Your SlideShare is downloading. ×
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Meditacao do Terco
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Meditacao do Terco

9,871

Published on

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
9,871
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
173
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. RECITAÇÃO DOTERÇO“Rezem o Terço todos osdias, para alcançarem aPaz para o mundo eo fim da guerra”Nossa Senhora de Fátima,13 de Maio de 1917IGREJA DO SOBREIRO
  • 2. INÍCIO DA RECITAÇÃO DO TERÇOEm nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. ÁmenMeu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.Peço-Vos perdão para os que não crêem,não adoram, não esperam e não Vos amam. (3 vezes)Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. ÁmenSantíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo,adoro-Vos profundamentee ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue,Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo,presente em todos os sacrários da terra,em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferençascom que Ele mesmo é ofendido.E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coraçãoe do Coração Imaculado de Maria,peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
  • 3. MISTÉRIOS GOZOSOSSegunda-feira1.º Mistério: A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora"Ave, ó cheia de graça! O Senhor é contigo". Maria ficou perturbada com estaspalavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: “Não temas,Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz umFilho, a quem porás o nome de Jesus.” (Lc. 1, 26-23)Como é admirável este momento, em que Deus Se fez carne no ventre sagradode Nossa Senhora! Para Se fazer semelhante a nós, o Altíssimo escolheu naTerra uma Mulher, entre todas a mais santa e a mais humilde. Apesar de per-turbada com as palavras do Anjo, Maria abandona-Se por completo à VontadeDivina e responde: “ Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossapalavra”. Foi com este “Sim” de Nossa Senhora que se iniciou a obra da Reden-ção. E a Virgem, porque muito Se humilhou e Se sujeitou perfeitamente àvontade de Deus, foi exaltada acima de todas as criaturas.Peçamos, por intercessão da Virgem Cheia de Graça, que toda a nossa vidaseja um “sim” à vontade de Deus.
  • 4. 2º Mistério: A Visita de Nossa Senhora a Sua prima, Santa IsabelMaria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamentepara a montanha, em direcção a uma cidade de Judá.Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o meninosaltou de alegria no seu seio. Isabel ficou cheia doEspírito Santo e exclamou em alta voz: "Bendita és tuentre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Edonde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meuSenhor? Feliz és tu, porque acreditaste.” (Lc. 1, 39-45).A Santíssima Virgem, ao saber pelo Anjo da gravidezde Sua prima já de idade avançada, parte rapidamentepara a auxiliar. Ao chegar, a voz de Maria faz estremecer São João no seio damãe, como se tivesse sentido a presença dAquele que João iria anunciar aIsrael. Pelos lábios de Santa Isabel, a Virgem é proclamada bendita, por teracreditado em tudo o que Lhe foi dito da parte do Senhor.Peçamos, por intercessão desta Mãe bendita, que sejamos capazes de imitar oSeu exemplo de caridade, indo ao encontro dos que mais precisam da nossaajuda física ou espiritual.3º Mistério: O Nascimento de Jesus em BelémJosé pôs-se a caminho da cidade de David, chamadaBelém (…) Enquanto ali se encontravam, chegou o diade Ela dar à luz e teve o seu filho primogénito. Envol-veu-O em panos e deitou-O numa manjedoura. (Lc. 2,4-7).O Verbo fez-Se carne e nasceu em Belém, na pobrezade uma gruta fria e o Seu berço foi uma manjedourapara animais. Neste humilde cenário, Maria cuida deum Menino que é anunciado por Anjos, adorado porpastores e venerado por Magos do Oriente. Ela sabeque o Seu filho é especial. O Seu filho é o próprio Deus.Peçamos, neste mistério, à Mãe do Autor da Vida que, à Sua semelhança, aco-lhamos e respeitemos sempre o dom e o valor da vida humana, desde a con-cepção até à morte natural.
  • 5. 4º Mistério: A Apresentação de Jesus no TemploSimeão tomou Jesus nos braços e disse a Maria, Suamãe: "Eis que este menino está destinado a ser sinalde contradição, a fim de serem revelados os pensa-mentos de muitos corações. E uma espada trespassa-rá a tua alma" (Lc 2, 22-35).Segundo a Lei, o filho primogénito devia ser consa-grado ao Senhor e a mulher deveria oferecer umsacrifício para se purificar, após dar à luz. Assim,Maria, juntamente com Seu esposo São José, apresen-ta o Seu primeiro e único filho no Templo. A Mãe deCristo, concebida sem pecado original e apesar de conservar a Sua pureza evirgindade após o parto, quis cumprir a Lei da purificação em sinal de obe-diência e humildade.Peçamos a esta Mãe Puríssima que nos faça viver cada vez mais nestas virtu-des de obediência a Deus, pureza no corpo e na alma e de humildade, tãoesquecidas nos dias de hoje.5º Mistério: A Perda e o Encontro de Jesus no Templo de JerusalémEncontraram Jesus no Templo, sentado entre os douto-res, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai eeu andávamos aflitos à tua procura!» Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que deviaestar em casa de meu Pai?» (…) (Lc. 2, 42-51)Na perda de Jesus, Maria experimenta mais uma dorno Seu coração de Mãe. Depois de O procurar, encon-tra o Menino no Templo a ocupar-Se das coisas deDeus. Assim também Ela age connosco, quando per-demos Jesus das nossas vidas e nos afastamos de Deus e da Igreja.Ofereçamos este mistério por aqueles que se afastaram de Jesus, para que aEle regressem e pelos que nunca O encontraram, para que O conheçam, Oadorem e se salvem.
