A vida de são joão batista

33,970 views

Published on

.

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
33,970
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
150
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A vida de são joão batista

  1. 1. JOÃO BATISTA Também conhecido como João, o Batizador, ele foi um pregador judeu; Segundo o Evangelho de São Lucas, João Batista, era filho do sacerdote Zacarias e Izabel, prima de Maria; Foi profeta e considerado pelos cristãos como precursor do prometido Messias; Batizou muitos judeus, inclusive Jesus Cristo; Introduziu o batismo nos rituais dos judeus que mais tarde foi adotado pelo cristianismo.
  2. 2. INFÂNCIA E EDUCAÇÃO João nasceu numa pequena aldeia, Aim Karim; Nasceu por volta de 2º a.C; Sua educação foi voltada para as ações religiosa e vida no templo; Os seus pais lhe ensinaram a ler e escrever; As 14 anos mudou-se de cidade em busca da educação nazarita (seguida pelos Judeus); João aceitou os votos nazaristas que incluíam não ingerir bebidas intoxicantes, deixar o cabelo crescer e não tocar nos mortos.
  3. 3. MORTE DOS PAIS E INÍCIO DA VIDA ADULTA Zacarias faleceu quando João tinha apenas 18- 19 anos. E foi duro cumprir a promessa de não tocar nos mortos; João iniciou sua vida pastor; Izabel faleceu uns 10 anos depois; João ofereceu todos os seus bens de família a irmandade nazarita; E começou a sua preparação, para o que se tornou o objetivo de sua vida, anunciar a proximidade de um “Messias” que estabeleceria o “Reino do Céu”
  4. 4. INFLUÊNCIA RELIGIOSA Sofreu muita influencia sobre os registros do profeta Elias; Utilizava mesmos vestimentas e mesmo estilo de discurso que Elias; Foi chamado de “encarnação” de Elias; Pregava a vinda do Messias, e ao tratar que ele não seria digno de calçar sandálias, era recriminado. Chegou ate a ser preso por isso.
  5. 5. O BATISMO DE JESUS Para João o Batismo de Jesus foi o auge da sua vida na Terra; Ocorreu no rio Jordão João já possuía entre 25 a 30 discípulos; Os relatos Bíblicos contam a história da voz que se ouviu, quando João batizou Jesus, dizendo “este é o Meu filho amado no qual ponho toda a minha complacência”. Refere que uma pomba esvoaçou sobre os dois personagens dentro do rio, e relacionam essa ave com uma manifestação do Espírito Santo. Este acontecimento sem qualquer repetição histórica tem servido por base a imensas doutrinas religiosas.
  6. 6. PRISÃO E MORTE O aprisionamento de João ocorreu na Pereia, Ele foi levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses até ao dia de sua morte. O motivo desse aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodes, por intermédio de sua filha, conseguiu coagir o Rei na morte de João, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata e depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes. Os discípulos de João trataram do sepultamento do seu corpo e de anunciar a sua morte ao seu primo Jesus.
  7. 7. GALERIA DE FOTOS A Virgem Amamentando o Menino e O Batismo de Cristo . Quadro queSão João Batista Criança em Adoração, mostra São João Batista batizando c. 1500-20 Jesus Cristo.
  8. 8. Bandeira de São João Batista

×