Históri
a
27 Janeiro 2012
Prof.: Lúcia Fernandes
Escola E.B . 2 3 São Rosendo
 A ONU instituiu a data em 2005
para manter viva a memória,
uma missão na origem do museu
israelita do Holocausto - O Yad...
A data escolhida assinala o dia em que as tropas soviéticas, em
1945, libertaram os prisioneiros do campo de concentração...
Em Portugal, no dia 28 de Janeiro de 2010, a Assembleia da
República aprovou a Resolução que instituiu o dia 27 de Janeir...
Holocausto
 A palavra Holocausto tem origem do grego antigo:
, [todo] + [queimado]) ou sejaὁλόκαυστον ὁλον καυστον
“Sacri...
 A partir do século XIX a palavra Holocausto passou a designar
grandes catástrofes e massacres.
 Após a Segunda Guerra M...
 Atualmente o termo refere-se ao julgamento dos responsáveis
(Nazistas) por esse extermínio , está a ser aos poucos adota...
Adolf Hitler
• Adolf Hitler nasceu no ano de 1889, na Áustria.
• Quando era criança, morava na província da
Alta-Áustria, localizada pr...
• No fim da Guerra, Hitler e vários companheiros foram
presos por tentarem ocupar o governo Bávaro.
• Começou a propagar a...
Subida ao poder
 Em 1930 o partido Nazi consegue 18% dos votos e 107 lugares no
"Reichstag" (parlamento alemão), tornando-se o segundo ma...
 Nas eleições de Julho de 1932, o partido Nazi consegue
melhores resultados obtendo 230 lugares no parlamento e
tornando-...
 A 2 de Agosto de 1934, Hindenburg (presidente da DNVP) morreu.
 Hitler passou a exercer o cargo de Presidente da Repúbl...
Caracterização do regime Nazi
 Hitler usou duas organizações militares, as SA – Secções de Assalto
– e as SS – Secções de...
 O regime Nazi vigorou na Alemanha entre 1934 e 1945.
 Símbolo - cruz gamada, ou suástica.
 Defendia os princípios bási...
Superioridade da raça
alemã
 Segundo Hitler os alemães seriam "os mais puros representantes” ,
por isso, o povo alemão de...
Anti-semitismo
Anti-semitismo é o preconceito ou hostilidade contra judeus
baseada em ódio contra o seu histórico étnico,...
Este movimento foi manifestado de diversas formas, expressões
individuais de ódio e discriminação contra indivíduos judeu...
Trabalho
Alemanha
Julho 1937 – Abril 1945
250.000 Prisioneiros
56.000 Mortes
Agrupamento
Países Baixos
Outubro 1939 – Abri...
Risiera di San Sabba
(Trieste) Detenção da polícia
Itália. Setembro 1943 - 29 de Abril,
1945
5000 Mortos
Extermínio e trab...
1939 1940 1941 1942 1943 1944 1945
Inicio da II Guerra
Mundial
Guerra Relâmpago
A 1 de
Setembro de
1939 Invasão da
Polónia...
O regime nazi acaba quando Hitler se suicida, no dia 30 de Maio de 1945.
Estado de Israel
• Finalizada a 2ª Guerra Mundial foram assinados vários
acordos e surgiu um novo mapa político da Europa....
Estado de Israel
• Nome Oficial : Estado de Israel
• Forma de Governo : Democracia Parlamentarista
• Capital : Jerusalém
•...
• Com a formação do Estado de Israel, em Maio de 1948, muitos dos
deslocados da primeira grande guerra e refugiados judeus...
Movimento Neonazis/negação do
Holocausto
É provável que os Neonazis usem a negação do Holocausto para tornar o
nazismo mai...
• Os horrores da segunda guerra mundial deram lugar a um dos
fundamentos da carta dos Direitos humanos, que menciona no
ar...
Holocausto Nunca Mais
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Holocausto

4,003
-1

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,003
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
198
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Holocausto

  1. 1. Históri a 27 Janeiro 2012 Prof.: Lúcia Fernandes Escola E.B . 2 3 São Rosendo
  2. 2.  A ONU instituiu a data em 2005 para manter viva a memória, uma missão na origem do museu israelita do Holocausto - O Yad Vashem.
  3. 3. A data escolhida assinala o dia em que as tropas soviéticas, em 1945, libertaram os prisioneiros do campo de concentração e de extermínio de Auschwitz, na Polónia, então ocupada por tropas nazis. Campo de concentração de auschwitz.
  4. 4. Em Portugal, no dia 28 de Janeiro de 2010, a Assembleia da República aprovou a Resolução que instituiu o dia 27 de Janeiro como o «Dia de Memória do Holocausto».
