Slide
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Slide

on

  • 347 views

 

Statistics

Views

Total Views
347
Views on SlideShare
347
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Slide Slide Presentation Transcript

  • Usabilidade Avançada da Internet Redes Sociais FACILITADOR: HUMBERTO GERMANO
  • O Que São Redes Sociais?  Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.
  • Tipos de Redes Sociais  As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:  Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.  Redes profissionais: prática conhecida como networking, tal como o linkedin, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais.  Redes sociais online: tais como Facebook, Orkut, Twitter, que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções.
  • Redes Sociais Online  Quando as pessoas ouvem o termo "rede social", pensam automaticamente em redes sociais online. Também conhecidas como sites de rede social, elas foram uma explosão em termos de popularidade. Sites como MySpace, Facebook e Linkedln estão entre os sete dos 20 Websites mais visitados no mundo.  Para muitos usuários, principalmente aqueles que ficam muito conectados e que fazem parte da chamada Geração Internet, as redes sociais online não são apenas uma maneira de manter contato, mas um modo de vida. Crescimento Facebook Crescimento Twitter
  • Mãos a Obra! Vamos aprender a usar as redes sociais!
  • Como Criar uma Conta no Facebook?  1. Acesse o site do Facebook (www.facebook.com).  2. No canto direito preencha o formulário com suas informações e clique em “Cadastre-se”.  3. Caso apareça a verificação de segurança, insira as palavras no campo devido e clique novamente em “Cadastre-se”.
  • Como Criar uma Conta no Facebook?  4. Esta próxima parte está dividida em 3 etapas. A primeira etapa (Localizar amigos) é explicada em outro artigo. Portanto clique em “Pular esta etapa” no canto direito inferior.  5. Preencha os dados solicitados na segunda etapa e clique em “Salvar e continuar”.  6. Na terceira etapa é a hora de colocar a foto do perfil que irá aparecer em tudo o que você publicar, comentar ou participar no Facebook, além de ser a que irá aparecer no resultado de buscas de quem está a sua procura na rede social. Para inserir a foto do perfil basta clicar em “Enviar foto” e apontar a localização da imagem no seu micro ou clicar em “Tirar uma foto” para que seja capturada uma imagem por meio de sua webcam.  7. Abra o e-mail informado no passo 2 acima e clique no link de confirmação de criação de conta que foi enviado pelo Facebook.
  • Como encontrar e adicionar amigos no Facebook?  Existem basicamente duas maneiras diferentes de procurar amigos, uma usando nomes digitados no campo de busca do Facebook e outra por meio dos contatos de serviços de e-mail e MSN. Vamos detalhar cada uma:  Busca manual  Digite o nome a ser pesquisado dentro do campo “Procurar” para realizar uma busca dentro e fora de sua rede de amigos no Facebook;
  • Como encontrar e adicionar amigos no Facebook?  Automaticamente uma lista de sugestões aparecerá. Ela contém nomes de pessoas, páginas, aplicativos e grupos que tenham a ver com o nome inserido. Se encontrar o que procura basta clicar em cima do nome ou da foto.  Tela de cadastro de amigos no Facebook  Caso o nome desejado não apareça, clique em “Ver mais resultados...” ou na lupa para filtrar a pesquisa. O Facebook direciona o usuário para uma outra página. No canto esquerdo é possível selecionar que tipo de resultado deve ser mostrado (pessoas, grupos, eventos e outros). Caso clique em “Pessoas”, surgem mais opções de filtro (local, empresa etc.). É uma opção muito útil quando se busca por um nome muito comum.
  • Como encontrar e adicionar amigos no Facebook?  Na página inicial clique em “Amigos” no canto esquerdo;  Uma lista com diversas possíveis fontes de contato irá surgir (iG, MSN, Yahoo! e outros). Escolha o serviço que você usa e insira o e-mail / senha. O Facebook fará uma varredura por contatos na conta de e-mail apontada e ao final mostrará um tela com contatos encontrados. Marque a caixa de seleção dos amigos que deseja convidar e clique em “Enviar convites”.  Repita o processo se tiver mais de uma conta de e-mail e em diferentes serviços;  Na última opção “Outras ferramentas” é possível importar contatos do Outlook, Thunderbird, Apple Mail, Outlook Express, Windows Contacts e outros programas.
  • Como publicar vídeos e fotos no Facebook?  Uma das atividades mais populares no Facebook é a de publicar vídeos e fotos. Na maior parte das vezes os internautas usam esse recurso para publicar fotos de viagens, vídeos engraçados ou curiosos. Veja a seguir como publicar fotos e vídeo no Facebook:  Fotos  Na área compartilhar da página inicial, clique em “Foto”;  Escolha qual a fonte da imagem.  Se for um arquivo, clique em “Enviar foto” e aponte a localização. Nesta mesma opção, clique em “enviar por e- mail” para publicar uma foto no mural por meio de um e- mail (siga as instruções fornecidas pelo Facebook);
  • Como publicar vídeos e fotos no Facebook?  Se for um arquivo, clique em “Enviar foto” e aponte a localização. Nesta mesma opção, clique em “enviar por e-mail” para publicar uma foto no mural por meio de um e-mail (siga as instruções fornecidas pelo Facebook);  Se for utilizar a webcam do PC para capturar uma imagem, clique em “Tirar foto”;  Se quiser publicar uma sequência de fotos do mesmo assunto ou diversas fotos aleatórias de uma só vez de forma, clique em “Criar álbum”, aponte a localização dos arquivos das imagens, pressione CTRL e escolha as imagens a serem adicionadas.
