Avaliação de química do 3° bimestre 3° anos - av4

9,789 views
9,423 views

Published on

LISTA DE EXERCICIO DE QUÍMICA ORGÂNICA, SOBRE AS FUNÇÕES OXIGENADAS E NITROGENADAS.

DIVIRTAM-SE!!!

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,789
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
76
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Avaliação de química do 3° bimestre 3° anos - av4

  1. 1. CENTRO DE ENSINO MÉDIO ARY RIBEIRO VALADÃO FILHO VALOR Telefone: (63) 3312-4383 4,0 Site: www.cemarizinho.com.br Aluno (a): ______________________________________________ Nº ______ __________ Ano/Turma: _______ Data: ____/____/_____Disciplina: Química Valor obtido Professor (a): José Antônio Pereira Curso: Ensino Médio Regular Orientações Importantes  Leia atentamente o comando das questões antes de responder.  A avaliação deve ser respondida com caneta azul ou preta.  Questões objetivas que forem rasuradas não serão corrigidas.  Não use corretivo. O uso do corretivo será considerado rasura e implicará na anulação da resposta.  Não empreste nem solicite emprestado material de avaliação (caneta, lápis, borracha, régua, etc.).  Ao terminar a avaliação, releia com atenção tudo o que você respondeu.  Cada questão objetiva tem o valor 0,4 e há somente uma alternativa correta.  Não é permitido usar calculadora ou similar para realizar cálculos. Aguardente de qualidade é sinônimo de tradição. O alambique de cobre, as técnicas de envelhecimento na madeira, o uso do fubá para a fermentação e a seleção da cachaça considerada nobre durante a destilação são algumas tradições às quais os produtores fazem questão de manterem-se fiéis. Mas a crescente demanda interna e externa exigiu que o setor se profissionalizasse e o uso de novas tecnologias tornou-se imprescindível. O aprimoramento da produção e comercialização da cachaça, antes feita em pequena escala, nos fundos de quintal, é hoje uma necessidade na corrida pelaQUESTÃO conquista do mercado, principalmente o externo. 01 Disponível em <http://revista.fapemig.br/materia.php?id=140> Acessado dia 12 jan 2010 E essa “conquista de mercado” somente pode ser almejada tendo como garantia a qualidade da bebida. VALOR Para tanto a cachaça deve ser submetida a um conjunto de procedimentos de análise. As análises 0,4 compreendem o teor alcoólico, a densidade, o exame organoléptico, os níveis de cobre, metanol, ésteres, aldeídos e álcoois superiores, e acidez e açúcares totais. Assinale a alternativa que apresenta um componente que NÃO consta na relação de itens a serem averiguados nos procedimentos de controle da qualidade da cachaça. a) CH3OH b) CH3CH2OCH2CH3 c) CH3(CH2)6OH d) CH3CH2COOCH3 e) CH3COH Observando-se a fórmula estrutural da adrenalina, é possível identificar grupos funcionais relativos às funções encontradasQUESTÃO numa das opções a seguir. Assinale-a. 02 a) Cetona, álcool e amida. VALOR b) Aldeído, fenol e éter. 0,4 c) Enol, amida e fenol. d) Fenol, amina e éter. e) Fenol, amina e álcool. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufsm) A(s)questão(ões) a seguir refere(m)-se a uma visita de Gabi e Tomás ao supermercado, com oQUESTÃO objetivo de cumprir uma tarefa escolar. Convidamos você a esclarecer as dúvidas de Gabi e Tomás sobre a 03 Química no supermercado.Tomás portava um gravador e Gabi, uma planilha com as principais equações químicas e algumas fórmulas estruturais.
