Your SlideShare is downloading. ×
0
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Consciencia negra
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Consciencia negra

12,467

Published on

2 Comments
22 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
12,467
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
641
Comments
2
Likes
22
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Você sabia que no dia 20 de Novembro é celebrado o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA no Brasil? MAS POR QUE É CELEBRADO NO DIA 20 DE NOVEMBRO?
  • 2. Essa data foi escolhida porque foi o dia da morte de Zumbi. Mas quem foi Zumbi? Você sabe dizer?
  • 3. Zumbi dos Palmares, embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica. porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo. Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares. Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
  • 4. • O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. • Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra. (www.suapesquisa.com)
  • 5. Zumbi lutou muito pela liberdade dos negros escravos no Brasil. Por isso a data faz uma homenagem a este grande personagem da história brasileira.
  • 6. O dia da Consciência Negra é um dia em que todos refletimos e estudamos um pouco mais sobre questões como racismo e a cultura negra brasileira. O RACISMO separa as pessoas. Racistas acreditam que pessoas brancas são superiores aos negros, por exemplo.
  • 7. Todos são iguais e tem as mesmas capacidades, independente de cor, sexo, religião, preferência política. Todos tem direito de uma vida digna e tratados de acordo com sua personalidade, e não pela cor da pele.
  • 8. Por isso o racismo é uma bobagem! Não apenas no dia da Consciência Negra mas em todos os outros dias, devemos dizer NÃO ao RACISMO!
  • 9. Você sabia que os negros que vieram da África como escravos trouxeram muitas coisas que até hoje utilizamos? Isso chama-se herança cultural.
  • 10. O SAMBA é o ritmo musical brasileiro mais conhecido no mundo e é uma criação dos negros que viviam na Bahia e foram para o Rio de Janeiro.
  • 11. Se você gosta de Acarajé, Vatapá, Caruru, Feijoada, Cocada, Canjica...agradeça às cozinheiras negras que vieram ao Brasil como escravas.
  • 12. Outras heranças: a capoeira ( dança/luta) e o candomblé ( religião)
  • 13. A verdadeira consciência é feita todos os dias e através da educação! Jaime Guimarães Imagens: www.plenarinho.gov.br

×