  • Como publicar vídeos e fotos no Facebook?  Vídeos  Na área compartilhar da página inicial clique em “Vídeo”;  Escolha qual a fonte da imagem:  Se for utilizar a Webcam do micro para capturar uma imagem clique em “Gravar um vídeo”;  Se for um arquivo, clique em “Enviar vídeo” e aponte a localização. O vídeo não pode ultrapassar de 1 GB de tamanho e 20 minutos de tempo.  Outra forma de publicar fotos e vídeos é por meio dos botões “+ Enviar fotos” e “+ Enviar vídeos” localizados no menu “Fotos” da página de seu perfil.  Mais uma opção, no caso de colocar vídeo em uma postagem é carrega-lo no youtube e colar o link do vídeo na janela de postagem
  • Como criar listas de amigos no Facebook?  Conforme cresce a lista de amigos no Facebook também fica mais difícil encontrar um contato. Pensando nisso, a rede social criou o recurso de listas.  Ele permite separar os amigos em categorias como família, escola, trabalho. Depois de criadas as listas, o usuário tem a opção de compartilhar uma foto, vídeo ou texto apenas com a categoria desejada.  Clique em “Perfil” no menu horizontal do canto direito superior;  Selecione “Amigos” no menu vertical do lado esquerdo;  Clique em “Editar amigos” no canto superior direito;  Clique em “Criar uma lista”;
  • Como criar listas de amigos no Facebook?  Lista de amigos no Facebook  Insira um nome para a lista (família, trabalho etc.), selecione os amigos que deseja inserir nesta lista e clique em “Criar Lista”;  Caso queira adicionar ou remover amigos de uma lista basta selecioná-la no canto esquerdo e em seguida clicar em “Adicionar vários”.  Depois de criar listas, você pode usar o recurso do cadeado para limitar a divulgação de qualquer item (status, fotos, links etc.) a um determinado grupo de amigos. Veja como fazer isso.  Clique no cadeado que fica ao lado do botão compartilhar.  Selecione “Personalizar”.  Agora escolha se quer mostrar ou ocultar tal publicação para determinada lista e insira no campo “Estas pessoas” o nome dela.  Clique em “Salvar configuração”.
  • Como encontrar jogos e aplicativos no Facebook  Para encontrar jogos e aplicativos no Facebook, faça o seguinte:  1. Na página inicial, clique em “Aplicativos” no canto esquerdo;  2. Clique em “Central de aplicativo” na parte inferior central;  Para procurar algo específico selecione o tipo do aplicativo desejado no menu lateral esquerdo ou insira o nome ou palavra-chave relacionada ao aplicativo no campo de busca. Além de aplicativos para o próprio Facebook e protótipos em fase de teste, é possível encontrar aplicativos para dispositivos móveis e computadores, assim como outros que conectam o Facebook a sites de terceiros.
  • Aplicativos no Facebook  Para instalar um aplicativo faça o seguinte:  Selecione o aplicativo desejado;  Clique em “Ir para o aplicativo” na parte superior central da página de informações do aplicativo;  Após verificar e estar de acordo com as ações e coleta de informações que o aplicativo realizará, clique em “Permitir”;  Pronto, usufrua do aplicativo e não se esqueça de configurá-lo para não realizar publicações automáticas no mural de amigos.
  • Como integrar  Veja como unir dois dos serviços mais populares entre usuários de redes sociais  Facebook e Twitter estão entre os serviços mais populares entre usuários de redes sociais. E um mecanismo de vinculação permite que textos publicados no perfil do Twitter sejam compartilhados também no Facebook. Veja a seguir como vincular seu perfil do Facebook ao Twitter.  1. Acesse a página de integração do Facebook com o Twitter  .2. Clique em “Sign in with Twitter”.  3. Insira o usuário e senha de sua conta do Twitter e clique em “Permitir”.  4. Caso concorde com as solicitações, clique em “Permitir”.  5. Para finalizar, marque conforme desejado as caixas de seleção para publicar atualizações no seu perfil ou numa página (fan Page). Clique em “Share a link” caso queira divulgar no mural seu endereço do Twitter.
  • Como criar e participar de grupos no Facebook  Páginas são usadas para debater assuntos de interesse comum  Os grupos no Facebook têm função similar às comunidades do Orkut. São páginas em que são debatidos assuntos de interesse dos membros do grupo. Os grupos funcionam de maneira muito parecida com o próprio perfil de usuários, mas têm algumas funções adicionais para divulgação.
  • Como criar e participar de grupos no Facebook  Na página inicial clique em “Criar grupo...” no menu do lado esquerdo.  Insira o nome do grupo no campo indicado e escolha um ícone.  Insira o nome dos membros ou listas para receberem um convite para participarem do grupo.  Escolha qual o tipo do grupo.  Aberto – qualquer usuário pode encontrar o grupo, ver a lista de membros e ler o conteúdo.  Fechado – se diferencia do aberto somente pela impossibilidade de leitura do conteúdo caso não seja um membro do grupo.  Secreto – somente membros podem encontrar o grupo, ver a lista de membros e ler o conteúdo.  Clique em “Criar”.  Caso queira participar de um grupo feito por terceiros faça o seguinte:
  • Como criar e participar de grupos no Facebook  Insira um nome ou descrição sobre o assunto no campo de busca do Facebook.  Clique na lupa ou “Ver mais resultados para...”.  No canto esquerdo selecione “Grupos” para filtrar os resultados obtidos.  Clique em “+1 Pedir para participar” ao lado do grupo escolhido.
