Your SlideShare is downloading. ×
0
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Módulo a
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Módulo a

609

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
609
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
31
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Formador Luis Francisco SoaresOperar em segurança equipamento tecnológico diverso, designadamente o computador.
  • 2. Aula 2Sumário - Definição de Informática - Aplicações das TIC - Dados e Informação
  • 3. Informação + Automática = Informática
  • 4. Então no que consiste a Informática?Informática -> Consiste no tratamento de Informaçãopor meios automáticos.Meios Automáticos -> Entende-se por meiosautomáticos por dispositivos electrónicos, maisprecisamente computadores.
  • 5. Qual é a utilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação? As tecnologias da informação e comunicação (TIC)dizem respeito a processos de tratamento, controlo e comunicação da informação fundamentalmente baseados em conceitos informáticos.
  • 6. Áreas de Aplicação das TIC Computador  Informática;  Burótica – Utilização das TIC no escritório (Bureau). Comunicação - é um campo de conhecimento acadêmico que estudaos processos de comunicação humana.  Telecomunicações - é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os eléctrões têm um papel fundamental.  Telemática – Combinação das telecomunicações e informática. Controlo e Automatização – Processos de produção industrialcontrolados por computadores.  Robótica - é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, electrónica e computação.  CAD-CAM - Computer-Aided Design/Computer-Aided Manufacturing.
  • 7. Qual é a diferença entre dados e Informação?
  • 8. DefiniçãoDados -> Representações codificadas de factos oueventos, objectos, pessoas ou outro tipo deentidades.  Palavras  Números  Outros códigos ou símbolos
  • 9. DefiniçãoInformação -> Conjunto de dados articulados entre side modo a assumirem um certo significado e apoderem produzir-se em conhecimento para os seushumanos.
  • 10. DefiniçãoPodemos dizer que a Informação é constituida pordados organizados com algum significado para nós.Os dados, só por si podem não ter qualquersignificado.
  • 11. Exemplo Dados Exemplos Informação ExemplosCaracteres; CMP; Palavras articuladas em O JoaquimPalavras Joaquim; frases; comprou um Computador Mensagens,notícias, computador conhecimentosAlgarismos; 50; Valores numéricos relativos 50 caixas de cd’sNúmeros 1100; a quantidade de produtos, a 5 € cada; 5500 preços, datas, etc. Total 250 €Pontos; Imagens; Simbolos;Linhas; fotografias; Ilustrações;Formas Documentos; etc.
  • 12. Características da Informação Deve ser:  Exacta  Fiável  Rigorosa  Clara  Pertinente  Oportuna  Acessível
  • 13. O que é um computador?Computador -> Um sistema electrónico preparadopara receber dados ou informação, manipulá-los eoperar com eles, de modo a poder armazená-lose/ou produzir a partir deles determinados resultados,tudo isto sob controlo de determinados programas.
  • 14. ComputadorVantagens É o meio mais rápido de obter informações; Pode ser utilizado a qualquer hora do dia; Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimentos em informática pode manejá-lo; Permite que sejam feitas compras e atendimento online; Permite a comunicação entre pessoas, independentemente da distância geográfica;
  • 15. ComputadorDesvantagens Ao mesmo tempo em que permite a comunicação de forma virtual, pode levar as pessoas a perderem contato físico entre si, devido à “vivência virtual” excessiva; Documentos importantes podem ser hackeados e/ou roubados; Diversas pragas (vírus, spywares, malwares) vêm se disseminando e prejudicando o uso dos equipamentos; Plagiarismo (uso indevido de material de propriedade intelectual de terceiros) é muito propagado (e poucas vezes punido);
  • 16. ComputadorProblemas de SaúdeRiscos óbvios a saúde incluem problemas na coluna devido auma má-postura e exposição excessiva dos olhos à radiaçãoluminosa do monitor que pode ocasionar dor de cabeça,obesidade e LER (lesão por esforço repetitivo).SugestãoPara evitar a maioria dos males provocados pelo uso excessivodo computador, é recomendado fazer um intervalo em cada60 minutos. Assim, o utilizador poderá descansar a vista, fazerum pouco de alongamento e demais atividades que previnamos problemas referidos acima.
