Your SlideShare is downloading. ×
O Cenário do Inbound Marketing em
2009/2010
Transcrição da pesquisa realizada e divulgada pela Hubspot.com em fevereiro/20...
O Inbound Marketing está sendo completamente aceito pelo fato de ser um
complemento à forma como as pessoas tomam suas dec...
Três ou Quatro dos Canais de Inbound Marketing têm um
Custo menor do que qualquer outro canal do mix de marketing
tradicio...
Taxa Outbound de Custo por Lead
Segmentada por Categorias
Abaixo da Média Próximo da Média Acima da Média
A Diferença Aume...
Canais Inbound – PPC, SEO, Social Media e Blogs
Canais do Mix Tradicional - Mala Direta, Telemarketing, Feiras e Congresso...
Os Budgets para Inbound marketing estão crescendo.
As empresas não estão apenas classificando o Inbound Marketing como um
...
Budgets de Inbound Marketing 2009 / 2010
Os budgets para Inbound Marketing estão aumentando em
virtude do resultado anteri...
Pequenas Empresas continuam a focar mais em Inbound
Marketing do que Médias e Grandes.
Enquanto a comparação entre empresa...
Blogs e Social Media
A Categoria que cresce mais rápido são os Blogs e Social
Media, com budgets acima de 67% do total.
As...
Blogs permanecem como o mais importante canal de
Social Media
Olhando para os serviços que os entrevistados classificaram ...
Social Media e Blogs geram Consumidores Reais.
O uso de Blogs corporativos e ações de Social Media como ferramentas de
mar...
Percentual de Empresas Usando Canais Específicos de SocialMedia
e/ou Blogs que Adquiriram Consumidores deste Canal.
Aquisi...
Frequência de Postagens Relativamente Estável
Apesar das evidências que demonstram que o aumento na frequência de
postagen...
Enquanto está claro que as empresas estão gravitando na direção do inbound
marketing, algumas o fazem de forma mais agress...
APÊNDICE
Perguntamos aos entrevistados que nomeassem os melhores e piores
programas de marketing que executaram para gerar...
O cenario do inbound marketing 2010
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

O cenario do inbound marketing 2010

414

Published on

Pesquisa feita nos Eua revela o destino dos investimentos em marketing das empresas americanas para o ano de 2010.

Published in: Business, News & Politics
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
414
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "O cenario do inbound marketing 2010"

