Your SlideShare is downloading. ×
0
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
62   antonio e anderson
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

62 antonio e anderson

52

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
52
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Municipal de EnsinoFundamentalEscola Municipal de EnsinoFundamental Rui BarbosaRui Barbosa Professor: ArnildoProfessor: Arnildo RohenkohRohenkohll Disciplina: CiênciasDisciplina: Ciências DERIVADERIVA CONTINENTALCONTINENTAL E ROCHASE ROCHAS Antonio Francisco V. de Souza e Anderson S.Antonio Francisco V. de Souza e Anderson S. SantosSantos
  • 2. Uma placa tectônica (português brasileiro) ou tectónica (português europeu) é uma porção da litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. A Terra tem sete placas tectônicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da tectônica de placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terremotos e erupções vulcânicas
  • 3. A crosta terrestre é zormada de pedaços chamados placas tectônicas, que andam à deriva sobre a camada de rocha fundida do manto. Há sete placas principais e várias outras menores. As forças magnéticas do interior da Terra fazem com que as placas se desloquem lentamente pelo globo em um vai e vêm constante.
  • 4. Há rochas que são formadas apenas por um mineral. O mármore, por exemplo, só tem o mineral calcita. As rochas na maioria são formadas de vários tipos de minerais. É o caso do granito: composto por quartzo, feldspato e mica. Uma rocha sedimentar pode se comportar como uma esponja. É que em seus poros a rocha sedimentar pode guardar água, gás ou petróleo.
  • 5. O material rochoso que se encontra total ou parcialmente fundido (magma) pode arrefecer e solidificar: A superfície da Terra - de uma forma rápida originando rochas extrusivas (vulcânicas). Em profundidade - arrefecimento lento originando rochas intrusivas (plutónicas).
  • 6. Obasalto é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos à vista desarmada, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxênio e, em muitos casos, de olivina.
  • 7. O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, tendo como minerais acessór.
  • 8. Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais. Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), ocorre o fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos.
  • 9. Os arenitos ou grés são rochas constituídas por areias aglutinadas por um cimento natural (ver diagénese).
  • 10. Os argilitos são rochas sedimentares lutáceas (granulação de argila, menor que 0,004 mm) maciças e compactas, sendo compostas por argilas litificadas, isto é, argilas compactadas e exibindo orientação dos minerais foliados. São rochas sedimentares, de granulação finíssima, poucos mícrons e por isso untuosa ao tato
  • 11. metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão

×