  • 17. História dos ComputadoresUm computador, é uma máquina capaz de fazer vários tipos de tratamentoautomático de informações ou processamento de dados.A primeira máquina foi construída por Ediin em 1895 e esta era capaz de somar,subtrair, multiplicar e dividir.Pascaline – Máquina criada por Blaise Pascal ENIAC – Criado em 1946Devido ao facto desta máquina ter sido perdida durante a guerra dos trintaanos, atribuia-se a Blaise Pascal (1623 - 1662) a construção da primeira máquinacalculadora, que apenas fazia somas e subtracções.Muito mais tarde, em 1946 surgiu o ENIAC. Este fazia 5 000 operações porsegundo.Hoje, se fosse feita uma comparação com os computadores actuais, o seu poderde processamento seria menor do que uma simples calculadora de bolso.
  • 18. História dos Computadores - Imagens
  • 19. Tipos de computadorExistem vários termos para descrever computadores.Grande maioria destes envolvem tamanho, tipo de uso ou a capacidade docomputador. O termo computador pode ser aplicado a qualquer dispositivo quepossua um microprocessador, mas a maioria das pessoas imagina umcomputador como um equipamento que recebe dados através do rato outeclado, processa esta entrada e apresenta os resultados num monitor.PC (Personal Computer) – Um computador de uso geral para uso deuma pessoa.Computador de Mesa/Desktop – Um PC que não foi projectado paraser portátil. A maioria apresenta maior potência, espaço dearmazenamento e versatilidade que os portáteis e menor custo.
  • 20. Tipos de computadorLaptop – Também chamados notebooks, estes são computadoresportáteis que integram monitor, teclado, dispositivo de apontamento,processador, memória e disco rígido, operado por uma baterialigeiramente maior que um livro de capa dura.Estação de Trabalho – Um computador de mesa com um processadorpoderoso, memória e capacidade ampliada para executar um grupoexpecífico de tarefas, como gráficos 3D ou desenvolvimento de jogos.Servidor– Um computador melhorado para fornecer ligação acomputadores em rede. Os servidores normalmente têm processadorespotentes, muita memória e discos rígidos enormes.Mainframe – Ou servidor corporativo, são grandes equipamentos a queprocessam milhões de transacções por dia.
  • 21. Tipos de computadorMinicomputadores – Termo raramente utilizado hoje em dia.Os minicomputadores ficam entre microcomputadores (PCs) emainframes (servidores corporativos).Supercomputadores – Este tipo de computador pode custar milhões deEuros. Apesar de muitos supercomputadores serem formados porsistemas únicos, a maior parte é constituida por vários computadoresde alto desempenho trabalhando paralelamente como um sistemaúnico.Wearable – A última novidade da computação são os computadoresque se podem vestir(“Computadores usáveis”). Estes, sãoessencialmente aplicações de computadores (e-mail, Base de dados,multimédia, calendário/agenda) integradas em relógios, telemóveis,roupas etc.
  • 22. Tipos de computadorTablet PC - É um dispositivo pessoal em formato de prancheta que podeser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização defotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimentocom jogos 3D.Este, apresenta uma tela touchscreen que é o dispositivo de entradaprincipal, a ponta dos dedos ou caneta acciona as suas funcionalidades.Atenção - Não deve ser igualado a um computador completo ou umsmartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois.