  1. 1. O Cenário do Inbound Marketing em 2009/2010 Transcrição da pesquisa realizada e divulgada pela Hubspot.com em fevereiro/2010 Introdução Sumário Pesquisa realizada com 231 profissionais envolvidos com as estratégias de marketing de suas empresas, nos EUA 1. Inbound Marketing continua a oferecer absurdamente um menor custo por lead que qualquer outro canal do mix de marketing tradicional. Empresas que utilizam 50% de seu budget em ações de Inbound Marketing chegam a gastar 60% a menos de custo por lead do que aquelas que investem mais de 50% de seu budget no mix de marketing tradicional . Esse número é condizente com que afirmaram 61% das empresas com o menor custo de operação em 2009 nos EUA. Claramente os canais de Inbound Marketing mantém sua vantagem de baixo custo. 2. Social Media e Blogs são as categorias que crescem mais rápido em budget entre todas as outras categorias de marketing. Social Media e Blogs estão se transformando na mais forte força de marketing. Elas continuam a ser as que mais crescem em budget para lgeração de leads e continuam posicionadas como o canal com menor custo por lead . Ao lado disto a Social Media é classificada como a fonte que gerou os melhores leads nos últimos 6 meses 3. As empresas estão realmente gerando consumidores através da Social Media e dos Blogs Algumas empresas ainda se sentem inseguras à respeito dos reais resultados da social media e dos blogs. Os clientes em potencial realmente lêem o Twitter? O Facebook faz alguma coisa além de Branding? A resposta é SIM. Para mais de 40% dos que responderam a pesquisa, Twitter, facebook, LinkedIn e os blogs corporativos trouxeram para suas empresa consumidores reais. A Social media não é só Brand. É uma ótima fonte de geração de leads que tornam-se consumidores . Visão Geral do Inbound Marketing Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de ajudar as empresas e seus profissionais de marketing a entenderem os usos e resultados do Inbound Marketing. O Inbound Marketing é uma gama de estratégias e técnicas focadas em trazer possíveis clientes qualificados e consumidores para as empresas e seus produtos.
  2. 2. O Inbound Marketing está sendo completamente aceito pelo fato de ser um complemento à forma como as pessoas tomam suas decisões de compra hoje em dia. As ferramentas de inbound Marketing incluem blogging, publicação de conteúdo, SEO, social media e social network. O inbound Marketing se opôe ao mix de marketing tradicional (outbound marketing) , que empurra para as pessoas a sua mensagem de vendas. Utilizando-se de técnicas como malas diretas, telemarketing, participação em feiras,disparo de milhares de emails não autorizados, anúncios na tv e impressos etc , o mix de marketing tradicional está tornando-se cada vez menos efetivo, uma vez que as pessoas estão aprendendo a usar a tecnologia que hoje em dia já é capaz de bloquear todas essas campanhas. ( identificadores de chamada, softwares antispam, tv a cabo etc) O Cenário do Inbound Marketing em 2010 O Inbound marketing continua a oferecer absurdamente um menor custo por lead que qualquer outro canal do mix de marketing tradicional (outbound mktg) Aquelas empresas que responderam à pesquisa informando que investem mais de 50% do budget em aquisição de leads com Inbound Marketing afirmaram que obtiveram um menor custo por lead do que aquelas que investiram mais de 50% do budget no mix de marketing tradicional. As primeiras tiveram uma redução de mais de 60% no custo por lead do que as últimas. Esse resultado só vem reforçar os dados do ano anterior, que já afirmavam que as empresas que investiam no Inbound Marketing tiveram uma redução de 61% no seu custo por lead Custo Médio por Lead ( em U$)
  3. 3. Três ou Quatro dos Canais de Inbound Marketing têm um Custo menor do que qualquer outro canal do mix de marketing tradicional Olhar mais detalhadamente para os canais de geração de leads, destaca dados consistentes com as médias para todas as categorias. Quando solicitados a classificar cada categoria de geração de leads em Abaixo da média, Próximo da Média ou Acima da Média, as empresas sistematicamente apontaram os canais de Inbound Marketing como os de menor custo por lead. As campanhas de PPC foram o único canal que se aproximou dos canais do mix de marketing tradicional. Social Media e Blogs mahtiveram-se à frente como as de maior custo efetivo na geração de leads, com 63% dos entrevistados afirmando serem Abaixo da média. Taxa Inbound de Custo por Lead Segmentada por Categorias Abaixo da Média Próximo da Média Acima da Média
  4. 4. Taxa Outbound de Custo por Lead Segmentada por Categorias Abaixo da Média Próximo da Média Acima da Média A Diferença Aumenta: O budget para ações em Inbound Marketing aumenta, enquanto o budget para o mix de marketing tradicional diminui Os entrevistados foram perguntados sobre qual percentual de seu budget seriam investidos em cada um dos 9 seguintes canais de marketing: mala direta, telemarketing, feiras e congressos, email marketing, campanhas PPC, SEO, Social Media, Blogs e outros. Esses 9 canais foram separados em 2 grupos distintos. Como email marketing pode ser utilizado em ambos, ele fica no grupo Não Classificado, junto com Outros.