  • 6. MISTÉRIOS DOLOROSOSTerça e Sexta-feira1º Mistério: A Agonia de Jesus no Jardim das OliveirasTomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Jesus começou a entriste-cer-Se e angustiar-Se. Disse-lhes, então: “A Minha alma está numa tristeza demorte. Ficai aqui e vigiai comigo”. Afastou-Se um pouco e prostrando-Se com aface por terra, disse: “Pai, se é possível, afasta de Mim este cálice! Todavia nãose faça o que Eu quero, mas o que Tu queres.” (Mt 26, 36-39).Jesus sofreu verdadeiramente a angústia da agonia. Perante a proximidade damorte, rezou ao Pai e abandonou-Se totalmente à Sua vontade. Na noite queantecedeu o Seu sacrifício, Cristo pensou em cada um de nós. Ele sabia queprecisava de beber o cálice amargo da Paixão para nos salvar. Foram os nossospecados que afligiram tanto este Homem Sofredor, assim como foi o Seu amorque O levou a entregar-Se para nos livrar das culpas.Peçamos à Mãe Dolorosa para nos dar a graça de dizermos sempre “Sim” àvontade de Deus, mesmo nos momentos de maior aflição.
  • 7. 2º Mistério: A Flagelação de JesusPilatos foi ter com os judeus e disse-lhes: “Não encon-tro n’Ele culpa alguma. Quereis que vos solte o Rei dosjudeus?”. Mas eles gritavam: “Solta antes Barrabás.”Pilatos perguntou: “E que faço com este homem?”. Osjudeus gritaram: “Crucifica-O!”. Então, Pilatos man-dou levar Jesus para ser flagelado (cf. Jo 18, 33-40; 19,1)Pilatos, mesmo sabendo que Jesus era inocente, con-denou-O. Preso a uma coluna, Jesus sofreu o castigoda flagelação, tendo sido açoitado violentamentecom chicotes por dois soldados, ficando o Seu corpo com inúmeros ferimen-tos. Neste momento de dor, Jesus tudo oferece pela salvação da humanidade.Tudo suporta para nos livrar do mal e do pecado.Peçamos à Virgem das Dores que suscite em nós um verdadeiro arrependi-mento dos nossos pecados e a consciência de que são eles a causa dos sofri-mentos de Jesus Cristo.3º Mistério: A Coroação de Espinhos de JesusOs soldados teceram uma coroa de espinhos e crava-ram-Lha na cabeça. No s Seus ombros colocaram ummanto púrpura e aproximando-se d’Ele, diziam-lhe:“Salvé! Ó Rei dos judeus!”. Davam-Lhe bofetadas, cus-piam-Lhe e batiam-Lhe com uma cana na cabeça.” (Jo19,2-4; cf. Mc 15, 16-20).).Depois do suplício da flagelação, Jesus é cuspido,escarnecido, humilhado e tratado como um dos maio-res criminosos. Colocam-Lhe uma coroa feita de espi-nhos que se enterram na Sua cabeça, causando doresagudas e fazendo o Seu sangue escorrer pela Sagrada Face. Verdadeiramente,Jesus é Rei. A Sua coroa é feita de espinhos e o Seu trono será a Cruz. É do altodeste trono que Ele quer reinar no mundo e, pela Sua Cruz, reinar no coraçãode cada um.Peçamos à Mãe Sofredora, para que interceda por nós, Seus filhos, para que oSangue derramado pelo Salvador nos purifique de todo o pecado.
  • 8. 4º Mistério: Jesus carrega a Cruz a caminho do CalvárioOs soldados conduziram-No para O crucificar. Pelocaminho lançaram de mão um certo Simão de Cirenepara O ajudar a carregar a cruz. Levaram então Jesusa um lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar docrânio. (cf. Mc 15,20-22).Nosso Senhor Jesus Cristo, depois de condenado,açoitado e coroado de espinhos, tomou a Cruz sobreos Seus ombros e caminhou até ao Calvário, onde iriamorrer crucificado. Quase sem forças, com o corpocoberto de feridas, abraçou a Cruz. Com a Sua resig-nação e firmeza, no limite das Suas forças, deu-nos o exemplo para abraçar-mos a nossa própria cruz e vencermos as dificuldades desta vida.Peçamos a Nossa Senhora, Consoladora dos Aflitos, que nos conceda a cora-gem e fortaleza para carregarmos as cruzes que aparecem na nossa vida, como mesmo amor com que o Seu Filho abraçou o madeiro da Cruz.5º Mistério: Jesus morre na CruzVendo Sua Mãe, que estava junto à cruz e o discípuloque Ele amava, Jesus disse à Mãe: “Mulher, eis o Teufilho”. E depois disse ao discípulo: “Eis a Tua Mãe”.(cf.Jo 19, 17-30)Eis-nos diante da grandeza do mistério de um Deusque se faz Homem e permite–Se morrer na cruz pararedimir a Humanidade. Um só gesto Seu seria sufi-ciente, mas preferiu entregar a vida, até à última gotado Seu preciosíssimo Sangue. Maria associou-se detal modo à Paixão do Senhor que, pela Sua dor deMãe, merece ser chamada de “Rainha dos Mártires”. O corpo de Cristo foitrespassado com uma lança, ao mesmo tempo que a alma da Sua Mãe Santís-sima foi dolorosamente atingida por uma longa e fria espada.Peçamos à Mãe do Redentor, para que, ao contemplar a Sua dor junto à Cruzde Jesus, encontremos em Si o modelo perfeito de Fé e de Esperança.