  • Como criar uma conta no Twitter  Com cerca de 200 milhões de usuários, o Twitter é um dos nomes mais fortes na área de redes sociais, atrás apenas do Facebook. Um dos principais atrativos do serviço é a capacidade de disseminar rapidamente as informações publicadas.  Além de servir como meio de acompanhar as atividades de amigos, o Twitter também pode ser usado para se manter informado, seguindo perfis de sites de notícias e participar de promoções O primeiro passo para aproveitar o Twitter é criar uma conta no serviço. Veja como fazer isso a seguir. Acesse o site do Twitter (www.twitter.com); Na área "Novo no Twitter?", preencha os campos solicitados e clique em "Inscreva-se";
  • Como criar uma conta no Twitter  Na página seguinte, o Twitter verificará os dados inseridos. O Twitter sugere ainda um nome de usuário, mas é possível alterar para qualquer outro que se tenha em mente e que ainda não tenha sido utilizado;  Clique em "Criar minha conta" caso concorde com os termos e condições;  Uma lista de usuários dividida por assunto será exibida. Caso não tenha interesse em seguir nenhum dos usuários sugeridos, clique em "Próximo Passo: Amigos", na parte inferior, para prosseguir;  Nesta etapa seguinte uma lista de serviços (Gmail, Yahoo!, Linkedin, Messenger e outros) surgirá. Com os serviços escolhidos, o Twitter verifica quais de seus contatos já têm conta no serviço e sugere adicioná-los. Caso não queira usar este recurso clique em "Pular importação";  Abra o e-mail informado no passo 2 e clique no link de confirmação de criação de conta que foi enviado pelo Twitter;  Pronto, agora é só começar a seguir outros usuários e/ou publicar suas mensagens.
  • Como personalizar sua página no Twitter  Além de ser possível personalizar aspectos estéticos (fotos do perfil, imagem de fundo e outros) do seu perfil do Twitter, também existe a possibilidade ajustar outras configurações. Para fazer isso, clique no seu nome de usuário no canto direito superior e selecione "Configurações".  As abas trazem uma série de ajustes para sua conta. Conta Essa aba é usada para trocar o idioma do serviço, indicar a localização geográfica dos tweets ou torná-los privados e desativar a conta, entre outras funções. Um recurso que merece destaque é o que habilita a conexão HTTPS, mais segura do que a conexão convecional. Para fazer isso, marque a caixa"Sempre usar HTTPS". Após ter feito a configuração desta aba clique em "Salvar" no fim da página.
  • Como personalizar sua página no Twitter  Notificações Nesta aba é possível escolher que tipo de notificações devem ser enviadas por e-mail das atividades em sua conta (Ex.: quando alguém novo lhe seguir ou receber uma mensagem direta).  Perfil Coloque neste local o seu nome verdadeiro para que seus amigos possam encontrá- lo mais facilmente. É possível informar também seu país de origem, o endereço web de seu site ou blog e escrever uma pequena descrição biográfica.
  •  Aparência  Personalize a sua tela de fundo assim com a cor do design do seu perfil. Quem não quiser usar os fundos oferecidos pelo Twitter pode usar uma imagem própria, Para fazer isso, clique em "Alterar imagem de fundo" , selecione "Browse" e aponte o local da imagem desejada.  Note que a imagem não deve ultrapassar 800k e deve estar nos formatos GIF, JPG ou PNG.
  • Terminologia Básica  Mensagens com até 140 caracteres que são postadas e públicas.  Todas as mensagens, com exceção das DM, são de domínio público no Twitter.  Direct Message:  As DMs são mensagens privadas apenas entre as pessoas que estão se correspondendo, no entanto você precisa:  Seguir e ser seguido pela pessoa para poder enviar uma DM;  Especificar que se trata de uma DM antes de enviá-la.
  • Terminologia Básica  Retwitar – RT  Esta ferramenta é uma das que mais interessa àqueles que possuem negócios na internet.  O Retweet é uma forma de divulgar a mensagem original aos seus seguidores.  A fonte de origem da mensagem sempre deve ser citada: Por exemplo, se eu escrevi: “Desejo a todos um excelente final de semana”. Um Retwitar apareceria como: RT @suacampanhaonline “Desejo a todos um excelente final de semana”  O objetivo é incentivar os outros usuários a retweetarem sua mensagem e assim, expandir seu alcance.
  • Terminologia Básica  # - Hashtag  As hashtags são colocadas na frente de uma palavra ou conjunto de letras para permitir a divulgação daquele assunto específico.  Por exemplo, se você está twitando sobre Marketing com outras pessoas, você pode usar #Marketing. Isso se torna um link na sua mensagem e, quando clicado irá exibir todos os tweets usando essa hashtag.  #FF – Follow Friday  Esta é uma maneira de mostrar apoio e recomendar seguidores e amigos.  É claro, apenas às sextas - feiras.
