Your SlideShare is downloading. ×
Historiando sob diversos olhares
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Historiando sob diversos olhares

2,332
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,332
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. REGIMESTOTALITÁRIOS Profª Janayna Lira
  • 2. Conceito Forma de organização do Estado com um regime político onde todo poder se baseia na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade.  Estado total: controle total sobre a sociedade.  Importância do Estado sobre os interesses dos cidadãos.
  • 3. Principais características: Nacionalismo extremado Corporativismo Militarismo Anticomunismo Antiliberalismo combate ao individualismo antidemocrático Unipartidarismo Culto ao líder Propaganda governamental Educação dirigida, censura (controle da sociedade)
  • 4. Nazismo/fascismo: diferenças  O nazismo se diferencia do fascismo italiano devido à noção de uma raça superior. A teoria de superioridade justificava o expansionismo (espaço vital). Além disso, eram racistas, desenvolvendo um intenso ódio e perseguindo judeus, negros, homossexuais, ciganos.
  • 5. A formação dos regimes totalitários Antecedentes: - Fim da Primeira Guerra Mundial - Humilhação da Alemanha (revanchismo) - Itália = “vitória mutilada” - Crise mundial do capitalismo liberal (1929) - Crescimento dos partidos comunistas
  • 6. Por que utilizar o termo fascismo? Termo italiano que remete ao fascio latino O fascio é uma representação de um machado cercado por umFascio feixe de varas que transmite a idéia do poder da união em torno de um líder. Com o fim da 1ª Guerra o termo passou a ser utilizado por Mussolini para descrever o Estado de ânimo dos grupos reunidos ao seu redor.
  • 7. O fascismo italiano “Vitória mutilada” pós Primeira Guerra Monarquia parlamentar Séria crise econômica pós-guerra Crescimento do partido socialista Fundado o Partido Nacional Fascista (1921)  Benito Mussolini, fundador e principal líder fascista  35 deputados fascistas eleitos  156 deputados socialistas (maioria no governo)
  • 8. A Tomada do Poder deMussolini  Em 1922, o rei de Itália, Vítor Emanuel III, pressionado pelas manifestações de força do Partido Fascista, entre as quais destacou-se a “Marcha sobre Roma”, encarregou Mussolini de formar governo.
  • 9. A Tomada do Poder deMussolini  Em 1924, realizaram-se eleições.  Mussolini pôde, assim, tornar-se o senhor absoluto de Itália (Duce: chefe)
  • 10. Culto à Mussolini
  • 11. Nazismo Alemão Derrota humilhante na Primeira Guerra Mundial Crise econômica (crescente inflação, dívidas) Surgimento do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NAZIS): 1919  Principal líder: Adolf Hitler Crescimento dos socialistas nas eleições Tentativa de golpe (1923)  Prisão (Mein Kampf - Minha luta) Crise econômica mundial (1929) Crescimento do Partido Nazista
  • 12. Mein Kampf Obra fundadora do Nazismo
  • 13. A suástica A suástica teria sido usada como referência à suposta origem ariana do povo alemão, aparecendo na bandeira do Partido Nazista desde 1920.
  • 14. A tomada do poder de Hitler  Devido situação alemã, o partido Nazi cresceu rapidamente, apoiado por grandes industrias e devido a uma grande propaganda da rádio e jornais.  Nas eleições de 1932, o Partido Nazi, foi o mais votado e o Presidente da República nomeou Adolf Hitler, Chanceler  (Führer: guia).
  • 15. Propaganda anti-semitaCartaz retratando judeus envolvidos emuma fictícia conspiração para provocar a Esse impressionante cartaz deguerra. Aqui, um judeu estereotipado propaganda difunde a ideia doconspira nos bastidores para controlar as perigo em se ter contato com ospotências aliadas, representada pelos judeus, pois eles além de estarembritânicos, americanos e soviéticos doente disseminariam a Tifo...
  • 16. Culto a imagem do líder