Your SlideShare is downloading. ×
0
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
9ºano ásia_economia e religião
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

9ºano ásia_economia e religião

346

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
346
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ásia – Centro - Oeste Economia: Países dependentes de recurso externos, grande parte da sua produção está baseada na agropecuária, emprega ndo grande parte da população. seus produtos são destinados a consumo interno.Industrias voltadas para o produção siderúrgica e metalúrgica, petroquím ica e de refino de
  • 2. Ásia – Centro - OesteReligiãoIslamismo:Criada por Maomé por volta de 600 d.C tem uma fórmula deSincretismo religioso entre o Judaísmo e Cristianismo.Seu livro de regras é conhecido como Corão e regula o carátersocial, religioso e jurídico.É uma religião monoteísta (acredita na existência de um sóDeus)), exige peregrinação a Meca,pelo menos uma vez na vida etem como uma de seus rituais as cinco orações diárias voltadaspara Meca.Após a morte de Maomé o Islamismo ficou dividido entre:Sunitas: Acreditam que qualquer pessoa que tivessecomprometimento com a religião pudesse ser sucessor de Maomé.Xiitas: Minoria extremista que defende a sucessão por umdescendente direto de Maomé.A Jihad ou Guerra Santa é a luta dos mulçumanos contra acorrupção da fé islâmica pelos infiéis, o que incita algunsextremistas a lançarem ataques terrorista contra turistas. mas osverdadeiros pretextos podem ser atribuídos a motivos políticos eeconômicos.
  • 3. Ásia - Região Sudoeste Economia: Agropecuária pouco desenvolvida devido ao clima e relevo. Alguns países como Iraque são beneficiados por sua hidrografia, mas a maioria dos países trabalham com técnicas de irrigação. Seus produtos agropecuários são: cana-de- açúcar, cevada, trigo, melão, café, entre outros. Seu maior produto é o Petróleo
  • 4. Ásia - Região SudoesteReligião: Mulçumana
  • 5. Ásia - Região Oeste Também conhecido como Oriente Médio é o palco de constantes conflitos entre Árabes e Israelenses, alguns deles foram: A Guerra da Partilha (julho de 1948) entre Israel x Egito, Iraque, Líbano, Jordânia e Síria; A Guerra dos Seis Dias(1967) entre Israel x Egito Síria e da Jordânia que resultou na ocupação israelita da Península do Sinai e a Faixa de Gaza; e a Guerra do Yom Kippur, quando Egito e Síria atacaram de surpresa Israel. Foi a última guerra entre os palestinos e israelitas, portanto a tensão na região é continua.
  • 6. Ásia – Região OesteEconomia: A Turquia é o país que tem maior produtividadeagropecuária, por possuir terras no Sudoeste da Europa e noOeste da Ásia, mas sua produtividade é pequena, já que 49,3%da força de trabalho se encontra no setor primário.Israel tem formado seus Kibutz, que são cooperativas com todainfra-estrutura, onde o que se produz é distribuído comequilíbrio. Setor industrial: químico, petroquímico, carvão, têxtilalimentício. Sendo Israel detentora de maior tecnologia
  • 7. Ásia – Região OesteReligiões: Judaísmo e IslamismoJudaísmo: Formado pelo povo Hebreu, tem suaformação em Abraão e seu livro sagrado é o Torá,constituído pelos cinco primeiros livros da bíblia, opovo Hebreu se fixou na palestina e unificou suasdoze tribos sob o governo do rei Salomão, queconstruiu o templo de Jerusalém. As doze tribos sefragmentaram em 935 a. C, ao Norte com as dez triboscom a capital Samaria, e ao sua a tribo de Judá eBenjamim, com a capital em Jerusalém, as tribos doNorte foram aniquiladas pelos Assírios (722 a.C) e em586 a.C o Reino de Judá foi subjugado pelosbabilônicos, que destruíram o templo. Durante oImpério Persa foi reconstruído e destruído novamentepelo Império Romano 70 D. C, restando apenas omuro das lamentações.
  • 8. Ásia – Região Centro-Sul
  • 9. Ásia – Região Centro-SulMaior população mundial, onde grande maioria da populaçãovive na região rural e desfruta de uma péssima expectativa devida, países com índice de desenvolvimento muito baixo.
  • 10. Ásia – Região Centro-SulEconomia: A Índia é a grande produtora de produtosagropecuários, sofrendo uma revolução na forma de produzirprodutos, com a ajuda dos EUA e do BID conseguiu modernizarsua agricultura e exportar seus produtos, isso auxiliou aformação de grandes latifúndios. A Indústria tem umaparticipação de apenas 30% do PIB (Alimentícia e têxteis)Religião: Hinduísmo, Budismo e IslamismoHinduísmo:Uma religião que não tem fundador e é praticadana Índia desde 1000 a.C, tem como sua crença o politeísmo tendocomo principais deuses o Brahma (divindade universal), Shiva (odestruidor), e o Vishnu (o protetor), acredita que as pessoas sereencarnam como conseqüência de boas ou más ações.Os animais participam da mesma espiritualidade e precisam serrespeitados.No rio Ganges se realizam os rituais de purificação e funerais.Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um grande propagador da féhindú e lutou contra os ingleses pela independência do seu país.
  • 11. Ásia – Região Centro-SulBudismo: Criado no século VI a. C pelo jovempríncipe nascido no Nepal, Sidartha Gautama, seauto intitulou Buda e começou a propagar a religiãoque defende que o egoísmo humano é que leva ahumanidade a miséria, tem características vinda dohinduísmo e é muito popular no Sri Lanka, ÁsiaCentral, Oriental e Sudeste.Acredita que através da meditação o homem podeatingir um estado espiritual de amor epaz, quebrando a corrente de reencarnação daquelageração.Quando dominados os budistas não serebelam violentamente, e sua característica pacífica éque fortalece a dominação por nações inimigas.
  • 12. Ásia- SudestePaíses com péssimas expectativas de vida e altos índices deanalfabetismo
  • 13. Ásia- Sudeste
  • 14. Ásia- Leste
  • 15. Ásia- Leste
  • 16. Ásia- LesteEconomia: Grande produção agropecuária, dandodestaque a China que é o maior produtor detrigo, arroz, algodão em pluma do mundo. Além daprodução de petróleo o Leste Asiático, destaca-se aindustria de tecnologia em telecomunicações e eletroeletrônicos, destacando-se oJapão, China, Taiwan, Cingapura, Coréia do Sul, Hong-Kong.O Japão se desenvolveu após a Segunda Guerra, abrindoseu mercado com o mundo, investiu na tecnologia vindados EUA e na educação, hoje faz parte do dez paises commelhor IDH.Os Tigre Asiáticos e a China dispõe de mão- de -obraabundante e por isso barata, tornando seus produtoscompetitivos no mercado externo.
  • 17. Conflitos na ÁsiaOriente Médio: Entre Israel x Palestinos Diáspora Judaica O Sionismo Conflitos Históricos a) A Guerra da Partilha b) A Guerra do Canal de Suez c) A Guerra dos Seis Dias d) A Guerra do Yom Kippur e) A Formação da OLP f) A Paz
  • 18. Conflitos na ÁsiaOriente MédioA Guerra do IraqueA CaxemiraO TibeteGuerra do Vietnã

×