Your SlideShare is downloading. ×
0
Um espelho chamado cristão.
Um espelho chamado cristão.
Um espelho chamado cristão.
Um espelho chamado cristão.
Um espelho chamado cristão.
Um espelho chamado cristão.
Um espelho chamado cristão.
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Um espelho chamado cristão.

4,337

Published on

É necessário entender a obra de Deus efetuada no crente sincero - Consagração. Tópico: O reflexo da glória de Deus. …

É necessário entender a obra de Deus efetuada no crente sincero - Consagração. Tópico: O reflexo da glória de Deus.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
4,337
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Adaptado por: Prof. Ramón Angel Lima Zazatt http://www.homerzatt.blogspot.com.br/
  • 2. 1 Como ser espelhos de Deus? 2 Nós somos os espelhos dele, para refletir a glória de Deus. Um irmão em certa ocasião levantou uma sobrancelha e Disse: - “Espere um momento, Eu li aquela passagem antes, mais de uma vez. E soou diferente.” - Realmente, pode ter acontecido.... - Talvez seja porque você está acostumado a ler em uma outra tradução. Veja esta: VARA: Versão Almeida Revista e Atualizada. “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria(Propósito Geral: Entender a obra de Deus efetuada no crente imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Cor 3:18sincero. Consagração. Tema Específico: O reflexo da glória deDeus.) Então uma tradução diz:Assim é como Paulo escreveu: “contemplando, como por espelho”, outra diz, “refletimos como um espelho”.“Portanto, todos nós temos o rosto descoberto erefletimos como um espelho a glória do Senhor. - Uma implica contemplação; a outra refração.Nós somos transformados na sua própria imagem com Qual é certa?uma glória cada vez maior. E esta é a obra do Senhor,que é o Espírito.” - De fato ambas.2 Cor 3:18 VFL (Assim lemos na Versão chamada de Fácil O verbo original grego, (katoptrizo) pode ser traduzido dasde Ler ) duas maneiras.
  • 3. 3 4 A face de Moisés estava tão deslumbrante que “o povoHá tradutores que tomam ambos os lados: de Israel não podia nem mais olhar para ele do que1 - Almeida diz: “refletindo, como um espelho a para o sol”glória do Senhor” (VRAC: Versão Almeida (Assim foi traduzido da versão em inglês “ARevista e Corrigida) Mensagem”).2 - Ou: “contemplamos a glória do Senhor” Vejamos irmãos:(VARA: Versão Almeida Revista e Atualizada) - Ao ver Deus, Moisés não podia fazer outra coisaJá na versão: NVI: Nova Versão Internacional tem senão refletir Deus...!uma nota de rodapé indicando que pode sertambém “refletimos” - O brilho que ele viu foi o brilho no qual ele se tornou.Mas qual significado Paulo tinha em mente? >>> Era “UM ESPELHO CHAMADO CRISTÃO”Princípio muito importante: Veja o contexto dapassagem, Paulo compara a experiência Cristã à Isso nos diz : II Coríntios 3:18experiência de Moisés no monte Sinai. Há uma afirmação : Uma das maiores verdades deste Lemos estes textos: II Cor. 3:7 - Ex. 34:29 e 30 texto bíblico é esta: - O verdadeiro cristão, o homem ou mulher, que>>> No contexto vemos que, depois que o patriarca realmente se converte torna-se: ESPELHO QUEcontemplou a glória de Deus, a face dele DEUS USA.refletiu a glória de Deus. Enquanto caminhamos, se espera que o mundo ao“os israelitas não podiam fixar os olhos na face de nosso redor possa ver, em nós, a transformaçãoMoisés, por causa do resplendor do seu rosto” (na que só o Espírito Santo faz na vida de um pecadorNova Versão Internacional). arrependido.
