módulo 3397 - Breve história e significado das cores
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

módulo 3397 - Breve história e significado das cores

  • 801 views
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
801
On Slideshare
801
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
15
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. 6.0Técnicas de decoração arte floral Telma Flores Pinto3397 50H
  • 2. Técnicas de Decoração floral Conhecer a história das flores e arte das flores. Aprender e identificar os significados das flores
  • 3. Técnicas de Decoração floral História da decoração floral; Significados das cores e flores.
  • 4. Técnicas de Decoração floral História Colher flores e construir arranjos com elas; é uma das práticas mais antigas da humanidade. Tão antiga que ninguém pode precisar exatamente como esse costume começou. Mas, certamente, ele vem desde que o ser humano habitava as cavernas.
  • 5. Técnicas de Decoração floral Na Roma antiga os imperadores e cidadãos romanos faziam dos arranjos de flores uma forma de ostentar riqueza e poder político; importando de todas as partes do Império Romano as mais variadas e exóticas espécies de flores existentes. Assim, enfeitavam as “villas” ou presenteavam outras famílias e figuras proeminentes da sociedade romana com esses arranjos magníficos.
  • 6. Técnicas de Decoração floral Na Idade Média, os arranjos florais eram usados pela nobreza para camuflar o odor terrível que se apossava de determinadas áreas dos castelos e para presentear nobres e representantes das autoridades que os visitavam. A criação e confecção de arranjos de flores, também era considerada uma arte reservada as mulheres e aos religiosos que, teoricamente, seriam os seres dotados de maior sensibilidade.
  • 7. Técnicas de Decoração floralNo Japão Feudal, os temíveisguerreiros samurais, eramintroduzidos na arte da elaboração dearranjos de flores como parte de seutreinamento militar. Por mais estranhoque possa parecer, essa prática visavadesenvolver a sensibilidade doguerreiro e a atenção para osdetalhes. Coisas fundamentais numcombate e qualidades que só os maiscapazes e formidáveis guerreiros dahistória dispunham. Sabe-se que osjaponeses desde os primeiros séculosdepois de Cristo, mantiveram um cultopelas flores, podendo mesmo serconsiderados os mestres das flores.
  • 8. Técnicas de Decoração floral IKEBANA Nos séculos VI e VII, as flores apenas eram utilizadas para fins religiosos (ornamentação de igrejas). Datam do séc. XI alguns concursos florais e até escolas, para ensinar esta arte. A arte japonesa das flores passa por uma época brilhante no séc. XVII, mas é no séc. XX que aparece em força e se estende a todas as classes.
  • 9. Técnicas de Decoração floral A decoração floral rapidamente ganhou terreno, e em Paris, no ano de 1930 realiza-se a primeiraexposição de decoração floral.
  • 10. Técnicas de Decoração floral Hoje, reunir flores emarranjos tem uma meta muito mais pacífica e menos pretensiosa do que treinar guerreiros para o combate mortal. Os arranjos de floresatualmente são elementos de decoração e requinte para residências, empresas, eventos e celebrações de qualquer natureza.
  • 11. Técnicas de Decoração floralO domínio da criação de arranjos de flores totalmente harmoniosos eintegrados ao ambiente em que serão expostos é uma verdadeira arte. Ela demanda atenção, conhecimento dos tipos de flores a serem combinados e das características de cada flor (como duração e combinação de perfumes). Uma casa que tenha alguns arranjos de flores decorando seus diversos cômodos; é sempre mais aprazível e mais convidativa do que uma casa que não use esse maravilhoso recurso decorativo
  • 12. Técnicas de Decoração floral Mesmo que você não tenha um conhecimento muito profundo das flores e das combinações entre elas ou não disponha de um grande e variado estoque de flores; é possível com criatividade e sensibilidadededicar-se a criação de arranjos de flores para embelezar sua casa ouescritório. O importante é entender que criar arranjos de flores é algo tão antigo como o próprio ser humano e, por isso mesmo, inerente a nossos espíritos.
  • 13. Técnicas de Decoração floralA Harmonia das cores e formasÉ a denominação do arranjo satisfatório que se dá às cores, numacomposição artística.A natureza é o "habitat" da harmonia e as artes a tomam comomodelo e guia.Vermelho - amarelo - azul , são cores primitivas ou simplesLaranja - verde - violeta , são cores binárias ou compostasVermelho-verde, laranja-azul, amarelo-violeta , são corescomplementares. .
  • 14. Técnicas de Decoração floralA Harmonia das cores e formasHá duas formas básicas de harmonia : por analogia e por contrastes.É aquela que se realiza na mesma cor, com tonalidades diferentes,exemplificando :Verde escuro com verde claroVermelho escuro com vermelho claro.Essa harmonia é também conhecida por : harmonia de tom sobretom. É fácil de se conseguir e é agradável aos olhos! .
  • 15.  Por Dayse Sene Assuntos: Textos Reflexivos 2011