Your SlideShare is downloading. ×

Vicosa 2010 11_06

505
views

Published on

Apresentação da Palestra feita durante o VI Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção, sobre o tema Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono.

Apresentação da Palestra feita durante o VI Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção, sobre o tema Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono.

Published in: Business, Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
505
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Apresentação de: Engº Fernando Goldman – Diretor Regional da SBGC-RJ 1 Carbono Em 06.11.2010 Duração: 60 minutos DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
  • 2. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Fernando Goldman – pesquisador da Dinâmica do Conhecimento Organizacional no INCT-PPED, doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo PPED/IE/UFRJ, mestre em Engenharia de Produção da UFF Quem é o palestrante? PPED/IE/UFRJ, mestre em Engenharia de Produção da UFF e engenheiro eletricista pela UFRJ. Atualmente é diretor regional (Rio de Janeiro) da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (www.sbgc.org.br) e engenheiro da Eletrobras Furnas. Apresentação de: Engº Fernando Goldman 2VI SAEPRO
  • 3. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono 3 Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 3
  • 4. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Objetivo Central: propor que as inovações demandadas pela transição para uma Economia de Baixo Carbono podem ser uma oportunidade de catching-up , Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 4 com desenvolvimento sustentável, para o Brasil. mostrar que abordagens mais modernas de KM podem ajudar a encontrar este caminho. Objetivo Específico:
  • 5. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Nossa agenda para hoje: a KM como precursora da inovação; a sustentabilidade como elemento de definição de políticas públicas e estratégias empresariais; Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 5 políticas públicas e estratégias empresariais; o atual contexto mundial de Mudanças Climáticas e a transição para uma nova economia de baixo carbono - uma possibilidade de catching-up para o Brasil?
  • 6. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono A Engenharia de Produção e o conhecimento: as engenharias tradicionais se consolidaram no uso dos fatores clássicos de produção; a sociedade moderna vê a necessidade de investir em sistemas produtivos que reconheçam o conhecimento Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 6 sistemas produtivos que reconheçam o conhecimento como fator de produção; cada vez mais, a Engenharia de Produção percebe a atual revolução em torno do uso do conhecimento e vem buscando formas de lidar com esta nova realidade.
  • 7. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Como é o mundo hoje? Organizações precisam adaptar-seOrganizações precisam adaptar-se constantemente e, em tempo hábil, às mudanças nos macro e Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 7 microambientes Necessidade de processos cada vez mais dinâmicos de inovação As empresas são apenas um entre muitos tipos de organizações...
  • 8. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Processos dinâmicos de inovação? Não ocorrem espontaneamente,nem por acaso Criação de Conhecimento Organizacional Nonaka ... Pasteur ... Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 8 Gestão do Conhecimento Organizacional (Knowledge Management) atividade que, conscientemente ou não, sempre existiu e continuará existindo. Nonaka ...
  • 9. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Knowledge Management ? Diferentes tipos de abordagens de KM Abordagens mais atuais Abordagens do Mainstream Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 9 mais atuais K é visto como estático Dinâmica do K Não se sustentam sustentáveis do Mainstream
  • 10. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Knowledge Management ? Abordagens do Mainstream de KM Não conseguem diferenciar I e K Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 10 3 C´s... Focadas em verbos erradamente entendidos como processos de KM: criar, descobrir, capturar, compartilhar, destilar, validar, transferir, aprovar, adaptar, proteger, aplicar etc.
  • 11. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Abordagens do Mainstream de KM ? Pretendem separar o conhecimento do conhece- dor, não percebendo o caráter paradoxal do conhecimento – não entendem o modelo SECI Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 11 Não reconhecem o conhecimento organiz. como algo que emerge - a síntese de vários paradoxos Não se sustentam, pois acreditam que seu objeto é o K e não percebem que KM só faz sentido como um metaprocesso.
  • 12. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Abordagens mais atuais de KM Gestão do Conhecimento de um arranjo organizacional ou simplesmente Gestão do Conhecimento Alinhadas c/ Gestão Estratégica e Teoria da firma (VBR, Capacitações Dinâmicas, Complexidade etc.) Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 12 ou simplesmente Gestão do Conhecimento Organizacional (KM) é um metaprocesso, que, explícita e sistematicamente, define ações e práticas de apoio para melhorar as políticas, programas e processos do arranjo organizacional, que influenciam a qualidade da dinâmica do seu Conhecimento Organizacional .
  • 13. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono O conhecimento é inerentemente paradoxal: - uma construção humana, dinâmica, pessoal, intangível e biograficamente determinada, devendo sempre ser diferenciado da informação, por mais sofisticada que ela seja. é uma capacitação individualé uma capacitação individual Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 13 -- “ As pessoas que interagem , em determinado contexto histórico e social, compartilham informações a partir das quais constroem o conhecimento social como uma realidade que, por sua vez, influencia o discernimento, comportamento e atitude delas” (Berger;Luckmann, 1966) diferenciado da informação, por mais sofisticada que ela seja. é um produto socialé um produto social
  • 14. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono A organização de uma empresa cria novos conhecimentos por meio da síntese, um O conhecimento organizacional é dialético Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 14 processo dialético, contínuo e dinâmico, que se nutre dos paradoxos, convertendo socialmente o conhecimento tácito em explícito e vice- versa. (Nonaka e seus coautores)
