Your SlideShare is downloading. ×
Diretrizes da disciplina de cirurgia bmf
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Diretrizes da disciplina de cirurgia bmf

694
views

Published on

DIRETRIZES DA DISCIPLINA DE CIRURGIA BMF

DIRETRIZES DA DISCIPLINA DE CIRURGIA BMF

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
694
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
18
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. DIRETRIZES DA DISCIPLINA DE CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL Vestimentas Brancas obrigatória na clínica, com calça comprida e sapatos fechados. Jaleco obrigatório na clínica. Obrigatório o uso de EPIs no atendimento clínico. A pontualidade e a postura profissional serão cobradas em todas as clínicas. Quando terminar seu procedimento ou no caso de falta por parte do paciente, acompanhe os procedimentos que estão sendo realizados pelos colegas. Gorro não é chapéu nem boné, portanto deverá ser utilizado somente dentro do ambiente clínico. O mesmo ocorre com a máscara, que não é cachecol para ficar em volta do pescoço, nem brinco para ficar pendurada na orelha. Atenção especial à relação profissional-paciente: respeito com horários de seus pacientes, com o planejamento de seus casos e aspectos psicológicos dos pacientes. Tenha, sempre, muito cuidado com o patrimônio da Universidade. Os pertences dos alunos deverão ser guardados nos armários embaixo das pias da clínica ou na sala de armários. Separem os materiais e instrumentais antes do início da clínica. Atenção sempre aos cuidados com a limpeza, higiene e assepsia (esterilização, desinfecção e anti-sepsia) visando instrumental, material, ambiente e box. Manter o asseio e a paramentação.
  • 2.  O uso de adornos fica proibido durante a execução das cirurgias. Manter a cadeia asséptica durante toda a intervenção. Atenção à seleção e disposição de instrumental na Mesa. O lixo foi feito para colocar o lixo DENTRO, e não à volta dele. Descarte os campos, aventais e embalagens de esterilização utilizadas nos lixos grandes situados no corredor da clínica. Antes de qualquer procedimento, desinfetar as superfícies das mesas e bandeja articulada com álcool ou spray desinfetante. Jamais descartar agulhas e lâminas contaminadas nas lixeiras convencionais, pois os servidores da limpeza poderão se ferir e assim serem contaminados!!!! Após a realização das cirurgias, deve-se realizar a sucção de soro fisiológico ou água por no mínimo um minuto. Caso não se realize este procedimento, os sugadores irão entupir. Nunca liberar o paciente “mordendo uma gaze”. Esta gaze, com certeza, será jogada na porta da Universidade. O paciente só deverá ser dispensado após o completo estancamento do sangramento. Estar atento sempre a todos os procedimentos pré e pós-operatório (anamnese, exames, planejamento e preenchimento de prontuários). A lavagem dos materiais deverá ocorrer somente após o final de todos os procedimentos. Reserve o material na pia de lavagem após a cirurgia. Os materiais deverão ser entregues para esterilização com um mínimo de cinco dias de antecedência.
  • 3. SEQUÊNCIA CLÍNICA EM CIRURGIAS1. Lavagem das mãos do operador.2. Colocar máscara, gorro e óculos – Operador e auxiliar.3. Colocar avental no operador.4. Calçar luvas – apenas o operador.5. Colocar campo na mesa cirúrgica.6. Dispor os materiais e instrumentais na mesa cirúrgica.7. Montar a carpule e bisturi.8. Colocar o protetor do refletor.9. Cobrir a mesa cirúrgica com o campo fenestrado (campo do paciente).10. Chamar o paciente.11. Realizar a anti-sepsia intra e extra-oral.12. Colocar o campo fenestrado no paciente.13. Montar o sugador e caneta de alta rotação e vestir os odontoprotetores.14. Colocar sugador e alta rotação sobre o paciente.15. Lavagem das mãos – Auxiliar.16. Vestir o avental – Auxiliar.17. Calçar luvas – Auxiliar.