LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇOLOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO
GEOGRÁFICOGEOGRÁFICO
O movimento de rotação da Terra ao
redor de seu eixo proporciona dois
pontos naturais - os pólos - nos quais
está baseada ...
OS PARALELOS E OSOS PARALELOS E OS
MERIDIANOSMERIDIANOS
 Para a determinação da posição de qualquerPara a determinação da...
OS MERIDIANOSOS MERIDIANOS
MERIDIANOSMERIDIANOS
 Todos os meridianos sãoTodos os meridianos são
semicírculos máximos,semicírculos máximos,
cujos ext...
OS PARALELOSOS PARALELOS
Os paralelosOs paralelos
são círculossão círculos
menoresmenores
completos,completos,
obtidosobti...
COORDENADASCOORDENADAS
GEOGRÁFICASGEOGRÁFICAS
Quando observamos os paralelos e osQuando observamos os paralelos e os
merid...
Nesse tipo de mapas, chamado
planisférios, há linhas horizontais e
verticais: elas são imaginárias,
separadas em intervalo...
LATITUDELATITUDE
É a distância em grau deÉ a distância em grau de
qualquer ponto na superfíciequalquer ponto na superfície...
LONGITUDELONGITUDE
É a distância em grau de qualquerÉ a distância em grau de qualquer
ponto da superfície terrestre empont...
COORDENADASCOORDENADAS
GEOGRÁFICASGEOGRÁFICAS
 É o cruzamento das linhas deÉ o cruzamento das linhas de
latitude (Paralel...
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Coordenadas geográficas

3,510

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,510
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
187
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Coordenadas geográficas

