Aula 5.1 - SAM - Curso básico de MS Project
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aula 5.1 - SAM - Curso básico de MS Project

on

  • 407 views

Aula 5.1 - Sistemas e Aplicações Multímidia - Curso básico de MS Project

Aula 5.1 - Sistemas e Aplicações Multímidia - Curso básico de MS Project

Statistics

Views

Total Views
407
Views on SlideShare
403
Embed Views
4

Actions

Likes
0
Downloads
46
Comments
0

2 Embeds 4

http://profguilhermenonino.wordpress.com 3
http://www.slideee.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aula 5.1 - SAM - Curso básico de MS Project Aula 5.1 - SAM - Curso básico de MS Project Presentation Transcript

  • Sistemas e Aplicações Multimídia
  • Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP – Escola Técnica de São Paulo - Graduado em Ciências da Computação pela Unifran – Universidade de Franca no ano de 2000. - Pós-Graduando em Tecnologia da Informação aplicada aos Negócios pela Unip-Universidade Paulista no ano de 2012. - Licenciado em Informática pela Fatec – Faculdade de Tecnologia de Franca no ano de 2011.
  • Atuação: - Docente do Senac – Ribeirão Preto desde fevereiro/2012. - Docente do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, nas Etecs de Ituverava e Orlândia desde fevereiro/2010.
  • Contatos: Prof. Guilherme Nonino Rosa guinonino@gmail.com http://guilhermenonino.blogspot.com
  • PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Sistema de Avaliação 1° Avaliação - PESO 4,0 Atividades Avaliativas a Critério do Professor Práticas: 03 Teóricas: 07 Total: 10 2° Avaliação - PESO 6,0 Prova Escrita Oficial Práticas: 03 Teóricas: 07 Total: 10
  • Bibliografia Padrão 1) PAULA FILHO, Wilson de Padua. Multimídia : Conceitos e Aplicações : Conceitos e Aplicações. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2011.
  • Conhecendo o MS Project Iniciar o MS Project 2010  Iniciar > Programas > Microsoft Office > MS Project 2010 Figura 1: Interface do MS Project 2010
  • Conhecendo o MS Project Barra de Ferramentas de Acesso Rápido: é uma área personalizável da interface onde você pode adicionar seus comandos favoritos ou mais usados. As Guias e a Faixa de Opções ativas substituem os menus suspensos e as barras de ferramentas com os quais você pode estar familiarizado. O guia de guias de alto nível enfoca todas as áreas do Project. A faixa de opções contém os comandos que você usará. Grupos: são coleções de comandos relacionados. Cada Faixa de opções esta dividida em múltiplos Grupos. Comandos são os recursos específicos a serem usados para controlar o Project. Cada Faixa de Opções contém vários comandos. Os menus de atalho e as minibarras de ferramentas podem ser acessados clicando com o botão direito do mouse na maioria dos itens que você vê em um modo de exibição. Barra de Status exibe alguns detalhes importantes, como o modo de agendamento de novas tarefas(manual ou automático), e se um filtro foi aplicado no modo de exibição ativo.
  • Criando um Novo Projeto Para iniciar o planejamento de um novo projeto é preciso abrir um arquivo, seja ele um projeto novo ou um modelo pré-existente: · Novo Projeto: pode ser aberto seguindo o caminho pelo menu Arquivo > Novo > Projeto em branco ou clicando no ícone, com um desenho barra de uma folha em branco, na barra de ferramentas. · Novo Projeto a partir de um modelo: para abrir um projeto partindo de um modelo utiliza- se o menu Arquivo > Novo > Modelos do Office.com e então a janela como a abaixo será exibida:
  • Modo de Exibição O espaço de trabalho do Project é denominado um modo de exibição. Quando iniciamos a exibição padrão é o modo Gráfico de Gantt, temos dezenas de modos de exibição mas usaremos poucos modos.
  • Modo de Exibição Na guia Exibição, no grupo Zoom, clique na seta para baixo ao lado da caixa Escala de Tempo e em Dias.
  • Modo Divisão Na guia Exibição, no grupo Modo Divisão, clique na caixa de seleção Linha do Tempo. Clique no modo de exibição Linha do Tempo, o rótulo acima da guia Formato mudou para Ferramentas da Linha do Tempo.