  • 9. MISTÉRIOS GLORIOSOSQuarta-feira, Sábado e Domingo1.º Mistério: A Ressurreição de JesusO Anjo disse às mulheres: “Por que buscais entre os mortos aquele que estávivo? Não está aqui, ressuscitou! Lembrai-vos do que Ele vos disse, estandoainda na Galileia.” E, voltando do sepulcro, as mulheres anunciaram estas coi-sas aos Onze e a todos os demais. (Lc 24, 5-9)Jesus Cristo venceu a morte. De um Rei coroado de espinhos e aparentementederrotado, torna-se o Rei Imortal, vivo para todo o sempre e que não maismorrerá. A ressurreição de Jesus enche-nos de verdadeira alegria e de esperan-ça, tirando a nossa alma da tristeza em que muitas vezes mergulhamos. ARessurreição é ”vida para os mortos, perdão para os pecadores e glória para ossantos”.Peçamos a Nossa Senhora, Causa da nossa alegria, a graça e a força necessáriapara sairmos do triste túmulo do pecado, do erro e do vício e ressuscitarmospara uma vida nova, pura e alegre, na graça de Deus.
  • 10. 2º Mistério: A Ascensão de Jesus ao Céu“Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as emnome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as acumprir tudo o que vos ordenei. Eu estarei sempreconvosco até ao fim dos tempos.” (Mt 28,16-20)Jesus assumiu a natureza humana, tendo vindo doCéu até nós para nos salvar. Tendo cumprido a Suamissão redentora, assume a natureza divina e sobe aoCéu com o corpo glorificado. Porém, antes de voltarpara o Pai, quer assegurar que a Sua mensagem de sal-vação chega a todo o mundo e ordena aos discípulosque deem a conhecer este Jesus Salvador, baptizando todos os povos em nomeda Santíssima Trindade e anunciando o Evangelho.Peçamos à Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, por aqueles que se dedicam aanunciar a Fé aos povos da terra inteira e para que nunca faltem à Igrejahomens e mulheres com coragem de o fazer.3º Mistério: A descida do Espírito Santo sobre N. Senhora e os ApóstolosVeio do céu um ruído, como se soprasse um vento for-te, que encheu toda a casa onde estavam sentados.Apareceram então uma espécie de línguas de fogo,que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.Ficaram todos cheios do Espírito Santo. (Act. 2, 1-4).Os Apóstolos, reunidos com Maria Santíssima noCenáculo, recebem o Espírito Santo, que lhes dá osdons necessários para anunciar o Evangelho ao mun-do inteiro. Porém, seguiu um longo processo de per-seguição, prisão e martírio de muitos cristãos queabraçaram esta Fé em Jesus e na Sua Igreja. Mas, como o sangue dos Mártiresé semente de novos cristãos, a comunidade cristã cresceu e o Evangelho temsido anunciado em toda a terra.Peçamos a Nossa Senhora, Esposa do Espírito Santo, que a Igreja seja semprefiel à missão que lhe foi confiada por Jesus e anuncie a todos os povos que háum só Senhor, uma só Fé e um só Baptismo para a remissão dos pecados.
  • 11. 4º Mistério: A Assunção de Nossa Senhora ao Céu“Pelos Seus privilégios, a Virgem Santíssima foi preser-vada da corrupção do sepulcro (…). Assim, a Imacula-da Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, tendo termi-nado o curso da Sua vida terrena, foi elevada em corpoe alma à glória celestial". (S.S. Pio XII)Era justo que a morte não tivesse poder sobre Aquelaque trouxe ao mundo o Autor da Vida. A Virgem entrano Reino dos Céus em corpo e alma para ensinar queum dia, se seguirmos o Seu exemplo de obediência,humildade e pureza, também nós viveremos eterna-mente na glória de Deus no Céu.Peçamos a Maria Santíssima, Porta do Céu, pelos Seus filhos que se encon-tram em maior perigo de condenação, para que, pela intercessão desta Mãe deMisericórdia, alcancem o perdão das suas culpas e mereçam também entrarna glória de Deus.5º Mistério: A Coroação de Maria como Rainha do Céu e da TerraApareceu um grande sinal no céu: uma Mulher revesti-da de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés e na cabeçauma coroa de doze estrelas. (Ap 12,1)Desde os primeiros séculos que o povo cristão reza eentoa cânticos à Rainha do Céu. O Altíssimo, queren-do compensar a humildade e obediência da Sua serva,concedeu-Lhe no Céu o poder de reinar. Assim, amenina humilde de Nazaré foi coroada Rainha Sobe-rana do Céu e da Terra. Cabe-nos a nós deixar que estaSantíssima Rainha reine também nos nossos corações,nas nossas famílias e, por fim, na nossa sociedade.Peçamos a Nossa Senhora que reine sobre todo o género humano, abrindo oscaminhos da fé a quantos ainda não conhecem o Seu Divino Filho.
