Your SlideShare is downloading. ×
“Pela graça sois salvos”
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

“Pela graça sois salvos”

13,346
views

Published on

Estudo 06 - As cartas de Paulo III - GL-EF-FP-CL - EBD - JUERP

Estudo 06 - As cartas de Paulo III - GL-EF-FP-CL - EBD - JUERP

Published in: Spiritual

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
13,346
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
55
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses eGalácia Colossenses ÉfesoDiretrizes para Filiposas igrejas primitivasque valem para asigrejas cristãs de hoje Colossos
  • 2. As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses“Pela graça sois salvos”Texto bíblico: Estudo 06 Efésios 1 e 2Texto áureo: Efésios 2.8,9 “ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, édom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
  • 3. A segunda carta de nosso roteiro é a carta aos efésios. Ela foiescrita muito provavelmente entre os anos 62 e 63 d.C. quando o apóstolo esteve prisioneiro em Roma. A carta trata do plano deDeus para propiciar a união em umtempo certo, sob a autoridade de Cristo, de tudo aquilo que existano céu e na terra. Nela o apóstolofala do povo de Deus, os cristãos,como um povo só; menciona mesmo que o Espírito Santo lhes dá o poder para continuarem a viver unidos no amor do Pai; aborda, enfim, a nova vida que os discípulos de Cristo, deveriam tomar por estarem unidos nele.
  • 4. Esta nova vida se exterioriza no melhor relacionamento quetenham uns com os outros. Esta carta, dizem alguns historiadores, como a que foi escrita aos crentes emColossos, também pode ter sido preparada para ser levada a outras igrejas da região. Aliássão três as cartas que tomam o título de "cartas da prisão",pois, devem ter sido escritas na mesma época de Roma: aos efésios, aos colossenses e a Filemom.
  • 5. Paulo vai passar por Éfeso em suasegunda viagem bem ao final dela, mas de maneira rápida (At 18.19-21). Porém, logo no início da terceira viagem ele chega a Éfeso (At 19.1), e deverá entãonela ficar os três anos citados por ele mesmo (At 20.31) fazendo dela o centro propulsor de suasandanças pela região da Ásia e da própria Europa: Macedônia, Grécia, Filipos, Trôade, Mileto, Samos e outras menores, conforme nos registra Atos 19.1 a 20.38. Sua despedida dos crentes em Éfeso é dramática e muito emotiva, por onde podemos ter uma idéia do seu grau de afinidade com aquela igreja.
  • 6. Éfeso era a capital da província romana na Ásia. A cidade mais importante e influente na região da Turquia moderna. Era famosa por ser a sede do culto a Diana, uma deusa da mitologia grega (Artémis), absorvida agora pela mitologia romana. Além do templo de Diana, com suas sacerdotisas virgens e eunucos (jovens emasculados), era também um grande centro comercial. Como igreja cristã se tornou tambémreferência no NT, pois, o apóstoloJoão deve ter ali encerrado o seuministério, e ela mesma viria a ser a destinatária de uma das sete cartas do Apocalipse.
  • 7. Éfeso vai-se tornar um dos maiores centros primitivos docristianismo, principalmente depois da queda de Jerusalém em 70 d.C. Paulo, passou ali três anos, ocasião em que teve que "combater com as feras" como menciona em1Coríntios 15.32. Aliás foi durante sua estada aí que ele escreveu suas cartas à igreja em Corinto.  Mais tarde, João, o apóstolo deve ter sido pastordesta igreja, fato este que Irineu e Eusébio confirmam nos séculos II e III da era cristã. Foi daí que ele teria sidoexilado para Patmos onde escreveria a revelação de Deus a ele, o livro Apocalipse.
  • 8. Vamos abrir as nossas Bíblias nos capítulos 1 e 2 da Carta aosEfésios. Paulo estará nos pregando como acima o faz, por meio de seus escritos. O tema desta carta é um dos mais importantes para a igreja de Cristo e para os crentes especialmente.Poderíamos sintetizá-lo como sendo a “Santidade Cristã” em face do mundo que nos rodeia.
  • 9. Uma saudação inicial – Efésios 1.1-6 1.Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: 2. Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;4. como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5. e nos predestinou para sermos filhos de adoção por JesusCristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6. para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado;
  • 10. Uma declaração extraordinária Efésios 1.7-147. em quem temos a redenção pelo seusangue, a redenção dos nossos delitos,segundo as riquezas da sua graça.8. que ele fez abundar para conosco emtoda a sabedoria e prudência9. fazendo-nos conhecer o mistério dasua vontade, segundo o seu beneplácito,que nele propôs 10. para a dispensaçãoda plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra, 11. nele,digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo oconselho da sua vontade, 12. com o fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo; 13. no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, 14. o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
  • 11. Uma promessa magnífica Efésios 1.15-18 15. Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16. não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, 17. para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Paida glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; 18. sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos,
  • 12. Uma garantia grandiosa Efésios 1.19-2319. e qual a suprema grandezado seu poder para conosco, osque cremos, segundo a operaçãoda força do seu poder 20. queoperou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo -o sentar-se à sua direita nos céus, 21. muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22. e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, 23. que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.
  • 13. Uma bênção extraordinária Efésios 2.1-7 1. Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,2. nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espíritoque agora opera nos filhos de desobediência, 3. entre os quaistodos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne,fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos pornatureza filhos da ira, como também os demais. 4. Mas Deus,sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nosamou, 5. estando nós ainda mortos em nossos delitos, nosvivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6. e nosressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nasregiões celestes em Cristo Jesus, 7. para mostrar nos séculosvindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para
  • 14. Uma afirmação gloriosa Efésios 2.8-138. Porque pela graça sois salvos,por meio da fé; e isto não vemde vós, é dom de Deus; 9. nãovem das obras, para que ninguémse glorie. 10. Porque somosfeitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. 11. Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamados incircuncisão pelos que na carne chamam circuncisão, feita pela mão dos homens, 12. estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus nomundo. 13. Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
  • 15. Uma unidade indissolúvel Efésios 2.14-2214. Porque ele é a nossa paz, o qualde ambos os povos fez um; e, derrubandoa parede de separação que estava nomeio, na sua carne desfez a inimizade,15. isto é, a lei dos mandamentoscontidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz,16. e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; 17. e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; 18. porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. 19. Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20. edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; 21. no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, 22. no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
  • 16. Conclusão 2)O que significa paravocê ser salvo pela graça de Cristo?3)Você tem algum mérito nisso? 4)Se não, porque então sermos chamados a uma vida de retidão?5)O que é que ganhamos com isto? 6)Como você encara a exigência de santidade para o viver?

×