  • Modo de Exibição de Recurso Na guia Exibição, no grupo Modo de Exibição de Recurso, clique na caixa de seleção Planilha de recursos. O modo de exibição Planilha de recursos exibe detalhes sobre os recursos em um formato de linhas e colunas, com um recurso por linha.
  • Modo de Exibição de Recurso Na guia Exibição, no grupo Modo de Exibição de Recurso, clique em Uso dos recursos. Este modo agrupa as tarefas às quais cada recurso está atribuído e mostra as atribuições de trabalho por recurso em uma escala de tempo, como diária ou mensal.
  • Modo de Exibição Modo Divisão Na coluna Nome da tarefa, clique no nome da tarefa 12, na guia Exibição, no grupo Modo Divisão, clique em Detalhes.
  • Tarefas As tarefas são a parte básica de qualquer projeto, e elas representam o trabalho a ser feito para completar os objetivos. As tarefas descrevem o trabalho do projeto em termos de sequência, duração e necessidades de recursos.
  • Iniciando novo projeto Clique em Arquivo, Novo. Em Modelos Disponíveis, clique em Projeto em Branco e Criar. Informação importante que novas tarefas são criadas no modo Agenda Manualmente.
  • Iniciando novo projeto Linha laranja fina e vertical indicando a data atual. Na guia Projeto, no grupo Propriedades, clique em Informações do Projeto.
  • Informações sobre o Projeto - Na caixa data de início digite 04/02/2013, ou clique e selecione esta data pelo calendário. - Clique em OK para aceitar essa data de inicio e feche a caixa de diálogos. - Na guia Arquivo, clique em Salvar. - Na caixa Nome do Arquivo, digite Tarefas Simples. - Clique em Salvar.
  • Inserindo nomes de tarefas - Clique na célula imediatamente abaixo do cabeçalho de coluna Nome da tarefa. - Digite Atribuir os membros da equipe de lançamento e, em seguida, pressione a tecla Enter. - Insira os nomes de tarefas seguintes: • Definir e encomendar o material de marketing • Fase de lançamento público • Distribuir cópias com antecedência • Coordenar artigos em revistas especializadas • Lançamento de um portal na Web para o livro
  • Tarefas agendadas manualmente Obs: Como as tarefas estão sendo agendadas manualmente os valores de duração ou data não aparecem, e a tarefa ainda não tem uma barra de Gantt na parte gráfica do modo de exibição Gráfico de Gantt.
  • Inserindo as durações O Project trabalha com durações de tarefas que variam de minutos a meses, que podem ser trabalhadas em escalas de horas, dias e semanas.Abreviação Real Significado m min minuto h hr hora d dia dia s sem semana me mês mês Na guia Arquivos, clique em Opções, e na caixa de diálogo Opções, clique em Cronograma: Configuração de horas por dia. Configuração de horas por semana. Configuração de dias por mês.
  • Inserindo as durações 1)Na célula abaixo da Duração, referente à tarefa 1, Atribuir membros da equipe de lançamento. 2) Digite 1d e pressione Enter.
  • Inserindo as durações 3)Digite as seguintes durações ou frases para as seguintes tarefas. ID Nome Duração 2 Definir e encomendar o material de marketing Verificar com a equipe de marketing 3 Fase de lançamento público (pressione ENTER) 4 Distribuir cópias com antecedência 2d
  • Inserindo as durações 4)Para a tarefa 5, inserimos a data Início em 16/01/2012 e data Término para 24/01/2012. Pressione ENTER e o Project calcula automática. 5)Para a tarefa 6, inserimos no campo Início, Cerca de duas semanas antes de completar o lançamento, e pressione ENTER.
  • Inserindo etapas As etapas são eventos significativos a serem alcançados (como a conclusão de uma fase de trabalho) ou impostos sobre o projeto. As etapas são tarefas com duração zero. 1) Clique no nome da tarefa 3; 2) Na guia Tarefa, no grupo Inserir, clique em Etapa. 3) Digite Planejamento Completo! e em seguida, pressione Enter. Dica: para alterar uma tarefa como etapa, dê um duplo clique, na caixa aberta, clique em Avançado e selecione a opção Marcar tarefa como etapa.