  • 12. MISTÉRIOS LUMINOSOSQuinta-feira1º Mistério – O Baptismo de Jesus no rio Jordão«Logo que foi baptizado, Jesus saiu da água [...], o Céu abriu-se e o EspíritoSanto desceu sobre Ele sob a forma de pomba. Ouviu-se então uma voz vindado Céu que dizia: ‘Este é o meu Filho amado no qual pus a minha complacên-cia’». (Mt 3,16-17)Jesus, Verbo de Deus encarnado, antes de iniciar a Sua vida pública, deixou-Sebaptizar, assumindo sobre Si as nossas fraquezas e misérias humanas. PeloBaptismo, tornamo-nos filhos bem-amados de Deus Pai, em Jesus Cristo, peloEspírito Santo. A Trindade Santíssima vem morar no nosso coração e é-nosdada a graça e a fé, bens necessários para a salvação eterna.Peçamos à Santíssima Virgem que nos obtenha de Seu Filho Jesus Cristo umcoração limpo e um espírito puro, para darmos testemunho verdadeiro da Férecebida no nosso Baptismo.
  • 13. 2º Mistério – As Bodas de Caná«Celebrava-se um casamento em Caná da Galileia e esta-va ali a Mãe de Jesus. Ele também foi convidado com osseus discípulos. Faltando o vinho, a Mãe de Jesus disse-Lhe: ‘Não têm vinho.’ Jesus retorquiu: ‘Que temos nós comisso, mulher? A Minha hora ainda não chegou.’ Sua Mãedisse aos servidores: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’.» (Jo2, 1-11)A pedido de Maria, os serventes enchem seis talhas depedra com água e Jesus realiza o Seu primeiro milagre,transformando água em vinho. Pela Mãe Imaculada,Jesus adianta a hora de Se revelar como o Messias. Esta passagem da Escrituraensina-nos que Maria intercede por nós, sabe do que precisamos e apresentaos nossos pedidos a Seu Filho. Em Caná, Nossa Senhora deixa-nos o programade toda a vida cristã: «Fazei o que Ele vos disser.»Neste mistério, confiemo-nos à intercessão de Nossa Senhora para que seja-mos sempre fiéis ao que Jesus nos pede para fazer.3º Mistério – O Anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão«Jesus foi para a Galileia e proclamava o Evangelho deDeus, dizendo: ‘Completou-se o tempo e o reino de Deusestá próximo: arrependei-vos e acreditai no Evange-lho’.» (Mc 1,14-15)Jesus anuncia o advento do Reino e convida à conversão,perdoando os pecados a quem Dele se aproxima comhumildade e confiança. Para que o Reino de Deus seestabeleça plenamente no mundo e na sociedade, énecessário que demos, como cristãos, um testemunhofirme de Fé, de Esperança e de Caridade.Peçamos à Virgem Maria a graça de obtermos um verdadeiro espírito de peni-tência e oração, assim como paciência para suportar os sacrifícios da vida, ofe-recendo-os pela conversão daqueles que se recusam a viver segundo o Evange-lho e os Mandamentos de Deus.
  • 14. 4º Mistério – A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor«Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João […] e subiu aum monte para orar. E enquanto orava, o aspecto do Seurosto modificou-se. […] Uma nuvem envolveu-os e delaveio uma voz que disse: ‘Este é o Meu Filho predilecto,escutai-O’.» (Cf. Lc 9,28-29.35)Para fortalecer a fé dos três principais Apóstolos, Jesusconduziu-os ao alto de um monte e manifestou-lhes aSua glória. Diante do corpo glorioso de Cristo, os Apósto-los exclamam: “Senhor, é bom estarmos aqui.” Ao transfi-gurar-Se, Jesus fortalece a nossa esperança na vida eter-na, ajudando-nos a suportar os sofrimentos e provações neste mundo com acerteza de que um dia também o nosso corpo mortal será glorificado e vivere-mos eternamente em Deus.Neste mistério, peçamos à Mãe de Deus a graça de nunca perdermos a convic-ção da glória que está reservada aos que perseverarem na Fé até ao fim.5º Mistério –A instituição da Eucaristia na Última Ceia«Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu. Quem comer destePão viverá eternamente; e o Pão que Eu hei-de dar é aminha carne que Eu darei para a vida do mundo». (Jo 6,51)Foi na última Ceia que Jesus instituiu o Sacramento daEucaristia, em que o Seu Corpo, Sangue, Alma e Divinda-de se tornam realmente presentes no altar. O Deus infini-to, Criador de todas as coisas, quis fazer-Se presente nahumilde aparência do pão, para ficar sempre connosco,“até ao fim os tempos”. Neste Sacramento sublime, emque se renova o sacrifício da cruz, faz-se memória daentrega total de Cristo pela salvação da humanidade e é-nos antecipada a ale-gria de estarmos, um dia, diante de Jesus no Céu.Neste mistério, peçamos a Nossa Senhora a graça de ver crescer em nós adevoção ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, reparando-o por tantosultrajes, sacrilégios e indiferenças com que o Corpo de Cristo é ofendido.
