Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Planejamento de química do 2° ano   1° bimestre
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Planejamento de química do 2° ano 1° bimestre

  • 7,792 views
Published

QUIMICA DO 2° ANO - 1° BIMESTRE 2012.

QUIMICA DO 2° ANO - 1° BIMESTRE 2012.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
7,792
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
182
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ‘ GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI PLANO DE AULA BIMESTRALEscola: Estadual Elesbão LimaEndereço: Av. São João Nº 361 Centro - CEP: 77485-000Telefone: 3358-1184Disciplina: Química Professor: José Antônio PereiraSérie: 2ª Turmas: 2° ano 01 e 02Bimestre: 1º Periodicidade: 24/01 à 25/04/2011 Nº. de aulas: 30 aulasCompetência: • Ser capaz de compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social • Ser capaz de reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem científica Cronograma de Aulas Nº. de Recursos Aulas Conteúdo Objetivo Habilidades Procedimentos metodológicos Didáticos Grandezas químicas Possibilitar aos alunos atividades Utilizar o saber fazer matemático Será colocado um dos objetivos da aula no quadro Quadro branco complementares na forma de exercícios necessário aos cálculos químicos. e que o mesmo poderá permanecer até o final da Pincel atômico Massa para compreensão das conversões das mesma, pois, desta forma o aluno familiarizar-se-á Data show unidades de medidas. Relacionar informações apresentadas melhor aos conteúdos abordados. Notebook Volume Promover um estudo de Tabela Periódica em diferentes formas de linguagem e para calcular a massa molar a partir da representação usadas nas ciências, Em seguida os alunos serão organizados em sala Extensão Mol massa atômica dos elementos químicos. como texto discursivo, gráficos, tabelas, de aula para as apresentações em slides no data Caixa de som relações matemáticas ou linguagem show com o uso do dispositivo Power Point sobre a Pendriver Massa MOLAR Revisar na forma de exercícios as simbólica. Tabela Periódica, para identificação do número Chamex ou . grandezas químicas. atômico e de massa dos elementos químicos, para papel sulfite ADEQUAÇÃO CURRICULAR facilitar os cálculos de massa molar. Livro didático 08 Tabelas Planejar, executar, acompanhar e Depois de assistido as apresentações em slides, avaliar experimentos; reconhecer o seguem as discussões e as demonstrações com Periódicas papel da Química no sistema produtivo, base nos cálculos químicos na forma de exercícios Apagador industrial e rural. de fixação. Os alunos serão divididos em grupos para a resolução de algumas atividades complementares * (elaboradas pelo professor). Não terminado em sala de aula, ficarão como atividades para casa.
  • 2. ADEQUAÇÃO CURRICULAR Serão elaboradas questões com situações problemas que envolvam as grandezas químicas de forma mais superficial. Constante de Revisar os conteúdos relacionados com Interpretar dados qualitativos, Será colocado um dos objetivos da aula no quadro e Quadro branco Avogadro massa molar, mol, massa para estimativas e medidas. que o mesmo poderá permanecer até o final da Pincel atômico compreender os cálculos mesma, pois, desta forma o aluno familiarizar-se-á Data show Dispersão e estequiométricos aplicando assim a ADEQUAÇÃO CURRICULAR melhor aos conteúdos abordados. Notebook suspensão Constante de Amadeo Avogadro. Relacionar informações apresentadas Quanto aos conteúdos sobre soluções e suas Extensão Solubilidade Possibilitar aulas multimídias (vídeos, em diferentes formas de linguagem e classificações serão apresentadas em aulas de Caixa de som apresentação de slides no power point) representação usadas nas ciências, multimídias (vídeos, power point e Word), Pendriver para mostrar em uma esfera micro e como texto discursivo, gráficos, tabelas, despertando nos alunos interesse e força de Livro didático macro as partículas de um soluto em relações matemáticas ou linguagem vontade de aprendizagem. Vidrarias de solução. simbólica. laboratórios Depois os alunos serão divididos em grupos, e que (copo de Revisar com atividades experimentais que cada grupo receberá uma atividade prática toda solução é uma mistura, mas nem (solução) para pesquisa-ação usando o LABIN e béquer, funil toda mistura é uma solução. BIBLIOTECA para depois demonstrar (usando a de criatividade) aos demais colegas segundo decantação, Promover na prática miniaulas para cronograma do