  2. 2. Na saída da seção de "frutas e verduras", Tomás lembrou a Gabi a tarefa de extrair uma substância que contivesse, em sua estrutura, os grupos fenol e aldeído. Qual das espécies a seguir Gabi deve escolher? VALOR 0,4 (Ufv) O gás de cozinha é uma mistura em que predomina o hidrocarboneto CH3CH2CH2CH3. O nome deste alcano é:QUESTÃO 04 a) isobutano. b) isopropano. c) dimetiletano. VALOR d) butano. 0,4 e) metilpropano. (Unirio) A procaína utilizada como um anestésico de ação local apresenta uma fórmula estrutural representada na figura a seguir: Com base nessa fórmula estrutural, pode-se afirmar que asQUESTÃO funções orgânicas presentes nessa substância são: 05 a) amina primária, cetona e éter. b) amina primária, amina terciária e éster. VALOR c) amina terciária, amida e éster. 0,4 d) amida, cetona e éter. e) amina, éter e éster. (UFPI)Amburosídeo (Phytochemistry 50, 71-74, 2000), cuja estrutura é dada abaixo, foi isolada de Amburana cearensis(imburana-de-cheiro ou cumaru) na busca pelo princípio ativo responsável pela atividade antimalárica da mesma. Escolha a alternativa que apresenta quatro funções orgânicas presentes noAmburosídeo B.QUESTÃO a) Fenol; Cetona; Ácido carboxílico; Álcool. 06 b) Cetona; Éter; Éster; Álcool. c) Cetona; Éter; Ácido carboxílico; Álcool. VALOR d) Fenol; Éter; Éster; Álcool. 0,4 e) Fenol; Cetona; Éter; Álcool. (UFPI)Os aromas da banana e do abacaxi estão relacionados com as estruturas dos dois ésteres dados abaixo. Escolha a alternativa que apresenta os nomes sistemáticos das duas substâncias orgânicas.QUESTÃO 07 VALOR 0,4 a) Acetilpentanoato e Etilbutanoato. b) Etanoato de pentila e Butanoato de etila. c) Pentanoato de etila e Etanoato de butila. d) Pentanoato de acetila e Etanoato de butanoíla. e) Acetato de pentanoíla e Butanoato de acetila.
  3. 3. Considere as seguintes substâncias:QUESTÃO 08 eas seguintes funções químicas: VALOR a – ácido carboxílico. d – cetona. 0,4 b – álcool. e – éster. c – aldeído. f – éter. A opção que associa corretamente as substâncias com as funções químicas é: a)I - d ; II - c ; III - e ; IV - f. b) I - d ; II - c ; III - f ; IV - e. c) I - c ; II - d ; III - e ; IV - a. d) I - a ; II - c ; III - e ; IV - d. e) I - c ; II - d ; III - f ; IV - e. (UEMS) Os feromônios são substâncias químicas usadas na comunicação natural entre indivíduos da mesma espécie.A tabela ao lado mostra a estrutura química de algumas moléculas usadas como feromônios por formigas. Em relação às substâncias mostradas na tabelaQUESTÃO é incorreto afirmar que: 09 a) o feromônio de trilha das formiguinhas de jardim é um hidrocarboneto. VALOR b) o feromônio de alarme (no caso de luta) 0,4 da formiga longinoda é o 1-hexanol. c) o feromônio da formiga longinoda ao preparar-se para a luta é uma cetona. d) o feromônio de alarme da formiga longinoda ao pressentir perigo de morte é o Fonte: Quadros, A. L. Química Nova na Escola. n.7, p.710, 1998. 6-hexanal. e) uma das substâncias listadas na tabela é o n-undecano. (UFLA MG) Um grande número de compostos orgânicos contém oxigênio em sua estrutura, formando diferentes classes funcionais. Alguns grupos funcionais oxigenados estão representados a seguir. O O O C C OH C C H OH O CQUESTÃO 10 I II III IV VALOR 0,4 Assinale a alternativa que apresenta as classes funcionais dos grupos I, II, III e IV, respectivamente. a) Éster, álcool, aldeído, ácido carboxílico. b) Álcool, aldeído, cetona, éter. c) Cetona, álcool, éter, aldeído. d) Aldeído, ácido carboxílico, éster, éter. e) Aldeído, álcool, ácido carboxílico, éster.

×