Historiando sob diversos olhares
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Historiando sob diversos olhares

on

  • 2,402 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,402
Views on SlideShare
841
Embed Views
1,561

Actions

Likes
1
Downloads
14
Comments
0

7 Embeds 1,561

http://janah-historiando.blogspot.com.br 1474
http://janah-historiando.blogspot.com 48
http://janah-historiando.blogspot.pt 19
http://www.janah-historiando.blogspot.com.br 15
http://webcache.googleusercontent.com 3
http://www.google.com.br 1
http://janah-historiando.blogspot.fr 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Historiando sob diversos olhares Historiando sob diversos olhares Presentation Transcript

  • REGIMESTOTALITÁRIOS Profª Janayna Lira
  • Conceito Forma de organização do Estado com um regime político onde todo poder se baseia na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade.  Estado total: controle total sobre a sociedade.  Importância do Estado sobre os interesses dos cidadãos.
  • Principais características: Nacionalismo extremado Corporativismo Militarismo Anticomunismo Antiliberalismo combate ao individualismo antidemocrático Unipartidarismo Culto ao líder Propaganda governamental Educação dirigida, censura (controle da sociedade)
  • Nazismo/fascismo: diferenças  O nazismo se diferencia do fascismo italiano devido à noção de uma raça superior. A teoria de superioridade justificava o expansionismo (espaço vital). Além disso, eram racistas, desenvolvendo um intenso ódio e perseguindo judeus, negros, homossexuais, ciganos.
  • A formação dos regimes totalitários Antecedentes: - Fim da Primeira Guerra Mundial - Humilhação da Alemanha (revanchismo) - Itália = “vitória mutilada” - Crise mundial do capitalismo liberal (1929) - Crescimento dos partidos comunistas
  • Por que utilizar o termo fascismo? Termo italiano que remete ao fascio latino O fascio é uma representação de um machado cercado por umFascio feixe de varas que transmite a idéia do poder da união em torno de um líder. Com o fim da 1ª Guerra o termo passou a ser utilizado por Mussolini para descrever o Estado de ânimo dos grupos reunidos ao seu redor.
  • O fascismo italiano “Vitória mutilada” pós Primeira Guerra Monarquia parlamentar Séria crise econômica pós-guerra Crescimento do partido socialista Fundado o Partido Nacional Fascista (1921)  Benito Mussolini, fundador e principal líder fascista  35 deputados fascistas eleitos  156 deputados socialistas (maioria no governo)
  • A Tomada do Poder deMussolini  Em 1922, o rei de Itália, Vítor Emanuel III, pressionado pelas manifestações de força do Partido Fascista, entre as quais destacou-se a “Marcha sobre Roma”, encarregou Mussolini de formar governo.
  • A Tomada do Poder deMussolini  Em 1924, realizaram-se eleições.  Mussolini pôde, assim, tornar-se o senhor absoluto de Itália (Duce: chefe)
  • Culto à Mussolini
  • Nazismo Alemão Derrota humilhante na Primeira Guerra Mundial Crise econômica (crescente inflação, dívidas) Surgimento do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NAZIS): 1919  Principal líder: Adolf Hitler Crescimento dos socialistas nas eleições Tentativa de golpe (1923)  Prisão (Mein Kampf - Minha luta) Crise econômica mundial (1929) Crescimento do Partido Nazista
  • Mein Kampf Obra fundadora do Nazismo
  • A suástica A suástica teria sido usada como referência à suposta origem ariana do povo alemão, aparecendo na bandeira do Partido Nazista desde 1920.
  • A tomada do poder de Hitler  Devido situação alemã, o partido Nazi cresceu rapidamente, apoiado por grandes industrias e devido a uma grande propaganda da rádio e jornais.  Nas eleições de 1932, o Partido Nazi, foi o mais votado e o Presidente da República nomeou Adolf Hitler, Chanceler  (Führer: guia).
  • Propaganda anti-semitaCartaz retratando judeus envolvidos emuma fictícia conspiração para provocar a Esse impressionante cartaz deguerra. Aqui, um judeu estereotipado propaganda difunde a ideia doconspira nos bastidores para controlar as perigo em se ter contato com ospotências aliadas, representada pelos judeus, pois eles além de estarembritânicos, americanos e soviéticos doente disseminariam a Tifo...
  • Culto a imagem do líder