• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
SD Livro Cabe na Mala
 

SD Livro Cabe na Mala

on

  • 2,402 views

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO LIVRO "CABE NA MALA"

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO LIVRO "CABE NA MALA"

Statistics

Views

Total Views
2,402
Views on SlideShare
2,402
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
84
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

CC Attribution License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    SD Livro Cabe na Mala SD Livro Cabe na Mala Document Transcript

    • PROJETO PARA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO “CABE NA MALA” Sugestão de sequência didática PÚBLICO ALVO: Alunos dos 1º e 2º anos RESPONSÁVEL: Professor regente LIVRO: CABE NA MALA GÊNERO: História AUTORA: ANA MARIA MACHADO E CLAUDIUS OBJETIVOS: - Desenvolver capacidades apropriadas a leitura e seu uso no cotidiano; - Reconhecer consciência fonológica; -Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura; - Construir habilidades para apropriar-se das características do gênero textual e o suporte. JUSTIFICATIVA: - Alfabetizar e letrar alunos, tendo como fio condutor um livro literário, desenvolvendo as capacidades referentes ao Ciclo Inicial de Alfabetização. EIXO Desenvolvimento da oralidade CAPACIDADES -Participar das interações cotidianas em sala de aula:    Escutando com atenção e compreensão; Respondendo as questões propostas pelo professor; Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor. I-Desenvolvimento e Apresentação da capa do livro Atividades de introdução Caixa de surpresa contendo um livro para que os alunos possam tentar adivinhar. Criar todo um clima de curiosidade.
    • 1) O que vocês acham que tem dentro desta mala? 2) Se você for viajar, o que poderá levar nesta mala? 3) Eu também vou viajar. Mas na minha mala eu vou levar luvas. E você, o que vai levar? ( Só vale levar os objetos que cabem na mala, ou seja, objetos iniciados com a letra L ) 4) Assim que descobrirem que há um livro na mala, abrir o livro para os alunos e explorar bastante a capa.  Analisar o suporte do texto (livro): características, formatação, material, tamanho, cor, tipo de letra, utilidade social (inclusive na escola), etc. I - INTRODUÇÃO (Oralmente)              Pelo título, o que vocês acham que vai acontecer na história? Vamos observar a ilustração da capa do livro; Pela ilustração podemos imaginar qual é a história desse livro? Que tipo de gênero textual é esse? De acordo com a capa de que fala este gênero textual? Que animais você acha que aparecem na história? Onde você acha que acontece essa história? Além das ilustrações, o que você pode observar na capa do livro? Qual o nome da autora do livro? Vamos ler o nome da história? Identificar (todos ou um aluno de cada vez) a primeira e última palavra do título; Identificar as letras do alfabeto nas palavras do título do livro. II- APRESENTAÇÃO DO CARTAZ A VACA VAI A VILA. O CAVALO VAI A VILA. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) Cole o primeiro cartaz no quadro; Vejamos o cartaz, vocês conseguem ler? Ler para os alunos identificando cada palavra com o dedo ou régua; Pedir para lerem junto com os professores; Levá-los a perceberem que há 2 frases neste cartaz; Identificar cada frase junto com os alunos; Contar quantas palavras tem no texto e também quantas palavras há em cada frase; Mostrar a pontuação (como termina cada frase); Observar as palavras iguais; Propor a contagem do número de letras que contém cada palavra. Mostrar que existem palavras que são representadas por poucas letras ( O, A, VAI); k) Quais palavras tem o mesmo número de letras? E de sílabas? l) Quais animais aparecem no texto?
    • m) Quem sabe mostrar onde está escrito a palavra VACA e a palavra CAVALO; n) Aonde vão o cavalo e a vaca? III- ENTREGA DO TEXTO a) b) c) d) e) ( Cartaz) para cada aluno. Leitura pela professora apontando as palavras. As crianças acompanham apontando as palavras na sua folha. Leitura pelos grupos. Caça-palavra oral. Peça aos alunos para localizar no texto as palavras: VACA – CAVALO – VAI Conte o número de palavras, espaços, frases e letras. ATIVIDADES DE SISTEMATIZAR EIXO Leitura CAPACIDADES - Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura; -Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura:    Saber decodificar palavras e textos escritos; Ler reconhecendo globalmente as palavras. Desenvolver capacidades necessárias leitura com fluência e compreensão. IV- REMONTAGEM DOS CARTAZES 1- Texto fatiado no quadro 2- Texto fatiado para cada aluno e montar V – ANÁLISE ORAL DAS PALAVRAS VACA – CAVALO – VILA - VAI Exemplo: 1- VACA – formar a palavra com letras movéis; a- Nº de letras da palavra; b- Nome das letras que formam a palavra/fonemas; c- Letra inicial (outras palavras) / fonema inicial; d- Posição das letras e fonemas na palavra; e- VA-CA – formar palavras com sílabas movéis; f- VA – CA – sílabas orais (número); g- Sílabas escritas – registro no quadro:  1ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);  2ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);  Nº de sílabas.
    • EIXO Compreensão e valorização da cultura escrita CAPACIDADES - Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; -Conhecer os usos e funções sociais da escrita; - Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar; -Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar; - Desenvolver capacidades específicas para escrever. VI – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA VACA 12345- Formar palavra com letras movéis; Tirar a letra V e colocar as letras: J, M, P, F, T,S e ler as palavras formadas. Registrá-las no caderno; Tirar a letra C e colocar as letras : S, L, V. Registrá-las no caderno; Formar palavras novas a partir das sílabas movéis; Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra VACA Desenhar o 1º cartaz da história do livro VII – ORGANIZAR COM A TURMA AS SÍLABAS E PALAVRAS ESTUDADAS. VIII- JOGOS  Chicotinho queimado: Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra. O aluno retorna a sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra esta escondida. Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega esta quente, ao se afastar-se, a turma diz que ele esta frio. Ao encontrar a ficha a turma diz: Chicotinho queimado! Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la automaticamente ou com a ajuda da turma. IX – CULMINÂNCIA: Os alunos do 1º ano deverão fazer o reconto do livro para a outra turma do 1º ano e os alunos do 2º farão para o outro 2º ano. (data final do projeto a combinar) X- RECURSOS: Livro, fichas, cartolinas, caixa surpresa. XI- AVALIAÇÃO: Acontecerá de forma contínua e em sequência observando o interesse, a participação nas atividades propostas e a compreensão das atividades.