Like this? Share it with your network

Share

Avisos aos idosos e aos envelhecidos, de quaisquer idades

on

  • 516 views

 

Statistics

Views

Total Views
516
Views on SlideShare
516
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Avisos aos idosos e aos envelhecidos, de quaisquer idades Presentation Transcript

  • 1. Conselhos aos velhos e aos envelhecidosConselhos aos velhos e aos envelhecidosFormatação de Julia PapFormatação de Julia PapDesconheço o autorDesconheço o autor
  • 2. 1. Poupe um pouco para1. Poupe um pouco parasempre ser independentesempre ser independentefinanceiramente. Não precisafinanceiramente. Não precisaser muito, não comprometa oser muito, não comprometa oprazer que o dinheiro podeprazer que o dinheiro podelhe dar em razão de um tempolhe dar em razão de um tempomaior de velhice, que podemaior de velhice, que podeaté não acontecer, se vocêaté não acontecer, se vocêmorrer antes. Além disso, ummorrer antes. Além disso, umidoso não consome muitoidoso não consome muitoalém do plano de saúde e dosalém do plano de saúde e dosremédios. Provavelmente,remédios. Provavelmente,você já tem tudo e maisvocê já tem tudo e maiscoisas só lhe darão trabalho.coisas só lhe darão trabalho.
  • 3. 2. Pare também de se2. Pare também de sepreocupar com a situaçãopreocupar com a situaçãofinanceira de filhos e netos,financeira de filhos e netos,não se sinta culpado emnão se sinta culpado emgastar consigo mesmo o quegastar consigo mesmo o queé seu de direito.é seu de direito.Provavelmente, você já lhesProvavelmente, você já lhesofereceu o que foi possível naofereceu o que foi possível nainfância e juventude, assiminfância e juventude, assimcomo uma boa educação.como uma boa educação.Portanto, a responsabilidadePortanto, a responsabilidadeagora é deles.agora é deles.
  • 4. 3. Não seja arrimo de família, seja um3. Não seja arrimo de família, seja umpouco egoísta, mas não usurário. Tenhapouco egoísta, mas não usurário. Tenhauma vida saudável, sem grandes esforçosuma vida saudável, sem grandes esforçosfísicos. Faça ginástica moderada,físicos. Faça ginástica moderada,alimente-se bem, mas sem exagero.alimente-se bem, mas sem exagero.4. Tenha sua própria condução, até4. Tenha sua própria condução, atéquando não houver perigo.quando não houver perigo.
  • 5. 5. Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam5. Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejamos bons momentos, que devem ser curtidos, sejam os ruins queos bons momentos, que devem ser curtidos, sejam os ruins quedevem ser rapidamente esquecidos.devem ser rapidamente esquecidos.
  • 6. 6. Namore sempre, independente da idade, com sua “velha”6. Namore sempre, independente da idade, com sua “velha”companheira de caminhada. O amor verdadeiro rejuvenesce.companheira de caminhada. O amor verdadeiro rejuvenesce.“As Maria-gazolina” estão por aí e, um idoso, mesmo da classe“As Maria-gazolina” estão por aí e, um idoso, mesmo da classemédia, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.
  • 7. 7. Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, seja vaidoso, freqüente7. Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, seja vaidoso, freqüentebarbeiro, pedicuro, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes combarbeiro, pedicuro, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes commoderação e por que não uma plástica?moderação e por que não uma plástica?Já que você não é bonito, seja pelo menos bem cuidado.Já que você não é bonito, seja pelo menos bem cuidado.
  • 8. 8. Nada de ser muito moderno,8. Nada de ser muito moderno,tente ser eterno.tente ser eterno.9. Leia livros e jornais, ouça rádio,9. Leia livros e jornais, ouça rádio,veja bons programas na TV,veja bons programas na TV,acesse a internet, mande eacesse a internet, mande eresponda e-mails, ligue para osresponda e-mails, ligue para osamigos.amigos.Mantenha-se sempre atualizadoMantenha-se sempre atualizadosobre tudo.sobre tudo.10. Respeite a opinião dos jovens,10. Respeite a opinião dos jovens,eles podem até estar errados, maseles podem até estar errados, masdevem ser respeitados.devem ser respeitados.11. Não use jamais a expressão11. Não use jamais a expressão“no meu tempo”, pois o seu tempo“no meu tempo”, pois o seu tempoé hoje.é hoje.
  • 9. 12. Seja dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo12. Seja dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelomenos lá você é quem manda.menos lá você é quem manda.13. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá quem13. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá quemfor. Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e ofor. Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e ofim estiver bem próximo.fim estiver bem próximo.
