Your SlideShare is downloading. ×
Webgincana do Renascimento
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Webgincana do Renascimento

10,698
views

Published on

Webgincana baeada no Renascimento cultural europeu ocorrido entre os séculos XIV a XVI e que envolveu o mundo das artes, das letras, da filosofia e da política a partir do referencial da cultura …

Webgincana baeada no Renascimento cultural europeu ocorrido entre os séculos XIV a XVI e que envolveu o mundo das artes, das letras, da filosofia e da política a partir do referencial da cultura greco-romana no contexto da baixa Idade Média.

Published in: Technology

2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
10,698
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
269
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Webgincana: Renascimento Introdução Ao final da Idade Média, a Europa assistiu ao esgotamento e conseqüente superação de muitas das estruturas feudais. As extraordinárias experiências criadas no contexto das cruzadas, do comércio com o Oriente, das Pestes e das Guerras cobraram o seu preço ao mundo medieval. Posteriormente ao século XIV, grandes mudanças alterariam para sempre a realidade européia. São os entusiásticos séculos da Idade Moderna (1453-1789), que iniciam com o Renascimento.
  • 2. Desafio É bom saber que: - Os monitores irão dizer quantas equipes deverão ser formadas e como cada um de vocês escolherá a sua turma. As equipes deverão adotar um "nome de guerra", pelo qual serão conhecidas durante a gincana; - Cada equipe deverá escolher um líder. Só o líder poderá comunicar as respostas e entregar resultados de atividades e missões para os monitores; - Nesta WebGincana , vocês deverão encontrar informações na internet e realizar algumas atividades e missões. Há questões que valem mais pontos que outras. Não é preciso respondê-las na ordem em que aparecem. É bom que as equipes se organizem e procurem ganhar o máximo de pontos no menor tempo possível. Leiam todas as questões antes de começar a responder; - As informações necessárias para vencer o desafio podem ser encontradas na lista de sites do item Recursos . Os monitores irão dizer quantos e quais computadores estarão à disposição de cada equipe; - Reparem que no final de cada questão há uma informação de quanto ela vale. Para saber mais sobre os critérios de pontuação, é bom dar uma olhada no item Avaliação . Boa sorte!
  • 3. Questões 1 – Quais as principais características do feudalismo? (2 pontos) 2 – O que foram as Cruzadas, a Peste Negra e as Revoltas Camponesas? (5 pontos) 3 – Por que a Idade Média é, por muitos, referida como “A noite dos mil anos” ou “Idade das Trevas? (5 pontos) 4 – Dentre os grandes pintores da Idade Média, destacam-se o holandês Hieronymus Bosh e o flamengo Jan Van Eyck. Busque 2 imagens de cada um destes pintores e reproduza em desenho uma das obras. (10 pontos) 5 – Um dos grandes fatores que estão envolvidos na transição da Idade Média para a Idade Moderna é um importante momento cultural denominado Renascimento. O que foi o Renascimento, e onde e em quais circunstâncias ocorreu? (10 pontos)
  • 4. Questões 6 – Mencione as características gerais do Renascimento. Em quais áreas do conhecimento humano ele atuou? (5 pontos) 7 – O que é teocentrismo e o que é antropocentrismo? De que forma o antropocentrismo está vinculado à Idade Moderna? (5 pontos) 8 – Qual era a posição da igreja antes e depois Renascimento? (5 ponto) 9 – Por que podemos dizer que Leonardo da Vinci é um artista típico do Renascimento? (10 pontos) 10 – Cite 2 nomes de autores de cada uma das seguintes áreas do conhecimento humano no Renascimento: (10 pontos) Filosofia; Literatura; Arquitetura.
  • 5. Questões 11 – O Renascimento se expandiu por quase toda a Europa. Na Alemanha, dois de seus principais representantes no campo das artes foi o pintor, gravador e desenhista Albrecht Dürer (1471-1528) e o pintor e artista gráfico Lucas Cranach (1472-1553), que uniram os preceitos renascentistas às tradições artísticas alemãs, como o gótico. Busque 2 imagens de trabalhos de cada um destes artistas e cite suas características. (20 pontos). 12 – Quem eram os mecenas? (2 pontos) 13 – Michelangelo é outro grande nome do Renascimento Italiano. Cite três de seus trabalhos faça uma descrição relacionando-os aos princípios estéticos deste movimento. (30 pontos) 14 – A superação dos conceitos estritamente religiosos do pensamento medieval abriu espaço para inúmeros progressos políticos e científicos. Neste sentido, Johannes Gutenberg (1397-1468) e Galileu Galilei (1564-1642) fizeram grandes inovações em suas respectivas áreas. Quais foram? (30 pontos) 15 – O que foram as reformas religiosas? (50 pontos)
  • 6. Recursos As respostas para todas as questões desta WebGincana podem ser encontradas nos seguintes sites: suapesquisa / idade média historiadaarte / renascimento renascimento. clio historianet suapesquisa - renascimento wikipedia - renascimento nomismatike - renascimento culturabrasil - a renascença tg3 - renascimento brasilescola - renascimento edukbr - artemanhas sergiosakall - artistas ( bosch ) renascimento.com. br mundosites - artes plásticas (renascimento) tg3 - renascimento cultural carlosc - renascimento cultural klepsidra - renascimento atibaia - artes ( renacimento ) professordehistoria - resumos (renascimento) historiadomundo - idade moderna / renascimento
  • 7. Avaliação Ganhará os pontos indicados em cada questão a equipe que entregar primeiro a resposta correta e, quando for o caso, o resultado da atividade ou da missão. As demais equipes ganharão 80% dos pontos se chegarem em segundo lugar, ou 50% dos pontos se chegarem nas demais posições. Os resultados obtidos em cada questão serão imediatamente anotados no placar que os monitores colocarão na sala da WebGincana. A equipe vencedora ganhará um prêmio ou um brinde que será definido pelos monitores.
  • 8. Conclusão A partir do estudo do Renascimento, vimos quão vastos e cheios de implicações são os acontecimentos da Idade Moderna. Como um dos momentos mais importantes da história da civilização ocidental, o Renascimento foi um passo imenso no progresso intelectual da humanidade, e tornou-se base para muito do que esta é hoje. Ao estudarmos esta parte da história podemos ter uma boa compreensão dos caminhos que o Homem tomou até os dias atuais, e com nossa análise crítica, estabelecermos nossa própria visão sobre os resultados de tantos progressos que definiram a Idade Moderna até a nossa era contemporânea.