  • 10 dicas para otimizar o uso do seu Twitter  Use seu verdadeiro nome real;  Coloque uma imagem sua no perfil;  Coloque um link para blog ou site no perfil;  Fale sobre você;  Tweet regularmente;  Não é fácil? Talvez, mas é sem dúvida a chave da autopromoção. E não tem importância se você tem apenas 2 seguidores e um deles é a sua mãe, você ainda precisa de publicações diárias para fazer a diferença.  Caso você não tenha nada de interessante para dizer, utilize o RT e compartilhe algo diferente, engraçado ou útil.  A outra opção é conectar seu blog à sua conta no Twitter, assim cada post que você inserir no blog será automaticamente publicado no Twitter.
  • 10 dicas para otimizar o uso do seu Twitter  Poste informações relevantes;  Criando Links sem vínculos  É muito útil inserir links, mas tome cuidado para que as pessoas não comecem a achar que você quer apenas vender seu produto.  Para isso a interação é muito importante.  Seja Você mesmo  Ainda que o perfil pertença a sua empresa, é importante que as pessoas saibam que por trás desse perfil existe alguém de carne e osso. Você não precisa ser engraçado ou inteligente. Não precisa citar Shakespeare ou Chico Anísio.
  • 10 dicas para otimizar o uso do seu Twitter  Nem Sempre vale a pena seguir quem te segue;  Para algumas pessoas a quantidade é tudo, mas na verdade deveríamos ficar de olho na qualidade. Você não tem que seguir todos os que te seguem, até porque com programas de “Seguir” disponibilizados na internet, muitos do que te seguem sequer estão interessados em você. Então, meu conselho: Siga apenas pessoas que tenham relevância para você ou para o seu público.  Comunicação;  No Twitter tudo é comunicação, então, se alguém falar com você ou RT sua mensagem, não se esqueça de responder ou agradecer. As pessoas gostam de saber que estão fazendo diferença. Aposto que você também gosta!
  • Redes sociais e transformação social  Redes sociais promovem democracia e facilitam comunicação António Martins Neves * http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed672_o_poder_de_comunicaca o_das_redes_sociais Acrescento de democracia e facilitador de comunicação é como vários investigadores chamam às redes sociais na internet quando refletem sobre o papel que tiveram nas últimas manifestações de rua realizadas em Portugal. O sucesso de uma manifestação "não depende só da forma, mas também do objeto" a que se propõe a sua mobilização, diz o filósofo e professor universitário Viriato Soromenho Marques. Para o psicanalista Carlos Amaral Dias, redes sociais como o Twitter ou o Facebook "ampliam o conceito de cidadania", pelo que "a democracia aumenta" com a maior liberdade de expressão que proporciona.
  • Redes sociais e transformação social "Todos temos uma voz, nem que seja ilusória", acrescenta, por seu lado, o psicólogo e também docente universitário Miguel Pereira Lopes, para sustentar a ideia de que as redes sociais vieram "democratizar a comunicação". Mas facilitar a comunicação não significa um impacto direto na dimensão dos protestos, havendo exemplos contraditórios. No caso das manifestações do passado dia 15 No caso das manifestações do passado dia 15 realizadas em diversas cidades do país e que terão colocado nas ruas mais de meio milhão de pessoas, embora convocada pelo Facebook, a indicação que veio da rede social não dava a entender que o protesto assumisse tão grande dimensão, só se assemelhando ao primeiro Dia do Trabalhador comemorado em liberdade, em 1974, após a revolução de 25 de Abril.
  • O poder de comunicação das redes sociais Por Valério Cruz Brittos e Marta Reckziegel em 13/12/2011 na edição 672 Com a crescente explosão de redes sociais, verificada nos últimos anos, a mudança de comportamento dos indivíduos e das organizações para com a mídia passou por uma (esperada) mudança. Em muitos casos, as relações, tanto entre amigos quanto entre vendedor e cliente, tiveram que ser readaptadas e estruturadas para o uso das tecnologias digitais. Através da internet surgiram novas formas de comunicação, capazes de mudar essa dinâmica, obrigando empresas a se reinventarem e atrair públicos interessados em programas originalmente destinados ao entretenimento. As ações de propaganda e marketing através dos meios tradicionais perderam espaço, gerando novas formas de comunicação mercadológica.
  • O poder de comunicação das redes sociais Isso é claramente visto em ações de mídia no Facebook e Twitter, para citar dois casos, líderes em usuários nas redes sociais. Constituídos principalmente pelo público jovem, antenado a todas as novidades, esses sites fazem parte do modo atual de comunicação, marcada pela criatividade e capacidade de prender a atenção dos usuários multimídias. Como se destacar em um universo de 140 caracteres, por exemplo, é o que diferencia as empresas ligadas aos novos consumidores das que não ingressaram nesse novo mercado tecnológico. Outra dificuldade é a de construir marcas capazes de atrair “fãs” em seu perfil, fazendo com que o internauta se interesse em conhecer um pouco mais sobre determinado produto.