  • 15. CÂNTICOS PARA A RECITAÇÃO DO TERÇO1. A TREZE DE MAIOA treze de MaioNa Cova da IriaApareceu brilhandoA Virgem MariaAvé, Avé, Avé Maria!Avé, Avé, Avé Maria!A Virgem MariaCercada de LuzNossa Mãe benditaE Mãe de JesusC’os males da guerraO mundo sofriaPortugal feridoSangrava e gemiaFoi aos pastorinhosQue a Virgem falou:Desde então nas almasNova luz brilhou2. BENDIZEMOS O TEU NOMEBendizemos o Teu nomeMãe do Céu, Virgem MariaBendizemos à porfiaO Teu Filho, o SalvadorAqui vimos, Mãe queridaConsagrar-Te o nosso amorAqui vimos, Mãe queridaConsagrar-Te o nosso amor.Esmagaste, ó Virgem SantaToda bela e imaculadaA cabeça envenenadaDo dragão enganadorTodo o mundo ó Mãe benditaCheio está de tuas glóriasDe perpétuas memóriasDo teu nome e teu louvor.3. SENHORA UM DIA DESCESTESSenhora, um dia descestesÀ terra que em Vós confia:Descestes à Serra D’AireEm plena Cova da IriaSalvé Regina, Salvé ReginaOra pro nobis Maria!Salvé Regina, Salvé ReginaOra pro nobis Maria!Nas mãos trazíeis o terço,Que pende da Vossa imagem:Na fronte uma estrela de ouro,Nos lábios doce mensagem.Falando a três pastorinhosDe cima duma azinheira,Pregastes a penitênciaAos povos da terra inteira.
  • 16. 4. SENHORA NÓS VOS LOUVAMOSSenhora, nós Vos louvamosEm dor e amor noite e diaSenhora, nós Vos louvamos!Hossana, Hossana,Rainha de Portugal!Hossana, Hossana Virgem Maria!Senhora, nós Vos rezamos.Quem vos reza em Vós confia.Senhora, nós Vos rezamos!Senhora, nós Vos cantamosCausa da nossa alegriaSenhora, nós Vos cantamos.5. SOBRE OS BRAÇOS DA AZINHEIRASobre os braços da azinheiraTu vieste ó mãe clementeVisitar a lusa gentede quem és a padroeiraAvé! Avé!Avé Mãe celestialAvé! Avé!Avé salvai Portugal.Foi na Cova da Iriaquando o terço Te rezavam,quando os sinos convidavama orar era meio dia.Que descestes lá dos céusa falar aos pastorinhos,inocentes pobrezinhos,Mãe dos homens, Mãe de Deus.6. SALVÉ NOBRE PADROEIRASalvé Nobre PadroeiraDo povo Teu protegido,Entre todos escolhidoPara povo do Senhor.Ó Glória da nossa terraQue tens salvado mil vezesEnquanto houver portuguesesTu serás o seu amor,Enquanto houver portuguesesTu serás o Seu Amor.o Seu Amor.És a nossa Padroeira,Não largues o Padroado,Do rebanho confiadoAo teu poder protector.Portugal, qual outra Fénix,À vida torne outra vez.Não se chame PortuguêsQuem cristão de fé não for.
  • 17. 7. SENHORA NOSSA, SENHORA MINHASenhora Nossa, Senhora minhavida e esperança, clemência e luzSalve Rainha, Salvé RainhaSenhora minha, Mãe de JesusVirgem das Dores, Da ConceiçãoDos pecadores tem compaixão.Virgem da Graças, MedianeiraDos Portugueses Sois Padroeira8. MIRACULOSA RAINHA DOS CÉUSNossa Senhora, Mãe de Jesus,Dá-nos a graça da Tua luz.Virgem Maria, Divina Flor,Dá-nos a esmola do Teu amor.Miraculosa Rainha dos céusSob o Teu manto tecido de luz,Faz com que a guerrase acabe na terraE haja entre os homensa paz de Jesus.Se em Teu regaço, bendita Mãe,Toda a amargura remédio tem,As nossas almas pedem que vás,Junto da guerra fazer a paz!Pelos velhinhos sem lar nem pãoPelas crianças, flores em botão.Pelos soldados que à guerra vão...Senhora escuta nossa oração!9. ALEGRAI-VOS Ó VIRGEM MARIAAlegrai-Vos, ó Virgem MariaQue trouxestes em Vosso seioA Cristo, Salvador do mundoSalvador, do Mundo.Cantai ao Senhor um cântico novo,Cantai ao Senhorna assembleia dos santos.Exultem de alegria os fiéis,Cantem jubilosos em suas casas.10. BENDITA SEJA A VIRGEM MARIABendita seja a Virgem MariaQue trouxe em Seu ventreO filho de Deus PaiQue trouxe em Seu ventreO filho de Deus Pai!A minha alma suspira ansiosamentePelos átrios do Senhor.
