Relato de experiência
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Relato de experiência

on

  • 654 views

 

Statistics

Views

Total Views
654
Views on SlideShare
552
Embed Views
102

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

4 Embeds 102

http://nteuberaba.blogspot.com.br 64
http://nteuberaba.blogspot.com 31
http://www.nteuberaba.blogspot.com 4
http://www.nteuberaba.blogspot.com.br 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Relato de experiência Relato de experiência Presentation Transcript

  • ESCOLA ESTADUAL FIDÉLIS REIS UBERABA/MG DIRETORA: ZÂNIA MARIA BRITO CAPARELLI PROFESSORA: TRESSILLIAN DAMASCENO TEMPO INTEGRAL - MATUTINO Situada na cidade de Uberaba/MG na rua Santa Vitória, n ° 380 no bairro Boa Vista. Atende 600 crianças nas séries iniciais (1 ° a 5 ° ano de escolaridade) e 200 crianças no Projeto Tempo Integral.
  • A construção coletiva da aprendizagem com crianças em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Entende-se ambientes virtuais como sendo um espaço na Internet composto pelos sujeitos e sua forma de comunicação através da plataforma de softwares. Parte-se desta expressão para cunhar o que se entende por AVA, ou seja, é um ambiente virtual que agrega os objetos de estudo do sujeito e enfoca a aprendizagem. Desta forma, este estudo tem como um dos eixos principais o trabalho coletivo em AVA's, remetendo à possibilidade de interação entre os participantes através da tecnologia digital e contribuindo para o desenvolvimento do sujeito e/ou do grupo do qual faz parte.
  • Toda conduta supõe dois tipos de interação, a individual e a interindividual, onde a interindividual é indissociável da interação individual e caracterizada por três aspectos presentes em graus diversos. O primeiro aspecto é a existência de regras, que estão presentes na sociedade, o segundo aspecto são os valores coletivos, que compreendem tudo o que pode dar vez a uma troca, desde os objetos presentes na ação prática até as idéias e representações presentes numa troca intelectual e valores afetivos, por fim, os sinais convencionais ou símbolos acessíveis, que constituem um meio de expressão que servem para comunicar as regras e os valores; é através deles que os sujeitos trocam informações (PIAGET, 1973).
  • No início das atividades no laboratório de informática, quando as crianças começaram a usar os sites pedagógicos e até mesmo as redes sociais, os mesmos foram apresentados como uma casa a ser habitada, explorando-a enquanto um espaço coletivo. A partir de sua estrutura, privilegiou-se a fala das crianças, construindo uma proposta na qual elas compartilhariam as descobertas feitas na Internet e participariam de um AVA comum a todos. Para tanto, foram valorizadas suas particularidades diante das dificuldades, com ênfase para as contribuições registradas, visto que estas crianças estão em Tempo Integral na escola e neste momento servindo de apoio pedagógico da sala regular no contra turno.
  • As crianças não tinham computador em casa e nem oportunidade de buscar por informações de seu interesse regularmente na Internet; então vislumbraram nestes encontros um espaço para explorá-la e compartilhar as descobertas, conquistando de maneira prazerosa e diferente novos conhecimentos enriquecendo a aprendizagem. A escola hoje conta com: ORKUT ( http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=16919263519715853713 ) BLOG ( http://escolaestadualfidelisreis.blogspot.com/ ) YOUTUBE ( http://www.youtube.com/results?search_query=Escola+Estadual+Fid%C3%A9lis+Reis&aq=f ) EMAIL / MSN ( [email_address] )
  •  
  •  
  •  
  •  
  • "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)