  • O poder de comunicação das redes sociais Consequentemente, empresas que já utilizam essas novas ferramentas conseguem aliar sua marca ao crescimento tecnológico, fato muito apreciado entre usuários, que se sentem interligados ao processo de criação e venda dos produtos e, assim, parte ativa do mundo globalizado. Algumas, inclusive, criam projetos de merchandising ao possibilitar votações para elaborar ou definir o próximo lançamento, estabelecendo vínculos com o cliente antes mesmo do produto ser lançado. O principal desafio para os especialistas é fazer com que o consumo publicitário se torne uma experiência que mobilize o usuário, levando-o a dedicar parte de seu tempo na interação e colaborar na construção de produtos.
  • O poder de comunicação das redes sociais Faceta comercial De certo modo, essa nova forma de comunicar, surgida a partir das redes sociais, possibilita que o relacionamento entre as partes de criação e consumo final se torne mais aberta, com a opinião ativa do público. Isso faz com que a produção seja acompanhada e recebida com muito mais interesse, devido à maneira espontânea com que as pessoas interagem nesses ambientes virtuais, até mesmo divulgando a marca para conhecidos, sem ao menos ter consciência da propaganda, somente por afinidade ou gosto. Para os objetivos empresariais, isso é o ideal, de forma que o consumidor incorpora o produto e até trabalha para organizações empresariais na expectativa de sentir-se incluído no mundo em que vive.
  • O poder de comunicação das redes sociais Nesse sentido, também o jornalismo sofre uma mudança significativa. Contrariando as velhas fórmulas de se chamar a atenção do leitor recorrendo a chamadas e leads, agora o impacto está visivelmente restrito aos títulos (o que antes era mais um componente), já que o espaço para transmitir a notícia também diminui nas redes sociais. Convidar o leitor a se interessar por notícias, ao invés de perder horas do seu dia navegando em atualizações de amigos e publicando posts para que outros gostem de suas ideias ainda é uma tarefa difícil. Historicamente envolvido no mito da missão de informar, com forte conotação social, o jornalismo assume, assim, sua faceta mais comercial, de conquista do consumidor.
  • O poder de comunicação das redes sociais Novas possibilidades Essa mudança que ocorreu e ainda perdura traz novos rumos para a comunicação. Descobrir o segredo para falar, divulgar, atrair e fidelizar seguidores em um lugar tão diverso, com programas de multimídia e acesso aberto, ainda é uma tarefa difícil. Fica clara a importância de se infiltrar nesses meios, adequando- se às novas exigências, reposicionando-se como comunicador. A própria formação desses profissionais deve estar mais aberta aos novos tempos. De um lado, há necessidade de avanço em conhecimentos tecnológicos. De outro, é fundamental o investimento no conhecimento teórico ligado às ciências sociais e humanas como forma de compreender o mundo e poder ser agente de transformação.
  • O poder de comunicação das redes sociais Do mesmo modo, não há como prever até quando as redes sociais de hoje irão ter sucesso ou quando serão substituídas por outras que exijam técnicas diferentes de aproximação. O que se nota é que o mundo comunicacional está em constante mudança e o profissional precisa estar preparado para se adequar às transformações permanentes, se possível transformando as novidades em benefícios. Num mundo de obsolescência forçada, em breve surgirão novas redes a hegemonizarem e inovações tecnológicas substitutas que gerem a aparência de constante mutação, forçando novos consumos, novas possibilidades e a manutenção do sistema. Cabe ao comunicador e cidadão se adaptar a essas novidades, visando não só ao seu próprio benefício, mas a uma integração entre seus interesses e a evolução comunicacional. [Valério Cruz Brittos e Marta Reckziegel são, respectivamente, professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e graduanda em Comunicação Social – Jornalismo na mesma instituição]
  • Como fazer bons negócios nas redes sociais?  A estratégia de lançar um produto ou uma promoção para ganhar mais “seguidores” é uma das ações mais comuns adotadas pelas companhias nas redes sociais. O objetivo é conquistar o cliente, aquele que vai gastar consumindo uma marca.
  • Como fazer bons negócios nas redes sociais?  O resultado vem, e geralmente vem bem rápido, instantâneo, mas com a mesma rapidez que a empresa conseguiu esse cliente ela o perde. Isso ocorre porque o investimento é pontual. Não há a preocupação de fidelizar esse consumidor. Em regra, são ações isoladas que, num primeiro momento atraem o interesse, mas que pelo fato de não haver sequência se perdem completamente.  E o mais curioso é que essa falta de um melhor relacionamento com o cliente (internauta) ocorre justamente nas redes de...relacionamento.  Saindo do mundo virtual para o real, é como se o rapaz que tem interesse na garota fizesse de tudo no primeiro encontro para ganhar a sua atenção e nos dias seguintes a abandonasse completamente. Consequentemente, ele a perde. Causar boa impressão de cara é importante, mas não é tudo. O mesmo vale para as empresas em suas empreitadas na web.
  • Como fazer bons negócios nas redes sociais?  “As empresas pecam por realizarem ações num primeiro momento nas redes sociais e depois abandonarem o cliente. Conquistar um grande número de sequidores no Twitter, por conta de uma promoção, tem pouco valor se a companhia só volta a se relacionar com o internauta três meses depois, com uma nova ação promocional. O relacionamento é algo constante”, afirma Jeff Paiva, diretor de Interatividade da agência de publicidade Neotix e professor de Mídias Sociais da FAAP, um dos debatedores do último dia do Social Media Week, evento realizado nesta semana em São Paulo.  Para Marcus Andrade, fundador do Guidu, rede social voltada ao entretenimento e ao lazer, com dicas de baladas, bares e restaurantes, o desafio maior está no produto.”Penso que o maior desafio para quem pretende ganhar dinheiro na intenet é tornar o produto relevante. No nosso caso, sabíamos que muitas pessoas trocavam informações na web. O que fizemos foi organizar essas avaliações sobre os lugares que as pessoas visitam. Criamos um ambiente para essas discussões”, diz.
