Um espelho chamado cristão.

5,187 views
4,958 views

Published on

É necessário entender a obra de Deus efetuada no crente sincero - Consagração. Tópico: O reflexo da glória de Deus.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,187
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,765
Actions
Shares
0
Downloads
40
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Um espelho chamado cristão.

  1. 1. Adaptado por: Prof. Ramón Angel Lima Zazatt http://www.homerzatt.blogspot.com.br/
  2. 2. 1 Como ser espelhos de Deus? 2 Nós somos os espelhos dele, para refletir a glória de Deus. Um irmão em certa ocasião levantou uma sobrancelha e Disse: - “Espere um momento, Eu li aquela passagem antes, mais de uma vez. E soou diferente.” - Realmente, pode ter acontecido.... - Talvez seja porque você está acostumado a ler em uma outra tradução. Veja esta: VARA: Versão Almeida Revista e Atualizada. “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria(Propósito Geral: Entender a obra de Deus efetuada no crente imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Cor 3:18sincero. Consagração. Tema Específico: O reflexo da glória deDeus.) Então uma tradução diz:Assim é como Paulo escreveu: “contemplando, como por espelho”, outra diz, “refletimos como um espelho”.“Portanto, todos nós temos o rosto descoberto erefletimos como um espelho a glória do Senhor. - Uma implica contemplação; a outra refração.Nós somos transformados na sua própria imagem com Qual é certa?uma glória cada vez maior. E esta é a obra do Senhor,que é o Espírito.” - De fato ambas.2 Cor 3:18 VFL (Assim lemos na Versão chamada de Fácil O verbo original grego, (katoptrizo) pode ser traduzido dasde Ler ) duas maneiras.
  3. 3. 3 4 A face de Moisés estava tão deslumbrante que “o povoHá tradutores que tomam ambos os lados: de Israel não podia nem mais olhar para ele do que1 - Almeida diz: “refletindo, como um espelho a para o sol”glória do Senhor” (VRAC: Versão Almeida (Assim foi traduzido da versão em inglês “ARevista e Corrigida) Mensagem”).2 - Ou: “contemplamos a glória do Senhor” Vejamos irmãos:(VARA: Versão Almeida Revista e Atualizada) - Ao ver Deus, Moisés não podia fazer outra coisaJá na versão: NVI: Nova Versão Internacional tem senão refletir Deus...!uma nota de rodapé indicando que pode sertambém “refletimos” - O brilho que ele viu foi o brilho no qual ele se tornou.Mas qual significado Paulo tinha em mente? >>> Era “UM ESPELHO CHAMADO CRISTÃO”Princípio muito importante: Veja o contexto dapassagem, Paulo compara a experiência Cristã à Isso nos diz : II Coríntios 3:18experiência de Moisés no monte Sinai. Há uma afirmação : Uma das maiores verdades deste Lemos estes textos: II Cor. 3:7 - Ex. 34:29 e 30 texto bíblico é esta: - O verdadeiro cristão, o homem ou mulher, que>>> No contexto vemos que, depois que o patriarca realmente se converte torna-se: ESPELHO QUEcontemplou a glória de Deus, a face dele DEUS USA.refletiu a glória de Deus. Enquanto caminhamos, se espera que o mundo ao“os israelitas não podiam fixar os olhos na face de nosso redor possa ver, em nós, a transformaçãoMoisés, por causa do resplendor do seu rosto” (na que só o Espírito Santo faz na vida de um pecadorNova Versão Internacional). arrependido.
  4. 4. 5 6 - Assim como “O véu que separava oAgora veja o mesmo texto diz: “... somos homem de Deus foi rasgado portransformados... Pelo Espírito” ocasião da morte de Jesus na cruz.”Nunca esqueça o plano da salvação inclui em Explico; todo o que a grande figura, tipoprimeiro lugar: “A obra de Deus em Cristo por ou sombra que era o santuário, quenós”, a justificação e o perdão” Isto pela Deus mandou construir representava,obediência de um, Cristo, como diz Paulo em Rom. estava ali revelado definitivamente.5:19 Este gesto, sem par, possibilitou que a glóriaEm segundo lugar “A obra de Deus em nós” O do Senhor rebrilhasse em nossa vida.novo nascimento e a santificação, “de glória emglória” como diz o texto, para restaurar a O acesso que temos à sua presença foiobediência perdida. Confira com I Pedro: 1:1 garantido pela morte e ressurreição de Cristo.Vamos para uma lição prática: - Portanto, vamos desfrutar, dessaObservando um espelho, relembramos alguns maravilhosa obra, dessa comunhão.cuidados necessários essenciais para quesejamos usados pelo Senhor, refletindo Sua glória 2º. Para refletir como espelho a Glória deno mundo. Cristo, é preciso estar limpo...1º. Para refletir como espelho a Glória de - Muitas vezes, a imagem refletida no espelhoCristo, é preciso ter o rosto descoberto. não é nítida, não tem brilho.- Assim como um espelho deve estar Pequenas manchas internas, ou até mesmodescoberto para refletir a imagem de poeira, dificultam a nossa visão.determinado objeto, nós também necessitamos - Assim também, os nossos pecados encobremde que nada se interponha entre nós e o nosso o rosto do nosso Deus e as nossasDeus. iniqüidades nos separam do Senhor (Isaías 59:2).
  5. 5. 7 Um milagre acontece: 8 - A glória perdida é restaurada...!Se desejamos refletir a sua glória com todo o brilhoe perfeição, busquemos diariamente purificar as - Quanto mais ela brilhar, mais Cristo será visto em nós!nossas vidas, confessando "os nossos pecados, na Conclusão:certeza de que Ele é fiel e justo para nos perdoar e Como espelho de Cristo eu devo:purificar de toda e qualquer injustiça" 1 - Reconhecer minhas fraquezas – Assim lemos em: I João 1:7 e 9 Digamos como o Salmista:3º. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, Salmo 139:23 e 24.é preciso estar bem direcionado, tem queapontar para o lado certo. 2 - Aceitar o plano de Deus para minha vida e dizer: Salmo 40:8Mesmo descoberto e limpo, o espelho só é capazde refletir o objeto para o qual se direciona. A obediência é restaurada. Segundo o plano de Deus fomos criados para obedecer, o estrago é consertado!!!!O cristão que não está em sintonia com o 3 - Confiar no poder de Deus e não em minhas forças.Senhor, corre o risco de refletir outrasimagens.... O seu próprio caráter.... O Mundo .... “O texto estudado diz que Deus através do Espírito Santouma vida desordenada.... nos transforma de glória em glória.” Que como Paulo possamos dizer: Filipenses 4: 13.Que ao direcionar o nosso olhar para o "autor econsumador de nossa fé", passamos a refletir “...tudo posso naquele que me fortalece.”cada vez mais a sua glória, através de nossas Reflitamos....vidas. - Que imagens as pessoas têm visto refletidas em nossas-E assim diz Paulo, “de glória em glória, somos vidas?transformados” e Sua luz se revela em nossa -Será que existe ainda alguma área de nossa vida quevida...cada vez mais...! É o que se espera...o que o necessita de transformação...?Senhor espera. Baseado no esboço da Autora: Guisela W. Isbrescht Fonte: O Batista Pioneiro, Junho/2005. Adaptado por: Prof. Ramón Angel Lima Zazatt
  6. 6. Gostou? Veja outros temas escolhidos em: http://www.homerzatt.blogspot.com.br/
  7. 7. Gostou? Veja outros temas escolhidos em: http://www.homerzatt.blogspot.com.br/

×