  • 23. Propostas de Trabalho Grupos Temas Computador de Mesa Estação de Trabalho Laptop Servidor Mainframe Tecnologias Apple Super Computadores Smarthphones e o futuro Tablet PC Smarthphones6
  • 24. Empregado de Mesa 2º Ano Grupos Temas1 – Dulce e Ana Computador de Mesa2 - Lurdes Estação de Trabalho3 - Juvenálio Laptop4 – Paula e Jose Servidor5 – Luis e Pedro Mainframe6 – Marcelino e Dalila Tecnologias Apple7 – Valdemiro e Carlos Super Computadores8 . Catarina e Sara Smarthphones e o futuro9 – Fátima e Paulo Tablet PC10 – João e Manuela Smarthphones 6
  • 25. Tipos de computador - Exemplos
  • 26. Composição de um computadorUm computador é constituido por dois tipos decomponentes:Hardware – Componentes Físicos e Mecânicos doComputador.Software – Informação que faz funcionar ocomputador.
  • 27. Exemplos Software HardwareMicrosoft Office; Teclado;Windows 7; Rato;Notepad; Monitor;Open Office; Webcam;Fifa 2011; Pen;FM 2011; Memórias (RAM,ROM etc.)Internet Explorer; Disco Rígido;Linux etc. Placa Mãe etc.
  • 28. No hardware…Componentes Centrais • Unidade Central de Processamento (CPU); • Memórias Primárias.Unidades Periféricas • Unidades de Entrada (Periféricos de Entrada ou INPUT); • Unidades de Saída (Periféricos de Saída ou OUTPUT); • Unidades de Entrada/Saída (INPUT/OUTPUT).
  • 29. Modelo de Von Neumann (1945) (Esquema representativo do funcionamento de um sistema informático) Unidade Central de Processamento (CPU)Dispositivos de Dispositivos deentrada (Input) saída (Output) Memória Principal (RAM e ROM) Memória Secundária
  • 30. Unidades PeriféricasUnidades de Entrada - > Permitem a comunicação doutilizador com o computador.São dispositivos que enviam dados para o computador demodo a que seja efectuado um processamento posterior.
  • 31. Unidades PeriféricasUnidades de Saída - > Permitem ao utilizador obter dados einformações processadas pelo computador, ou seja, permitema comunicação no sentido do computador para o utilizador.
  • 32. Unidades PeriféricasUnidades de Entrada/Saída - > São dispositivos que permitemfazer a comunicação nos dois sentidos. Utilizador -> Computador -> UtilizadorTrabalho: Indique três dispositivos de: INPUT; OUTPUT e INPUT/OUTPUT.
  • 33. Unidades PeriféricasUnidades de Entrada/Saída - > São dispositivos que permitemfazer a comunicação nos dois sentidos. Utilizador -> Computador -> UtilizadorTrabalho: Indique três dispositivos de: INPUT; OUTPUT e INPUT/OUTPUT.
  • 34. TrabalhoIndique três dispositivos de: INPUT, OUTPUT e INPUT/OUTPUT.
  • 35. Unidades Periféricas Classificação dos Periféricos segundo as suas funções de I/O Input Output Input/Output• Teclados; • Monitores e • Drives de Discos, de• Ratos e outros respectivas placas disquetes, bandasdispositivos de apontar. gráficas; magnéticas etc.• Scanners oudigitalizadores de • Projectores de vídeo e • Placas de som;imagens; de imagens de • Placas de captura e• Cãmaras digitais; computador; exibição de vídeo;• Outros dispositivos deleitura óptica; • Impressoras; • Placas de rede;• Ecrans de toque; • Plotters; • Modems;• Joysticks;
  • 36. Componentes CentraisCPU -> A Unidade Central de Processamento ou CentralProcessing Unit é responsável pela gestão de todo ocomputador.Os principais componentes da CPU são:  O processador  A memória principal ou central (RAM e ROM) Placa Mãe ou Motherboard.  Chipset (microprocessador)
  • 37. Unidade Central de Processamento
  • 38. Unidade Central de ProcessamentoMemória RAM Memória ROM Motherboard ou Placa MãeProcessador
  • 39. MicroprocessadorO microprocessador é um circuito integrado que realiza asfunções de cálculo e tomada de decisão de um computador.Todos os computadores e equipamentos electrónicosbaseiam-se nele para executar as suas funções.
