Introdução e Fundamentos do Marketing

864
-1

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
864
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Introdução e Fundamentos do Marketing

  1. 1. MarketingCurso Profissional de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade Professor: João Mesquita Realizado por: Daniela Aguiar João Almeida
  2. 2. A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para examinar umaempresa e os factores que afectam seu funcionamento. Este é oprimeiro estágio de planeamento, o que ajuda o empresário focar nospontos principais da empresa. A sigla SWOT representa a primeira letradas palavras, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities eThreats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças). OsPontos fortes e fracos são factores internos da empresa. Oportunidadese Ameaças são factores externos.
  3. 3. Um ponto forte da empresa pode ser: • Vasto conhecimento em marketing, especializado na área. • Um novo produto ou serviço inovador. • A localização da empresa. • Qualidade dos processos e procedimentos. • Qualquer outro aspecto que adicione valor ao seu produto ou serviço.
  4. 4. Um ponto fraco da empresa pode ser: • Falta de conhecimento em marketing. • Produtos ou serviços semelhantes (ex. Em relação a seus competidores). • A localização do seu negócio. • Baixa qualidade de seus produtos ou serviços. • Reputação duvidosa.
  5. 5. A missão da UEN deve reflectir o seu alinhamento com a missão corporativa e, com as devias especificidades, deve obedecer aosmesmos requisitos que os anteriormente vistos a prepósito da missão a nível corporativo.
  6. 6. Esta figura ao lado, pretendedemonstrar as variáveis quepodem influenciar de formadirecta ou indirecta, a organização.
  7. 7. Macro-ambiente (A empresa e todos os outros actores operam num macroambientemaior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa.)As principais forças são: - Demografia; - Economia; - Tecnologia; - Política; - Etc.
  8. 8. Micro-ambiente (A tarefa de admistração de marketing é atrair clientes e relacionar-secom eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, essa tarefa não pode ser realizadaapenas pelos gerentes de marketing).O sucesso deles depende dos: - Consumidores; - Concorrentes; - Canais de Distribuição; - Fornecedores.
  9. 9. Com a evolução dos conhecimentos e a crescente necessidade deadaptação do mercado, surgiram novos conceitos sobre planeamentoestratégico, planos de marketing e de relacionamento com clientes. Omais famoso conceito são os 4 P’s (Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção), muito utilizado no marketing mas que já não retrata com tanta fidelidade todas as fases que o cliente/empresa precisam para lançar e ter sucesso nas vendas do seu produto.
  10. 10. Hoje existem 8 processos globais de Marketing: 1. Pesquisa e Análise Ambiental; 2. Pesquisa e Análise de Marketing; 3. Segmentação, Seleção de Mercado-alvo e Posicionamento; 4. Desenvolvimento de Produtos; 5. Determinação de Valor e de Preços; 6. Gerenciamento de Canais e da Cadeia de Valor; 7. Promoção: Comunicação Integrada de Marketing; 8. Construção de Relacionamento.
  11. 11. http://marketing-essl-10h.blogspot.com/
  12. 12. Após a conclusão deste trabalho, concluímos que o marketing é umconjunto de estratégias fundamentais para o sucesso de uma empresae também para a satisfação do cliente. Através do mesmo, dos seusestudos e análises é possível criar uma maior aproximação entre aempresa e o cliente, havendo uma recolha de informação e de opiniõesdo cliente. Com isto tudo, podemos dizer que o marketing é dasprincipais chaves do sucesso.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×