Your SlideShare is downloading. ×
0
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial

3,277

Published on

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
3,277
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Empreendedorismo edesenvolvimento empresarial
  • 2. Localizada na Tapada da Ajuda, no campus universitário do Instituto Superiorde Agronomia, a INOVISA possui uma envolvente única. A Tapada da Ajuda éum parque botânico com cerca de cem hectares, localizado no centro de Lisboa(a 5 minutos do Marquês de Pombal) que detém um património vegetal,histórico e arquitectónico de grande riqueza e diversidade.
  • 3. Apoio ao desenvolvimento de novos negócios | incubação de ideias
  • 4. A criação de estruturas que apoiem e promovam o desenvolvimento de umacultura empreendedora é crucial para o desenvolvimento económico e social deuma região. Neste sentido, a INOVISA promove actividades de:Formação qualificada em áreas relacionadas com o empreendedorismo e odesenvolvimento empresarialApoio à elaboração de planos de negócio e a criação de novos negóciosDesenvolvimento de actividades de networking e aconselhamento estratégico Público-alvo: Empreendedores e público em geral Estudantes, investigadores e docentes com ligação aos sectores de actuação de Entidades do Sistema Científico e da INOVISA, com ideias inovadoras Tecnológico e/ou de base tecnológica
  • 5. Incubação de empresas de base tecnológica | prestadoras de serviços qualificados
  • 6. A INOVISA possui um edifício com uma área total de 1600 m2, onde estão sediadasempresas e associações empresariais. A INOVISA apoia projectos e empresas de basetecnológica e serviços qualificados enquadradas nos sectores de actuaçãoanteriormente referidos, podendo alargar este âmbito de actuação quando sejustifique pelo potencial de criação de sinergias.
  • 7. A incubação de empresas deverá ser um processo desenhado para acompanharideias de negócio e start-ups | spin-offs, através de um programa extensivo deapoio a novas empresas, ajudando-as no seu estabelecimento e acelerando oseu crescimento. O objectivo da INOVISA é ajudar a ‘produzir’ empresas desucesso que se tornem autónomas, sejam financeiramente viáveis e tenhamcompetitividade a longo prazo.
  • 8. O processo de incubação minimiza os riscos de insucesso nas fases iniciais dasempresas e maximiza o potencial de crescimento e desenvolvimento dos seusnegócios. A médio-longo prazo, estas empresas contribuirão para a criação depostos de trabalho qualificados, para a revitalização dos seus sectores deactuação e para o fortalecimento da economia local |nacional.
  • 9. A incubação de empresas compreende diferentes fases:EstabelecimentoA INOVISA disponibiliza os seus serviços e apoia a empresa na fase de constituição e desenvolvimentoinicial, incluindo apoio à elaboração do Plano de Negócios e procura de financiamentoConsolidação | MaturaçãoAs empresas deverão estar mais independentes dos serviços da INOVISA, continuando, no entanto, aser muito importantes os serviços de disponibilização de espaço e networking. A ligação às entidadesdo sistema científico e tecnológico, particularmente o apoio na promoção de projectos de I&DT emconsórcio, é igualmente determinante nesta fasePós-incubaçãoA empresa deverá estar pronta para deixar a INOVISA. Preferencialmente, o apoio será dado ao nível dainserção noutros ambientes de apoio ao desenvolvimento empresarial
  • 10. O processo de incubação tem um período máximo de seis anos. É um processo selectivonão só em termos de tipologia de negócio a apoiar (base tecnológica | serviçosqualificados; sectores de actuação), como em termos da qualidade do próprio projecto(viabilidade e potencial de crescimento). É por isso fundamental proceder a uma análisedos potenciais projectos empresariais que irão beneficiar dos serviços da incubadora,seleccionando os que estão em linha com a missão e os objectivos da INOVISA.

×