Estudos 3 - Felizes os que choram

2,906 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,906
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Estudos 3 - Felizes os que choram

  1. 1. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;Mateus 5:4
  2. 2.  Felicidade Choro Consolo
  3. 3.  Na primeira frase da segunda bem aventurança, Jesus nos faz a seguinte afirmação: Felizes os que choram…! Como alguém que está triste e chorando pode realmente ser feliz? Para os incrédulos que não conhecem a Deus estas palavras do Senhor são estranhas e ridículas e não fazem nenhum sentido. Como podemos entender essas palavras do Senhor? Para isso precisamos saber do seguinte: Qual é a motivação do choro dos que choram? Qual é o consolo para os que choram?
  4. 4.  s.f. Teologia - Dor profunda e sincera pelas ofensas feitas a Deus. Ato de contrição, oração na qual se pede perdão a Deus pelos pecados cometidos e se promete não mais pecar
  5. 5.  Enquanto Esdras orava e fazia confissão, chorando prostrado diante da Casa de Deus, ajuntou-se a ele de Israel mui grande congregação de homens, de mulheres e de crianças; pois o povo chorava com grande choro (Esdras 10,1) Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (Romanos 7,24
  6. 6.  Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, (Filipenses 3:18) 3Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. 5Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado. (Salmos 32:3-5).
  7. 7.  A bem-aventurança do chorar por compaixão reside na capacidade de sentir pelo outro, de ter empatia por ele. De se colocar dentro dele, na intensidade da sua lágrima, no desespero da sua dor. Este chorar traz bem-aventurança porque nos faz abraçar o ferido e o entristecido. E, em assim fazendo, alimentamos nossa capacidade de amar como Cristo nos ama.
  8. 8.  41 Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou 42 e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. 43 Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; 44 e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação. (Lucas 19:41-44)
  9. 9.  As bem aventuranças foram bem arrumadas pelo Senhor Jesus; cada uma se encontra no seu devido lugar. Estão ligadas umas às outras e se harmonizam entre si. Então, aqueles que choram do verso 4 são humildes de espírito do verso 3. Estes, pela obra do Espírito Santo, são levados ao reconhecimento dos seus pecados e, conseqüentemente, a chorar por eles. Tais pessoas que choram, serão consoladas pelo único consolo que pode aliviar o seu desespero, isto é, o perdão da graça de Deus. "O maior de todos os consolos é a absolvição enunciada sobre cada pecador contrito que chora.
  10. 10.  Por recebermos o consolo de Deus, devemos também ser instrumentos de Deus para consolar a outros Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. (2 Coríntios 1:3-4)
  11. 11.  E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. Apocalipse 21:4-5

×