professor. pipeta, identificação e classificação dos tipos de proveta, soluções (diluída, saturada, concentrada, Sugestão aos grupos: o grupo poderá filmar seus baqueta, funil,08 supersaturada), para posteriormente testes experimentais em casa e se possível depois Erlenmyer, interpretação gráficas (curvas) das farão sua exibição em sala de aula para todos. soluções. entre outros). Logo após o conteúdo será revisado por meio de Líquidos: resolução de exercícios de fixação sobre cálculos água, óleo, estequiométricos (Constante de Avogadro) e gasolina, solubilidade. álcool, éter, leite, vinagre, Serão elaboradas listas de atividades complementares ao do livro didático sobre as entre outros. grandezas químicas e solubilidade para revisar bem Câmera digital os conteúdos trabalhados neste período de aulas. Laboratório de Informática ADEQUAÇÃO CURRICULAR Biblioteca Junto aos alunos da turma serão realizadas atividades práticas sobre solubilidade, promovendo assim melhores entendimentos de tal conteúdo (solução diluída, concentrada e saturada para o Aluno) e para os demais mostrarei outros tipos de soluções.
  • 3. Unidades de Revisar as unidades de medidas para Compreender relações de Será colocado um dos objetivos da aula no quadro e Quadro branco Concentração relacionar com as concentrações das proporcionalidades e praticar o que o mesmo poderá permanecer até o final da Pincel atômico soluções. raciocínio proporcional. mesma, pois, desta forma o aluno familiarizar-se-á Concentração melhor aos conteúdos abordados. Data show comum Possibilitar um estudo detalhado das Interpretar dados qualitativos, Notebook concentrações por meio de embalagens estimativas e medidas. A sala de aula será organizada em seu formato para Título em massa ou de produtos comerciais para que todos tenham uma boa visão do mercadinho Extensão fração em massa compreensão dos cálculos químicos em que será montado. Partindo daí, as unidades de Caixa de som cada concentração. medidas serão revisadas para efetuar os cálculos Concentração em . das concentrações, como por exemplo, pacote de Pendriver mols por litros ou sucos, que apresentam a massa e o volume, desta Livro didático molaridade. forma pode ser feito o cálculo da concentração comum desta solução. Câmera digital Vidrarias de Blocos de exercícios de fixação serão apresentados em slides no power point em outros momentos para laboratórios revisar tais conteúdos trabalhados, com participação Embalagens ativa dos alunos.14 de produtos No final de todo o capítulo uma revisão será feita químicos com abordagem didática sobre as propostas de exercícios que o livro didático apresenta na forma comerciais de slides ou vídeos químicos, procurando amenizar as aulas que se tornam cansativos. Estes conteúdos sempre serão revisados nas diversas formas de trabalhos e exercícios objetivando atender as habilidades propostas, até porque são muitas unidades de medidas e que cada concentração tem o seu modelo químico para efetuarem-se os cálculos. ADEQUAÇÃO CURRICULAR Será pedido que traga de casa embalagens de produtos químicos para trabalhar a concentração comum, mostrando a relação massa e volume.
  • 4. Avaliação: Os alunos serão avaliados da seguinte maneira: avaliação conceitual (formativa): prova bimestral com questões objetivas e subjetivas com valor de 6,0 pontos;avaliação procedimental: através de 02 trabalhos escritos, com valor de 1,0 ponto cada um, totalizando 2,0 pontos e avaliação atitudinal: através da observação das atitudes eparticipação de cada aluno durante as atividades desenvolvidas em sala de aula e extraclasse, com pontuação de 2,0 pontos.Bibliografia: • www.sbq.org.br • www.iupac.org/news/index.html • www.matrix.com.br/peixe/ • www.google.com.br • FELTRE, Ricardo. Química. 5 ed. v. 1,2 e 3. São Paulo: Ed. Moderna. • Tito & Canto. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Ed. Moderna. • Usberco e Salvador. Química. São Paulo: Ed. Saraiva. • Química e Sociedade: volume único, ensino médio / Wildson LuizPereira dos Santos, Gerson de Souza Mol, (coord.). – São Paulo: Nova Geração, 2005. • Fonseca, Martha Reis Marques da. Química Integral: ensino médio: livro único / Martha Reis – Nova Ed. – São Paulo: FTD. 2004. • Carvalho, Geraldo Camargo de, 1924 – Química moderna / Geraldo Camargo de Carvalho. _ São Paulo: Scipione, 1997. Dueré – TO, 27 de fevereiro de 2012. __________________________ ________ __________________________________ José Antônio Pereira Professor de Química Coordenador (a) Pedagógico(a)