O texto narrativo

16,242 views
15,812 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
9 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
16,242
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
696
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
9
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O texto narrativo

  1. 1. TEXTO NARRATIVO
  2. 2. AS CATEGORIAS NARRATIVAS <ul><li>NARRADOR
  3. 3. PERSONAGENS
  4. 4. AÇÃO
  5. 5. TEMPO
  6. 6. ESPAÇO
  7. 7. SITUAÇÃO INICIAL
  8. 8. DESENVOLVIMENTO
  9. 9. CONCLUSÃO </li></ul>
  10. 10. O TEXTO NARRATIVO O texto narrativo narra(conta, relata) uma história, um acontencimento ou um conjunto de acontecimento reais ou imaginados
  11. 11. CATEGORIAS DA NARRATIVA Numa história distinguimos os seguintes elementos: narrador, personagens, ação, tempo e espaço . Esses elementos são designados por categorias da narrativa.
  12. 12. NARRADOR Não se deve confundir o narrador com o autor da obra.
  13. 13. NARRATIVA NA 1ª PESSOA Narrador participante ou presente na ação: participa dos acontecimentos que narra, sendo uma das personagens da história. Quando o narrador está presente na ação, encontram-se marcas da sua presença ao longo da narrativa, ou seja, pronomes, determinantes e formas verbais da 1ª pessoa gramatical.
  14. 14. NARRATIVA NA 3ª PESSOA Narrador não participante ou ausente da ação: narra os acontecimento sem neles intervir. Quando o narrador está ausente da ação, não se encontra marcas da sua presença, mas apenas pronomes, determinantes e formas verbais da 3ª pessoa gramatical.
  15. 15. PERSONAGENS As personagens agem, ou seja, são elas que provocam o desenrolar da ação. Elas podem ser seres humanos, animais, objetos ou mesmo fenômenos naturais, como a chuva, o vento, o relâmpago.
  16. 16. IMPORTÂNCIA DOS PERSONAGENS PERSONAGEM PRINCIPAL OU PROTAGONISTA. Tem o papel central na ação. Pode ser uma personagem individual(um herói ou uma heroína que por vezes dá o título à própria história .
  17. 17. PERSONAGEM SECUNDÁRIA É uma personagem com que a personagem principal vai relacionar-se ao longo da história e que, com as suas palavras e os seus atos, também faz a ação avançar.
  18. 18. FIGURANTES São personagens, mencionadas ao longo da história, que ajudam a criar um ambiente.
  19. 19. AÇÃO A ação é a sequência de acontecimentos que constituem a história.Esses acontecimentos desenrolam-se num determinado espaço e num determinado tempo.
  20. 20. TEMPO A ação desemrola-se num espaço temporal, a época ou o momento em que decorrem os acontecimentos.O leitor pode identificar a época através de expressões de tempo que vão aparecendo ao longo da narrativa ou através do comportamento, modo de vestir, hábitos das personagens.
  21. 21. ESPAÇO A ação desenrola-se num espaço geográfico, o lugar ou os lugares onde se movem as personagens. O leitor identifica esses espaço através das expressões de lugar que vão aparecendo ao longo da narrativa. O lugar ou local da ação pode apresentar um determinado ambiente: calmo, romântico, monótono, agressivo, ameaçador, tempestuoso.
  22. 22. FIM !

×