  • 4. 5 6 - Assim como “O véu que separava oAgora veja o mesmo texto diz: “... somos homem de Deus foi rasgado portransformados... Pelo Espírito” ocasião da morte de Jesus na cruz.”Nunca esqueça o plano da salvação inclui em Explico; todo o que a grande figura, tipoprimeiro lugar: “A obra de Deus em Cristo por ou sombra que era o santuário, quenós”, a justificação e o perdão” Isto pela Deus mandou construir representava,obediência de um, Cristo, como diz Paulo em Rom. estava ali revelado definitivamente.5:19 Este gesto, sem par, possibilitou que a glóriaEm segundo lugar “A obra de Deus em nós” O do Senhor rebrilhasse em nossa vida.novo nascimento e a santificação, “de glória emglória” como diz o texto, para restaurar a O acesso que temos à sua presença foiobediência perdida. Confira com I Pedro: 1:1 garantido pela morte e ressurreição de Cristo.Vamos para uma lição prática: - Portanto, vamos desfrutar, dessaObservando um espelho, relembramos alguns maravilhosa obra, dessa comunhão.cuidados necessários essenciais para quesejamos usados pelo Senhor, refletindo Sua glória 2º. Para refletir como espelho a Glória deno mundo. Cristo, é preciso estar limpo...1º. Para refletir como espelho a Glória de - Muitas vezes, a imagem refletida no espelhoCristo, é preciso ter o rosto descoberto. não é nítida, não tem brilho.- Assim como um espelho deve estar Pequenas manchas internas, ou até mesmodescoberto para refletir a imagem de poeira, dificultam a nossa visão.determinado objeto, nós também necessitamos - Assim também, os nossos pecados encobremde que nada se interponha entre nós e o nosso o rosto do nosso Deus e as nossasDeus. iniqüidades nos separam do Senhor (Isaías 59:2).
  • 5. 7 Um milagre acontece: 8 - A glória perdida é restaurada...!Se desejamos refletir a sua glória com todo o brilhoe perfeição, busquemos diariamente purificar as - Quanto mais ela brilhar, mais Cristo será visto em nós!nossas vidas, confessando "os nossos pecados, na Conclusão:certeza de que Ele é fiel e justo para nos perdoar e Como espelho de Cristo eu devo:purificar de toda e qualquer injustiça" 1 - Reconhecer minhas fraquezas – Assim lemos em: I João 1:7 e 9 Digamos como o Salmista:3º. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, Salmo 139:23 e 24.é preciso estar bem direcionado, tem queapontar para o lado certo. 2 - Aceitar o plano de Deus para minha vida e dizer: Salmo 40:8Mesmo descoberto e limpo, o espelho só é capazde refletir o objeto para o qual se direciona. A obediência é restaurada. Segundo o plano de Deus fomos criados para obedecer, o estrago é consertado!!!!O cristão que não está em sintonia com o 3 - Confiar no poder de Deus e não em minhas forças.Senhor, corre o risco de refletir outrasimagens.... O seu próprio caráter.... O Mundo .... “O texto estudado diz que Deus através do Espírito Santouma vida desordenada.... nos transforma de glória em glória.” Que como Paulo possamos dizer: Filipenses 4: 13.Que ao direcionar o nosso olhar para o "autor econsumador de nossa fé", passamos a refletir “...tudo posso naquele que me fortalece.”cada vez mais a sua glória, através de nossas Reflitamos....vidas. - Que imagens as pessoas têm visto refletidas em nossas-E assim diz Paulo, “de glória em glória, somos vidas?transformados” e Sua luz se revela em nossa -Será que existe ainda alguma área de nossa vida quevida...cada vez mais...! É o que se espera...o que o necessita de transformação...?Senhor espera. Baseado no esboço da Autora: Guisela W. Isbrescht Fonte: O Batista Pioneiro, Junho/2005. Adaptado por: Prof. Ramón Angel Lima Zazatt
  • 6. Gostou? Veja outros temas escolhidos em: http://www.homerzatt.blogspot.com.br/
  • 7. Gostou? Veja outros temas escolhidos em: http://www.homerzatt.blogspot.com.br/

×