  • Como fazer bons negócios nas redes sociais?  De mesma opinião, Fábio Seixas, confundador da Camiseteria, um serviço que trabalha com vendas de camisetas com estampas elaboradas por usuários, acredita no potencial da internet para alavancar o negócio. “Há várias redes sociais. Basta ter um produto inovador que a internet faz desse produto de sucesso algo muito maior. As redes sociais ajudam para que tenha mais sucesso”.  Segundo ele, existe vida fora da web, mas em breve quem não estiver nela pode estar fadada ao fracasso. “Hoje, a internet não é imprescindível para todas as empresas. Porém, é possível que num futuro próximo ela seja tão fundamental para as companhias quanto o telefone é hoje para as pessoas”.  Também presente no evento, a jornalista Viviane Rodrigues, do jornal Financial Times, seguiu a opinião dos outros debatedores, relacionando o sucesso das empresas na internet - em ações promocionais ou na criação de negócios bem- sucedidos – à qualidade e à capacidade do produto de atrair clientes. “As iniciativas em redes sociais por si só não se sustentam. Somente com iniciativas boas e viáveis é que se consegue atrair as pessoas”.
  • 30 dicas para usar as redes sociais nos negócios  Hoje em dia é comum que empresas criem perfis no facebook, Orkut, Twitter etc. O principal objetivo é divulgar suas marcas através das redes sociais. Mas, de nada adianta ter as ferramentas e não saber usá-las. Por isso, o site Inc. elaborou uma lista com 30 dicas para os empresários apreenderem a utilizar corretamente as redes sociais em seu benefício.
  •  1. Ofereça uma espiada nos lançamentos  Coloque uma prévia de novos produtos e serviços na internet. Por exemplo, John Doyle, fundador da empresa John chocolate e Kira na Filadélfia, postou fotos de lançamentos de sua empresa no Flickr e convidou os clientes para comentarem.  2. Aproveite os seus conhecimentos  Compartilhe os conhecimentos que você adquiriu através de seu comércio e promova a sua marca. Ford Models, por exemplo, tornou-se uma sensação do YouTube através de uma série de vídeos que oferecem dicas de beleza e moda.  3. Demonstre o que sua empresa faz  Mostre na rede o que sua empresa faz. Os clientes vão conhecer o seu negócio além do papel e você conseguirá transmitir também seus valores. O diretor de marketing da Blendtec, George Wright, fez isso e conseguiu impulsionar as vendas da Blendtec em 700%.  4.Espalhe a sua marca  Quer atrair mais tráfego para seu site? Ajude a espalhar a sua marca incentivando os visitantes a partilhar os conteúdos de que gostam. GotCast é um site que conecta diretores de elenco com os atores aspirantes, atrai novos visitantes por postar vídeos e permite que outras pessoas compartilhem links de vídeo no site. Uma maneira de promover a partilha de conteúdo de seu site é instalar um widget, como o AddThis, que automatiza links para sites populares.
  •  5.Seja sincero  Em tempos de crise econômica, a transparência é importante para manter e atrair clientes. Criar um blog da companhia é uma maneira fácil de manter a comunicação aberta com os clientes. Giacomo Guilizzoni, fundador do San Francisco software Balsamiq possui um blog em que divulga números para mostra a solidez de sua empresa.  6.Tenha cuidado com o que fala  Mas tenha cuidado o que você diz sobre os outros. Quando Leslie Richard, proprietário de uma empresa de vestuário Carolina do Norte, descreveu Vision Media Television como um "spam", ela foi processada em US$ 20 milhões.  7. Interaja com os visitantes, realmente  Não basta colocar criar um blog ou uma página de Facebook se o sentido da conversa só vai para um lado. Matt Mullenweg, fundador da plataforma de blogs Wordpress, diz que não interagir com os visitantes pode “matar” a comunidade.  8 Não terceirize o serviço de rede social  Com todas as outras tarefas necessárias dentro da sua empresa, é tentador terceirizar a gestão de mídia social ou mesmo tentar automatizar o processo. Isso pode facilmente virar contra você, como Joe Pulizzi, fundador do Cleveland Junta42 que mandava mensagens automáticas para os novos seguidores do Twitter. Logo, os números de seguidores caíram, pois as mensagens mais pareciam spams.
