Avc.....

1,455 views
1,076 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,455
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Avc.....

  1. 1. Escola EB 2,3/S Drª. Maria Judite Serrão Andrade Trabalho elaborado para a disciplina de Saúde Docente Olga Januário Pelos Formantes: Inês Costa Nº9 Patrícia Fernandes Nº15 Vanessa Góis Nº 20
  2. 2. O que é um AVC? O acidente vascular cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo de um deficit neurológico que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução do oxigénio às células cerebrais adjacentes ao local do dano com consequente morte dessas células.
  3. 3. O que se sente? Geralmente vai depender do tipo de acidente vascular cerebral que o paciente está a sofrer:  Isquémico;  hemorrágico. Os sintomas podem depender da:  Localização;  Idade;  Paciente. Os principais sintomas do acidente vascular cerebral incluem:  Fraqueza maior na perna que no braço ou na face; Ainda a fraqueza pode acompanhar outros sintomas. Estas diferenças dependem da localização da isquemia, da extensão e da circulação cerebral acometida.
  4. 4. Distúrbios Visuais A perda de visão num dos olhos, principalmente aguda, alarma os pacientes e geralmente leva-os a procurar avaliação médica. O paciente pode ter uma sensação de "sombra'' ou "cortina" ou ainda pode apresentar cegueira transitória. A dormência mais comum ocorre juntamente com a diminuição de força da fraqueza, confundindo o paciente, a sensibilidade é subjectiva.
  5. 5. Linguagem e fala  É comum os pacientes apresentarem alterações de linguagem e fala, apresentando fala curta e com esforço, acartando muita frustração (consciência do esforço e dificuldade para falar);  Alguns pacientes apresentam uma outra alteração de linguagem, através de frases longas, fluentes, a fazer pouco sentido, causando grande dificuldade na compreensão da linguagem.  Os familiares e amigos podem descrever ao médico este sintoma como um ataque de confusão ou estresse.
  6. 6. Como é feito o diagnóstico? Os sintomas e o exame físico dão grandes hipóteses para uma possibilidade de doença vascular. No entanto o início agudo de sintomas neurológicos focais devem sugerir uma doença vascular em qualquer idade, mesmo sem fatores de risco associados. A avaliação laboratorial inclui análises sanguíneas e estudos de imagem (tomografia computadorizada de encéfalo ou ressonância magnética).
  7. 7. Tipos de AVC’S AVC Isquémico Este tipo de AVCs é provocado por isquemias- a perda de oxigénio e nutrientes das células cerebrais resultando da obstrução de um vaso sanguíneo; A isquemia leva ao enfarte- morte das células cerebrais, que são depois substituídas por um líquido.
  8. 8. AVC Hemorrágico O aneurisma- um ponto fraco ou fino na parede de uma artéria. Com o tempo estes pontos aumentam com a elevada pressão arterial, acabando por rebentar; A rutura de uma parede arterial. As paredes arteriais encrostadas de placas (provocadas pela arteriosclerose) perdem a sua elasticidade, ficam rígidas, finas e sujeitas a quebrarem.

×