam superlotadas e as ruas cheias de lixo incluir reservas para a construção de florestas que A superlotação é também um grande problema, afecta os traria o aumento habitantes locais e o aluguer de veículos feito pelos turistas leva das populações de a um congestionamento do tráfico; afecta os idosos residentes animais selvagens principalmente Dinheiro – o preço das lojas e das casas aumenta.
  19. 19. O TURISMO EM IBIZA E OS SEUS IMPACTOS NESTA ILHA O turismo constitui a fonte principal de rendimento de Ibiza, é considerado a base do seu crescimento económico. Durante os anos 60, a ilha emergiu como um destino turístico tendo sofrido um longo processo de construção massiva em toda a sua área. Naquela altura, o governo não tinha um plano de desenvolvimento urbano resultando daí graves impactos ambientais. No fundo, o governo fazia de um modo um pouco aleatório as suas construções, ignorando os habitats dos seres vivos residentes na ilha e as suas necessidades. Apesar de, hoje, a atitude do governo e a mentalidade das pessoas ter mudado consideravelmente para melhor, as marcas deixadas pelo passado ainda são visíveis na ilha.
  20. 20. IMPACTOS DIRECTOS NA BIODIVERSIDADE DE IBIZA As pessoas que, graças ao turismo, entram em contacto com uma região nova, muitas vezes, desprezam o bem-estar do ambiente que as rodeia, por não o conhecerem. Isto faz com que os turistas, ao explorarem Ibiza, nem sempre respeitem a vida que os rodeia, por exemplo ao deixar lixo ou a pisar as plantas e animais de menores dimensões.
  21. 21. Estes impactos são comuns em qualquer zona turística e podem ser evitados através da sensibilização das populações; muitas vezes essa sensibilização ocorre através de agências turísticas que dão assistência e informações aos turistas, o que faz com que a sua experiência seja melhorada. No entanto, as agências turísticas fazem muitas vezes com que o destino que oferecem seja publicitado e com que mais pessoas visitem esses locais. Isto faz com haja uma necessidade de criação de habitações para os visitantes cuja construção poderá prejudicar a região.
  22. 22. Ibiza, sendo uma ilha, tem uma linha de costa extensa na qual as pessoas apreciam a vista para o mar e onde, por isso, constroem casas na costa. As casas exercem pressão sobre as arribas, muitas vezes já instáveis, devido à erosão causada pelo mar, ocorrendo a possibilidade de abatimento da arriba que poderá ser prejudicial aos animais da zona, além de algum território terrestre ser perdido para o mar dimunuindo o tamanho da ilha. Também atractivas devido à proximidade com a biodiversidade da ilha são as zonas de floresta. Para a construção de casas é necessário abater a vegetação, como pinheiros, o que diminui o espaço que a vida selvagem na ilha e causa a destruição de habitats.
  23. 23. BIBLIOGRAFIA  http://www.greenibizatours.com/  http://www.ecociencia.com/en/proyecto-2.html  http://www.slideshare.net/louroll/does-tourism-do-more-harm-or-good  http://www.solvay.pt/sustainabledevelopment/0,,1210-5-0,00.htm
  24. 24. IMAGENS  http://www.sakura-hostel.co.jp/blog/images/ibiza-3.jpg  http://www.ibiza.travel/img/img/articulos/art_00284_img_07.jpg  http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/La/7948/2798.jpg  http://www.ibiza.travel/img/img/articulos/art_00284_img_04.jpg  http://www.deliciouslysortedibiza.com/blog/wp-content/uploads/2009/07/almond-trees.jpg  http://www.accioecologista-agro.org/IMG/jpg/Silene_cambessedesi.jpg  http://educacaoeaprendizagem.com.br/blogs/conexaob09/files/2009/06/desenvolvimento-sustentavel.gif  http://www.msccruzeiros.com.br/images/porti/IBZ.jpg  http://1.bp.blogspot.com/_Fm79Q2YFcZQ/SbkFJ0lGn0I/AAAAAAAAC00/6s7Xms4Vzk8/s320/espana3.gif  http://api.ning.com/files/jFIiMczioESoPjjpBihLw-fhedtFTbycg8s75Vrz6cOdm*yjFcAhx4-jD9RyU4HJGbc- qtONA1dBOL*uqfDbXeNqYbksZ0OA/%3Ccenter%3Esimbolosdasreligioes.jpg%3C/center%3E  http://4.bp.blogspot.com/_sGJn19VuGxM/SnpDZh29pVI/AAAAAAAACuY/wn88BYzJ8dI/s400/transito1-770646.jpg  http://media.photobucket.com/image/Ibiza%20constru%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o%20desordenada/helenavm/Ibiza/DSC00349.jpg  http://rafael-padial.zip.net/images/1ibiza.jpg  http://cooltrips.files.wordpress.com/2009/12/praia-ibiza.jpg  http://www.madsci.org/posts/archives/2006-04/1144725099.Bt.r.html  www.lacerta.ch/  http://pets-podencoibicenco.blogspot.com/  www.spooled.com.au/Article:1826  http://essenciasdegaia.blogspot.com/2008_07_01_archive.html  http://www.uni-graz.at/~katzer/engl/Prun_dul.html  http://www.supergreenme.com/go-green-environment-eco:To-reduce-pollution-which-harms-us-by-contaminating-Air--Water-and-Soil  http://10-1-modulosrecorrente.blogspot.com/  http://cronkyberry.wordpress.com/2009/04/  http://flowerpicturegallery.com/v/poppy-flowers/orange+poppy+flowers.jpg.html?g2_fromNavId=xc045f892  http://www.formenteraguide.com/ibiza-lizard/  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/Posidonia_oceanica_Portofino_02.jpg
  25. 25. The end
  26. 26. ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ GOMES FERREIRA  Trabalho realizado por:  João Costa, nº11  João Funina, nº13  Rebeca Campos, nº25
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×