  • 10. 14. Um bom asilo também não deve ser14. Um bom asilo também não deve serdescartado e pode até ser bem divertido edescartado e pode até ser bem divertido evocê irá conviver com a turma da suavocê irá conviver com a turma da suageração e não dará trabalho a ninguém.geração e não dará trabalho a ninguém.
  • 11. 15. Cultive um “hobby”. Seja caminhar, cozinhar, pescar, dançar, criar gato,15. Cultive um “hobby”. Seja caminhar, cozinhar, pescar, dançar, criar gato,cachorro, cuidar de plantas, jogar baralho, golfe, velejar, ou colecionar algo.cachorro, cuidar de plantas, jogar baralho, golfe, velejar, ou colecionar algo.Faça o que gosta e os seus recursos permitam.Faça o que gosta e os seus recursos permitam.
  • 12. 17. Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento,17. Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento,missa de sétimo dia, o importante é sair de casa.missa de sétimo dia, o importante é sair de casa.
  • 13. 18. Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você18. Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a vocêmesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto emesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto eprocure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo. Fale baixoprocure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo. Fale baixoe seja gentil e educado. Não critique nada, aceite a situação como ela é.e seja gentil e educado. Não critique nada, aceite a situação como ela é.19. As dores e as doenças estarão sempre presentes, não as torne mais19. As dores e as doenças estarão sempre presentes, não as torne maisproblemáticas do que são falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elasproblemáticas do que são falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elasafetam somente a você e são problemas seus e de seus médicos.afetam somente a você e são problemas seus e de seus médicos.
  • 14. 20. Não fique se apegando em religião, depois de velho, rezando e20. Não fique se apegando em religião, depois de velho, rezando eimplorando o tempo todo como um fanático. O bom é que em breve, seusimplorando o tempo todo como um fanático. O bom é que em breve, seuspedidos poderão ser feitos pessoalmente a Ele.pedidos poderão ser feitos pessoalmente a Ele.
  • 15. Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve umaRia, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve umavida, uma vida longa, e a morte será somente uma nova etapavida, uma vida longa, e a morte será somente uma nova etapaincerta, assim como foi incerta toda a sua vida.incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.
  • 16. 22. Se alguém lhe disser que você nunca fez nada de importante, não ligue.22. Se alguém lhe disser que você nunca fez nada de importante, não ligue.O mais importante já foi feito: Você!O mais importante já foi feito: Você!
  • 17. LEMBRE-SE DE QUE:LEMBRE-SE DE QUE:““O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem deO mundo está nas mãos daqueles que têm coragem desonhar... E de correr o risco para viver seus sonhos”.sonhar... E de correr o risco para viver seus sonhos”.““O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homensO dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homenssábios e a humildade faz homens grandes”.sábios e a humildade faz homens grandes”.
  • 18. ““A VIDA NÃO COMPORTA ENSAIOS, HÁ APENAS UM ESPETÁCULO:A VIDA NÃO COMPORTA ENSAIOS, HÁ APENAS UM ESPETÁCULO:a nossa própria vida.a nossa própria vida.Breve, média ou longa... Cada um viveráBreve, média ou longa... Cada um viveráapenas o papel que escolher...apenas o papel que escolher...
  • 19. E colherá apenas aquilo que plantar.E colherá apenas aquilo que plantar.São poucas as pessoas que ao se deitarem ousariam dirigir a Deus a prece:São poucas as pessoas que ao se deitarem ousariam dirigir a Deus a prece:- Senhor!!!! Trata-me amanhã como tratei hoje o meu próximo.- Senhor!!!! Trata-me amanhã como tratei hoje o meu próximo.- Se conseguir, será feliz e saberá como agir diariamente.- Se conseguir, será feliz e saberá como agir diariamente.- Só por Hoje serei plenamente Feliz!!!!- Só por Hoje serei plenamente Feliz!!!!- Amar é libertar...Mesmo se isso dói em nós...- Amar é libertar...Mesmo se isso dói em nós...
  • 20. IMPORTANTÍSSIMOIMPORTANTÍSSIMO“Todos estamos de visita neste momento e lugar”“Todos estamos de visita neste momento e lugar”viemos de passagem para observar, aprenderviemos de passagem para observar, aprendercrescer, amar e depois... Voltar para casa.crescer, amar e depois... Voltar para casa.NOSSO LUGAR DE ORIGEM.NOSSO LUGAR DE ORIGEM.