  • 15. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Adaptação da comunidade Comunidades informais Foco no tácito Uma visão um pouco diferente do modelo SECI I I G I I I II I O G I O G G G G Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 15 Adaptação organizacional Aprendizado individual Difusão, aplicação e realização de valor Foco no tácito Organização formal Foco no explícito
  • 16. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Para a TCCO, o que possibilita a inovação é a criação de conhecimento organizacional Conhecimento criado por indivíduos é disponibilizado e amplificado, sendo integrado a um sistema de Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 16 amplificado, sendo integrado a um sistema de conhecimento da organização, o qual possibilita inovações em produtos, serviços e sistemas e até mesmo transformar a própria organização. (Nonaka e seus coautores)
  • 17. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Catching-up, KM e Inovação Não se faz catching-up repetindo trajetórias e, dificilmente, por acaso. Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 17 Redes interorganizacionais de criação de conhecimento estão entre as abordagens mais heterodoxas de KM.
  • 18. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Transformação: rupturas com o passado; Reforma: uma tentativa de ir pela mesma trajetória, com mais eficiência. Transformação e reforma Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 18 A transformação envolve a criação de ambientes propícios à descoberta de caminhos inteiramente novos.
  • 19. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Knowledge Management -> Inovações Abordagens mais atuais de KM caracterizam-na como importante precursora de inovações tecnológicas, tanto as Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 19 dependentes de conhecimento técnico (novos produtos,serviços e processos) de mudanças organizacionais e de desenhos institucionais.
  • 20. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Como é largamente sabido, a sustentabilidade, em todas suas dimensões: Sustentabilidade – um imperativo Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 20 ambiental, social, cultural, econômica etc. vem sendo reconhecida – como condição sine qua non para o desenvolvimento das empresas e demais tipos de organizações.
  • 21. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Sustentabilidade O estudo dos impactos humanos nos recursos vitais Recursos Vitais Tudo que contribui para o bem-estar humano: naturais, humanos, sociais, Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 21 humano: naturais, humanos, sociais, materiais etc. Triple Bottom Line Princípio para avaliar o desempenho organizacional nas dimensões: do ambiente; da sociedade; e da economia
  • 22. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Questões relacionadas à sustentabilidade, em especial as de ordem ambiental e social... ...terão cada vez mais impacto na definição Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 22 ...terão cada vez mais impacto na definição das estratégias empresariais e também... ...na formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas.
  • 23. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Sustentabilidade – um imperativo ...Qualquer empreendimento deve levar em conta ... ...a de todas partes...a própria sustentabilidade e... Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 23 ...a de todas partes envolvidas. Tal tipo de avaliação, tão ampla, afeta cada nível de criação de valor no curto e longo prazo. ...a própria sustentabilidade e...
  • 24. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Sustentabilidade: Fácil de falar Não basta repetir discursos vazios sobre inovação e sustentabilidade sem uma ampla discussão sobre o significado dos conceitos. Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 24 significado dos conceitos. Trata-se de resolver problemas não bem definidos e tomar decisões em um contexto de incerteza “knightiana” e racionalidade limitada.
  • 25. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono O atual contexto de Mudanças Climáticas... ... vai criar oportunidades e ameaças: a pergunta não é Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 25 a pergunta não é “se”, mas “quando”; legislações irão inserir o custo do carbono em todos os níveis das economias locais e globais. haverá vencedores e vencidos;
  • 26. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono porém mais do que isso, novas soluções e formas de pensar (tecnologias e instituições) sobre como : Transição para uma nova economia de baixo carbono troca dos combustíveis fósseis em escala global, Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 26 pensar (tecnologias e instituições) sobre como : gerar, transmitir e distribuir energia; transportar cargas e pessoas; aquecer, resfriar e iluminar residências, escritórios e áreas públicas; e fazer funcionar as instalações industriais.
  • 27. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Considerações Finais Os pesquisadores, há muito, vêm tentando melhor entender as relações entre rotinas organizacionais, capacitações dinâmicas, KM, inovações, Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 27 sustentabilidade e Gestão Ambiental. Isto, antes mesmo do atual contexto de Mudanças Climáticas. Na TEBC estes links precisarão ser aprofundados
  • 28. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono A Transição para uma Economia de Baixo Carbono pode possibilitar um processo de catching-up por parte de países como o Brasil, desde que haja: coragem para abandonar paradigmas já esgotados e Considerações Finais Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 28 coragem para abandonar paradigmas já esgotados e construir desenhos intitucionais adequados.. O catching-up não se dará por simples reformas dentro dos antigos paradigmas, mas por uma transformação no modo de pensar a energia.
  • 29. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Questões? Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 29
  • 30. Inovação e Sustentabilidade na Transição para uma Economia de Baixo Carbono Muito obrigado! www.kmgoldman.blogspot.com Apresentação de: Engº Fernando Goldman VI SAEPRO 30 Esta apresentação estará disponível em www.slideshare.net/goldman Email: fernandogoldman@yahoo.com.br