Exemplos bíblicos de discipulado
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Exemplos bíblicos de discipulado

on

  • 15,276 views

Estudo 03 - Discipulado Cristão

Estudo 03 - Discipulado Cristão

Statistics

Views

Total Views
15,276
Views on SlideShare
15,271
Embed Views
5

Actions

Likes
3
Downloads
190
Comments
2

1 Embed 5

http://www.juerp.org.br 5

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Exemplos bíblicos de discipulado Exemplos bíblicos de discipulado Presentation Transcript

  • Discipulado cristão Estudo 03 Exemplos bíblicos de discipulado Texto bíblico: João 1.1-51 Atos 18.1-28 Texto áureo: At 18.23 “ E tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente, pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos ”
  • Introdução (I) João 1.1-18 João Batista, o primeiro exemplo de discípulo, discipulando e discipulador: Depois do hino de vitória de 1 a 14 ele reconhece a soberania de Cristo (15), o que ele significava (16), a sua grandeza maior que Moisés (17) e a sua divindade (18).
  • Introdução (II) João 1.19-34 A humildade do discípulo de Cristo O discípulo de Cristo tem que ser humilde. João Batista teria tudo para não sujeitar-se a Cristo, mas sujeitou-se claramente, a ponto de declarar sua inferioridade, como podemos ler em João 1.26-29.
  • Introdução (III) João 1.35-51 A seleção do discípulo João Batista selecionou dois dos seus; Um deles vai sentir a necessidade de chamar o seu irmão; Um outro vai sentir-se no dever de chamar um seu amigo. João, André e Filipe estabelecem a primeira cadeia multiplicadora do discipulado.
  • Parte I Atos 18.1-11 A prática do discipulado O que João, André e Filipe fizeram vai ser vivido em Corinto por Paulo, Áquila, Priscila, Silas, Timóteo, Tito Justo, Crispo conforme lemos: “ E ficou ali um ano e seis meses ensinando entre eles a palavra de Deus”.
  • Parte II Atos 18.12-17 A autoridade do discipulador Em Corinto, Paulo nos dá um exemplo da autoridade que o discipulador deve ter. Observem pela leitura do texto que o apóstolo não precisou defender-se diante do tribunal.
  • Parte III Atos 18.18-23 A persistência do discipulador Eis outro exemplo a ser copiado pelos discípulos de hoje. Mal encerra a segunda viagem Paulo inicia a terceira: “ E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos”
  • Parte IV Atos 18.24-28 O resultado do bom discipulado Verifiquem a cadeia do bom discipulado: Paulo discipula Áquila e Priscila, que discipulam Apolo, que discipula alguns na Grécia. “… e tendo ele chegado auxiliou muito aos que pela graça haviam crido, pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas Escrituras que Jesus Cristo era o Cristo”
  • Conclusão Fazendo uma auto-análise Que tipo de discípulo é você? João - aponta para Cristo? André - leva o seu irmão? Filipe - mostra ao amigo? Paulo – trabalha junto? Apolo – dedica-se a aprender? Estes são os exemplos bíblicos de discipulado dos quais muito podemos aprender, como discípulos, discipuladores ou discipulandos. Você está disposto?