  •  9.Não finja ser outra pessoa  Graças ao endereço IP de rastreamento, os observadores também pode rapidamente dizer quando empresas adotam identidades falsas. Não só a prática pode ferir a reputação de sua empresa, mas também pode acabar em problemas legais. A clínica de cirurgia plástica Lift Lifestyle teve que pagar 300.000 dólares para o estado de Nova York , pois seus empregados postavam opiniões lisonjeiras sobre empresa, sem se identificar.  10.Conecte os funcionários  Empresa como a IBM tem construído redes em “casa”, que conectam empregados que trabalham em locais diferentes. Pequenas e médias empresas podem tirar proveito das ferramentas disponíveis para facilitar a colaboração. A Agência Hoffman, uma empresa de relações públicas, usa Ning, que permite aos utilizadores construir redes sociais personalizadas, para conectar seus funcionários nos EUA, Europa e Ásia.  11 Recompense a fidelidade dos clientes  Através de meios de comunicação social, as empresas podem executar promoções mais planejadas e com maior frequência. Chuviscos Cupcakes, uma cadeia de padaria com base em Beverly Hills, Califórnia, usa o Twitter para enviar diariamente ofertas promocionais. Isso ajudou a empresa a atrair mais de 17.000 seguidores.
  •  12. Veja o que as pessoas estão falando sobre você  Uma breve pesquisa das menções de sua empresa no Facebook, Twitter, e Yelp pode render uma mina de ouro de informações relativas à sua reputação. Muitos usuários no Yelp, por exemplo, sugeriram que empregados do Quimby’s Bookstore, em Chigado, eram menos que bem-vindos. Depois de ler os comentários, o proprietário Eric Kirsammer focou em melhorar o serviço ao consumidor. Aplicações como monitter e Trackur pode ajudá-lo a acompanhar conversas por toda a internet.  13. Fazer as pazes com clientes insatisfeitos, rapidamente  Andy Carlson, proprietário da loja Ace Hardware em Denver, uma vez se deparou com um comentário no Twitter, postado por um cliente nervoso que comprou uma ferramenta e ela quebrou após seu primeiro uso. Ele resolveu o problema em questão de minutos, dirigindo o cliente a uma loja da área e notificando-o sobre o tempo de garantia do produto. O melhor de tudo foi que, Andy Carlson foi capaz de retirar a reclamação depois do horário comercial – impedindo que palavras negativas viessem à tona.
  •  14. Não fique na defensiva  Uma crítica severa sobre seu negócio em sites como o Yelp, pode não só ferir seu ego como também machucar seu meio de vida, seu sustento. Mas resista a tentação de lançar-se ao público. Sarah Dunbar, proprietária do Oakland vintage botique Pretty Penny, responde privadamente a nada menos que comoventes críticos e motiva-os a visitá-la pessoalmente. E tenha sempre em mente que você não pode agradar a todos. Depois que Dunbar escreveu a um cliente insatisfeito, o comentador a acusou de realizar “negócios obscuros” por tentar influenciar opiniões.  15. Mantenha os consumidores no laço  Freqüentemente em seu caminho? Twitter pode ajudar seus clientes a acompanhar seus mais recentes destinos. Kogi Korean BBQ, que opera o carrinho de alimento em Los Angeles, mantém seus seguidores do Twitter constantemente informados de sua localização física. A atualização em tempo real ajuda Kogi a manter a demanda, assim como clientes alinhados em antecedência na transmissão da localização.
  •  16. Descubra clientes potenciais  Uma breve pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a achar clientes em perspectiva que pode não estar ciente de sua empresa, mas ainda assim, poderiam se beneficiar com seu produto ou serviço. Bob Scaglion, diretor administrativo sênior em NewYork real-estate gestor da companhia Rose Associates, gerou 100 usuários iniciais por mês no Twitter para sua empresa, simplesmente respondendo aos usuários que twitaram incluindo frases como “mudando para a cidade de New York ” e “sem taxa de locação”.  17. Aumente sua participação de mercado  Mídia Social pode ajudar sua companhia a atingir múltiplos mercados ao mesmo tempo. A rede de restaurantes Boloco enfatizou maior parte de sua propaganda e publicidade em Boston, que abriga 13 de suas 16 localizações. Mas como experiência, o CEO John Pepper decidiu postar a cópia de um cupom de um jornal local no Twitter, com o intuito de impactar consumidores em Vermont e New Hampshire. Os resgates de cupons cresceram para mais de 150% como resultado.
  •  18. Marque sua publicidade online  Ambos Facebook e MySpace, permitem que empresas veiculem anúncios que atraiam grupos específicos de usuários baseados na informação que eles incluem em seus perfis. Ao publicar anúncios no Facebook direcionados a estudantes em faculdades específicas, StorQuest Self Storage, que tem sua localização no Arizona, Califórnia, Colorado e Havaí, aumentou seus números de alugueis para mais da metade.  19. Veja onde seu cliente está  Um crescente número de redes sociais é projetado especialmente por usuários ativos, e alguns, como aplicativos móveis Foursquare, oferecem ferramentas especializadas para empresas. Sobremesas congeladas da rede Tasti D-Lite, por exemplo, usa o Foursquare para coletar dados sobre quantas pessoas visitam seu espaço e enviar ofertas promocionais para consumidores freqüentes.
  •  20. Deixe os consumidores se ajudarem  Incluindo um fórum de consumidores em seu website ou em seu perfil de rede social, pode ajudar a melhorar o serviço ao consumidor, enquanto se constrói um senso de comunidade. No Poolcenter.com, varejista de equipamentos de piscina sediado em Arlington, Virginia, clientes freqüentemente preenchem os requisitos de equipamento para piscina antes de contratarem os representantes de serviço ao consumidor. Get Satisfaction e Fixya são dois sites que oferecem espaços dedicados para fóruns de serviço ao consumidor.  21. Construa uma comunidade além do seu negócio  O site de photos SmugMug se estabeleceu como um recurso para fotógrafos competentes em parte graças a um fórum, Digital Grin, onde membros do trade aconselha em tópicos as melhores técnicas para tirar fotos a noite e capturar cenas de casamento. Com exceção de uma sessão de suporte no final, o fórum é dedicado aos fotógrafos em geral, ao invés de serviços para a própria empresa.
