Fonética

1,277 views
1,224 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,277
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
896
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fonética

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PÓLO UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ DISCIPLINA: FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS PROFESSOR: CYNTIA GODINHO ACADÊMICAS: ALDEMIRA DE SOUZA DIAS CLÁUDIA REGINA SOARES SILVA IOLANDA SANTOS DE SOUZA MARIA DE LOURDES SILVA FRAZÃO
  2. 2. CONCEITO DE FONÉTICA É a ciência que apresenta os métodos para descrição, classificação e transcrição dos sons da fala.
  3. 3. A PRODUÇÃO DO SOM
  4. 4. DESCRIÇÃO FONÉTICA DA LATERAL PALATAL SONORA [ ]ʎ EM MARABÁ/PA  Grande parte  de estudos realizados sobre a variação lateral palatal no português marabaense mostra a predominância da oposição da variante lateral palatal [ ] à variante semivocalizada [ j ] [ lj ].ʎ Entretanto, esse estudo realizado sobre o falar marabaense descreve uma gama de variação mais ampla.
  5. 5. Verificamos a tendência no falar dos moradores de Marabá ao favorecimento fonético [ ] os resultados de nossaʎ pesquisa indica que, embora os segmentos anteriores e posteriores tendam a favorecer e desfavorecer, ao mesmo tempo todas as variantes, segmento com pesos relativos e menor para [ j ] alguns índices favoráveis para variante [ lj ].
  6. 6. EXEMPLOS DOS SONS LATERAL PALATAL SONORA [ ]ʎ
  7. 7. MODO DE ARTICULAÇÃO LATERAL  São os sons que bloqueiam a passagem central da corrente de ar na parte anterior da cavidade oral permitindo um escape lateral (ex: vela, velha). No caso da lateral palatal, a corrente de ar passa por trás dos últimos molares, saindo por entre a parte externa dos dentes e a bochecha.
  8. 8. LUGAR DE ARTICULAÇÃO PALATAL O som produzido com a parte central da língua contra a parte central ( mais alta) da abóbada palatina, indo até o final do palato duro.
  9. 9. PONTO DE ARTICULAÇÃO: Este critério toma por base o ponto da cavidade bucal e que se localiza o obstáculo da corrente de ar. Conforme o ponto de articulação lateral palatal vozeada: sonora Articulação ativa: parte média da língua; Articulação passiva: parte final do palato duro; Posição do véu palatino: levantado; Estado da glote: fechado
  10. 10. LUGAR DE ARTICULAÇÃO [ ]lj palato duro véu palatino ápice da língua

×