  • 40. Unidades que compõem o microprocessadorUnidade de Aritmética e Lógica (ALU) – É a responsável por executarefectivamente as instruções dos programas, tais como, instruções lógicas,matemática etc.Unidade de Controle – É responsável pelas tarefas a serem realizadas pelocomputador, comandando todos os outros componentes.Registradores – Os registradores são pequenas memórias que armazenamcomandos ou valores que são utilizador no controle e processamento decada instrução. Os registradores mais importantes são:O contador de programa PC () – Sinaliza a próxima instrução a serexecutada;Registrador de Instrução (IR) – Registra a execução da instrução;Unidade de gestão da memória (MMU) – É um dispositivo hardware quetransforma endereços virtuais em físicos e administra a memória principaldo computador.
  • 41. MemóriasRandom Access Memory (RAM) - É a memória de trabalho,onde são introduzidos e guardados temporáriamente osprogramas e os dados usados pelo utilizador a cada sessão.Esta é uma memória volátil, ou seja, o seu conteúdo é perdidoquando a máquina é desligada.Em termos de comparação é como um bloco deapontamentos onde o computador escreve enquando está emfuncionamento.Toda a informação está associada a tarefas de execução apósas quais é retirado o espaço ocupado e associado as tarefasseguintes.
  • 42. MemóriasRead Only Memory (ROM) - Memória só para leitura dememória. Normalmente é utilizada em:  Instruções básicas de comunicação da CPU com os dispositivos de I/O; Configurações de Hardware  Informações referentes à data e hora.Por exemplo a ROM BIOS (Basic Input/Output System)Para manter as configurações da BIOS, é utilizada uma bateriade lítio. Desta forma é possível manter as configuraçõesmesmo com o computador desligado.
  • 43. MemóriasCache - É um dispositivo de acesso rápido, interno a umsistema, que serve de intermediário entre um operador de umprocesso e o dispositivo de armazenamento ao qual esseoperador acede.A principal vantagem na utilização de uma cache consiste emevitar o acesso ao dispositivo de armazenamento (por vezespode ser demorado), armazenando assim os dados em meiosde acesso mais rápidos.
  • 44. BarramentoBarramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitema interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outrosperiféricos.Estes fios estão divididos em três conjuntos:  Via de dados – Onde circulam os dados;  Via de endereços – Onde circulam os endereços;  Via de controle – Utilizada para sincronizar as duas anteriores.O desempenho do barramento é medido através da sua largura debanda (quantidade de bits tansmitidos simultâneamente),geralmente potências de 2:8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, 128 bits etc
  • 45. Memória externa de ArmazenamentoSão dispositivos capazes de armazenar informação. Estagravação pode ser feita virtualmente, utilizando qualquerforma de energia.Um dispositivo de armazenamento poderá reter informação,processa-la ou ambos.Tipos de dispositivos de armazenamento:-Por meios magnéticos (disquetes etc)- Por meios ópticos (CDs, DVDs etc)- Por meios electrónicos (Cartão de memória, pen drive etc)
  • 46. Motherboard ou Placa-mãeA motherboard ou placa-mãe é a componente central do computador.Para que todos os componentes e periféricos funcionem, é necessárioque estejam integrados neste circuito, motivo pelo qual tem o nomede “placa-mãe”.
  • 47. Tipos de SoftwareExistem dois grandes tipos de software: Software de Sistema Software de Aplicação
  • 48. Tipos de SoftwareSoftware de Sistema - É o software essencialmente operativo(Windows, Linux, MS-Dos, MacOS,etc) que consiste numaprimeira camada de software responsável por transformar ohardware num sistema com o qual o utilizador pode interagir.
