Your SlideShare is downloading. ×
Rádio
Rádio
Rádio
Rádio
Rádio
Rádio
Rádio
Rádio
Rádio
Rádio
Rádio
Rádio
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Rádio

3,982

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,982
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
122
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1.  Os primeiros passos para a descoberta da rádio começaram a ser dados em 1863 em Cambridge – Inglaterra por James Clerck Maxwel .  Este demonstrou teoricamente a provável existência das ondas electromagnéticas.  Maxwell era professor de física experimental, morreu e deixou apenas comprovada matematicamente esta teoria sem a poder comprovar experimentalmente.
  • 2.  A partir desta descoberta outros cientistas interessaram-se pelo assunto.  Um deles foi Henrich Rudolph Hertz, um jovem estudante alemão que impressionado com a teoria de Maxwell, construiu um aparelho em 1887.  Este verificava a deslocação de faíscas através do ar, assim Hertz conseguiu passar energia eléctrica entre dois pontos sem utilizar fios.  As ondas descobertas são as ondas de rádio que também são chamadas de "Ondas Hertzianas“.
  • 3.  Este surgiu por intermédio de Nikola Tesla, um cientista nascido na Sérvia.  Em 1895, o italiano Guglielmo Marconi teve conhecimento das espantosas descobertas de Hertz e do sistema de rádio inventado por Nikola Tesla.  Em 1896, Marconi demonstra o funcionamento dos seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra e foi nesta altura que percebeu a importância comercial da telegrafia sem fios.  Marconi foi o primeiro homem a enviar uma mensagem para o outro lado do oceano e, devido à sua actividade e negócio, contribuiu para que a rádio se desenvolvesse, criando até a primeira companhia de rádio.
  • 4.  Com o objectivo de melhorar o que foi descoberto, surgiram outros cientistas como o Oliver Lodge (Inglaterra) e Ernest Branly (França) que inventaram o "coesor”, um dispositivo que melhorava a detecção das ondas.  No mesmo ano Oliver Lodge inventou o circuito eléctrico sintonizado, que possibilitava a mudança de estação seleccionando a frequência desejada.  Embora Tesla e Marconi tenham feito grandes progressos, a transmissão de sons só foi possível com o aparecimento da válvula de três elementos (tríodo), desenvolvida em 1906 por Lee de Forest.
  • 5.  Esta descoberta da válvula e a sua utilização levou ao estabelecimento de uma ligação radiotelefónica transcontinental, da Virgínia (EUA) para Paris.  Em 1920 surge a primeira emissora norte-americana de que há registo, de nome K. D. K. A.  A partir daqui assistiu-se a uma grande "explosão" de emissoras de rádio e empresas de fabrico de receptores de rádio utilizando válvulas.
  • 6.  Tal como ia acontecendo por todo o mundo, também em Portugal começava a surgir a “febre” da rádio.  A primeira estação emissora nacional profissional surge em Outubro de 1925, de nome CT1 AA, por intermédio de Abílio Nunes dos Santos.  O seu projecto foi prosseguido e desenvolvido por um outro homem Américo dos Santos que fundou então a primeira rádio, a Rádio Graça, em Lisboa.
  • 7.  1930, viria a surgir a primeira rádio no norte do país, a Rádio Sonora.  No entanto, a história da rádio em Portugal fica também marcada em 1975 pela integração de várias rádios no grupo RDP (Radiodifusão Portuguesa).  Com esta integração, durante alguns anos, não foi permitido aparecer novas estações de rádio de âmbito privado, o que levou ao surgimento em 1984 das primeiras emissoras clandestinas, as chamadas " Rádios pirata".  Nos finais do ano de 1988 o governo trava a expansão destas rádios obrigando-as a fechar.  No início de 1989 a nova lei da rádio, permitiu às rádios piratas com melhores condições e equipamentos continuar com as suas emissões normais.
  • 8.  Atinge todos os destinatários, até mesmo os analfabetos.  Chega aos locais mais longínquos, até mesmo onde outros meios de comunicação não conseguem chegar.  Menos dispendioso tanto para o ouvinte, como para quem faz os programas.  Maior susceptibilidade para captar e assimilar a informação.  Sem necessidade de estar sempre a olhar para o aparelho de rádio.
  • 9.  Existe neste método uma relação nula entre o informador e o ouvinte.  A rigidez nos horários de apresentação dos programas emitidos limita os ouvintes.  Na publicidade, não se pode ver os artigos anunciados.
  • 10.  As ondas de rádio, são chamadas de "Ondas Hertzianas" em homenagem ao seu descobridor, Hertz.  As “Ondas Hertzianas” deslocam-se à velocidade da luz, cerca de 300 000 km/s.  Com invenção do transístor em 1947 tornou-se possível construir rádios mais pequenos.
  • 11. De facto a rádio não foi fruto do trabalho de um homem só, mas de muitos dedicados homens de ciência. Justiça se faça a todos que a merecem...e não a um só homem... Escola E.B 2,3 Briteiros Ano lectivo: 2010/2011 Curso: EFA - NS Disciplina: CLC NG: Tecnologias de Informação e Comunicação Trabalho elaborado por: Paula Oliveira, Vincent Vieira e Pedro Silva

×