  • Organizando as tarefas em fases Os dois enfoques mais comuns para o desenvolvimento de tarefas e fases são o planejamento de-cima-para-baixo e de-baixo-para-cima. • Planejamento de cima para baixo(top-down): identifica as fases ou componentes principais do projeto antes de preencher as tarefas necessárias para concluir essas fases. • Planejamento de baixo para cima(bottom-up): identifica a maior quantidade de tarefas de nível inferior possível antes de organizá-las em grupos lógicos, denominados fases ou tarefas de resumo. 1) Selecione os nomes das tarefas 5 a 7. 2) Na guia Tarefa, no grupo Cronograma, clique em Recuar tarefa.
  • Organizando as tarefas em fases 1) Selecione a tarefa 1. 2) Na guia Tarefa, no grupo Inserir, clique em Resumo. 3) Como o nome da nova tarefa de resumo selecionado, digite Fase de Planejamento. 4) Selecione os nomes das tarefas 3 e 4. Você recuará essas tarefas abaixo da tarefa de resumo 1. 5) Na guia Tarefa, no grupo Cronograma, clique em Recuar tarefa.
  • Vinculando tarefas As tarefas podem ter apenas quatro tipos de relações para serem vinculadas: Relação Significa Como é exibida Exemplo Término-a-início(TI) A data de término da tarefa predecessora determina a data de inicio da tarefa sucessora. Um capítulo do livro dever ser escrito para que ele possa ser editado. Início-a-início(II) A data de início da tarefa predecessora determina a data de início da tarefa sucessora. O pedido de pré- impressão e o pedido de papel estão relacionados e devem ocorrer simultaneamente. Término-a-Término(TT) A data de término da tarefa predecessora determina a data de término da tarefa sucessora. As tarefas que exigem um equipamento específico devem terminar quando o aluguel do equipamento terminar. Início-á-Término(IT) A data de início da tarefa predecessora determina a data de término da tarefa sucessora. A hora em que execução da impressão for agendada determinará a hora que a tarefa de seleção de encadernação dever terminar.
  • Vinculando tarefas Dependência término-a-início; 1)Selecione os nomes das tarefas 2 e 3. 2) Na Guia Tarefa, no grupo Cronograma, clique em Vincular tarefas. 3) Para desvincular as tarefas, selecione as mesmas e clique em Desvincular Tarefas no grupo Cronograma na guia Tarefa.
  • Vinculando tarefas 3)Selecione os nomes da tarefa 4. 4) Na Guia Tarefa, no grupo Propriedades, clique em Informações. 5) Na guia Predecessoras, clique na célula vazia abaixo do cabeçalho Nome da tarefa e na seta que aponta para baixo que aparece no canto direito. 6) Na lista Nome de tarefas, clique em Definir e encomendar o material de marketing. 7) Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Informações sobre a tarefa.
  • Vinculando tarefas 8) Selecione os nomes das tarefas 6 a 8 9) Na guia Tarefa, no grupo Cronograma, clique no botão Vincular tarefas. As tarefas 6 e 8 são vinculadas. 10) Na parte gráfica do modo de exibição, aponte o mouse na barra de Gantt para a tarefa 1 e em seguida, clique e arraste para a barra de Gantt da tarefa 5.
  • Vinculando tarefas 11) Vamos inserir um valor de duração específico para a tarefa 3, que será de duas semanas. 12) No campo duração para a tarefa 3, digite 2s e em seguida, pressione Enter 13) Selecione o nome da tarefa 4. 14) Na guia Tarefa, no grupo Cronograma, clique em Respeitar vinculos.
  • Trocando o agendamento da tarefa de manual para automático 1)Selecione os nomes das tarefas 2 a 4 2)Na guia Tarefa, no grupo tarefas, clique em Agendamento Automático. 3) Selecione o nome da tarefa 6, na guia Tarefa, no grupo Tarefas, clique em Agendamento Automático.
  • Trocando o agendamento da tarefa de manual para automático 4) Selecione os nomes da tarefa 7 e 8. 5)Na guia Tarefa, no grupo tarefas, clique em Agendamento Automático. 6) Na guia Tarefa, no grupo Tarefas, clique em Modos e, em seguida, em Agendamento automático.  Dica: Você também pode alternar o modo clicando no texto da barra de status Nova Tarefas e selecionando outro modo de agendamento.