  • 49. Tipos de SoftwareSoftware de Aplicação – Engloba todos os restantes tipos deprogramas de um computador com os quais o utilizador realizaráas suas tarefas. Exemplos:  Programas de processamento de texto  Folhas de cálculo  Sistemas de Gestão de bases de dados  Programas de desenho  Programas de tratamento de imagem, etc
  • 50. Software de SistemaSistema Operativo – É um conjunto de programas cuja função égerir os recursos do sistema (definir que programa recebe aatenção do processador, memória, etc.)além de fornecer uma interface (serve de intermediário) entre ocomputador e utilizador.Este, é o primeiro programa que a máquina executa após serligada e, a partir de então só deixa de funcionar quando ocomputador é desligado.
  • 51. Estatística dos Sistemas Operativos mais utilizados Fonte: Wikipédia
  • 52. Interface Gráfico2 43 156 7 8 9
  • 53. Legenda1 – Área de trabalho (Pode ser personalizada)2 e 5 – Principais Icones do Ambiente de Trabalho: Atalhos, pastas, etc3 - Reciclagem4 - Icones6 – Botão Iniciar, aqui poderá visualizar e aceder à barra de programas, terminar asessão de trabalho, etc.7 – Barra de tarefas: aqui poderá visualizar permanentemente os botões dosprogramas activos.8 – Barra de Idiomas, onde pode seleccionar a língua activa no Ambiente deTrabalho.9 – Área de Notificação/Aviso ou Área de Estado: para além da hora, dispõe aqui dossímbolos de outros recursos activos no sistema (som, antivirus, gravador de CD ouDVD, etc.) 6
  • 54. Interface Gráfico 2 1 5 6 36 4 7 8 9
  • 55. Legenda1 – Barra de título2 – Conjunto de botões de controlo da janela (minimizar, maximizar, fechar,restaurar).3 – Elevadores (Vertical e Horizontal): barras de deslocamento dos conteúdos dajanela.4 – Ícone do programa activo e título do ficheiro, na Barra de tarefas.5 - Barra de menus6 – Barra de Ferramentas 6
  • 56. Decisões fundamentais na aquisição e/ou remodelação de material informáticoComo compreende, antes de adquirir pela primeira vez materialinformático, convém primeiro: Definir os objectivos – para que quer o computador, osperiféricos, programas, etc. Elaborar em função dos objectivos, uma lista do material aadquirir e das respectivas características (no caso docomputador, qual o tipo de processador, a sua velocidade deprocessamento, a quantidade de RAM, placa de som, quanto aomonitor/ecrã, o tamanho, a definição, a protecção contraradiações, e assim sucessivamente.)
  • 57. Decisões fundamentais na aquisição e/ou remodelação de material informáticoEfectuar uma pesquisa (através da Internet, de revistas deInformática ou directamente no mercado) sobre a melhor relaçãoqualidade/preço para os materiais ou programas a adquirir.Antes de decidir, pode pedir opiniões a pessoas conhecedoras(professores de TIC, por exemplo, familiares ou amigos comexperiência no domínio da Informática, etc.).
  • 58. Decisões fundamentais na aquisição e/ou remodelação de material informáticoFinalmente, deverá ter em conta a possibilidade deactualizações (upgrades) tanto quanto ao hardware comosoftware, a credibilidade da empresa vendedora, nomeadamentena prestação de assistência, a existência demanuais de instruçõese dos programas de instalação dos periféricos (drivers oucontroladores), etc
  • 59. Decisões fundamentais na aquisição e/ou remodelação de material informáticoTarefa:Imagine que trabalha numa empresa relaccionada com o sectordo turismo e pedem-lhe para comprar um portátil para aempresa, dando assim para este fim 1500 Euros.Pesquisando na internet, identifique um possível candidato.Nota: O computador vai ser utilizado para carregar e editarimagens extremamente “pesados” através do softwarephotoshop CS5 (necessita no mínimo de um S.O. 64 bit e 4 RAM).