  • 18. 11. MARIA, TU FIXASTE MEUS OLHOSQuando floriu na minha almaTenra vida, e quis ter amparoErgui a fronte, para as alturas.Maria, Tu fixaste meus olhosMeigamente, meu nome chamasteNessa hora, eu abri um sorrisoE em Ti, encontrei outra Mãe.Quando cresci em idadeE sonhei, olhei as estrelasE entre elas, eu vi Teu rosto.12. UMA PRECE FINALÓ Virgem do RosárioDa Fátima SenhoraDe Portugal rainhaDos homens protectora.Ó Virgem do RosárioDa Fátima SenhoraDo Vosso santuárioForçoso é ir-me embora.Uma prece final,ao deixar-Vos Mãe de DeusViva sempre em minh’almaeste grito imortal:Ó Fátima, Adeus!Virgem Mãe, Adeus!De Vós me aparto, ó Virgem,Eis o grito de dorQue solta ao despedir-seO pobre pecador.De Vós me aparto, ó Virgem,Eis o grito de dor...Acolhe, Mãe bondosa,Este último clamor.13. AVÉ O THEOTOKOSVossa aparição, SenhoraToda vestida de luzÉ revelação ao mundoDo Vosso Filho JesusAvé o Theotokos, Avé o Mater DeiAvé, avé Maria. Avé, avé Maria.Aparecestes, Senhora,Estrela do novo dia:Sois de Cristo a mensageira,Do Seu amor profecia!Vosso Filho Jesus Cristo,Verbo de Deus Incarnado,Vem criar um mundo novoSem as manchas do pecado.
  • 19. 14. MATER ECCLESIAEDa vossa virginal maternidadenasceu, Senhora,o Salvador do mundo,aquele cujo amor foi tão fecundoQue deu a vida eterna à humanidade.Mater Ecclesiae, Regina mundi,Da nobis pacem, Da nobis pacem.Cristo, de cuja morte nasce a vida,Vos confiou, Maria, o mundo inteiro:assim Vos fez o divinal Cordeirodos homens a pastora destemidaAcolhei, Mãe de Deus, a dor humanaTrazei-nos a esperança e a alegria!Quem busca proteção em Vós, Mariaencontra Jesus Cristo e não se engana.Serva de Deus, humilde, mas eleita,Mãe de Jesus, universal Rainha:guardai a quem Deus chamaà sua vinhae servir os irmãos humilde aceita!15. TOTUS TUUSMostrai que sois a Mãe de Jesus Cristo,O nosso redentor a quem seguimos.Mostrai-nos que sem Elenos perdemos,Ó Mãe do amor perfeitoe da Esperança.Totus tuus Maria!Totus tuus Maria!Mater Christi, Mater Ecclesiae,Totus tuus, Maria!Mostrai que soisa Mãe da Santa Igreja,Guiai em cada dia os seus pastores.Igreja Missionária que anunciaO tempo novo e a Terra Prometida.Mostrai que soisa Mãe da Humanidade,Por Cristo resgatada no Seu sangue.Salvai-a de tragédias e infortúniosAo encontro da paz encaminhai-a.Connosco caminhai,Mãe da Esperança,Em busca da justiça e da verdade!Jesus ressuscitado é o caminhoVós sois a Mãe da nova Humanidade.Os jovens, porque fazem o futuro,Em Vós encontram sempreas águas vivas!Em Vós encontram sempreJesus CristoE em Cristo deles nasceum mundo novo.
  • 20. 16. EIS A ESCRAVA DO SENHOREis a escrava do Senhor,Eis a escrava do Senhor,Faça-se em mim, faça-se em mim,Segundo a Vossa palavra.Se o Senhor não edificar a casa,Em vão trabalham os que a constroemOs filhos são uma bênção do Senhor,O fruto das entranhas,uma recompensa.17. AVÉ MARIAÓ Maria cheia de graça,Virgem Mãe do Criador,Olha por nós, também somos filhos,És Mãe de Deus e nossa Mãe.Avé, Avé, Avé Maria.Avé, Avé, Avé Maria.Estás unida à obra de DeusVirgem serva do Senhor,Pelo Teu sim de fé e de amorCheia de Graça, nós Te louvamos.Virgem Santa por Deus eleitaDesde toda a eternidadePara nos dar Seu Filho amadoCheia de graça, nós Te aclamamos.18. FELIZ ÉS TUFeliz és Tu, porque acreditasteQue havia de cumprir-seo que te foi ditoda parte do Senhor.Feliz és Tu, porque acreditaste.A minha glorifica o SenhorE o meu espírito se alegra em Deus,meu Salvador.O Todo-poderosofez em mim maravilhas,Santo é o Seu nome.19. AVÉ MARIA ZOSTERAvé Maria, gratia plenaDominus tecum, benedicta tuIn mulieribus.Sancta Maria, Mater DeiOra pro nobis, ora pro nobis.