  • Trocando o agendamento da tarefa de manual para automático 7) No campo nome da tarefa, abaixo da tarefa 8, digite Iniciar programas de mídia social para o livro e tecle <ENTER>. 8)Selecione as tarefas 8 e 9, na guia Tarefa, no grupo cronograma, clique em Vincular tarefas.
  • Definindo dias não úteis O calendário do projeto define o período útil e não útil para as tarefas. 1) Vamos indicar que 19 de janeiro será dia não útil. 2) Na guia Projeto, no grupo Propriedades, clique em Alternar Período de Trabalho. 3) Na caixa Para calendário, clique na seta para baixo. • 24 horas = Não tem período útil. • Turno da Noite = Abrange um agendamento do turno da madrugada, das 23:00 às 08:00, com um intervalo de um hora por dia. • Padrão= O dia útil tradicional, de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 com um intervalo de uma hora/dia.
  • Definindo dias não úteis O calendário do projeto define o período útil e não útil para as tarefas. 4) No campo nome da guia Exceções na parte Inferior da Caixa de diálogo, digite Evento de motivação da equipe, e vá para o campo Início. 5) No campo Início, digite 19/01/2012 e tecle ENTER. 6) Clique em OK para fechar a caixa diálogo Alterar Período Útil.
  • Verificando a duração do plano Para ver a duração total atual e a data de término agendada do projeto, com base nas durações e relações entre tarefas que foram inseridas, faça: 1) No modo de exibição Linha do Tempo acima do modo de exibição Gráfico de Gantt, observe as datas de início e de término. Obs: Se o modo de exibição Linha do tempo não estiver sendo mostrado, na guia exibição, no grupo Modo Divisão, clique na caixa de seleção Linha do Tempo 2) Na guia Projeto, no grupo Propriedades, clique em Informações do Projeto. 3) Clique em Estatísticas.
  • Documentando as tarefas e o plano de projeto Existem 3 tipos de anotações, são elas de tarefas, de recursos e de atribuições. Todas elas suportam diversas opções de formatação, onde pode-se vincular ou armazenar imagens gráficas e outros tipos de arquivos. Também podemos colocar hyperlinks que permite que você conecte uma tarefa específica a informações adicionais que residem fora do plano de projeto. 1)Selecione o nome da tarefa 6, na guia Tarefa, no grupo Propriedades, clique em Anotações da tarefa. 2) Na caixa Anotações, digite Obter listas de destinatários do agente publicitário. 3) Clique OK. 4) Aponte para o ícone anotação... A mesma será exibida em uma Dica de Tela.
  • Documentando as tarefas e o plano de projeto 5)Clique com o botão direito do mouse no nome da tarefa 8 e em seguida em Hiperlink no menu atalho. 6)Na caixa de Texto para exibição, digite Adicionar ao catálogo da primavera aqui. 7) Na caixa Endereço, digite http://www.lucernepublising.com e clique em OK. 8)Clique na guia Arquivo, clique botão Informações do Projeto e em Propriedades Avançadas. 9) Na caixa Assunto, digite Agendamento do lançamento do novo livro. 10) Na caixa Autor, digite seu nome. 11) Na caixa Empresa, digite Lucerne Publishing. 12) Marque a caixa de seleção Salvar Visualização da imagem e clique em OK.
  • Recursos Temos 3 tipos de recursos no Microsoft Project, são eles: • Recursos de trabalho: incluem pessoas e equipamentos necessários para completar as tarefas em um projeto. • Recursos de custo: representam um custo financeiro associado a uma tarefa para a qual você precisa prestar contas. Os exemplos incluem categorias de despesas como viagens, entretenimento e assim por diante. • Recursos materiais: são artigos de consumo que você usa á medida que o projeto está em andamento. Por exemplo, um projeto de construção talvez seja necessário controlar o aço ou o concreto à medida que ele é usado em todo o projeto.
  • Recursos de trabalho Os recursos de trabalho são as pessoas e os equipamentos que realizam o trabalho do projeto, possuem dois aspectos: suas disponibilidades e seus custos. A disponibilidade refere-se quando os recursos podem trabalhar e quanto eles podem executar, enquanto que os custos se referem ao montante de dinheiro que será usado para pagar esses recursos. Exemplos: Recurso de trabalho Exemplo Pessoas identificadas pelo nome Jun Cao; Zac ; José Abreu Pessoas identificadas pelo título de cargo ou função Editora; Especialista em Redes de Computadores. Grupo de pessoas que têm habilidades comuns Editores de textos, tipógrafos. Equipamento Impressora offset.