  • 60. Conceitos Básicos
  • 61. Criação de Atalhos (Método 1)No ambiente de trabalho ou barra de tarefas podemos disporícones representativos das aplicações mais utilizadas.Estes ícones possibilitam aceder aos programas maisrápidamente, daí o nome.Existem duas formas de criar atalhos, que irá ser mostradas napágina seguinte:
  • 62. Criação de Atalhos (Método 1) Criação com botão direito do rato: Clique com o botão direito do rato sobreuma área livre do ambiente de trabalho. Surgirá o menu abaixo. No qualdeverá escolher Novo e, depois atalho. Em seguida apenas tem de escolher o directório seguindo os passosindicados.
  • 63. Criação de Atalhos (Método 2)Outra alternativa é criando através do explorador do Windows. Abra o explorador do Windows a partir do menu Iniciar.Posicione no ficheiro executivo do programa para o qual quercriar o atalho. Em seguida redimensione a janela do Explorador do Windowsde modo a que apenas ocupe uma parte do Ambiente deTrabalho. Seleccione o ficheiro que escolheu e arraste-o para a área doAmbiente de Trabalho. (Exemplo na página seguinte)
  • 64. Criação de Atalhos (Método 2)
  • 65. Modos de VisualizaçãoO windows permite vários modos de visualização: Abre, na barra de menus da janela, a opção Ver. Seleccionedepois a forma de visualização desejada ou então: Na Barra de Ferramentas escolha o ícone Vistas e, em seguidaa opção desejada.
  • 66. Operações com ficheiros e pastasNo windows é possível executar uma grande quantidade de acçõespara cada ficheiro. As acções existentes para pastas são: Cortar/colar – Utilizado para mover um ficheiro para outro directório. Copiar – Utilizado para duplicar um ficheiro no disco. Criar atalho – Utilizado para colocar uma referência ao ficheiro, noutro directório. Eliminar – Utilizado para enviar ficheiros para a reciclagem. Mudar o nome – Utilizado para alterar o nome de um ficheiro. (A extensão também pode ser alterada)
  • 67. Recuperar pastas ou ficheirosSe a eliminação de pastas ou ficheiros foi a última operaçãoque efectuou, poderá anular, escolhendo no menu Editar,Anular.Caso contrário, poderá recuperar através da Reciclagem. Em primeiro lugar, abra a reciclagem com um duplo cliqueno ícone. Em seguida, seleccione o objecto que quer recuperar e,pressionando o botão direito do rato, escolha restaurar nomenu rápido visualizado.
  • 68. Operações com ficheiros e pastasTarefa:Crie uma pasta no ambiente de trabalho com o nome “OlaMundo”, outra com o nome “Ora viva” e outra com o nome“para copiar”.Dentro da pasta “Ola Mundo” crie um ficheiro do tipodocumento de texto com o nome “Disciplina Fantastica” ealtere a sua extensão para txt.Em seguida, digite o texto “Olá mundo, este é o meu primeirodocumento notepad!” guardando-o e em seguida colocando oficheiro oculto.Após realizadas estas tarefas, crie um atalho do ficheiro“paint” no interior da pasta e mova a pasta “Ora viva” paradentro da pasta “Olá Mundo”.
  • 69. Como manter o computador Saudável?Fonte: http://www.pcsaudavel.com/2010/01/24/como-manter-seu-pc-sempre-saudavel ehttp://www.tri.ufrgs.br/docs/como-manter-seu-computador-saudavel
  • 70. Como manter o computador Saudável?Ter o Software de sistema e aplicação sempre actualizado - Muitos virus aproveitam-se de debilidades no software para penetrar nosistema. Como tal, tenha em atenção que é essencial ter principalmente um bomantivirus actualizado e Sistema Operativo. Elimine o que não for necessário- Já existem diversos programas, na sua maioria gratuitos, com a função de realizaruma limpeza no sistema, coletar e apagar todos os arquivos desnecessários,permitindo assim libertar espaço no disco. Desfragmente o disco regularmente - Realize periodicamente a desfragmentação do disco, este é um processoextremamente simples e oferece excelentes resultados, organizando os arquivos eoptimizando o desempenho do sistema.
