Teoria geral-de-sistemas

1,200 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,200
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
45
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Teoria geral-de-sistemas

  1. 1. Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi
  2. 2. Informação e Sistema  Abordagem Sistêmica  As pessoas empregam a palavra “sistema” em muitas situações cotidianas, por exemplo:  O sistema eletrônico de votação...  Problemas no sistema circulatório...  O sistema de avaliação do professor...  Em qualquer um dos casos, pode-se observar que a palavra sistema está sempre acompanhada de outra palavra que a qualifica.
  3. 3. Informação e Sistemas  Abordagem Sistêmica  Esse fato também é notado dentro das empresas, quando se faz referencia a seus sistemas de informação:  Nosso sistema de vendas apontou uma desaceleração no mercado...  O sistema financeiro está integrado com toda a rede bancária...  Todos os sistemas possuem um objetivo declarado.  O objetivo declarado de um sistema é, a priori, a razão da sua existência.
  4. 4. Definição de Sistemas  “Conjuntos de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um conjunto de objetivos.”(Dias e Gazzaneo, 1989)  “Um sistema é um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência.” (Chiavenato, 1983)  “O sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo.” (Ballestero Alvarez, 1990)
  5. 5. Informação e Sistema  Qualquer sistema está inserido em um meio ambiente, ou seja, tudo que é externo ao sistema pode ser chamado de seu meio ambiente.  Todos os sistemas que utilizam o meio ambiente para alguma troca, quer seja para buscar ou descarregar algo, são chamados de sistemas abertos.
  6. 6. Sistemas Abertos  Os sistemas abertos não são totalmente auto-suficientes, além de buscarem recursos no meio ambiente onde estão, também precisam gerar para o meio ambiente resultados de sua atividade.  Há uma constante troca de elementos entre o meio ambiente e o sistema, o que implica em uma dependência mútua.
  7. 7. Sistemas Fechados  Os sistemas fechados existem apenas na teoria, funciona sem nenhum tipo de interação com o seu meio ambiente, é totalmente auto-suficiente.
  8. 8. Atução  Os sistemas procuram atuar como:  Ferramentas para exercer o funcionamento complexo das organizações;  Instrumento que possibilitam uma avaliação analítica e, quando necessário,sintética das organizações;  Facilitadores dos processos internos e externos com suas respectivas intensidades e relações;  Meios para suportar a qualidade, produtividade,efetividade e inovação tecnológica organizacional;  Geradores de modelos de informações para auxiliar os processos decisórios organizacionais;  Produtores de informações oportunas,personalizadas e geradores de conhecimento;  Valores agregados e complementares à modernidade,perenidade, competitividade e inteligência organizacional.
  9. 9. A Composição dos Sistemas  Objetivos do Sistema  Ambiente do Sistema  Recursos do Sistema  Componentes Humanos do Sistema  Função do Sistema  Procedimentos do Sistema  Gestão do Sistema
  10. 10. Entidades de um Sistema  Entidades são elementos próprios do sistema e se completam, uma vez que cada uma tem sua especialidade.  Para atingir seu objetivo, essas entidades devem estar em funcionamento harmônico.  Sendo as entidades responsáveis por apenas uma pequena parte do processo no sistema, implica que o desempenho de uma entidade depende da outra, e a isso chamamos de interdependência.
  11. 11. Entidades de um Sistema  Se por acaso ocorrer alguma falha em um entidade, pode haver comprometimento de outra, pois existe um estado de dependência mutua. Como conseqüência final dessa falha, o sistema como um todo pode falhar.  Os sistemas devem estar providos de mecanismos que permitam identificar as falhas de suas entidades, permitindo que tais falhas sejam sanadas antes que venham a causar transtornos ao funcionamento coletivo do sistema.
  12. 12. Organização  As organizações são sistemas abertos que interagem em um meio ambiente complexo, via consumo, transformação e oferta de produtos e serviços.  Ao consumirem informações obtidas nos sistemas, as organizações tomam decisões na condução de seus negócios; portanto, é crucial que se deva também conhecer como, genericamente, essas organizações estão estruturadas para a tomada de decisão, a fim de que se possa preparar melhor os sistemas de informação, ate mesmo para serem aplicados como auxiliares nas tomadas de decisão.
  13. 13. A Organização  Assim como nos sistemas de informação, as organizações são administradas por uma estrutura, onde existe hierarquia.  Um organograma empresarial sofre variações de empresa para empresa.
  14. 14. Exemplo de Organograma Empresarial