  1. 1. LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇOLOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICOGEOGRÁFICO
  2. 2. O movimento de rotação da Terra ao redor de seu eixo proporciona dois pontos naturais - os pólos - nos quais está baseada a chamada rede geográfica, que consiste em linhas destinadas a fixar a posição dos pontos da superfície. A rede geográfica consta de um conjunto de linhas traçadas de norte a sul unindo os pólos - os meridianos - e um conjunto de linhas traçadas de leste a oeste paralelas ao equador - os paralelos.
  3. 3. OS PARALELOS E OSOS PARALELOS E OS MERIDIANOSMERIDIANOS  Para a determinação da posição de qualquerPara a determinação da posição de qualquer coisa sobre a superfície da Terra, ela foi divididacoisa sobre a superfície da Terra, ela foi dividida por círculos no sentido vertical e no sentidopor círculos no sentido vertical e no sentido horizontal.horizontal.  Estes círculos são chamadosEstes círculos são chamados meridianos emeridianos e paralelos.paralelos.  Meridianos são grandes círculos que passamMeridianos são grandes círculos que passam pelos polos terrestres.pelos polos terrestres.  Paralelos (exceto um deles) são círculosParalelos (exceto um deles) são círculos menores que cobrem a Terra e sãomenores que cobrem a Terra e são perpendiculares aos meridianos.perpendiculares aos meridianos.
  4. 4. OS MERIDIANOSOS MERIDIANOS
  5. 5. MERIDIANOSMERIDIANOS  Todos os meridianos sãoTodos os meridianos são semicírculos máximos,semicírculos máximos, cujos extremos coincidemcujos extremos coincidem com os pólos norte e sulcom os pólos norte e sul da Terra. Ainda que sejada Terra. Ainda que seja correto que o conjunto decorreto que o conjunto de dois meridianos opostosdois meridianos opostos constituam um círculoconstituam um círculo máximo completo, émáximo completo, é conveniente recordar queconveniente recordar que um meridiano é só umum meridiano é só um semicírculo máximo, esemicírculo máximo, e que é um arco de 180º.que é um arco de 180º.  características dos meridianoscaracterísticas dos meridianos são:são:  1. Todos os meridianos tem direção1. Todos os meridianos tem direção norte-sul;norte-sul;  2. Os meridianos têm sua máxima2. Os meridianos têm sua máxima separação no equador e convergemseparação no equador e convergem em direção aos dois pontos comunsem direção aos dois pontos comuns nos pólos;nos pólos;  3. O número de meridianos que se3. O número de meridianos que se pode traçar sobre o globo é infinito.pode traçar sobre o globo é infinito. Assim pois, existe um meridiano paraAssim pois, existe um meridiano para qualquer ponto do globo. Para suaqualquer ponto do globo. Para sua representação em mapas osrepresentação em mapas os meridianos se selecionam separadosmeridianos se selecionam separados por distâncias iguais adequadas.por distâncias iguais adequadas.
  6. 6. OS PARALELOSOS PARALELOS Os paralelosOs paralelos são círculossão círculos menoresmenores completos,completos, obtidosobtidos pelapela intersecçãintersecçã o do globoo do globo terráqueoterráqueo comcom planosplanos paralelosparalelos aoao equador.equador. Características:Características:  1. Os paralelos são sempre paralelos1. Os paralelos são sempre paralelos entre si. Ainda que sejam linhasentre si. Ainda que sejam linhas circulares, sua separação é constante.circulares, sua separação é constante.  2. Os paralelos vão sempre em direção2. Os paralelos vão sempre em direção leste-oeste.leste-oeste.  3. Os paralelos cortam os meridianos3. Os paralelos cortam os meridianos formando ângulos retos. Isto é, corretoformando ângulos retos. Isto é, correto para qualquer lugar do globo, excetopara qualquer lugar do globo, exceto para os pólos, uma vez que neles apara os pólos, uma vez que neles a curvatura dos paralelos é muitocurvatura dos paralelos é muito acentuada.acentuada.  4. Todos os paralelos, com exceção do4. Todos os paralelos, com exceção do equador, são círculos menores. Oequador, são círculos menores. O equador é um círculo máximo completo.equador é um círculo máximo completo.
  7. 7. COORDENADASCOORDENADAS GEOGRÁFICASGEOGRÁFICAS Quando observamos os paralelos e osQuando observamos os paralelos e os meridianos no Globo, temos a impressãomeridianos no Globo, temos a impressão de que a Terra esta envolta em uma rede.de que a Terra esta envolta em uma rede. Esta rede nos permite localizar comEsta rede nos permite localizar com precisão qualquer lugar ou objeto naprecisão qualquer lugar ou objeto na superfície terrestresuperfície terrestre
  8. 8. Nesse tipo de mapas, chamado planisférios, há linhas horizontais e verticais: elas são imaginárias, separadas em intervalos regulares, medidas em graus e servem para localizar com exatidão um determinado ponto na superfície do planeta. Formam as chamadas coordenadas geográficas – Latitude e Longitude.
  9. 9. LATITUDELATITUDE É a distância em grau deÉ a distância em grau de qualquer ponto na superfíciequalquer ponto na superfície terrestre, até a Linha doterrestre, até a Linha do Equador.Equador. As latitudes variam de 0º na linhaAs latitudes variam de 0º na linha do Equador, e 90º ao Norte aodo Equador, e 90º ao Norte ao Sul desse paralelo.Sul desse paralelo.
  10. 10. LONGITUDELONGITUDE É a distância em grau de qualquerÉ a distância em grau de qualquer ponto da superfície terrestre emponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano derelação ao Meridiano de Greenwich. As longitudes variamGreenwich. As longitudes variam de 0º, na linha de Greenwich, ede 0º, na linha de Greenwich, e 180º graus para leste ou oeste180º graus para leste ou oeste desta linha.desta linha.
  11. 11. COORDENADASCOORDENADAS GEOGRÁFICASGEOGRÁFICAS  É o cruzamento das linhas deÉ o cruzamento das linhas de latitude (Paralelos) e delatitude (Paralelos) e de longitude (Meridianos), com olongitude (Meridianos), com o qual determinamos um lugarqual determinamos um lugar na superfície terrestre.na superfície terrestre.  A latitude e a longitudeA latitude e a longitude fornecem o endereçofornecem o endereço geográfico dos lugares.geográfico dos lugares.
  1. Gostou de algum slide específico?

    Recortar slides é uma maneira fácil de colecionar informações para acessar mais tarde.

×