Efeito estufa

9,307 views
8,909 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,307
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
449
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Efeito estufa

  1. 1. Disciplina: GeografiaProfessora: Anabela CardosoAno Lectivo: 2010/2011
  2. 2. O que é então, o efeito estufa? É um fenómeno natural poissem o efeito estufa viver noplaneta Terra seria impossível,sendo que este gere a “O efeito estufa étemperatura do planeta. um fenómeno Acontece que o Homem, natural,através das inovações, actualmentecomeçou a libertar gases para a agravado peloatmosfera que foram homem.”prejudicar este processo,acabando por reter assim ocalor, e provocar o aumento datemperatura terrestre.
  3. 3. “É um processo que ocorrequando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinadosgases presentes na atmosfera.”
  4. 4. Quais as causas do efeito estufa? O Homem, mesmo inconscientemente, prejudica o meioambiente com uma enorme facilidade, através das novastecnologias, muitas delas, poluentes. Seja a conduzir um automóvel, ou até ao possuir certosfrigoríficos, o Homem contribui para oaumento do efeito estufa. Apesar de algumas das acções“serem” inconscientes, existemaquelas que não o são, muitas vezesfeitas por grandes empresas, através da incineração de resíduos, ou dalibertação de gases tóxicos para aatmosfera.
  5. 5. Como não há propriamente uma divisão das causas, nós fizemos a nossa: Uso de sprays que contêm CFC’s População (no Uso de combustíveis geral) fósseis (combustão destes pelo uso de automóveis) Posse de certos frigoríficos (os quais também contêm CFC’s)Humanidade Incineração de resíduos Despejo de Indústria resíduos tóxicos para rios e mar Libertação de gases tóxicos para a atmosfera
  6. 6. Quais os gases responsáveis pelo efeito estufa? Dióxido de Carbono Metano Ozono Ácido NítricoClorofluorocarbonetos (CFC’s)
  7. 7. Como estão distribuídos esses mesmos gases pelas causas? Gases CausasDióxido de Carbono -> Combustão de combustíveis fósseis (petróleo, gás (64%) natural, carvão) -> Desflorestação Metano -> Campos de arroz (19%) -> Gado -> Lixeiras -> SpraysClorofluorcarbonetos -> Motores de aviões (10%) -> Plásticos -> Solventes da indústria electrónica Ácido Nítrico -> Combustão da Madeira (6%) -> Decomposição de fertilizantes químicos -> Micróbios (Poluição feita pelas:) Ozono -> Fábricas (1%) ->Refinarias de petróleo -> Veículos
  8. 8. E quais as consequências do efeito estufa? Erosão e Degelo dos Subida do inundação de Aquecimento calotes nível das ilhas e áreas Global polares águas costeiras de baixa altitude Adoecimento Aumento da Modificação e (doençasfrequência dos Salinização desapareciment respiratórias fenómenos das reservas o de habitats e cerebrais) emeteorológicos de água doce naturais Migração da extremos população Diminuição Expansão de Aumentos da produçãoBranqueamento doenças dos incêndios agrícolas em de corais tropicais tropicais certas regiões
  9. 9. Consequências já visíveis Furacões e tufões no Mundo no século XX “Eis o que sabemos com certeza: os furacões estão9080 ocorrendo em intensidade e frequência maiores. Os70 dados das companhias de seguro indicam que60 ocorreram 29 tempestades catastróficas na década de50 Nº de 90 [até 1997]. É mais que o dobro do registado na40 furacões e década de 70, que foi de 14. E o ano de 1995 produziu30 tufões mais furacões que toda a década de 60.”2010 Dr. Strykowski 0 1900 a 1949 1950 a 1996 “As últimas décadas do século XX foram as mais quentes em comparação com os últimos 400 anos".
  10. 10. “No futuro, as chuvas fortes podem se tornar mais comuns e mais intensas, gerando mais impactos negativos do que o previsto.” “O manto de gelo da Gronelândiaestá a derreter-se a um ritmo rêsvezes superior ao registada antes de2004» Jianli Chen
  11. 11. Existem soluções para o efeito estufa? Sim, mas embora existam a humanidade não lhes dá o devido valor.Estas são:(a nível da população: ) × Utilização de transportes públicos e bicicletas - de modo a reduzir o consumo de combustíveis fósseis; ×Utilização de veículos e combustíveis mais ecológicos; × Aumentar o uso de energias renováveis; × Não fazer fogueiras ou queimadas em áreas florestais de modo a prevenir o risco de incêndio; × Melhorar os isolamentos térmicos nas casas para evitar perdas de energia; × Consumir energia eléctrica de forma racional; ×Reciclar.
  12. 12. As energias renováveis já são uma alternativa!
  13. 13. O que já foi feito? Para tentar alterar esta situação, inúmeros países têm estabelecidocompromissos de redução das emissões destes gases, como oProtocolo de Quioto . Em Portugal, os limites de emissão de gasesresponsáveis pelo efeito de estufa têm vindoprogressivamente a ser excedidos . É o sector detransportes e o da produção de electricidade emcentrais térmicas que provocam uma maior emissão de gases com efeito de estufa. Como membro da União Europeia, Portugalé obrigado a reduzir esses tipo de emissões até 2010.Pequenos gestos de cada cidadão podem ajudar a inverter a situação.
  14. 14. Trabalho elaborado por: André Alves nº2 Joana Ferreira nº15 Miguel Franco nº 19 Sara Candeias nº24 9ºA

×