  15. 15. A informação e a Organização  A informação é um elemento básico, embasa o processo de toma da de decisões, orienta ações, mostra antecipadamente como algo deve ser feito.  Faz-se necessário estabelecer a diferença entre os termos dado, informação e conhecimento, uma vez que os sistemas de informação irão gerar conhecimentos ou informações a partir de dados.
  16. 16. Dado  Dado é a estrutura fundamental sobre a qual um sistema de informação é construído.  Peso = 92,245  Normalmente um dado sozinho não expressa algo que traga qualquer certeza ou elimine dúvidas de qualquer natureza.
  17. 17. Informação  Os dados podem ser convertidos em informação por meio de algum mecanismo;  Os dados convertidos em informação passam a apresentar um significado, de tal maneira que podem ser interpretados pelas pessoas, produzindo-se informação.  A informação sempre tem um contexto.  “O total de 92,245 Kg foi o peso máximo transportado pela bicicleta infantil XYZ em janeiro de 2009.”
  18. 18. Conhecimento  Conhecimento é um conceito em um nível mais alto de abstração. Ele fornece a capacidade de resolver problemas, inovar e aprender com base em experiências prévias.  “O total de 92,245 Kg foi o peso máximo transportado pela bicicleta infantil XYZ em janeiro de 2008.”  “Podemos concluir que essa quantidade transportada é um recorde.”
  19. 19. Dados até a decisão Decisão Conhecimento Informação Dados Curiosidade Ação
  20. 20. Sistemas de Informação  Enquadrado no conceito de sistemas, os sistemas de informação podem ser considerados um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo.  Basicamente, em suas entidades principais são arquivos, bancos de dados, tabelas, protocolos de segurança entre outros.
  21. 21. Sistemas de Informação  São subsistemas das organizações e são agentes de otimização dos processos da empresa.  As organizações estão em constante mudança, assim, um sistema de informação apresenta-se como agente que auxilia a dinâmica de mudanças organizacionais, que com outras tecnologias e processos podem ser fator de vantagem competitiva para os negócios da empresa (Xavier & Gomes, 2000).
  22. 22. Sistemas de Informação  Os sistemas de informação são criados para organizações, considerando dois aspectos: os componentes da empresa e o nível de decisão na empresa.  Os componentes da empresa correspondem aos diversos setores ou departamentos que executam as diferentes funções necessárias ao seu funcionamento.
  23. 23. Sistemas de Informação  Os níveis de decisão obedecem a uma estrutura de hierarquia existente nas organizações, mas podem ser generalizados como nível estratégico, tático e operacional (Dias e Gazzaneo, 1989).  As decisões originadas da hierarquia existem em qualquer organização, independente do seu tamanho. Mesmo nas microempresas onde eventualmente exista uma só pessoa, todos os níveis de decisão estão presentes.
  24. 24. Sistemas de Informação  As decisões estratégicas se dão nos altos escalões da empresa (diretores ou proprietários);  As decisões táticas se dão nos escalões intermediários, normalmente visam colocar em prática as decisões estratégicas. São decisões tomadas por gerentes ou responsáveis por setores da empresa.  As decisões operacionais são aquelas que visam dar resposta imediata aos problemas do cotidiano, seguindo as orientações táticas ou gerenciais.
  25. 25. Níveis de decisão de uma organização Estratégico Tático Operacional
  26. 26. O profissional, a empresa e os Sistemas de informação  Um analista de sistemas deve estar atento a essa estrutura que invariavelmente molda todas as empresas e seu impacto nos sistemas, cujo desenvolvimento irá participar.  Espera-se que as organizações ao escolherem seus recursos tecnológicos se beneficiem de uma gama de articulações, flexibilização e rapidez na extração de informações para as tomadas de decisão.
  27. 27. O profissional, a empresa e os Sistemas de informação  Essas questões envolvem custo e beneficio. Os softwares criados são recursos significativamente dispendiosos para serem subutilizados, negligenciados ou esquecidos.  As organizações irão sempre buscar retorno do investimento feito, muito embora, na maioria das vezes seja, se não impossível, extrema mento difícil mensurar tal retorno.
  28. 28. O profissional, a empresa e os Sistemas de informação  Os recursos de TI de uma organização devem passar por um rigoroso planejamento antes de sua aquisição, dado a importância que se revestem. Serão tais recursos que irão dar suporte ao ciclo de negócios e tomadas de decisão dentro da organização, e não apenas considerar os expressivos valores que deverão ser investidos.
  29. 29. Referências  Tonsig, Sérgio Luiz. Engenharia de Software. São Paulo: Futura, 2003.  Rezende,Alcides Denis. Sistemas de Informações Organizacionais. São Paulo:Atlas, 2007  Flôr, Daniela Heloisa.Teoria Geral de Sistemas. Notas de Aula, 2008

×