  • 21. 20. HINO DOS PASTORINHOSCantemos alegres a uma só voz,Francisco e Jacinta, rogai por nós.Salvé, salvé, PastorinhosNosso encanto e alegriaSalvé, salvé, pastorinhosPredilectos de MariaVossos olhos inocentesContemplaram a SenhoraDos Seus filhos peregrinosCarinhosa protectoraA Senhora do RosárioPela Vossa intercessãoAbençoe o Santo PadreE nos leve à conversão21. BENDITA SEJAIS, Ó VIRGEM MARIABendita sejais, ó Virgem Maria,Vós sois o caminhode onde Cristo nos vem.Vós sois o caminhode onde Cristo nos vem.Maria disse «sim» à voz de Deus,Para ser a Mãe do Redentor.Maria disse aos convidados;"Fazei o que o meu Filho vos disser".A Virgem Maria foi elevada ao Céu,a participar da glória de Deus.Bem-Aventurada, ó Virgem Maria;sois a alegria do nosso povo.22. MARIA DE NAZARÉMaria de NazaréMaria me cativou.Fez mais forte a minha féE por filho me adoptou.Ás vezes eu paroE fico a pensarE, sem perceber, me vejo a rezarE meu coração se põe a cantarp’ra Virgem de Nazaré.Menina que Deus amou e escolheup’ra Mãe de Jesus, o filho de DeusMaria que o povo inteiro elegeuSenhora e mãe do Céu.Avé Maria, Avé Maria.Avé Maria, Mãe de Jesus.
  • 22. 23. MARIA ÉS A ÚNICA FLORMaria és a única florNascida da HumanidadeTu nos ensinasteDe Ti toda a graça viráMaria cheia de DeusNunca bastante de Ti se dirá.Avé Maria, Avé!Tu és de Deus o paraíso, Avé.Maria és nossa mãeNo teu silêncio Deus falouComo fortaleza, Teu coraçãoPorto seguro p´ra nós será.Maria em Ti está a vidaToda a criação Te cantará.24. TU ÉS O SOL DO NOVO AMANHECERTu és o sol no novo amanhecerTu és farol, a vida a renascerMaria, Maria és poema de amorÉs minha Mãe e Mãe do MeuSenhor.Hoje quero acordare ter-te junto a mimQuero hoje cantar,poemas de amor sem fim.Com a luz do teu olhar,vou semear a esperançaPelo tempo vou voar,sentir que sou criança.Teu carinho e ternura,abraçam todo o mundoTeu sorriso de candura,certeza de amor profundo.25. A TI, Ó MÃE DO SALVADORA Ti, ó Mãe do SalvadorEu peço com fervorOuve a minha oraçãoFaz com que os homens na terraPonham um fim à guerra.Eu sei que há jovens a sofrerCrianças sem comerAdultos sem amorReza por todos por favorAvé Maria.Salvé Rainha. Mãe de MisericórdiaA Ti clamamos. Avé Maria.Só tu, podes orar por nósErguendo a tua vozsobre a da multidãoE um dia seremos todos irmãosAvé Maria.Salvé Regina,Mater ad MisericordiaeAd Te clamamus, Avé Maria.
  • 23. 27. MARIAMaria, Maria, Maria, Maria.Contigo na tua estrada,o nosso caminho é seguroContigo,os nossos passos tocam a meta.E mesmo na noite escura,a tua presença nos guia.Transformas o nosso medoem confiança, Avé Maria.28. A TI MARIA ME CONSAGROA Ti Maria me consagro, com amorContigo vou aprenderComo em verdade dizer:“Eis-me aqui Senhor”Do teu olharme vem a força de rezar, Ó Mãe!Eis-me aqui, Senhor também.Orienta a minha vidaMeu sorriso e meu olharO que posso e o que sou,Tudo quero consagrarMinha boca e coraçãoMãos que querem partilharO que posso e o que sou,Tudo quero consagrar!29. PRIMAVERA DE DEUSÓ Mãe de Deus,o Teu rosto e Teu olharsão para nós sorrisos do Senhor.Ó Flor dos Céus!Primavera sem ter par,a nossa voz é um hino em Teu louvor.Avé Maria!Avé cheia de graça e de alegriaAvé Maria!Bendito é o fruto do Teu ventre!Grandes coisasfez em Ti o Omnipotente.Ó Virgem Mãe de Deus,Santa Maria.
  • 24. 30. QUERO SER COMO TUQuero ser como tuComo Tu, MariaComo Tu, um diaComo Tu, Maria!Quero dizer meu sim…Quero me consagrar…Quero amar Jesus…31. NOSSA SENHORA DO SIMNossa Senhora do Sim,Maravilha Virgem Mãe!Cuida Maria de mimE que eu diga Sim também!Chamou o anjo de Deus:Maria, não tenhas medo!Serás Mãe do Filho Eterno,eis revelado o segredo.Com Ela a Igreja toda,responda que Sim a Deus!E com Maria proclame:nova terra e novos céus!32. MÃE, TU ÉS TERNURAMãe és a flor mais belaRegato de sol, no meu jardimMãe, simples eu souSou fruto do amor, amor sem fim.Mãe, Tu és ternuraTambém és douçuraDa vida que já vivi.Mãe, pedaço de mimÉ com teu amorQue eu sou feliz.Mãe, o tempo passouCrescido eu estou, mas não te esqueci.Mãe, gosto de te terMesmo se a sofrer, ao pé de mim.33. AVÉ MARIA, GRATIA PLENAAvé Maria, gratia plenaDominus tecumBenedita TuEis-me aqui MariaEis-me aqui em oraçãoAceita este dia, é para TiE dá-me o Teu amor.