  • 71. Como manter o computador Saudável?Separe os arquivos do sistema- Coloque os seus ficheiros pessoais (imagens,fotos, música etc) numa drivediferente do S.O. Para evitar perder os seus ficheiros em caso de falha no sistema. Consulte sempre um técnico de confiança- Existem muitos técnicos que fazem uso da má fé, lesando os clientes. Consultealguém de confiança. Faça manutenção e prevenção- Consulte periódicamente o seu técnico para fazer uma revisão do computador.
  • 72. Desfragmentação do DiscoFonte: http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Tudo-sobre-desfragmentacao-de-discos_a9354_z0.aspx
  • 73. Desfragmentação de DiscoA fragmentação ocorre quando os arquivos do disco sãoconstantemente modificados, como tal, estes vão sendoarmazenados em fragmentos cada vez menores.Isto faz com que a leitura e gravação dos mesmos seja muitomais lenta do que se estivesse num único pedaço (estadoinicial).
  • 74. Desfragmentação de Disco (continuação)Caso prático: Suponha que tem 5 arquivos no disco e inicialmente todos os dados estão alojados no seu fragmento.A = proposta1.doc, B = logotipo.jpg, C = despesas.xls, D = apresentacao.xls, E = modulo1.ppt Imagine que adiciona dados a A e D, estes irão ser guardados em novos fragmentos. Agora decidi eliminar C, modificar A e E, modifiquei B, eliminei B, alterei de novo D e finalmente modifiquei A novamente.
  • 75. Desfragmentação de Disco (continuação)Motivo porque a desfragmentação deixa o PC mais rápido.O disco consegue ler e gravar os arquivos contidos num únicofragmento muito mais rapidamente do que arquivosdistribuidos em dezenas ou centenas de fragmentos.Quando desfragmenta uma partição, práticamente todos osarquivos desfragmentados passam para um único fragmento,agilizando o acesso, o que na prática significa maiorvelocidade de trabalho.Portanto, depois da desfragmentação o disco ficaria:
  • 76. Unidades de Medida na Informática
  • 77. Unidades de Medida na InformáticaUnidade Símbolo Valor Múltiplo Equivalente Bit b* - - Byte B* 8 bits 100Kilobyte KB 1024 B 103Megabyte MB 1024 KB 106Gigabyte GB 1024 MB 109Terabyte TB 1024 GB 1012Petabyte PB 1024 TB 1015Exabyte EB 1024 PB 1018Zettabyte ZB 1024 EB 1021Yottabyte YB 1024 ZB 1024
  • 78. Unidades de Medida na InformáticaExercicios:1 - Converta 50 GB em MB2 – Converta 9765534 KB em GB3 - Quantos Bits são 4 MB4 – Quantos TB são 1097 GB5 – Quantos Gb tem 1 MB6 – Converta 1024 EB em ZB7 – Converta 720 MB em KB8 – Converta 25 KB em Bytes9 – Converta 8 Bits em Bytes10 – Converta 9638275582837572195 bits em TB
  • 79. Sistemas NuméricosNa Computação são mais utilizados os sistemas: Binário Decimal Octal HexadecimalCada um destes, apresentando uma faixa de valores, possuiuma aplicação específica dentro da Ciência da Computação.Entre eles é possível efectuar a conversões, como de Bináriopara Decimal, Decimal para Octal ou Octal para Hexadecimal.
  • 80. Sistema BinárioO sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeraçãoem que todas as quantidades se representam com base emdois números, zero e um (0 e 1).Os computadores digitais trabalham internamente com doisníveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeraçãonatural é o sistema binário (1- aceso, 0 - apagado).