  5. 5. Holocausto  A palavra Holocausto tem origem do grego antigo: , [todo] + [queimado]) ou sejaὁλόκαυστον ὁλον καυστον “Sacrifício pelo fogo”. A palavra tem origens remotas de rituais religiosos da Antiguidade, em que plantas, animais e seres humanos eram oferecidos às divindades, sendo completamente queimados durante o ritual.  A partir desse uso, holocausto significa cremação dos corpos (não necessariamente animais).
  6. 6.  A partir do século XIX a palavra Holocausto passou a designar grandes catástrofes e massacres.  Após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto foi utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo então regime nazista fundado por Adolf Hitler.
  7. 7.  Atualmente o termo refere-se ao julgamento dos responsáveis (Nazistas) por esse extermínio , está a ser aos poucos adotado somente para se referir ao massacre dos judeus durante o regime nazista.
  8. 8. Adolf Hitler
  9. 9. • Adolf Hitler nasceu no ano de 1889, na Áustria. • Quando era criança, morava na província da Alta-Áustria, localizada próxima a Alemanha. • Aos 24 anos de idade, pisou solos alemães pela primeira vez. Tentou alistar-se no Serviço Militar Alemão e foi reprovado. • A Alemanha entrou na Primeira Guerra Mundial, alistou-se no Exército e exerceu o cargo de Mensageiro. Durante a guerra, desenvolveu um sentimento patriótico e permaneceu no exército.
  10. 10. • No fim da Guerra, Hitler e vários companheiros foram presos por tentarem ocupar o governo Bávaro. • Começou a propagar a sua ideia de dominação/anti- semitismo e superioridade da raça alemã. • Foi considerado inofensivo e libertado da prisão, criando então um tipo de guarda pessoal, a Schutzstaffel ( “Unidade de Protecção” ou SS). • Beneficiando-se do fracasso alemão na Primeira Guerra, Hitler vê o crescimento do partido nazi como uma boa forma de conseguir o poder.
  11. 11. Subida ao poder
  12. 12.  Em 1930 o partido Nazi consegue 18% dos votos e 107 lugares no "Reichstag" (parlamento alemão), tornando-se o segundo maior partido.  Hitler ganhou sobretudo votos entre a classe média alemã, que tinha sido atingida pela inflação dos anos 1920 e o desemprego oriundo da grande depressão.
  13. 13.  Nas eleições de Julho de 1932, o partido Nazi consegue melhores resultados obtendo 230 lugares no parlamento e tornando-se o maior partido alemão.  Uma vez que nazistas e comunistas detinham a maioria do Reichstag, a formação de um governo estável de partidos do centro era impossível. O parlamento recém-eleito foi dissolvido e foram convocadas novas eleições.  Hitler foi nomeado Chanceler numa coligação com o DNVP.
  14. 14.  A 2 de Agosto de 1934, Hindenburg (presidente da DNVP) morreu.  Hitler passou a exercer o cargo de Presidente da República e de Chanceler, passando a se auto-intitular de Líder da Alemanha e requerendo um juramento de lealdade a cada membro das forças armadas.  Esta fusão dos cargos foi mais tarde confirmada pela eleitorado (89,9% dos votos) em 19 de Agosto de 1934.  Hitler defendia a superioridade da raça Ariana (os alemães) e considerava o país melhor que todos os outros (nacionalismo), e que eles tinham os melhores exércitos (forte e poderoso - militarismo).
  15. 15. Caracterização do regime Nazi  Hitler usou duas organizações militares, as SA – Secções de Assalto – e as SS – Secções de Segurança, para chegar ao poder.  Na Noite das Facas Longas mandou massacrar os chefes das SA, pois estas podiam tornar-se embaraçosas e reforçou as SS e a Gestapo – polícia de Estado.
  16. 16.  O regime Nazi vigorou na Alemanha entre 1934 e 1945.  Símbolo - cruz gamada, ou suástica.  Defendia os princípios básicos do fascismo como o nacionalismo, o culto do chefe, a primazia do Estado, o desprezo pela democracia, o militarismo, o nacionalismo, o imperialismo, o corporativismo, a autarcia, mas também a eliminação ou escravização de todos os que não fossem da raça ariana, segundo esta ideologia, esta era a raça pura.
  17. 17. Superioridade da raça alemã  Segundo Hitler os alemães seriam "os mais puros representantes” , por isso, o povo alemão devia evitar ser contaminado pelas "raças ou elementos inferiores" (judeus e eslavos principalmente) , daí o carácter anti-semita do nazismo, que vai levar a um autêntico massacre dos judeus.
