Unidade 6 => Sociologia: Cultura

  • 269 views
Uploaded on

Fala sobre a cultura no pensamento do estudo da sociologia e detalhando com evasidão os diferentes pensamentos da cultura. …

Fala sobre a cultura no pensamento do estudo da sociologia e detalhando com evasidão os diferentes pensamentos da cultura.
Obrigada!
Ingrit Silva Sampaio

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
269
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
7
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Colégio Estadual Argemiro Antônio de Araújo UNIDADE 6 SOCIOLOGIA Cultura Posse - GO
  • 2. Os significados de Cultura O emprego da palavra cultura, no cotidiano é objeto de estudo de diversas ciências sociais. Félix Guattari, pensador francês (1930 -1992) interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados de cultura em três grupos por ele designados.
  • 3. Cultura segundo a Antropologia O conceito de cultura com freqüência é vinculado a Antropologia, como se fosse especifico dessa área do conhecimento, partindo de uma visão universalista para uma visão particularista.
  • 4. Antropologia Cultural Edward B. Tylor (1832-1917) Cultura é um conjunto complexo de conhecime ntos, crenças, arte moral e direito, alem de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. Franz Boas (18581942) Bronislaw Malinowsk i (18841942) Eles pesquisou as diferenças formas culturais e de mostrou que as diferenças entre os grupos e sociedades humanas eram culturais, e não biológicas . Concebia as culturais como sistemas funcionais e equilibrados, formados por elementos interdependen te que lhe davam características próprios principalment e no tocante às necessidades básicas como alimento, proteção e reprodução Claude LéviStrauss (1908-2009 Ruth Benedict (1887-1948) Margareth Mead (1901-1978) ) Investigar as relações as relações entre cultura e personalidade Ruth Benedict (1887-1948) Margareth Mead (1901-1978 ) Desenvolveu o conceito de padrão cultural . Apolínico Dionisíaco Investigou o modo como os indivíduos recebiam os elementos de sua cultura e a maneira e a maneira como isso formava sua personalidade. A cultura deve ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais se incluem a linguagem, as regras matrimonias , a arte, ciência,religi ão e as normas econômicas.
  • 5. Etnocentrismo William G. Summer (1840-1910) criou em 1906 o termo etnocentrismo que pode ser facilmente observadas em nosso cotidiano. O etnocentrismo foi o responsável pela geração de intolerância e preconceito: cultural, religioso, étnico e político, assumindo diferentes expressões no decorrer da historia.
  • 6. Trocas culturais e culturas híbridas Néstor García Canclini analisa a questão das Culturas híbridas, lançando um olhar sobre a história. Joost Smiers sociólogo holandês em seu livro Artes sob pressão: promovendo a diversidade cultural na era da globalização responde que assim haveria a possibilidade de uma diversidade cultural ainda maior e mais significativa: haveria uma democracia cultural de fato á distribuição de todos.
  • 7. Cultura erudita e cultura popular A separação entre cultura popular e erudita, com a atribuição de maior valor à segunda, está relacionada aà divisão da sociedade em classes.
  • 8. Obrigada! *^_^* Colégio Estadual Argemiro Antônio de Araújo I Bimestre Disciplina: Sociologia Prof.ª: Toninho Aluna: Ingrit Silva Sampaio Série: 2º ano H Data: 19/02/2014 Dia da semana: quarta-feira