  5. 5. Canais Inbound – PPC, SEO, Social Media e Blogs Canais do Mix Tradicional - Mala Direta, Telemarketing, Feiras e Congressos Não Classificados – Outros e Email Marketing Do budget geral investido em marketing, a participação do Inbound Marketing expandiu-se significantemente de 2009 para 2010, enquanto a do Mix de Marketing tradicional contraiu-se. A diferença aumenta de 9% a mais em 2009 para 15% de diferença em 2010. Budget para Geração de Leads 2009 2010 Canais de Inbound Marketing continuam crescendo em importância Baseado nos dados referentes aos baixos custos médios dos canais de Inbound Marketing, não é de se espantar que estes canais cresçam cada vez mais em importância. Olhando-se os últimos 6 meses, as empresas afirmam que cada canal Inbound para geração de leads é muito mais importante do que qualquer outro canal do mix de marketing tradicional. Isto é uma tend6encia contínua desde 2009. Novamente, a Social Media é a líder em termos de ganhar importância. Nota-se também uma pequena redução na participação do canal Campanhas PPC em relação à 2009, talvez em função ainda da redução geral dos budgets em função da crise. Repare que Blogs e Social Media estão classificados na mesma categoria em 2009
  6. 6. Os Budgets para Inbound marketing estão crescendo. As empresas não estão apenas classificando o Inbound Marketing como um importantíssimo canal: elas estão mostrando isso na prática, com seus investimentos. A Grande maioria dos entrevistados afirmaram estarem Aumentando seus budget para Inbound Marketing em níveis acima de 2009. Mais de 88% dos entrevistados estão aumentando ou mantendo os níveis de investimento de 2009.
  7. 7. Budgets de Inbound Marketing 2009 / 2010 Os budgets para Inbound Marketing estão aumentando em virtude do resultado anterior alcançado. Para os entrevistados que aumentaram seu budget para Inbound Marketing, a principal razão apontada foram os resulatdos anteriores obtidos. Ao mesmo tempo também nos deparamos com uma minoria que diminuiu seu budget , porém o fez por razões econômicas.
  8. 8. Pequenas Empresas continuam a focar mais em Inbound Marketing do que Médias e Grandes. Enquanto a comparação entre empresas B2B e B2C não revelam nenhuma diferença em relação aos budgets investidos, quando comparadas em tamanho vemos a realidade. Dando sequência à tendência de 2009, as pequenas empresas estão determinadas em manter seus esforços de marketing focando em ações e técnicas de baixo custo para a geração de leads. Para 2010, pequenas empresas(1 a 10 funcionários) estão decididas a gastar cerca de 44% do seu budget em ações de Inbound Marketing, ao passo que as médias e grandes(50 ou mais funcionários) pretendem investir apenas 31%. Médias e Grandes ainda pretendem investir MUITO em ações do mix de marketing tradicional, principalmente em feiras e congressos. Elas dedicaram 21% de seus budgets em 2010 para esse fim, enquanto as pequenas apenas 6%. Budget 2010 para Geração de leads Pequenas empresas Médias e Grandes Empresas
  9. 9. Blogs e Social Media A Categoria que cresce mais rápido são os Blogs e Social Media, com budgets acima de 67% do total. As empresas estão respondendo ao sucesso de marketing alcançado com a Social Media e com os Blogs corporativos através do aumento da participação de seus budgets para a geração de leads investidos nestas categorias. Em 2009 elas representavam 9% do budget total. Em 2010 este número chega a 15%, sendo o de maior incremento entre todas as outras categorias. 61% dos entrevistados afirmaram ter criado um blog corporativo, contra 48% em 2009. Nota-se também uma redução sensível nos budgets nas categorias Telemarketing e Campanhas PPC, mais uma vez impactadas pelos efeitos da crise em seus custos diretos. Budget para Geração de Leads 2009 2010
  10. 10. Blogs permanecem como o mais importante canal de Social Media Olhando para os serviços que os entrevistados classificaram como Crítico, Importante e Útil, os blogs corporativos permanecem na liderança pelo segundo ano consecutivo. Crescendo em importância desde 2009, mais de 85% dos entrevistados classificaram-os como Úteis ou mais em 2010. o Twitter obteve a segunda colocação com um impressionante ganho, saindo de 39% de entrevistados classificando-o como Útil ou mais em 2009 para 71% em 2010. O Facebook também teve incremento em sua participação, com redução na participação de sites como Digg e StumbleUpon. Decepcionante mesmo é o MySpace, com menos de 10 % de classificação como Útil ou mais. Qual a importância dos serviços abaixo para sua empresa? 2009 x 2010