  18. 18. Anti-semitismo Anti-semitismo é o preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra o seu histórico étnico, cultural ou religioso. A sua forma mais extrema, "atribui aos judeus uma posição excepcional entre todas as outras civilizações, difamando-os como um grupo inferior e negando que eles sejam parte da nação em que residem". Hitler só aceitava a raça Ariana (loiros, altos, olhos verdes ou azuis). A pessoa que defende este ponto de vista é chamada de anti-semita.
  19. 19. Este movimento foi manifestado de diversas formas, expressões individuais de ódio e discriminação contra indivíduos judeus a violentos ataques organizados, políticas públicas ou ataques militares contra comunidades judaicas.  "Solução Final" foi o nome empregado para se referir ao plano de aniquilação total do povo judeu e não se sabe ao certo quando os líderes da Alemanha nazista decidiram implementa-la. O sistema Nazista aniquilou milhões de judeus, utilizando mecanismos de asfixia por gás venenoso ou por fuzilamento. 3.300.000 de israelitas morreram por causa de fome, maus-tratos, espancamento, frio, doenças, experiências “médicas” e outras formas de crueldade inimagináveis.
  20. 20. Trabalho Alemanha Julho 1937 – Abril 1945 250.000 Prisioneiros 56.000 Mortes Agrupamento Países Baixos Outubro 1939 – Abril 1945 102.000 Prisioneiros; Anne Frank; Natzweiler-Struthof -Trabalho França Maio 1941 – Setembro 1944 40.000 Prisioneiro 25.000 Mortes
  21. 21. Risiera di San Sabba (Trieste) Detenção da polícia Itália. Setembro 1943 - 29 de Abril, 1945 5000 Mortos Extermínio e trabalho. Polónia, 400.000 prisioneiro 1.100.000 - 1.500.000 Mortes
  22. 22. 1939 1940 1941 1942 1943 1944 1945 Inicio da II Guerra Mundial Guerra Relâmpago A 1 de Setembro de 1939 Invasão da Polónia 21 de Junho de 1941 Ofensiva alemã contra a URSS. 3 de Setembro de 1939 Declaração de guerra do Reino Unido e da França 7 de Dezembro de 1941 Ataque surpresa a frota Americana estacionada Pearl Harbour no Havai Este acto de guerra levou os Estados Unidos a entrar no conflito 06 de Junho de 1944 Desembarque na Normandia Em fins de Abril de 1945, Hitler suicida- se e a 8 de Maio a Alemanha rende-se Japão recusa Render-se, Estados Unidos Lançam bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasáqui a 6 e 9 de Agosto de 1945. 26 de Junho de 1945 Criação da ONU Ofensivas e vitórias dos Aliados Anos de reviravolta da guerra
  23. 23. O regime nazi acaba quando Hitler se suicida, no dia 30 de Maio de 1945.
  24. 24. Estado de Israel • Finalizada a 2ª Guerra Mundial foram assinados vários acordos e surgiu um novo mapa político da Europa. • Fundam-se novos estados – Siria, Líbano e Israel. • Israel, em 1948, recebeu judeus vindos de todas as partes do mundo.
  25. 25. Estado de Israel • Nome Oficial : Estado de Israel • Forma de Governo : Democracia Parlamentarista • Capital : Jerusalém • Área : 21.643 quilómetros quadrados • População : c. 7 milhões de pessoas • Distribuição Religiosa : 76,5% Judeus, 16% Muçulmanos, 2% Cristãos, 1,5% Drusos, 4% sem classificação religiosa • Idiomas Oficiais: Hebraico, Árabe • Moeda Corrente: Novo Shekel Israeli
  26. 26. • Com a formação do Estado de Israel, em Maio de 1948, muitos dos deslocados da primeira grande guerra e refugiados judeus migraram para o novo estado soberano. • Estima-se que 170.000 deslocados da guerra e refugiados tenham imigrado para Israel no período entre o final da guerra 1945.
  27. 27. Movimento Neonazis/negação do Holocausto É provável que os Neonazis usem a negação do Holocausto para tornar o nazismo mais adaptável, ao remover a associação da ideologia com o genocídio (exterminação). É importante não misturar os negadores do holocausto com os neonazis, visto que muitos dos negadores nada mais são do que cidadãos comuns que não confiam na existência do holocausto.
  28. 28. • Os horrores da segunda guerra mundial deram lugar a um dos fundamentos da carta dos Direitos humanos, que menciona no artigo 2.º: “Toda a pessoa tem todos os direitos e liberdades proclamados nesta Declaração, sem distinção alguma de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de qualquer outra índole, origem nacional ou social, situação económica, nascimento ou qualquer outra condição”.
  29. 29. Holocausto Nunca Mais
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×