  • Recursos de trabalho 1) Abra o projeto Recursos Simples e na guia Exibição, no grupo Modo de Exibição de Recursos, clique em Planilha de Recursos. 2) Clique na célula abaixo do cabeçalho Nome do recurso, e digite Jun Cao e pressione <enter>. 3) Depois insira na sequência: Sharon Salavaria, Toby Nixon, Toni Poe e Zac Woodall. 4) Por último insira Editores de Textos.
  • Capacidade de Recurso 1) Clique no campo Unid.Máximas para o recurso Editores de Texto. 2) Digite ou selecione 400% e pressione ENTER 3) Em Sharon Salavaria nas Unidades Máximas, digite 50%.
  • Inserindo taxas de pagamento para os recursos 1)Na Planilha de Recursos, clique no Campo Taxa Padrão referente a Jun Cao. 2) Digite 42 e pressione Enter. 3) ]No campo Taxa Padrão para Sharon digite 1100/s 4) Digite 2700/sem(Tony Nixon), 0 para Toni Poe, 55 para Zac Woodall, 45 para Editores de texto. 5) No campo Taxa h. extra para Jun Cao, digite 67 e pressione Enter
  • Ajustando o período de trabalho dos recursos individuais 1)Na guia Projeto, no grupo Propriedades, clique em Alterar Período de trabalho. 2)Na caixa Calendário para, clique em Toby Nixon, na guia exceções na caixa de diálogo Alterar Período Útil, clique em nome e Toby participando de uma conferência. 3) No campo Início digite 18/01/2013 e fim 19/01/2013, pressione Enter.
  • Ajustando o período de trabalho dos recursos individuais 1)Na caixa Para Calendário, clique em Juan Cao, clique na guia Semanas de Trabalho na caixa de diálogo Alterar Período Útil. 2) Clique em [Padrão] logo abaixo do cabeçalho de coluna Nome e, em seguida, em Detalhes, abaixo de Selecionar dia(s), selecione de Segunda Feira até Quinta Feira. 3) Clique em Definir dia(s) para os períodos de trabalho específico. 4) Na linha 2, clique em 17:00 e substitua esse valor por 19:00 e pressione ENTER.
  • Configurando recursos de custo 1) Na Planilha de Recursos, clique na próxima célula vazia na coluna Nome do recurso. 2) Digite Viagem e pressione a tecla TAB. 3) No campo Tipo, clique em Custo.
  • Documentando os recursos 1) Na coluna Nome do Recurso, clique em Toby Nixon. 2) Na guia Recurso, no grupo Propriedades, clique no botão Detalhes.
  • Documentando os recursos 3) Clique em qualquer lugar do Formulário de recursos. 4) Na guia Formato, no grupo Detalhes, clique em Anotações. 5) Na caixa Anotações, digite Toby trabalhou nas campanhas de lançamento dos dois livros anteriores de Toni Poe.
  • Documentando os recursos 6) No Formulário de recursos, clique em Anterior para deslocar o foco para Sharon Salavaria e exibir seus detalhes. 7) Na caixa Anotações, digite A taxa de pagamento de Sharon é ajustada para seu cronograma de trabalho de meio período. Clique em OK. 8)Na guia Recurso, no grupo Propriedades, clique no botão Detalhes.
  • Atribuindo recursos de trabalho às tarefas 1. Abra o arquivo Atribuições Simples_Inicio e vá em Salvar Como e altere o nome de para Atribuições Simples. 2. Na guia Projeto, no grupo Propriedades, clique em Informações do Projeto e em Estatísticas. 3. Observe, temos a duração atual de 41 dias e custo zero. Clique em Fechar. 4. Na guia Recurso, no grupo Atribuições clique em Atribuir recursos. A caixa de diálogo é aberta e nela vemos os nomes dos recursos que atribuímos na aula passada.
  • Atribuindo recursos de trabalho às tarefas 1. Na coluna Nome da tarefa, clique em Atribuir membros da equipe de lançamento. Na coluna Nome do Recurso clique em Carole Poland e no botão Atribuir.
  • Atribuindo recursos de trabalho às tarefas 2. Na coluna Nome da tarefa, clique em Completar questionário do autor. Na coluna Nome do Recurso clique em Toni Poe e no botão Atribuir.
