Hex - Jogo Matemático

1,831 views
1,592 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,831
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
37
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Hex - Jogo Matemático

  1. 1. Hex Uma partida de Hex num tabuleiro 19x19 Autor Piet Hein, John Nash Fabricante Parker Brothers Lançamento 1952Nº de Jogadores 2 Faixa Etária Acima de 4Tempo de Jogo 15 min (tabuleiro 11 x 11) Complexidade BaixaNível Estratégico Alto Tática, Estratégica e Habilidades Posicionamento
  2. 2. O jogo foi inventado pelo matemático dinamarquês Piet Hein, que o introduziu em 1942 no Instituto Niels Bohr. Foiindependentemente reinventado em 1947 pelo matemático John Nash na Universidade dePrinceton. Tornou-se conhecido na Dinamarca sob o nome dePolygon; Nash disse a alguns jogadores que inicialmente chamou o jogo de Nash.
  3. 3. Hex é um jogo de estratégia abstrata quepertence à categoria geral de jogos de conexão. Jogos de "conexão"incluem Omni, Y eHavannah. Todos estes jogos tem diferentes graus de semelhança com o antigo jogo asiático Go.
  4. 4. Cada jogador tem uma cor, vermelho e azul ou branco e preto, sendo convencionais. Os jogadores revezam-se colocando uma pedra da sua cor numa única célula dentro do tabuleiro global de jogo. O objetivo é formar um caminho ligado das suas pedras que liga os lados opostos do tabuleiro marcados com suas cores, antes do seu adversário ligue os seus lados de forma semelhante.
  5. 5. O primeiro jogador a completar a sua ligação ganha o jogo. Os quatro cantos de cada hexágono das bordas pertencem a ambos os lados adjacentes.Uma vez que o primeiro jogador a mover- se em Hex tem uma vantagem distinta, a regra da torta geralmente é implementada por justiça. Esta regra permite que o segundo jogador escolha se quer trocar de posições Configuração de vitória com o com o primeiro jogador após o azul. primeiro jogador fazer o primeiro movimento.
  6. 6. O jogo nunca pode terminar num empate, é um factoprovado por John Nash: a única maneira de evitar que o seu adversário forme um caminho ligado, é também formar um caminho. Noutras palavras, Hex é um jogo determinado.
  7. 7. Dois (grupos de) pedras são seguramente ligados se nada pode impedi-los de estar ligados, mesmo se o adversário tiver a próxima jogada. Um exemplo disto é a ponte. Sejam A, B, C e D os hexágonos que compõem um losango, com A e C sendo o par de não-ligação.Para formar uma ponte, um jogador coloca as pedras em A e C, deixando B e D vazio. Se o adversário coloca uma pedra em B ou D, o hexágono restante pode ser preenchido para ligar as duas O jogador vermelho não pode pedras originais num único grupo. impedir o jogador azul de conectar Esta estratégia é muito útil A e C na próxima jogada. durante todo o jogo.
  8. 8. Dois grupos de pedras são ditos n-ligados se você pode ligá-los com segurança nos n movimentos (ou, mais precisamente, o número de movimentos que você deve fazer para ligar com segurança os dois grupos, menos o número de movimentos do seu adversário faz, é n). Pedras ligadas com segurança, tais como pedras adjacentes, são 0-conectadas. As pontes são também 0- ligadas. O menor n é, o melhor para você.
  9. 9. Um caminho consiste de dois (ou mais) grupos de pedras e um conjunto vazio de pontos, que é o conjunto de hexágonos vazios que são necessários para as ligações dadas. Por exemplo, o caminho da ponte compreende o grupo (membro único) de pedras em A e um outro grupo (membro único) de pedras em C. O conjunto vazio de pontos é feito sobre os hexágonos B e D. Para dois caminhos coexistirem e manterem o nível de ligação que eles têm enquanto independentes, o seu conjunto de pontos vazios não deve conter qualquer um dos mesmos hexágonos (caso contrário, o adversário poderia jogar lá). Dois caminhos 1-conectados podem ser consolidados em conjunto, se os dois grupos de pedras que iniciam e terminam nele são os mesmos e os seus conjuntos de pontos vazios não se sobrepõem.
  10. 10. Um conceito importante na teoria do Hex é omodelo. Os modelos podem ser considerados um tipo especial de caminhos 0-ligados ondeum dos grupos de pedras é a borda que você está a tentar ligar.
  11. 11. As escadas são sequências de movimentos forçados onde as pedras são colocadas em duas linhas paralelas. Elas podem ser consideradas modelos de borda normais e podem ser analisados ​utilizando a análise docaminho da mesma maneira que as pontes, os caminhos, e os modelos possíveis.

×