Historiando sob diversos olhares
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Historiando sob diversos olhares

on

  • 1,048 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,048
Views on SlideShare
1,048
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
12
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Historiando sob diversos olhares Historiando sob diversos olhares Presentation Transcript

  • O fim da Primeira República e a Era Vargas
  • O período compreendido entre 1919 e 1930 se caracteriza pela crise da política oligárquica. Nadécada de 1920, mudanças significativas abriram espaço para o fortalecimento de novos grupossociais, que reivindicavam participação no poder.O resultado foi a Revolução de 1930, movimento armado que colocou fim na hegemonia das oligarquias, mas não nas estruturas oligárquicas de poder. E tampouco conseguiu efetivar a democratização política do país.
  • O Brasil na década de 1920 Contexto e reivindicações sociais  Política café-com-leite  Política de valorização do café  Grave crise financeira  Nascente burguesia industrial descontente  Grupos sociais diversos exigem maior participação político-econômica
  • A República Oligárquica em criseA insatisfação com o governo A conjuntura de transformações sociais e econômicas caracterizou-se pelo desenvolvimento de indústrias , pela urbanização e pela imigração de europeus.
  • A República Oligárquica em crise O desenvolvimento de indústrias se deveu ao capital gerado pelo café e as iniciativas dos imigrantes.  Necessidade de ferrovias para escoar a produção cafeeira,  Diversificação de investimentos estimulada pela crise do café.  Com a Primeira Guerra Mundial, as indústrias européias concentraram-se na produção bélica, o que diminuiu a concorrência em outros ramos e estimulou a produção nacional.
  • O declínio da República OligárquicaDevido a imigração e ao desenvolvimento de indústrias, dos transportes e dos meios de comunicação (rádio,telégrafo, jornal)as cidades cresceram e ganharam maior relevância
  • Grupos sociais da República Velha A Burguesia industrial: proprietários dos cafezais (barões do café que aplicavam seu lucro em indústrias visando diversificar os investimentos) e imigrantes enriquecidos (antigos importadores). Os operários: Não existiam leis trabalhistas e as condições de trabalho eram péssimas: salários baixos e longas jornadas.
  • Grupos sociais da República Velha A classe média: grupo urbano que se opunha ao regime das oligarquias, tanto pela valorização excessiva do café, quanto pelas fraudes eleitorais, que vedavam a participação desta classe na política. Os latifundiários: política de proteção ao café duramente criticada pelos grupos econômicos não ligados à cafeicultura.
  • O Tenentismo Série de levantes militares que eclodiram na década de 1920. Originou-se da insatisfação de jovens oficiais do Exército (Tenentes) com a política das oligarquias, que não valorizara o Exército. Os tenentes exigiam o voto secreto, o fim da corrupção oligárquica e a centralização política. Também reivindicavam melhores salários e mudanças na estrutura da carreira que dificultava a ascensão aos postos mais altos.
  • Principais levantes tenentistas Revoltado Forte de Copacabana (1922) Revolução Paulista (1924) A Coluna Prestes (1925-1927)
  • Aliança dos tenentes gaúchos e paulistas que decidiram percorrer o interior do Brasil para divulgar os ideais tenentistas e a insatisfação contra as oligarquias. Deslocou-se evitando o confronto com as tropas do governo porA Coluna Prestes 24 mil Km até 1927, quando seus integrantes ( cerca de 1500) se dispersaram.
  • Mapa: Coluna Prestes
  • A Revolução de 1930Fatores: Externo: A Grande Depressão Interno: A quebra da política do café-com-leite “Façamos a revolução antes que o povo a faça!” Antonio Carlos de Andrada (presidente de Minas gerais)
  • A Revolução de 1930 Crise sucessória: formação da Aliança Liberal Washington Luis apoiou o governador de SP, Júlio Prestes, desrespeitando o acordo do café com leite, que previa um candidato indicado por MG. Oligarquias mineiras uniram-se as oligarquias do Rio Grande do Sul e da Paraíba formando a Aliança Liberal. Apoio dos remanescentes tenentistas.
  • Júlio Prestes Aliança LiberalPropagandas eleitorais 1930
  • A Revolução de 1930 Crise sucessória: formação da Aliança Liberal A Aliança Liberal lançou como candidato a presidência, o governador do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas. Para vice, o escolhido foi o governador da Paraíba João Pessoa. A fraudulenta máquina eleitoral das oligarquias deu a vitória ao paulista Júlio Prestes.
  • A Revolução de 1930 Alguns setores da Aliança Liberal não aceitaram o resultado das eleições e começaram a cogitar uma revolução. Assassinato de João Pessoa: estopim para o Golpe. O movimento golpista eclodiu em MG e no RGS e se espalhou pelo país. Em 24/10/1930 os rebeldes cercaram o Palácio da Guanabara e depuseram Washington Luís. Getúlio Vargas assume o Governo Provisório.
  • Setores envolvidos: Oligarquiasdissidentes: queriam participar do governo, sem que houvesse mudanças políticas e sociais profundas. Burguesiaindustrial: queria ampliar a industrialização, mantendo os operários sob controle. Classesmédias e tenentes: defendiam o fim da corrupção, modernização política e econômica que gerasse empregos e economia interna menos dependente da externa Operários: queriam mudanças sociais, melhorias nas suas condições de vida e trabalho, bem como participar da vida política brasileira.
  • Inicia-se a Era Vargas (1930 – 1945)Getúlio Vargas
  • 1930: golpe ou revolução? Revolução ruptura total da ordem e das estruturas (políticas, econômicas e sociais) vigentes. Golpe de Estado tomada do poder de maneira inconstitucional, geralmente pela força. Golpe de 1930 Getúlio e a Aliança Liberal não chegaram ao poder através de eleições, mas com o auxílio militar. Entretanto, não houve alterações significativas nas estruturas de classe do país e nem a substituição dos grupos no poder.