  • Atribuindo recursos de trabalho às tarefas Dica: Para remover ou desatribuir um recurso da tarefa selecionada, na caixa de diálogo Atribuir recursos, clique no nome do recurso e em seguida Remover. 3. Na guia Exibição, no grupo Modo Divisão, clique em Detalhes. Clique em qualquer lugar do Formulário de tarefas, e em seguida, na guia formato, no grupo Detalhes, clique em Trabalho.
  • Atribuindo recursos de trabalho às tarefas 4. Usando a caixa de diálogo Atribuir recursos, atribua os seguintes recursos às tarefas.  Agendar entrevistas com o autor Jun Cao  Definir e encomendar o material de marketing Toby Nixon.
  • Atribuindo recursos de trabalho às tarefas 5. Na coluna Nome da Tarefa, clique no nome Iniciar reunião de lançamento do livro, na caixa de diálogo Atribuir Recursos, selecione os nomes de Sharon Salavaria e Toby Nixon, e clique em Atribuir
  • Atribuindo recursos de trabalho às tarefas 6. No modo de exibição Gráfico de Gantt, arraste a barra divisória até que a coluna Nomes dos Recursos esteja visível, clique na coluna para a tarefa Planejar itinerário de viagem do autor e clique nos nomes de Jane Dow e Zac Woodall e pressioner Enter.
  • Atribuindo recursos de trabalho às tarefas 7. Para a tarefa Preparação de vendas de canal, clique em recursos e marque Zac Woodall e pressione ENTER.
  • Controlando trabalho ao adicionar ou remover atribuições 1. No modo de exibição Gráfico de Gantt, clique em Definir e encomendar o material de marketing. 2. Na coluna Nome do Recurso clique em Zac Woodall e em Atribuir.
  • Controlando trabalho ao adicionar ou remover atribuições 3. Clique no nome da tarefa e em seguida no botão Ações, que aparece a esquerda da tarefa.
  • Controlando trabalho ao adicionar ou remover atribuições 4. Clique no nome da tarefa Planejar itinerário de viagem do autor, na coluna Nome do Recurso, clique em Zac Woodall e em Remover. 5. Clique em Ações, Aumentar duração para a tarefa terminar depois, mas com o mesmo trabalho local.
  • Controlando trabalho ao adicionar ou remover atribuições 4. Clique no nome da tarefa Planejar itinerário de viagem do autor, na coluna Nome do Recurso, clique em Zac Woodall e em Remover. 5. Clique em Ações, Aumentar duração para a tarefa terminar depois, mas com o mesmo trabalho local.
  • Controlando trabalho ao adicionar ou remover atribuições 5. No modo de exibição Gráfico de Gantt clique na tarefa Preparação de vendas do canal. No formulário de tarefas, clique em Controlada pelo Empenho e em seguida em OK. 6. Clique no nome da tarefa, na caixa Atribuir Recursos, atribua também recursos para Harry Morcos.
  • Atribuindo recursos de custos às tarefas. 1. Clique na tarefa Leitura e assinatura na feira de livros. Na coluna Nome do recurso na caixa de diálogo Atribuir recursos, clique em Toni Poe e Atribuir. 2. Na caixa de diálogo Atribuir Recursos, selecione o campo Custo para o recurso de custo Viagens, digite 800 e, em seguida, clique em Atribuir.
  • Atribuindo recursos de custos às tarefas. 3. Na guia Projeto, no grupo Propriedades, clique em Informações do Projeto e em Estatísticas.
  • BIBLIOGRAFIA E SITES CONSULTADOS  Paula Filho, W. de P., Multimídia: Conceitos e Aplicações, LTC Editora, 2011.  Vaughan, T., Multimedia Making it Work, McGraw-Hill, 2001.  Gibson, J. D., Berger, T., Lindbergh, D., Digital Compression for Multimedia: Principles and Standards, Morgan Koufman, 1998.  Kerlow, I. V. The Art of 3-D Computer Animation and Imaging, John Wiley & Sons, 1996;  Kristof, R., Satran, A. Interactivity by Design : Creating & Communicating With New Media, Hayden Books, 1995;  Vaughan, T., Multimídia na Prática, Makron Books, 1994.  http://members.fortunecity.com/andreia_bolsoni/texto.htm  http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g3/historia_e_evolucao_dos_computad.htm  https://sites.google.com/a/aedu.com/alaor/sistemaseaplicacoesmultimidia  http://www.fortium.com.br/faculdadefortium.com.br/marcelo_bastos/material/Arquitetura%2 0de%20Computadore%201%20e%202-1.pdf  http://www.tecmundo.com.br/9421-a-evolucao-dos-computadores.htm