  •  22. Deixe os consumidores contribuir  FrontPoint Security, fornecedor de segurança para casa em McLean, Virginia, começou a coletar testemunhos em vídeos de seus consumidores, que filmaram eles mesmos com câmeras Flip. Os vídeos são postados no site FrontPoint e no Youtube, e até mesmo em blogs pessoais de consumidores. Esforços de vídeos do FrontPoint tem ajudado a empresa a crescer mais do triplo em vendas.  23. Ajude os outros a lhe promover  Mídia social pode ajudá-lo a encontrar consumidores apaixonados que tem mais do que desejo de espalhar ao mundo sobre sua empresa. A fabricantes e fornecedora de arte Fiskars, estendeu seus serviços para os utilizadores do scrapbook convidando quatro usuários assíduos para blogar. Sua comunidade de artesanatos, chamada Fiskateers, vem desde então atraindo 5.000 usuários que servem como marcas evangélicas.
  •  24. Cultive relacionamentos que levem as vendas  Recentemente, depois de ter se juntado ao Twitter, J. R. Cohen, responsável do The Coffee Groundz, a Houston coffee shop, começou a incentivar seus seguidores a visitarem-no na própria loja. Ele começou a conhecer os consumidores tão bem que eles, não apenas iniciaram conversações com J.R. Cohen através do Twitter – eles começaram a enviar pedidos através do site também. Agora, Cohen periodicamente preenche os pedidos do menu através do Twitter, apesar de não usar esta página primordialmente para este propósito.  25. Mas não promova com muita agressividade  Enquanto os usuários das redes sociais provaram estar abertos ao mercado – especialmente se envolver descontos – eles não estão acessando o Facebook ou MySpace para ficar sabendo dessas ofertas. Se o seu perfil ou blog parecer como um anúncio, irá afastar os visitantes. Kent Lewis, fundador da empresa de Portland marketing online Anvil Mídia, incentiva os usuários do Twitter, por exemplo, a passar adiante as notícias industriais e retwitar itens interessantes de outras pessoas com suas próprias promoções.
  •  26. Encontre maneiras de motivar seus visitantes off-line  Em Março, Cinda Baxter, uma consultora de varejo em Minneapolis, finalizou uma postagem em um blog de negócios local com uma simples ideia: escolha três negócios para apoiar e gaste um montante combinado de 50 dólares por mês. A postagem estimulou centenas de ações, o suficiente para ela começar seu próprio website, o qual, desde então, tem atraído o apoio de mais de 12 mil negócios. Baxter tem usado a publicidade em seu site para suportar seu negócio de consultoria. Ela agora viaja a negócios para aconselhar outros consultores sobre como ajudar dentro de suas comunidades.  27. Encontre pessoas influentes no seu meio  Com o intuito de manter seu blog sempre atualizado, tenha certeza de manter seus olhos abertos para o que os outros estão fazendo na internet. Ler blogs independentes e entrar em grupos do Facebook e do LinkendIn, é uma boa maneira de se aproximar nas conversas. Spoonflower, um designer de tecidos de Mebane, Carolina do Norte, construiu uma comunidade com mais de 40 mil membros através do boca a boca em blogs do meio.
  •  28. Acelere sua credibilidade ajudando os outros  Para provedores de serviço, estabelecer-se como um experiente no meio pode rapidamente lhe trazer muitos negócios. A ferramenta de resposta do LinkedIn proporciona aos proprietários do programa fazer exatamente isso. Heidi Cool, uma consultora de Web Design em Cleveland, utiliza o LinkedIn Answer para pesquisas relacionadas ao seu segmento e gasta de uma a duas horas por semana nele. Em um mês, ela gerou 29 frentes de serviço utilizando o programa.  29. Procurando por talentos fora dos caminhos tradicionais  Enquanto o LinkedIn é especificamente feito para uso profissional, algumas companhias tem achado outras redes sociais eficientes para recrutar novos parceiros. Jason Averbrook, CEO de gerencia de consultas da Knowledge Infusion, achou 19 candidatos em dois dias, simplesmente escrevendo sobre sua procura no seu status do Facebook, LinkedIn e Plaxo, que agregaram informações de contato das redes sociais.
  •  30. Conecte-se com parceiros em potencial  LinkedIn foi projetado para ser utilizado em uma rede profissional, empresários podem achar contatos valiosos nele. Josh Steinitz, CEO da NileGuide, um site de planejamento de viagens localizado em São Francisco, usou o LinkedIn para achar parceiros de negócios identificando companhias com interesses em comum e então perguntando a eles por contatos que poderiam ajudá-lo. Um terço das requisições da companhia gerou parceiros para ela.  Fonte: AdNews
  • Obrigado! Humberto Germano Humberto.germano@gmail.com  https://www.facebook.com/HumbercK?ref=tn_tnmn