  11. 11. Social Media e Blogs geram Consumidores Reais. O uso de Blogs corporativos e ações de Social Media como ferramentas de marketing definitivamente trazem uma exposição enorme à sua Marca, mas ao mesmo tempo também gera leads que se transformam em consumidores efetivos. 41% das empresa que usam o Twitter para fazer negócios relatam a aquisição de consumidores pelo Twitter; 43% das empresas que utilizam o Facebook relatam a aquisição de consumidores por este canal e 43% das que mantêm um Blog corporativo relatam a aquisição de consumidores através de seus blogs. Percentual de Empresas Usando Canais Específicos de Social Media e/ou Blogs que Adquiriram Consumidores deste Canal. O Facebook é mais efetivo para B2C; O LinkedIn é mais efetivo para B2B O Canal mais efetivo de Social Media depende do tipo de empresa. Embora todos os tipos de empresas, sejam B2B ou B2C, tenham a capacidade e a possibilidade de geração de leads em qualquer dos canais citados, o Facebook é claramente o mais efetivo para empresas B2B e o LinkedIn para empresas B2B
  12. 12. Percentual de Empresas Usando Canais Específicos de SocialMedia e/ou Blogs que Adquiriram Consumidores deste Canal. Aquisição de Consumidores através dos Blogs está diretamente relacionado à frequência das postagens. Subutilizar seu blog significa mais consumidores jogados sobre a mesa. A pesquisa deste ano mostra uma relação direta entre a frequência de postagens e as chances que cada empresa tem de conquistar novos consumidores através deste canal Frequência de Postagens x Aquisição de Consumidores Várias x Diariamente 2-3 x Semanal Mensal Menos de 1x ao dia por semana por mês
  13. 13. Frequência de Postagens Relativamente Estável Apesar das evidências que demonstram que o aumento na frequência de postagens aumenta o número de aquisição de consumidores, a frequência de postagens permanece aparentemente estável entre 2009 e 2010. As postagens semanais ainda continuam sendo a forma mais comum de atualização. Frequência de Postagens Várias x Diária 2-3 x Semanal Mensal Menos de 1x ao dia por semana por mês Conclusões As técnicas do Mix de marketing tradicional- incluindo malas diretas, anúncios impressos e telemarketing- estão tornando-se cada vez menos efetivas. Os consumidores não estão apenas encontrando novas e melhores maneiras de evitarem essas mensagens como também e mais importante, eles agora tem a capacidade e o conhecimento para encontrarem sozinhos os produtos e serviços de que necessitam. Como resultado disto, as empresas estão transformando seus esforços de marketing em mais programas de Inbound Marketing que permitam que consumidores os encontrem. Esta pesquisa demonstra que as empresas que tem feito isso com mais agressividade tem gerado leads mais efetivamente. Dada a natureza digital do Inbound marketing, o custo marginal de geração de leads é próximo a zero, significando que quanto mais os consumidores decidirem como realizam seu processo de compra, mais o custo por lead continuará decrescendo.
  14. 14. Enquanto está claro que as empresas estão gravitando na direção do inbound marketing, algumas o fazem de forma mais agressiva do que outras. E aquelas que o estão fazendo estão muito mais próximas de obter os enormes benefícios desta nova era do marketing. Perfil dos entrevistados Este Cenário é baseado numa pesquisa realizada no início de 2010 com 231 profissionais envolvidos diretamente ou muito familiarizados com a estratégia de marketing de suas empresas. Nestes profissionais incluem-se profissionais de marketing, donos de empresas, empreendedores, executivos e executivos de vendas de empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação. 69% desses profissionais atuam no mercado B2B. Outros 22% são área de consultoria/serviços e outros 15% da área de Tecnologia. Amostra das Perguntas Feitas A pesquisa foi desenvolvida para oferecer comparações significativas entre 2009 e 2010. Para que isso fosse possível as perguntas basicamente foram as mesmas feitas nos 2 anos. Os entrevistados responderam à uma série de perguntas à respeito dos programas de marketing de suas empresas. A maioria das perguntas foi dividida em 3 categorias: Budget de Marketing e Fonte de leads, incluindo: − Qual percentual de seus leads vem de cada canal? − Qual percentual de seu Budget para geração de leads é investido em cada canal? − Estime o custo por lead para cada canal analisado. Tendências, classificadas em Importante e Útil , incluindo: • Quais fontes de geração de leads foram MAIS importantes nos últimos 6 meses? • Quais fontes de geração de leads foram MENOS importantes nos últimos 6 meses? • Quão Úteis são as fontes de Social Media para suas empresas? Foco em Blogs e Social Media • Vocês publicam um Blog? • Qual frequência com que publicam atualizações? • Alguma vez adquiriu um consumidor através dos canais citados?
  15. 15. APÊNDICE Perguntamos aos entrevistados que nomeassem os melhores e piores programas de marketing que executaram para gerar leads e consumidores no ano que passou. Abaixo uma nuvem de palavras, gentilmente cedida pela wordle.net Melhores Coisas Piores Coisas

×