Módulo5 ficha de trabalho3
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Módulo5 ficha de trabalho3

on

  • 375 views

 

Statistics

Views

Total Views
375
Views on SlideShare
375
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Módulo5 ficha de trabalho3 Módulo5 ficha de trabalho3 Document Transcript

  • Escola Secundária de SampaioCursos EFA – NSCultura, Língua e ComunicaçãoFormadoraLurdes MeloProposta de Trabalho nº3-Dr3Os mass mediaTrabalho Individual:Elabore um trabalho (PowerPoint ou monografia) sobre o tema Media eInformação. Neste trabalho deve:1Identificar diferentes modalidades de divulgação;A comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos decomunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria dainformação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing,publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações eJornalismo.Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ouobjetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, atelecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (porexemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios decomunicação de massa).A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza ossistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo umainfinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face,Núcleo Gerador – Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Domínio de Referência – Saberes, Poderes e Instituições em Cultura, Língua,Comunicação (DR3)Tema – Media e Informação (MI)Competência – Relacionar-se com os mass media reconhecendo os seus impactosna constituição do poder mediático e tendo a percepção dos efeitos deste naregulação institucional.
  • ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global detelecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas eefectuar algum tipo de troca informacional.Quanto às diferentes modalidades de divulgação, temos a televisão, a internet, a radio,os jornais. No meu caso, o que mais utilizo é a internet, porque é mais fácil encontrar ainformação que procuro.2Compreender a relação entre os vários média;A relação existente entre os vários meios de comunicação social (média) é que todoseles tem como objectivo ou finalidade informar no entanto as estratégias e os meios paratal são diferentes ao passo que na radio o emissor se senta na voz na televisão aestratégia informativa é ou as imagens (para alem da voz) que deve ser apelativa assim aimagem tornasse fundamental tanto na televisão como na internet. No âmbito destapergunta é pertinente falarmos do canal de comunicação e das funções de linguagempois estes são fulcrais para o tema da comunicação. para transportar uma mensagem doemissor ao receptor.COMUNICAÇÃO = Dinâmica de relacionamento entre as pessoas e que pressupõeduas dimensões. O diálogo que estabelecemos conosco próprios e que se chama diálogointrapessoal (de mim para comigo). O diálogo que estabelecemos com qualquer outrapessoa em qualquer nível – familiar, acadêmico, profissional, amizade, afetivo, etc –chamamos de diálogo interpessoal Todo processo de comunicação pressupõe osseguintes elementos:Transmissor ou Emissor = aquele que transmite verbal ou não verbalmente um conteúdode idéias, palavras, expressões e valores que ele deseja que a outra pessoa entenda.Mensagem = corresponde ao conteúdo de idéias, palavras, expressões e valoresenviados pelo transmissor e que serão captados pela outra pessoa.Receptor = aquele que recebe a mensagem, interpreta-a e devolve uma nova mensagemreformulada ao seu transmissor. Neste momento aquele que era o receptor torna-se umnovo transmissor.os canais de comunicação são três:Visual = é pela forma da imagem em que a pessoa processa e interpreta o mundo. Parauma pessoa ou público visual, as informações obtidas do meio ambiente ou de suamente estão voltadas para dados sobre tamanho, proporção, cor, beleza, altura,
  • profundidade, largura, detalhes... Uma pessoa visual é muito observadora no conjunto enos detalhes.Auditivo = é a forma sonora a mais predominante. O auditivo consegue perceber commaior nitidez e facilidade dados vinculados ao som: volume, tonalidade, vocabulário,ruídos, discursos, conversas, discussões. Uma pessoa auditiva presta muita atençãonaquilo que está sendo dito.Cinestésico = é a característica das pessoas muito extrovertidas, que se movimentammuito, que gesticulam com facilidade e que utilizam o corpo (linguagem não verbal)para se expressar.O emissor vai centrar-se no receptor (pois é ele que recebe a mensagem); quanto áfunção da linguagem mais presente neste tipo de comunicação é a referencial ouinformativa (objectiva directa denotativa prevalecendo a 3ª pessoa)3Elabore um anúncio publicitário (ou a análise de um anúncio).Sinta a força de um grande automóvel.Seja ousado!Bom trabalho.