Fonética
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
471
On Slideshare
176
From Embeds
295
Number of Embeds
5

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 295

http://herlansouza.blogspot.com.br 287
http://www.slideee.com 4
http://herlansouza.blogspot.com 2
http://herlansouza.blogspot.be 1
http://herlansouza.blogspot.pt 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PÓLO UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ DISCIPLINA: FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS PROFESSOR: CYNTIA GODINHO ACADÊMICAS: ALDEMIRA DE SOUZA DIAS CLÁUDIA REGINA SOARES SILVA IOLANDA SANTOS DE SOUZA MARIA DE LOURDES SILVA FRAZÃO
  • 2. CONCEITO DE FONÉTICA É a ciência que apresenta os métodos para descrição, classificação e transcrição dos sons da fala.
  • 3. A PRODUÇÃO DO SOM
  • 4. DESCRIÇÃO FONÉTICA DA LATERAL PALATAL SONORA [ ]ʎ EM MARABÁ/PA  Grande parte  de estudos realizados sobre a variação lateral palatal no português marabaense mostra a predominância da oposição da variante lateral palatal [ ] à variante semivocalizada [ j ] [ lj ].ʎ Entretanto, esse estudo realizado sobre o falar marabaense descreve uma gama de variação mais ampla.
  • 5. Verificamos a tendência no falar dos moradores de Marabá ao favorecimento fonético [ ] os resultados de nossaʎ pesquisa indica que, embora os segmentos anteriores e posteriores tendam a favorecer e desfavorecer, ao mesmo tempo todas as variantes, segmento com pesos relativos e menor para [ j ] alguns índices favoráveis para variante [ lj ].
  • 6. EXEMPLOS DOS SONS LATERAL PALATAL SONORA [ ]ʎ
  • 7. MODO DE ARTICULAÇÃO LATERAL  São os sons que bloqueiam a passagem central da corrente de ar na parte anterior da cavidade oral permitindo um escape lateral (ex: vela, velha). No caso da lateral palatal, a corrente de ar passa por trás dos últimos molares, saindo por entre a parte externa dos dentes e a bochecha.
  • 8. LUGAR DE ARTICULAÇÃO PALATAL O som produzido com a parte central da língua contra a parte central ( mais alta) da abóbada palatina, indo até o final do palato duro.
  • 9. PONTO DE ARTICULAÇÃO: Este critério toma por base o ponto da cavidade bucal e que se localiza o obstáculo da corrente de ar. Conforme o ponto de articulação lateral palatal vozeada: sonora Articulação ativa: parte média da língua; Articulação passiva: parte final do palato duro; Posição do véu palatino: levantado; Estado da glote: fechado
  • 10. LUGAR DE ARTICULAÇÃO [ ]lj palato duro véu palatino ápice da língua