Formação de Educadores: Uma Perspectiva Multidimensional

2,403 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,403
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,034
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Formação de Educadores: Uma Perspectiva Multidimensional

  1. 1. UEPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ Curso: Licenciatura Plena em Matemática Disciplina: Didática Geral Especial Donner MatosDonner Matos Eliane BorgesEliane Borges Gidelson JuniorGidelson Junior Herlan SouzaHerlan Souza Jacilene SousaJacilene Sousa Marcos de AlmeidaMarcos de Almeida Patricia PadilhaPatricia Padilha
  2. 2. TEMATEMA Formação de Educadores:Formação de Educadores: Uma Perspectiva multidimensionalUma Perspectiva multidimensional
  3. 3. As atuais políticas educacionais, relacionadas à formação de professores, que vêm sendo implementadas pelo poder público por força dos dispositivos da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no. 9394), não deixam de expressar a forte tomada de consciência da importância desse processo para o sistema educacional da sociedade brasileira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO
  4. 4. DESAFIOSDESAFIOS Quem atua profissionalmente com a educação deve saber como preparar os educandos para o trabalho, para a sociabilidade e para a cultura simbólica, sem degradá-los, sem submetê-los à opressão social e sem alienálos. O trabalho docente sofre a crise da contemporaneidade, dadas as dificuldades dos cursos de formação, desvalorização do magistério, remuneração inadequada dos profissionais de educação.
  5. 5. OBJETIVOOBJETIVO Buscar refletir a questão da construção da identidade e representação social do professor.
  6. 6. PERSPECTIVA DE ANÁLISEPERSPECTIVA DE ANÁLISE PERSPECTIVA CENTRADAPERSPECTIVA CENTRADA NA NORMANA NORMA Partem da legislação vigente e analisam a adequação da realidade aos instrumentos legais. A norma é vista como absoluta, e é ela que deve criar a realidade. O importante é que a lei seja cumprida, que a educação siga fielmente os cânones previstos.
  7. 7. PERSPECTIVA CENTRADA NAPERSPECTIVA CENTRADA NA DIMENSÃO TÉCNICADIMENSÃO TÉCNICA Esta dirigida para a organização e operacionalização dos componentes de ensino-aprendizagem. Essa perspectiva se desenvolveu sob influencia da psicologia comportamental, da abordagem sistêmica e da técnica educacional. O Profissional de educação se reduz a um mero técnico.
  8. 8. PERSPECTIVA CENTRADA NAPERSPECTIVA CENTRADA NA DIMENSÃO HUMANADIMENSÃO HUMANA Enfatiza a relação interpessoal em todo o processo formativo. Essa perspectiva se desenvolveu sob a influência da psicologia humanista. A educação é vista como um processo de crescimento pessoal, interpessoal e grupal e o educador como um facilitador deste crescimento.
  9. 9. PERSPECTIVA CENTRADAPERSPECTIVA CENTRADA NO CONTEXTONO CONTEXTO Se preocupa com a referência ao contexto sócio-econômico e político em que se situa toda a prática de formação dos educadores. A educação é vista como uma prática social em íntima conexão com o sistema político-econômico.
  10. 10. PERSPECTIVAPERSPECTIVA MULTIDIMENSIONALMULTIDIMENSIONAL Apresenta uma dimensão humana, uma dimensão técnica e uma dimensão político-social. O profissional, qualquer que seja sua área de formação, precisa sair da Universidade com a compreensão lúcida da significação de sua existência, em função de sua pertença à espécie humana e das conseqüências.
  11. 11. CONCLUSÃOCONCLUSÃO As complexas mudanças verificadas no mundo atual impõem a necessidade de profissionais qualificados, exigindo deles novas aprendizagens. As mudanças nas práticas pedagógicas dependem em parte da formação continuada de educadores, e essa formação requer uma leitura da sociedade e da comunidade para que seja possível a interação social ao meio.
  12. 12. A ênfase exacerbada a certos aspectos particulares, presentes e sempre parcialmente necessários na configuração do perfil da formação e da atuação do professor, acaba levando a reducionismos que, ao final, acabam por descaracterizá-lo. Educação é um fator básico de transformação social.
  13. 13. FIMFIM Obrigado!Obrigado!

×