Your SlideShare is downloading. ×
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Biomas: Pantanal

10,559

Published on

Trabalho escolar

Trabalho escolar

Published in: Education
2 Comments
10 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
10,559
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
418
Comments
2
Likes
10
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Pantanal
  • 2. Características gerais O pantanal é uma das maiores áreas alagáveis do planetae está localizado no centro da América do Sul, na baciahidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de 138.183 km² noBrasil. Ele se estende entre o sul de Mato Grosso, o noroeste deMato Grosso do Sul, o norte do Paraguai e ao leste da Bolívia. No período da seca, os rios secam e sobra o barro, de onde veio o nome "Pantanal“. É considerado pela UNESCOPatrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
  • 3. Clima O clima é tipo quente no verão, com temperatura médiaem torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em tornode 21°C. A precipitação pluviométrica anual está entre 1.000 e1.400 mm, sendo dezembro e janeiro os meses mais chuvosos.No verão, entre outubro e maio, época das chuvas, as terrasinundadas. Podemos dividir o clima na região também em quatroestações distintas: seca (de junho a setembro), enchente (deoutubro a dezembro), cheia (de janeiro a março) e vazante (abrile maio).
  • 4. Relevo O Pantanal possui altitudes que variam, em média, de 100 a 200 metros.Trata-se de um prolongamento, para o norte, da Planície do Chaco (Paraguai). As partesmais elevadas, que não sofrem inundações, recebem o nome de "Cordilheiras", as partesmais baixas, sujeitas à inundações, recebem nome de "Baías ou Largos“. Seus limites são marcados por variados sistemas de elevações como chapadas,serras e maciços, e é cortada por grande quantidade de rios dos mais variados portes,todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai — os principais são os rios Cuiabá, Piquiri,São Lourenço, Taquari, Aquidauana, Miranda e Apa.
  • 5. Fauna A fauna pantaneira é muito rica, provavelmente a maisrica do planeta. Há 650 espécies de aves (no Brasil inteiro estãocatalogadas cerca de 1800). No Pantanal já foram catalogadas mais de 1.100 espécies de borboletas, contam-se mais de 80 espécies de mamíferos, sendo uma dos principais a onça-pintada.
  • 6. Fauna Há muitas espécies de répteis, sendo o principal o jacaré. Também há cobras, lagartos e quelônios. A região também e extremamente piscosa, já tendo sido catalogadas263 espécies de peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá,jaú e piau são as principais encontradas.
  • 7. Flora Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedadede árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrarespécies da Amazônia, do Cerrado e dos Chacos (boliviano e paraguaio).
  • 8. Flora Nas planícies (região que alaga na época das cheias) há uma vegetaçãode gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos evegetação rasteira, a poucos metros acima das regiões alagáveis desenvolvem-seárvores de grande porte e nas altitudes maiores, o clima árido e seco torna apaisagem parecida com a da caatinga. As principais árvores do Pantanal são:aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.
  • 9. Poluição A poluição do pantanal tem se acelerado com a crescente ocupação urbana das baciashidrográficas que estão ao seu entorno. No caso da região norte do pantanal, além da poluiçãourbana, soma-se à mesma, a poluição dos garimpos de ouro e diamante. Os agrotóxicos efertilizantes das lavouras, usados de forma errada (sobretudo os herbicidas, letal para as algas eo endossulfan, tóxico para os peixes) tem contaminado as nascentes de alguns rios, outroecossistema ligado diretamente ao pantanal é o cerrado, cujo aproveitamento econômico,através do plantio de extensas lavouras de soja e outros produtos, tem impactado negativamentetoda a região do pantanal. O mau uso do solo nas sub-bacias que compõem o pantanal faz com que osprocessos erosivos aumentem de intensidade ano a ano e, consequentemente, a quantidade deresíduos totais e o transporte de sedimentos no leito dos rios.
  • 10. Desmatamento Apesar da área (em km²) de desmatamento do Pantanal seruma das menores, a porcentagem de área desmatada só fica inferior a doserrado. Mas o ritmo de desmatamento vem caindo a cada censo feito. Embora 95% da planície esteja ocupado por propriedades privadas, a vegetação se manteve praticamente a mesma nos últimos séculos. Como uma boa área das propriedades costumam inundar todo ano, os fazendeiros não vêem outra saída a não ser abrir mão de um generoso pedaço de terra. E, também, muitos fazendeiros declaram parte das suas terras como reserva.
  • 11. Soluções sustentáveis Ultimamente muitas áreas tem sido deixadas de serem exploradas porquemuitos donos de fazendas têm apostado no ecoturismo e na exploração sustentável daregião.
  • 12. Colégio Nossa Senhora do CarmoTeresópolis, 21 de março de 2012Professor: Antônio FernandesDisciplina: BiologiaGrupo: Amanda Oliveira, Isabela Dias, IsabellaLapa e Guilherme MattosTurma: 211

×