Your SlideShare is downloading. ×
Os Principais Rios e Bacias Mundias
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Os Principais Rios e Bacias Mundias

8,745
views

Published on

Rio Mississipi, Rio Danúbio, Rio Ganges, Rio Yang-Tsé, Rio Amazonas, Rio Níger, Rio Nilo, Rio Hoang-Ho, Rio Paraná, Rio Congo.

Rio Mississipi, Rio Danúbio, Rio Ganges, Rio Yang-Tsé, Rio Amazonas, Rio Níger, Rio Nilo, Rio Hoang-Ho, Rio Paraná, Rio Congo.

Published in: Education

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
8,745
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
114
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Rio Mississipi – Estados Unidos
  • 2. Rio Mississipi É o segundo rio mais longo dos Estados Unidos da América, com o comprimento total do conjunto Missouri-Mississippi é de aproximadamente 6 270 km. Forma a terceira maior bacia hidrográfica do mundo, excedida em tamanho apenas pelas bacias do Amazonas e do Congo. Tem sua nascente no Lago Itasca, no Parque Estadual Itasca localizado em Condado de Clearwater, Minnesota. Drena a maior parte a área entre Montanhas Rochosas e os Apalaches. Corta dez estados americanos (Minnesota, Wisconsin, Iowa, Illionois, Missouri,Kentucky, Arkansas, Tennessee, Mississipi e Louisiana) antes de desaguar no Golfo do México. Tem como importância o comércio, transporte, pesca e uso agrícola nos Estados Unidos. O delta do Mississipi forma o estuário e foz do rio Mississippi. Seu delta constitui um rico ecossistema ameaçado pelas atividades humanas, e cobre uma área de 75 000 km², onde vivem cerca de 2,2 milhões de pessoas.
  • 3. Rio Danúbio - Europa
  • 4. Rio Danúbio É o rio mais longo de todo o continente, depois do Volga, com extensão de aproximadamente 2.880 quilômetros. Sua nascente está situada na Floresta Negra, na Alemanha, e deságua no Mar Negro. Corta importantes centros urbanos do continente, tais como Viena (Áustria), Budapeste (Hungria) e Belgrado (Servia e Montenegro). Tem fundamental importância de ordem econômica, além de servir como fronteira natural nos limites territoriais entre alguns países e via de circulação. É alvo da poluição, uma vez que é lançada em suas águas uma infinidade de poluentes. Possui uma bacia que abrange uma área de 795 686 km², para compor suas águas ele necessita de seus afluentes, desses os principais são os rios lller, Lech, Inn, Drava, Sava, Morava, Tisza e Prut. Os países que fazem parte da bacia do Danúbio são: Alemanha, Eslováquia, Croácia, Bulgária, Moldóvia, Áustria, Hungria, Servia, Rom ênia e Ucrânia.
  • 5. Rio Ganges - Índia
  • 6. Rio Ganges Conhecido como Rio Benares , é um dos principais rios do subcontinente Indiano. Nasce no Himalaia ocidental, no estado indiano de Uttarakhand. Deságua no delta do rio Sunderbans, na baía de Bengala. Tem 2510 km de extensão. Considerado um rio sagrado para os hindus, que o veneram na forma da deusa Ganga. Possui um grande valor histórico: diversas capitais de províncias ou impérios, como Patliputra, Kannauj, Kara, Allahabad, Murshidabad e Calcutá, localizam-se em suas margens. O Ganges e seus afluentes abrangem uma bacia hidrográfica fértil de cerca de um milhão de quilômetros quadrados. Situada às margens do rio Ganges, Varanasi é considerada por muitos fiéis a cidade mais sagrada do hinduísmo. Está poluído por dejetos domésticos e industriais, e seu nível tem diminuído bastante.
  • 7. Rio Yang-Tsé - China
  • 8. Rio Yang-Tsé É também chamado de rio Azul, e é o maior do continente, com 6.300 quilômetros de extensão percorrendo todo o território chinês. A bacia do Yang-Tsé percorre algumas das regiões mais férteis de toda a China, em todo seu percurso recebe águas de diversos afluentes. Principais afluentes rio Min, Wu e Han. Nasce no planalto do Tibete, no monte kuulum, e tem sua foz no Mar da China Oriental. Ocupa o terceiro lugar entre os maiores rios do mundo. Tem grande importância na geração de energia, está sendo construída em seu curso a usina hidrelétrica de Três Gargantas. Com a construção da hidrelétrica, áreas rizicultoras ao longo de seu curso serão transformadas em industriais. Pelo menos 1,1 milhão de pessoas ficarão desabrigadas e muitos sítios arqueológicos serão perdidos. Cidades próximas de sua foz, como Nankin e Xangai, já apresentam sérios problemas de poluição por dejetos domésticos e industriais.
  • 9. Rio Amazonas - Brasil