  • 25. 34. QUEM SERÁ A MULHERQuem será a Mulherque a tantos inspirouPoemas belos de amor?Proclamam Sua honraa música e a luz,O mármore, a palavra e a cor.Quem será a Mulherque o rei e o lavradorInvocam na sua dor?O sábio e o ignorante,o santo e o pecadorAclamam com hossanas de louvor..Maria é, essa MulherQue desde sempreo Senhor preparou.Para nascer como uma florNesse jardimque ao Senhor encantou.Quem será a MulherRadiante como o sol ,vestida de esplendorA lua a seus pés, o céu em seu redor.E os anjos cantando seu amor.Quem será a Mulher,humilde que viveuNuma casinha pequenaAmando sem milagresvivendo de Sua féEsposa sempre alegre de José.35. MARIA TU ÉSMaria tu és vida para mimÉs a alegria, a esperança, o amor,tudo és.Maria tu sabes, aquilo que queresCom a Tua força de amor,ao céu nos levarásMaria te dou,o meu coração para sempre,Tu dás-me o amor que não passaráFica aqui,juntos iremos plo mundoA Tua presença serágota de paraíso da humanidade.Maria contigo sempre estareiEm cada momento sorrindo,cantando Te amarei.Seguindo os Teus passos,em Ti eu sereiA luz que ilumina os dias,as noites da alma.
  • 26. 36. VIM AQUIVim aqui, ó Virgem MãeSem saber o que dizerEu olhava a Tua imagemNão a conseguia verSentei-me e assim fiqueiEm silêncio a pensarSenti descer, ó MãeSobre mim o Teu olharFoi então que eu comeceiCom alegria a rezar37. PAI, QUERO SERPai, quero sertransparência de Maria, minha Mãe.Ser unidade e alegria,espalhando ao redor só paz e bem.E eu serei como Maria,levando o mundo todo para TiEsta é a minha vocaçãoque um dia livremente eu assumi.Pai, Tu me enviasa levar-te e em gestos ser Amor.Eis minha vida em Tuas mãos,p’ra que seja sempre dela o Senhor!38. AVÉ MARIA, CHEIA DE GRAÇAAvé Maria, cheia de graçaque por nós passa dando alegriaNosso Senhor convosco estáe a nós nos dá o Seu amor.Rogai por nós os pecadoresdas nossas dores ouvi a voze na agonia, quando chegar,seja a rezar Avé Maria,seja a rezar Avé Maria.Santa Maria, ó Mãe clemente,da nossa gente sois luz e guia.Ao português que a paz vos pedeperdão concede mais uma vez.
  • 27. FINAL DO TERÇORezemos estas três Avé Marias à pureza de Nossa Senhora (ou outra intensão)Ó Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a Vós.Avé Maria..Salvé RainhaConsagração a Nossa SenhoraVirgem Santíssima não permitais que eu viva nem morra em pecado mortal.Em pecado mortal não hei-de morrer,que a Virgem Santíssima me há-de valer.ORAÇÃO FINALConcedei, Senhor, a nós Vossos servosA saúde da alma e do corpo.E por intercessão da gloriosa sempre Virgem Maria,Livrai-nos das tristezas do mundo presenteE dai-nos as alegrias do Céu.Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso FilhoQue é Deus convosco na unidade do Espírito Santo,Ámen.
  • 28. A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO DO TERÇOPalavras sobre a Oração do Rosário"Eu sou a Senhora do Rosário. Quero que continuem a rezar o Terço todos osdias em honra de Nossa Senhora do Rosário para alcançar a paz no mundo,porque só Ela vos poderá valer." - Nossa Senhora, a 13 de Outubro de 1917“Depois da oração litúrgica do Santo Sacrifício da Missa, a oração do santoRosário ou Terço é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus e demaior proveito para as nossas almas. Se assim não fosse, Nossa Senhora não oteria recomendado com tanta insistência.” - Irmã Lúcia, Vidente de Fátima“Nas cidades e aldeias, nas famílias e nos locais de trabalho, entre as elites eos humildes, seja o Rosário amado, rezado e venerado como o auxílio mais efi-caz para nos propiciar a divina clemência” - Papa Leão XIII“O Rosário é a mais bela e a mais preciosa de todas as orações à Medianeira detodas as graças: é a prece que mais toca o coração da Mãe de Deus. Rezai-otodos os dias” - Papa São Pio X“O Rosário da Virgem Maria é de grande valor não só para derrotar os queodeiam a Deus e os inimigos da Religião, como também estimula as nossasalmas as virtudes evangélicas” - Papa Pio XI“É sobretudo conveniente o costume de recitar o Rosário em família pararemediar a situação decadente da sociedade civil” - Papa Pio XII“O Rosário é a minha oração favorita. Oração maravilhosa! Rezado e medita-do em família, em comunidade ou pessoalmente, o Terço lembra todos osacontecimentos que são a chave de nossa salvação” – Papa João Paulo II“O Rosário é a oração mais querida pela Mãe de Deus” – Papa Bento XVI

×