  • 81. Sistema DecimalO sistema decimal ou de base 10 é um sistema de numeraçãoonde os dez algarismos indo-arábicos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9servem para contar unidades, dezenas,centenas etc. Da direitapara a esquerda.Contráriamente à numeração romana, os valores temsignificados diferentes conforme a sua posição, assim 111, oprimeiro algarismo significa 100, o segundo 10 e o terceiro 1,enquanto VIII (oito em numeração romana) os três significam1.
  • 82. Sistema HexadecimalO sistema Hexadecimal ou de base 16 é um sistema de numeraçãovinculado à informática devido ao facto dos computadoresutilizarem o byte ou octeto como unidade básica de memória e,como um byte representa 28 = 256 valores e isto segundo oteorema geral da numeração posicional, equivale ao número embase 16, 100 16, dois dígitos hexadecimais permitem representar amesma linha de inteiros de um byte.Em suma, isto é muito útil para a visualização de pedaços damemória, já que permite saber o valor de cada byte.Como o sistema decimal apenas dispõe de dez símbolos, deve-seincluir seis letras adicionais para completar o sistema.O conjunto de símbolos fica, portanto: A = 10; D=13; B = 11; E=14; C = 12; F=15;
  • 83. Sistema OctalO sistema Octal cuja base é 8, ou seja, utiliza 8 símbolos paraa representação de quantidade.Estes símbolos são 0 1 2 3 4 5 6 7.O octal foi muito utilizado em informática como umaalternativa mais compacta ao binário na programação emlinguagem de máquina (assembly).Hoje o sistema hexadecimal é mais utilizado como alternativaao binário.
  • 84. Conversão de Decimal para BinárioPara realizar a conversão utilizamos o método da divisão repetida.Por exemplo a conversão de 1985 em binário seria efectuada:1985/2 = 992,5 1992/2 = 496 0496/2 = 248 0248/2=124 0124/2=62 062/2=31 031/2=15,5 115/2=7,5 17/2=3,5 13/2=1,5 1½= 1Agora retira-se o valor do fim para o princípio, ou seja: 11111000001 (2)
  • 85. Conversão de Binário para DecimalPara direita para a esquerda elevamos a potência e multiplicamospelo código binário identificado por este índice:1 1 1 1 1 0 0 0 0 0 1210 29 28 27 26 25 24 23 22 21 201024+512 + 256 + 128 + 64 + 0 + 0 + 0 + 0 + 0 + 1 = 1985 (10)
  • 86. Conversão de Decimal para HexadecimalPara efectuar a conversão procede-se do mesmo modo:1985/16 sobra 0,0625 * 16 = 1124/16 sobra 0,75 * 16 = 1277 12 1 = 7 C 1 (16)1985 (10) = 7 C 1 (16)
  • 87. Conversão de Hexadecimal para DecimalPrimeiro transforma-se cada dígito Alfabético em número,logo o C passa a 12 e os números ficarão 7,12 e 1.Agora multiplicamos cada valor por 16m, onde m é a casadecimal onde ele se encontra, sendo o dígito à direita 0.(7*162) + (12*161) + (1*160)(7*256) + (12*16) + (1)1792 + 192 + 119857C1 (16) = 1985(10)
  • 88. ExerciciosConverta as bases numéricas:50 10 => _____________2 101 2 => ______________ 10110011 2 => _________10 F 16 =>________________ 2223 10 =>____________16 2048 10 _______________ 27A2 16=> ____________10 14 10 ________________ 1675 10=> _____________2 FFFFFFF 16 _____________ 21001 2=>____________ 10 A7B2CD23 16 ___________ 1016889 10=> __________ 16 00000001000 2 ___________ 10FADA 16 => __________ 10 12111(2) ________________ 16
  • 89. FIM da aulaBom fim de semana

×