  • 10. Rio Amazonas Corta todo o norte da América do Sul, ao centro da Floresta Amazônica. Nasce na cordilheira dos Andes, no Peru. Deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do Amazonas, no norte brasileiro. Tem um comprimento de 6.992,06 km, e destes, 3165 km estão em território brasileiro. Possui mais de mil afluentes, é portanto maior que o Nilo com seus 6.852 km de extensão, sendo então o mais longo rio do mundo. Os países que são banhados diretamente pelo rio Amazonas são o Peru, Colômbia e Brasil. Tem grande importância em práticas como pesca e via de transporte, serve como divisa entre países vizinhos e algumas hidrelétricas para produção de energia. Além de ser considerado uma área estratégica para o fornecimento de água doce para o futuro. O encontro de suas águas com as águas do oceano provoca a pororoca.
  • 11. Rio Níger - África
  • 12. Rio Níger É o terceiro rio mais longo da África, e o principal da África Ocidental. Percorre cinco países do noroeste africano e, ao longo de 4.200km, forma uma bacia de 1.890.600km2. Nasce no maciço de Futa Djallon, na Guiné, próximo à fronteira com Serra Leoa. Deságua no Golfo da Guiné, num enorme delta no sul da Nigéria. O seu principal afluente é o Rio Benue. Tem grande importância social e econômica, proporcionando aos países que atravessa, fertilidade, energia hidrelétrica, pesca e via de transporte. O regime do Níger é determinado pelos diversos climas que o afetam em seu percurso. É navegável em trechos dos cursos médio e alto e em dois mil quilômetros do curso baixo, na Nigéria.
  • 13. Rio Nilo - África
  • 14. Rio Nilo Considerado a dádiva do Egito. Nasce na região central da África, no Lago Vitória, atravessando a região central e nordeste do continente,e deságua no Mar Mediterrâneo. Possui grande importância, principalmente no Egito. É usado como via de transporte, sistemas de irrigação da agricultura e também para gerar energia elétrica. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6 852 15 km. É formado pela união de 3 grandes rios: Nilo Branco, Nilo Azul e o rio Atbara. Abrange cerca de 1/3 da área total do Egito.
  • 15. Rio Hoang-Ho - China
  • 16. Rio Hoang-Ho É também conhecido como Rio Amarelo. Considerado o segundo rio mais longo da China e o sexto maior rio do mundo. Mede aproximadamente 5.464 km, e tem uma bacia de 752.000 km². É de grande importância para a economia chinesa, pois o seu vale tem terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais. A área é muito aproveitada para o cultivo do trigo. Foi nesse rio que a civilização chinesa começou. Seu nome deve-se ao solo acre-amarelado, conhecido como loess —partículas de areia muito finas, com predomínio de cuarzo—, que lhe dão sua cor característico.
  • 17. Rio Paraná – América do Sul
  • 18. Rio Paraná É um rio sul-americano que nasce entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, no Brasil, na união dos rios brasileiros: o Rio Grande e Paranaíba. Deságua no delta do Paraná e, conseqüentemente, no Rio da Prata. Em seu percurso, banha também o estado do Paraná, adquirindo uma extensão total de 3.998 km. Demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai numa extensão de 190 km até à foz do rio Iguaçu. É importante via de integração do Mercosul e de construção da usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira Brasil-Paraguai, e a Yacyretá, Argentina-Paraguai. A floresta tropical e subtropical que antes ocupava boa parte da bacia do Paraná encontra-se largamente extinta; a área mais preservada encontra-se na província argentina de Misiones . Principais afluentes: Tietê, Iguaçú, e Paraguai
  • 19. Rio Congo - África
  • 20. Rio Congo Também conhecido como rio Zaire. É o segundo maior em comprimento e o primeiro em volume de água. Tem sua nascente nas Montanhas do Vale do Rift, e deságua no Oceano Atlântico. Apesar de possuir trechos navegáveis, a importância econômica da navegação fluvial é pouco significativa. O rio recebe o seu nome do antigo Reino do Kongo que se localizava nas terras em redor da sua foz. É o único rio da Terra que atravessa duas vezes a linha do Equador, e banha a área da floresta equatorial do Congo. Os seus principais afluentes são: o rio Ubangui e o rio Cassai. Forma ainda as famosas Cataratas de Livingstone. O primeiro europeu a chegar ao rio foi o navegador português Diogo Cão em 1483.
  • 21. Golias Tiger Fish “O predador de toda a biodiversidadeexistente nas águas do rio Congo”. Este voraz descendente da piranhachega a atingir um metro e meio deComprimento, e constituiuma das ameaças a quemvagueia pelo leito de água.