• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Revolução Cubana
 

Revolução Cubana

on

  • 20,101 views

Trabalho apresentado para disciplina de História

Trabalho apresentado para disciplina de História

Statistics

Views

Total Views
20,101
Views on SlideShare
19,966
Embed Views
135

Actions

Likes
10
Downloads
0
Comments
0

8 Embeds 135

http://www.slideshare.net 62
http://blogdehistoriaeflg.blogspot.com 26
http://fazendohistoria-ednaaugusta.blogspot.com.br 17
http://fazendohistoria-ednaaugusta.blogspot.ru 12
http://fazendohistoria-ednaaugusta.blogspot.com 9
http://histced01.blogspot.com 7
http://www.histced01.blogspot.com 1
http://jaquelinemoreiraborges.blogspot.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Revolução Cubana Revolução Cubana Presentation Transcript

    • Revolução cubana
    •  
    • Antecedentes da revolução    Cuba era uma colónia espanhola, esta explorou a ilha durante quatro séculos, retirando primeiro metais preciosos e mais tarde açúcar, este que se tornou a base da economia cubana.    Em 1898 através de uma guerrilha composta por escravos, Cuba libertou-se dos espanhóis.    Apesar de ser independente, Cuba foi dominada pelos Estados Unidos (EUA), que se aproveitou da sua posição de quase exclusivo comprador das exportações cubanas.    Este domínio foi tornado oficial quando em 1902 foi aprovada na constituição cubana Emenda Platt , que dava aos EUA o direito de invadir cuba militarmente sempre que os interesses americanos fossem ameaçados.    Neste Momento a população cubana na sua grande maioria vivia pessimamente, alimentava-se mal, morava em barracas e vivia-se de empregos temporários.    Esta situação prolongou-se até 1933, quando Fulgêncio Batista se torna chefe do exército, e derruba a ditadura de Geraldo Machado. Segundo consta cuba cresceu economicamente, fruto do capital vindo dos EUA, no entanto a riqueza era mal dividida, estando esta nas mãos de poucas famílias.    A era Batista foi também caracterizada pela corrupção e a forte prostituição.
    •  
    •     Revolução    Por esta altura (anos 50), os jovens estavam a entrar na vida politica, estes tinham vindo a adquirir ideias e ideais revolucionários oriundos do bloco soviético, nomeadamente Fidel Alejandro Castro Ruz.    Descontentes com a situação cubana mobilizaram-se e organizaram ataques de guerrilha.    Fidel Castro em 1953 liderou o ataque contra o exército no quartel de moncada, em Santiago de Cuba, de grande importância estratégica. O assalto fracassou quando uma patrulha encontrou, por acaso, os veículos de Castro e o factor surpresa foi frustrado.    Após a intervenção fracassada, 55 dos prisioneiros foram torturados e executados. Castro e um grupo de homens conseguiram fugir para as montanhas próximas, onde planearam a sua campanha guerrilheira. Graças a uma sorte extraordinária (ou aché , como dizem em Cuba), Castro aprisionado, foi encarcerado em vez de executado no momento.    Quando a captura do líder revolucionário foi divulgada, este foi processado e, visto ser advogado de profissão, defendeu-se a si mesmo com a famosa alegação que se converteria em manifesto politico "a história absolver-me-á". No final foi condenado a 15 anos de prisão na Isla de la Juventud , foi libertado em seguida por interferência de alguns religiosos.    Viajou então para o México onde conheceu um médico comunista chamado de Ernesto Guevara, conhecido por Chê.   
    • Chê Guevara ajudou Fidel na formação de um movimento revolucionário (Movimento revolucionário 26 de Julho).    Em 1956 Fidel, o seu irmão Raul, Chê e outros 79 companheiros desembarcaram numa praia de Cuba na tentativa de uma ofensiva, esta foi reprimida violentamente e fracassou também, Fidel e mais 10 homens refugiaram-se na Sierra Maestra (Lado oriental de Cuba). Nos anos que se seguiram Fidel e os seus companheiros desenvolveram a guerrilha entre os camponeses, ganhando assim centenas de seguidores.    Ao mesmo tempo por todo o país a população estava insatisfeita e os focos de tensão sucediam-se, assim como diversos ataques da guerrilha, colaborando assim para a queda de Batista.    Batista ainda tentou se defender enviando perto de 10 mil homens para Sierra Maestra para liquidar os guerrilheiros armados de Castro, esta ofensiva foi em vão, os rebeldes ganharam e ainda beneficiaram das armas deixadas pelo exército de Batista.    Os ataques da guerrilha aumentavam, como em Santa Clara, Guisa, Serra do Escambray, entre outros locais.    Esta revolução estava à beira de se concretizar. A 1 de Janeiro de 1959 Batista foge para a Republica Dominicana, levando 40 milhões de dólares americanos dos fundos governamentais.    A coluna de Castro entrou em Santiago de Cuba nessa mesma noite, Guevara chega a Havana a 2 de Janeiro. Trabalhadores de todo o país responderam ao chamamento de greve geral e, o resto, como se diz, é historia...·
    •  
    • Cuba após revolução     Castro já nomeado primeiro-ministro, promoveu a reforma agrária (redigida por Chê Guevara), com a distribuição de terras a 200 mil famílias; a nacionalização das empresas estrangeiras e privadas, nomeadamente Industrias e refinarias; entre outras reformas de cariz socialista, que levou inevitavelmente ao país que é hoje, com a riqueza a ser dividida de igual forma por todos, educação e saúde de grande qualidade e acessível a todos.    Os EUA sentiram-se prejudicados com algumas medidas tomadas por Castro nomeadamente a das nacionalizações. Deixaram de comprar o açúcar cubano, e Cuba começou assim a aproximar-se do bloco soviético, passando este a comprar o açúcar cubano.    Os EUA reagiram e cortaram relações com Cuba, ao ponto de em 1961, 1500 homens invadiram Cubam (baia dos porcos), esta invasão fracassou e centenas de norte americanos foram presos.